Autor Tópico: A coerência ou incoerência dos evangelhos  (Lida 35871 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: A coerência ou incoerência dos evangelhos
« Resposta #100 Online: 29 de Junho de 2010, 21:30:19 »
O problema é que a religião se (mal) acostumou a ser tratada com "luvas de pelica".
Aí qualquer manifestação que não se amolde à idelologia pregada é tida como ofensiva.
« Última modificação: 30 de Junho de 2010, 22:33:35 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #101 Online: 29 de Junho de 2010, 21:50:28 »
Acho que foram em ônibus da Inglaterra. Mas acho que está no mesmo nível de mensagens como "Só Jesus Salva", por exemplo.

Se foi também na Inglaterra eu não sei, mas com certeza foi na Espanha. Foi uma entidade tipo aquela do Sottomaior.

Seria igual a "Só Jesus salva" se fosse apenas a afirmação "Deus provavelmente não existe". Mas era mais do que isso, era uma afirmação incisiva, do tipo "Não perca seu tempo com idiotices". Era uma propaganda contrária. Ao invés de defender uma idéia, atacava uma outra.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #102 Online: 29 de Junho de 2010, 21:53:32 »
Eu não posso colocar um outdoor na beira da rua dizendo "A reencarnação é uma palhaçada. Não existe... só a ressurreição". É ofensivo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 29 de Junho de 2010, 22:06:20 »
Acho que foram em ônibus da Inglaterra. Mas acho que está no mesmo nível de mensagens como "Só Jesus Salva", por exemplo.

Se foi também na Inglaterra eu não sei, mas com certeza foi na Espanha. Foi uma entidade tipo aquela do Sottomaior.

Seria igual a "Só Jesus salva" se fosse apenas a afirmação "Deus provavelmente não existe". Mas era mais do que isso, era uma afirmação incisiva, do tipo "Não perca seu tempo com idiotices". Era uma propaganda contrária. Ao invés de defender uma idéia, atacava uma outra.

Então a propaganda que voce viu era outra. Nos onibus de Londres, pelo menos, o que estava escrito era o seguinte:

Citação de:
THERE´S PROBABLY NO GOD. Now stop worring and enjoy yor life.

"Provavelmente não existe deus. Agora pare de se preocupar e aproveite a sua vida".

O que há de maldade nesta frase?

O que há nela que seja ofensiva aos crentes, objetivamente falando? Nada! Absolutamente nada!

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI15941-15228,00-OS+ONIBUS+ATEUS+DE+LONDRES.html
Foto USGS

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #104 Online: 29 de Junho de 2010, 22:09:37 »
Os católicos não gostaram e postaram uma frase que dizia algo relativo a que Deus nunca te abandona. Só que foi na Espanha, que é um país católico.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 29 de Junho de 2010, 22:20:48 »
Por outro lado, independente da frase, ainda assim não configura os ataques que você mencionou

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #106 Online: 29 de Junho de 2010, 22:25:53 »
Ah... É uma espetada com um tom irônico vai... Seja honesto...

A matéria que o colega citou fala de guerra religiosa... fala que foi financiado por uma entidade e pelo Dawkins, etc. Na Espanha causou o maior banzé.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 29 de Junho de 2010, 23:02:46 »
Uma espetada, mas muito longe da guerra entre Católicos e Protestantes na Irlanda do Norte, da queima de bruxas e Salem, Inquisição espanhola, massacre da noite de São Bartolomeu...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 30 de Junho de 2010, 08:47:21 »
Ah... É uma espetada com um tom irônico vai... Seja honesto...

A matéria que o colega citou fala de guerra religiosa... fala que foi financiado por uma entidade e pelo Dawkins, etc. Na Espanha causou o maior banzé.
Não foi assim.
Se um cristão tem o direito de inventar algo e dizer que é verdade, mesmo sem evidencias, um ateu não pode declarar algo baseado em evidencias? E o cataz ainda foi honesto, introduzindo a palavra "provavelmente", ao contrário da desonestidade intelectual dos religiosos que afirmam sem nenhuma evidencia e querem que voce acredite, exatamente como a resposta católica.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #109 Online: 30 de Junho de 2010, 13:14:58 »
Morte aos ateus que colocaram esta coisa no ônibus. Guerra é guerra. Revogam-se as disposições em contrário.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #110 Online: 30 de Junho de 2010, 14:06:27 »
Percebam que, por seus próprios relatos históricos, os povos pagãos ofereciam sacrifícios de seus próprios filhos a seus deuses. Vamos agora observar Abraão que, independentemente se conhecia ou não a respeito dessas práticas, é abordado por Deus para que oferecesse seu único filho, Isaque, assim como faziam aos deuses pagãos: "Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei." Vejam que Abraão segue tudo como o ordenado, até que Deus lhe chama: "Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho." Observem que Isaque chegou a perguntar quem seria sacrificado: "Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?" E Abraão vai responder: "Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto;" Percebam que Deus nos mostra a diferença entre Ele e os outros deuses, pois os deuses aceitam o sangue humano, não propriamente os deuses, mas o próprio homem que é mal e que inventou deuses e diz que estes exigem do sangue dos filhos, e os matam, para saciar o pai dos homens, o pai da mentira, que é satanás. Sigamos o relato em Mateus, quando Deus diz: "Misericórdia quero e não holocaustos". Então, se Deus não aceitou o sangue humano de Isaque, pois Deus mesmo diz que Ele mesmo iria providenciar a oferta para holocausto, a favor de quem o Filho de Deus foi sacrificado? A favor do próprio Deus? Vejamos o relato: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Sendo assim, desejaremos a morte de alguém? De forma alguma, pois a vida pertence àquele que dá a vida: Deus.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 30 de Junho de 2010, 20:32:11 »
E isso tem a ver com...?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 30 de Junho de 2010, 21:33:24 »
Proselitismo não é contra as regras do forum?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #113 Online: 30 de Junho de 2010, 21:48:57 »
É.

Cartão amarelo, Nada.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #114 Online: 01 de Julho de 2010, 07:48:50 »
Caro Moderador Dbohr,

observe o título do tópico: "A coerência ou incoerência dos evangelhos". Observe que o mentor do tópico, o Sr. Famado, criou este tópico para que se apresentem provas, pensamentos, textos conflitantes das absurdices bíblicas, como vc mesmo pode comprovar na primeira mensagem postada aqui neste tópico. Perceba que o Sr. Famado deixa às claras o intuito daquilo que deve ser debatido: "Cara, tudo bem, pra vcs a bíblia é falsa. Uma coletânea de livros nonsense, alterados por copistas e cheios de contradições. Mas... continuando a infindável discussão...".
A pergunta que te faço, caro Dbohr, é a seguinte: Recebo este cartão amarelo por eu mesmo estar de conforme com a proposta do tópico, e ter apresentado aqui um texto que muitos dizem que é uma das maiores contradições da Bíblia, e por eu ter mostrado que não há incoerência no referido relato através de minha própria interpretação a respeito do mesmo? Já que o tópico refere-se aos evangelhos, quer que eu poste aqui citações e passagens de qual fonte de consulta? Do livro Cosmos de Carl Seagan? Ou estou recebendo cartão amarelo em nome dos demais foristas, por eles estarem discutindo a respeito de mensagens vinculadas em ônibus, o que não tem nada a ver com a proposta do tópico?
« Última modificação: 01 de Julho de 2010, 08:00:19 por Nada »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 01 de Julho de 2010, 08:47:42 »
Caro Moderador Dbohr,
[...]
Já que o tópico refere-se aos evangelhos, quer que eu poste aqui citações e passagens de qual fonte de consulta? Do livro Cosmos de Carl Seagan? Ou estou recebendo cartão amarelo em nome dos demais foristas, por eles estarem discutindo a respeito de mensagens vinculadas em ônibus, o que não tem nada a ver com a proposta do tópico?

Caro senhor Nada.

Não discutirei o mérito do cartão amarelo impingido ao senhor por parte da moderação.

Mas não use-o como desculpa e não faça ilações sobre os demais foristas a respeito do assunto "mensagens vinculadas em ônibus", porque foi o próprio autor do tópico quem o chamou à pauta.

Considerações de apreço.
Foto USGS

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #116 Online: 01 de Julho de 2010, 09:54:01 »
Javé nao gosta de sangue humano?

Alguem ai posta aqueles "relatos" biblicos onde ele pede para cortar cabeças, atirar gente ao fogo e coisas do tipo

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #117 Online: 01 de Julho de 2010, 11:43:12 »
Afirmo que postarão a incoerência daqueles "relatos" biblicos onde ele pede para cortar cabeças, atirar gente ao fogo e coisas do tipo, e nenhum de vcs será advertido com cartão amarelo. Porém, quando eu apresentar a coerência dos mesmos relatos bíblicos, certamente serei banido deste forum. Assim como já foi verificado na atitude do moderador.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 01 de Julho de 2010, 12:50:18 »
Afirmo que postarão a incoerência daqueles "relatos" biblicos onde ele pede para cortar cabeças, atirar gente ao fogo e coisas do tipo, e nenhum de vcs será advertido com cartão amarelo. Porém, quando eu apresentar a coerência dos mesmos relatos bíblicos, certamente serei banido deste forum. Assim como já foi verificado na atitude do moderador.
O debate é sobre a Bíblia, sim, mas isto não implica em fazer afirmações proselitistas, como se fosse um pastor no púlpito.

O Famado, por exemplo, analisa os textos e informa as conclusões dele. Você, entretanto, afirma "verdades" e tira conclusões sobre a moralidade dos demais foristas.

Estamos discutindo a Bíblia e não os foristas, independente do que eles achem do seu precioso livro velho.

Não diga "É assim", diga "Eu acho que a Bíblia pode ser interpretada desta forma". E deixe sua opinião sobre a paternidade dos foristas fora disto.

Atrocidades cometidas por Deus ou por sua ordem
http://ateusdobrasil.com.br/35/

Atrocidades bíblicas “explicadas” pelos crentes
http://ateusdobrasil.com.br/56/

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #119 Online: 02 de Julho de 2010, 02:08:54 »
Fernando me adverte:
"Não diga "É assim", diga "Eu acho que a Bíblia pode ser interpretada desta forma".

Se eu falo a verdade, por que eu deveria começar uma frase com "eu acho"? Conselheiro, é este conselho que tu tens a me dar? Quer que eu minta?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 02 de Julho de 2010, 06:43:06 »
Fernando me adverte:
"Não diga "É assim", diga "Eu acho que a Bíblia pode ser interpretada desta forma".

Se eu falo a verdade, por que eu deveria começar uma frase com "eu acho"? Conselheiro, é este conselho que tu tens a me dar? Quer que eu minta?
Não. Ele quer que você expresse uma opinião. Você diz que fala a verdade, mas essa é a SUA verdade, válida apenas em seu mundo particular, mas não significa que seja A verdade. Viessem aqui um pastor neopentecostal, um prebisteriano, um padre e um rabino, cada um teria uma verdade diferente para dizer. Mas com certeza, não diriam da forma como posta.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 02 de Julho de 2010, 06:53:09 »
Fernando me adverte:

Não é "A Verdade", é apenas "aquilo que você acha que é a verdade".
Ou seja, é uma declaração de fé e não há o que debater a respeito. Você faz a declaração e fim de papo.

Acontece que este fórum se destina a debater afirmações com base em argumentos lógicos. Não é um lugar para crentes darem "testemunhos" ou louvarem algum deus.

Se você quer um debate, deve dizer: "Eu acho que este trecho deste livro pode ser interpretado de tal maneira por tais e tais razões lógicas". Daí, também usando a lógica, nós concordaremos ou refutaremos sua afirmação.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 02 de Julho de 2010, 08:21:35 »
E se fosse alguma verdade, esses "argumentos" se sustentariam e não seriam refutados tão facilmente.
O fato é que ele não tem nenhum argumento, apenas resolveu por si proprio que a biblia é verdade e que a "interpretação" dele é a certa e ponto final. Comportamento de alguem com limitadíssima capacidade de dialogar, proselitismo.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #123 Online: 02 de Julho de 2010, 09:41:29 »
Fernando me adverte:

Não é "A Verdade", é apenas "aquilo que você acha que é a verdade".
Ou seja, é uma declaração de fé e não há o que debater a respeito. Você faz a declaração e fim de papo.

Acontece que este fórum se destina a debater afirmações com base em argumentos lógicos. Não é um lugar para crentes darem "testemunhos" ou louvarem algum deus.

Se você quer um debate, deve dizer: "Eu acho que este trecho deste livro pode ser interpretado de tal maneira por tais e tais razões lógicas". Daí, também usando a lógica, nós concordaremos ou refutaremos sua afirmação.

Fernando,

Eu já havia feito tal recomendação ao Sr. Nada. Sem sucesso.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #124 Online: 02 de Julho de 2010, 10:34:28 »
Bem, voltando ao tópico...

Ontem á noite estive lendo Marcos e vi algo que pode ter sido outro erro do Jesus histórico

Os fariseus começaram a criticar porque os discípulos colhiam espigas no sábado (Mc 2). Daí Jesus pergunta se eles (os fariseus) não conheciam a passagem das escrituras que mostra que Davi com seus acompanhantes foram ao sacerdote Abiatar e comeram do pão que era lícito apenas aos sacerdotes comerem (fica em I samuel 21). Acontece que npo episódio não é Abiatar, mas Aimeleque. Abiatar só se torna sumo sacerdote quando David conquista o trono (talvez porque seu pai, Aimeleque, tenha morrido).

Ou Jesus errou, tendo confundido pai com filho, ou foi um erro do autor de Marcos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!