"A fé sem obras é morta." De que obras estamos falando? Caridade? Dar esmolas aos pobres? Ajudar uma velhinha a atravessar a rua? Salvar alguém em afogamento? Vejamos o que diz o relato bíblico em Tiago 2:24: "Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente." e Tiago explica: " Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras." Em mansidão de sabedoria podemos ver as obras do homem. Se damos testemunho do homem, nossas obras são más. Se damos testemunha de Deus, nossas obras são boas. Mas quem dá testemunho do homem e quem dá testemunho de Deus? Aquele que nega a Deus, se coloca no lugar de Deus. Aquele que dá testemunho de Deus, fala como filho e reconhece a autoridade do Pai. Se aqui falo de Deus, faço a boa obra, e isso me será imputado para justiça. Se aqui anulo Deus, e me coloco no lugar Dele, estou agindo com iniquidade. Observemos Tito 2:14: "o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras." Zeloso de boas obras - aquele que dá testemunho de Deus. Percebam que quando dou testemunho de Deus, não sou eu quem fala, mas o Espírito de Deus que habita em mim. Poi se falasse como homem, de mim mesmo, diria que Deus não existe. Por isso o relato bíblico vai afirmar: "o que contamina o homem é o que sai da boca do homem". No momento em que falo mal, darei testemunho do mal, e levarei vários junto comigo. Mas se falo bem, daquilo que é de Deus, mantenho a semente de Deus viva, e vários receberão vida. Essa é a boa obra, que é dar vida a quem não tem. A fé nos homens é morta.