Autor Tópico: Datena destila preconceito violento contra ateus (CALA BOCA DATENA)  (Lida 74469 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Datena destila preconceito violento contra ateus (CALA BOCA DATENA)
« Resposta #100 Online: 13 de Agosto de 2010, 09:21:31 »
Alguma notícia do MP ou cotinua tudo na mesma?
E a ATEA será que já deu entrada na ação?
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 13 de Agosto de 2010, 09:28:18 »
Não sei se a ATEA pretende fazer isso como organização, mas eu mostrei este tópico pro Sottomaior e ele ficou interessado.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #102 Online: 13 de Agosto de 2010, 09:34:07 »
O Nightmare também correu atrás.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 13 de Agosto de 2010, 13:09:16 »
Se forem levar esse tipo de coisa adiante, só peçam, implorem, por favor, que quaisquer porta-vozes, quando/se forem falar qualquer coisa mais além, não falem, por misericórdia, de "atrocidades" como o "deus seja louvado" nas cédulas e que a constituição é "protegida por deus". Se não for pedir muito, também não falar nada de imagens religiosas em locais públicos.

Se algo assim tiver alguma repercussão nacional, eu vou ter que mudar meu auto-rótulo para agnóstico ou "não-teísta", e rir quando perguntarem se sou ateu. "Mmmphh! Ateu? Pffft! Claro que não, por favor! Acha mesmo que eu tenho cara de quem sai em passeata do dia do orgulho ateu? Tá de brincadeira, né?"

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 13 de Agosto de 2010, 15:30:01 »
Isso e "contra-argumentos" do tipo "Vejam quantos crimes são cometidos em nome de deus"
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 13 de Agosto de 2010, 16:31:54 »
Se não der para evitar nada disso, pelo menos uma coisa, não coloquem essa manifestação como "carta 'dos ateus' para o Datena e para o Brasil".

A única coisa que se pode dizer "pelos ateus" é que, quando em grupo, não falamos nossas frases em coro uníssono, ou cada um falando uma palavra de uma vez, mas culminando numa mesma frase pensada por todos.

Atheist

• Visitante
« Resposta #106 Online: 13 de Agosto de 2010, 19:56:44 »
Até respeito esse posicionamento, mas esse é um dos motivos pelo qual jamais teremos força. Não temos um órgão representativo pois ninguém aceita ser representado, como se a outra opção nos desse mais liberdade de opinião ou fosse mais útil.

Esqueçam, pois jamais conseguiremos colocar Datena ou outro qualquer na cadeia ou mesmo pagar uma multa por causa desse tipo de comentário. Algo que seria muito interessante em termos educacionais do que de punição para o sujeito mesmo. Não conseguiremos isso, pois não nos permitimos que alguém diga o que pensamos. É curioso, mas pensamento crítico em excesso parece ser prejudicial para o grupo. Isso explica muita coisa evolutivamente falando... É a resposta ao "por que o mundo sempre será religioso?".

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 13 de Agosto de 2010, 21:00:13 »
Não é questão de "ninguém aceitar ser representado", mas de simplesmente não se colocar como porta-voz de todo mundo. Se a ATEA ou o que for já são mais de três caras, mas, como deveriam saber, não são "unânimes" em tudo que pensem sobre ateísmo ou o que for, poderiam falar por si, pela ATEA, em vez de "os ateus". A "ateus do Brasil", se é que ainda existe, já tem o problema no próprio nome, nesse caso deveriam falar, "a ONG ateus do Brasil", não "os ateus do Brasil". Se dão uma mancada qualquer, ao menos talvez fique mais claro que isso é um grupo de ateus, não uma espécie de "igreja" da qual todos são afiliados, sei lá.

...

Acho que cadeia ou multa são inúteis para qualquer coisa. Bacana seria se pudessem usar uma espécie de "direito de resposta" e por algo no ar. Mesmo que fosse por bem menos tempo que o Datena ficou descendo a lenha nos ateus durante esse tempo todo.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 13 de Agosto de 2010, 22:47:14 »
Eu também acho que seria legal o direito de resposta no ar.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #109 Online: 15 de Agosto de 2010, 12:19:35 »
Eu concordo que ninguém ou nenhuma entidade poderia nos representar em todas as nossas opiniões, mas essa de "não falem dos ateus do Brasil pois não me representam" parece birra.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Atheist

• Visitante
« Resposta #110 Online: 15 de Agosto de 2010, 12:48:04 »
Não é questão de "ninguém aceitar ser representado", mas de simplesmente não se colocar como porta-voz de todo mundo. Se a ATEA ou o que for já são mais de três caras, mas, como deveriam saber, não são "unânimes" em tudo que pensem sobre ateísmo ou o que for, poderiam falar por si, pela ATEA, em vez de "os ateus". A "ateus do Brasil", se é que ainda existe, já tem o problema no próprio nome, nesse caso deveriam falar, "a ONG ateus do Brasil", não "os ateus do Brasil". Se dão uma mancada qualquer, ao menos talvez fique mais claro que isso é um grupo de ateus, não uma espécie de "igreja" da qual todos são afiliados, sei lá.

...

Acho que cadeia ou multa são inúteis para qualquer coisa. Bacana seria se pudessem usar uma espécie de "direito de resposta" e por algo no ar. Mesmo que fosse por bem menos tempo que o Datena ficou descendo a lenha nos ateus durante esse tempo todo.

Desculpe, Danniel, mas acho que entre os livre-pensadores dificilmente teremos unanimidade, isso é um pré-requisito básico para ser um racionalista. Por outro lado isso é um problema, pois jamais teremos representatividade em qualquer segmento.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #111 Online: 15 de Agosto de 2010, 23:14:44 »
A única coisa que se pode dizer "pelos ateus" é que, quando em grupo, não falamos nossas frases em coro uníssono, ou cada um falando uma palavra de uma vez, mas culminando numa mesma frase pensada por todos.
O medo atual de sermos considerados um grupo coeso é justamente pelo mesmo motivo pelo qual rejeitamos a religião. São estes os exemplos basilares de ética que temos na sociedade e não queremos ser comparados com eles devido a nossa forte rejeição a religião.

Da mesma maneira eu considero que somos semelhantes a uma religião, não por ter os seus valores negativos, mas por nega-los e buscar-mos alternativas melhores de vivência social. O ideal positivo que buscamos e que encontramos na religião, é o da busca por um mundo melhor para a humanidade mas sem o delírio neurótico e irreal dela.

Por isso, nas comunidades virtuais, os grandes embates teóricos acerca de como a política nacional ou mundial devem ser conduzidas, procurando assim mostrar um distanciamento dos temas socialmente doentios (sem evidências e utilidade) das religiões e se apegando com mais propriedade a realidade sociopolítica do que estas. Pelo menos individualmente acreditamos nisto. Embora o confronto de idéias nos mostre o contrário.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 17 de Agosto de 2010, 17:28:57 »
Hoje na Band terá um programa especial com o tema "preconceito", mas parece que as vítimas em foco são HIV positivos e homossexuais.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 17 de Agosto de 2010, 17:46:28 »

...

Desculpe, Danniel, mas acho que entre os livre-pensadores dificilmente teremos unanimidade, isso é um pré-requisito básico para ser um racionalista. Por outro lado isso é um problema, pois jamais teremos representatividade em qualquer segmento.

Nunca pensei muito sobre o que seria necessário para se ter representatividade. Na verdade, nunca consegui enxergar muita importância em se ter qualquer representatividade especificamente como "ateus", na maior parte do tempo. Sempre tendi a achar mais importante talvez a representatividade como pessoas interessadas no laicismo, onde os ateus poderiam se juntar com pessoas de todas as religiões, especialmente as minoritárias. Mas até só entre ateus já há alguma dificuldade considerável em se organizar... imagine então se juntar com evangélicos... só a idéia deve provocar reflexos nervosos de aversão em alguns...

Ainda assim, qualquer que seja o caso, acho que seria muito bem possível, e desejável, que, quando uma ONG atéia qualquer se manifestasse, tomasse cuidado para não passar uma idéia de ateus como um grupo ideologicamente monolítico, como se fosse fácil generalizar qualquer coisa sobre "os ateus", em qualquer outra questão além da descrença na existência de deuses -- e qualquer um que já tenha passado por um tópico sobre ateísmo forte, fraco, médio-ligeiro, agnosticismo, e etc, sabe que nem nisso sempre concordamos.

Aliás, essa "homogeneização" do "outro", no caso, nós, é o que mais deveríamos tentar combater, se tentamos diminuir o preconceito, porque preconceito essencialmente é uma homogeneização/generalização do "outro". A melhor imagem a se passar é de diversidade, não fundamentalmente diferente da diversidade de opiniões e pensamentos que se encontra entre aqueles que seguem alguma religião ou só crêem em um deus. Que o ateu é como qualquer um, o vizinho, o padeiro, o jornaleiro, o professor... só que não acredita em deuses.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 17 de Agosto de 2010, 17:51:56 »
Uma espécie de vinheta institucional poderia seguir a linha daquela em que falavam de um cientista e de um surfista, em texto, enquanto alternavam cenas de um senhor de idade, e de um rapaz mais jovem, no fim, revelando que o cientista era o jovem, e que o surfista era o senhor idoso.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #115 Online: 17 de Agosto de 2010, 19:00:13 »
Ou seja, ele aceita representação, desde que não sejam considerados como religião :)
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #117 Online: 17 de Agosto de 2010, 21:13:55 »
"Tem hora que eu até me sinto perseguido"

Ah, falou, seu FDP. E conseguiu piorar a situação.

Detalhe: ele falou de acreditar em colher, balde... E quem não acredita em nada? :)
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #118 Online: 18 de Agosto de 2010, 07:20:50 »
Mais um discurso chato, bobo, redundante e pífio esse do Datena.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #119 Online: 18 de Agosto de 2010, 08:56:47 »
Esse Datena cada vez que abre a boca pra falar se enrrola mais ainda.
O cara não sabe nem o que diz - ora fala que não tem nada  a ver o cara ser ateu, que existem ateus bons, etc. Depois diz que os ateus são mais propensos a praticar maldades porque se acham o próprio deus,...
Afinal Seu Datena, o ateísmo é ou não é a causa de tudo que não presta no mundo? Decida-se, cara!

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #120 Online: 18 de Agosto de 2010, 10:01:22 »
Estou achando de que ele nao sabe do que se trata o ateismo

De uma forma geral o povao nao sabe mesmo, apenas acham que é algum tipo de desvio de conduta

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #121 Online: 18 de Agosto de 2010, 10:13:11 »
Fora que ele realmente acha que ser ateu é acreditar em qualquer coisa que não seja deus. Aquela coisa de acreditar em balde, espelho... Aí ele fala que tem alguns intelectuais que se julgam o próprio deus... Ou ele é muito burro ou só fala essas coisas para trazer o povão pro lado dele.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Peccatum

• Nível 10
  • *
« Resposta #122 Online: 18 de Agosto de 2010, 12:38:51 »
Adoraria ver um direito de resposta. Nada concreto ainda?

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #123 Online: 18 de Agosto de 2010, 16:59:13 »
Adoraria ver um direito de resposta. Nada concreto ainda?

Talvez fosse mais fácil a ATEIA solicitar o direito de resposta diretamente a Bandeirantes. Quem sabe eles não concederiam amistosamente?

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #124 Online: 18 de Agosto de 2010, 17:54:33 »
Acho que este é o grande teste da ATEA, ou eles fazem alguma coisa para defender a liberdade de pensamento agora ou entao ja era

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!