Autor Tópico: Datena destila preconceito violento contra ateus (CALA BOCA DATENA)  (Lida 74472 vezes)

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
Re: Datena destila preconceito violento contra ateus (CALA BOCA DATENA)
« Resposta #175 Online: 19 de Setembro de 2010, 22:23:10 »
Eu não acompanhei bem a coisa, não sabia desses e-mails reclamando e cartas da ATEA.
Estão no vídeo acima.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #176 Online: 21 de Setembro de 2010, 04:59:40 »
Eu só sei que agora ele usa deus em metade das frases dele. parece que ele sentiu o golpe.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #177 Online: 03 de Dezembro de 2010, 17:47:33 »
NO "BRASIL URGENTE"

MPF quer que Band se retrate por ofensas de Datena contra ateus

Da Redação - 03/12/2010 - 12h38

O MPF (Ministério Público Federal) entrou com ação civil pública da Justiça para obrigar a TV Bandeirantes a exibir durante o programa Brasil Urgente uma retratação pelas declarações ofensivas do apresentador José Luiz Datena contra os ateus.

Durante a exibição de uma reportagem, no dia 27 de julho, Datena e o repórter Márcio Campos relacionaram o crime com pessoas que não acreditam em Deus. “...porque o  sujeito que é ateu, na minha modesta opinião, não tem limites, é  por isso que a gente vê esses crimes aí”.

Reprodução

Além disso, o apresentador atribuiu os males do mundo aos ateus. “É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais, entendeu? São os caras do mal. Se bem que tem ateu que não é do mal, mas, é ..., o sujeito que não respeita os limites de Deus, é porque não sei, não respeita limite nenhum”, disse.

Em todo o tempo em que a matéria ficou no ar, o apresentador associava aos ateus a ideia de que só quem não acreditava em Deus poderia ser capaz de cometer crimes. Datena ainda debochou dos telespectadores que assistiam ao programa: “Quem é ateu pode desligar a televisão, ou mudar de canal pois eu não faço questão nenhuma de que assistam o meu programa”.

O programa ainda realizou uma pesquisa interativa para saber a opinião da audiência sobre a relação entre violência e ateísmo. Diante de um grande de ligações que não concordavam com a tese do apresentador, Datena disse: “Muitos bandidos devem estar votando do outro lado".

Para o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, ao veicular as declarações preconceituosas contra pessoas que não compartilham o mesmo modo de pensar do apresentador, a emissora descumpriu a finalidade educativa e informativa, com respeito aos valores éticos e sociais da pessoa, prestou um desserviço para a comunicação social, uma vez que encoraja a atuação de grupos radicais de perseguição de minorias, podendo, inclusive, aumentar a intolerância e a violência contra os ateus.

“Evidentemente,  houve atitudes extremamente preconceituosas uma vez que as declarações do apresentador e do repórter ofenderam a honra e a imagem das pessoas ateias. O apresentador e o repórter ironizaram, inferiorizaram, imputaram crimes, 'responsabilizaram' os ateus por todas as 'desgraças do mundo'”, afirma o procurador.

O procurador ainda ressalta que todos têm direito a receber informações verídicas, não importando raça, credo ou convicção político-filosófica, tendo em vista que grande parte da sociedade forma suas convicções com base nas informações veiculadas em programas de rádio e televisão.

Pedidos

Na ação, o MPF pede ainda que a emissora apresente um quadro com esclarecimentos à população sobre a diversidade religiosa e da liberdade de consciência e de crença no Brasil, com duração de no mínimo o dobro do tempo usado para exibição das mensagens ofensivas. Segundo o MPF, Datena criticou os ateus durante mais de 50 minutos.

A Procuradoria quer ainda que a União, através da Secretaria de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, seja obrigada a fiscalizar o programa.

Fonte: http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/MPF+QUER+QUE+BAND+SE+RETRATE+POR+OFENSAS+DE+DATENA+CONTRA+ATEUS_72219.shtml
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #178 Online: 03 de Dezembro de 2010, 19:08:51 »
Na ação, o MPF pede ainda que a emissora apresente um quadro com esclarecimentos à população sobre a diversidade religiosa e da liberdade de consciência e de crença no Brasil, com duração de no mínimo o dobro do tempo usado para exibição das mensagens ofensivas. Segundo o MPF, Datena criticou os ateus durante mais de 50 minutos.

Teremos então quase 2 horas de "retratação"? Gostei. :oba:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #179 Online: 03 de Dezembro de 2010, 19:13:36 »
O procurador ainda ressalta que todos têm direito a receber informações verídicas, não importando raça, credo ou convicção político-filosófica, tendo em vista que grande parte da sociedade forma suas convicções com base nas informações veiculadas em programas de rádio e televisão.
Este é um ponto muito importante. Uma das grandes contribuições de Sagan e Dawkins foi a participação na mídia televisiva. Uma divulgação muito mais abrangente.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 03 de Dezembro de 2010, 19:16:35 »

Isso é muito bom! Alguma ideis de quando será exibida? Será no mesmo horário do Brasil Urgente?
Só não gostei que ainda estou achando que o Datena escapou ileso dessa, nem multa levou.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 03 de Dezembro de 2010, 19:55:56 »
Se pelo menos levar um "puxão de orelha" da emissora para ver que ele não é tão intocável como pensa, já é alguma coisa... Fora a cara de tacho dele se essa retratação for no mesmo horário do programa.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Anakim Negão

• Nível 00
  • *
« Resposta #182 Online: 03 de Dezembro de 2010, 20:18:23 »
Galera, sou novo aquí no FCC. Espero aprender com vcs e expor meu ponto de vista tão ignorado por alienados deste mundo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 03 de Dezembro de 2010, 20:24:07 »
Bem vindo, Anakim! Mas você se apresentou no tópico errado, tem outro aqui com essa finalidade. :ok:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #184 Online: 03 de Dezembro de 2010, 21:06:42 »
Bem vindo, Anakim! Mas você se apresentou no tópico errado, tem outro aqui com essa finalidade. :ok:
Podia ter colocado o link do tópico.....   :nao3: :nao3:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #185 Online: 03 de Dezembro de 2010, 21:10:57 »

Isso é muito bom! Alguma ideis de quando será exibida? Será no mesmo horário do Brasil Urgente?
Só não gostei que ainda estou achando que o Datena escapou ileso dessa, nem multa levou.

Se a emissora for obrigada a veicular uma retratação com o dobro de tempo do ataque do Datena , ao preço do minuto na TV naquele horário , já é uma multa.
Mas o principal é que abre o precedente para contrapor aos ataques de outros preconceituosos televisivos ( e não só , já que as emissoras de rádio também são concessão pública).
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #186 Online: 03 de Dezembro de 2010, 21:23:43 »
Só o fato do MPF iniciar a ação já é um avanço , parabéns aos que se mobilizaram para isso .

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #187 Online: 04 de Dezembro de 2010, 08:33:12 »
Galera, sou novo aquí no FCC. Espero aprender com vcs e expor meu ponto de vista tão ignorado por alienados deste mundo.

Seja bem vindo Anakim Negão.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 04 de Dezembro de 2010, 08:34:25 »
Só o fato do MPF iniciar a ação já é um avanço , parabéns aos que se mobilizaram para isso .

Será engraçado ver a reação daquele idiota da "Band".
Foto USGS

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #189 Online: 04 de Dezembro de 2010, 11:29:27 »
Ele provavelmente vai fazer tudo em tom de deboche.
E qual será o conteúdo dessa retratação? Mais do que se desculpar de forma falsa ele deveria ser obrigado a explicar o que é ateísmo, até porque pra ele e sua audiência parece que ateu é quem cultua o diabo ou é de alguma forma contra "o trabalho de deus".
Não espero nenhuma contribuição positiva dessa pena.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #190 Online: 04 de Dezembro de 2010, 12:37:54 »
Se for feita em tom de deboche o MPF manda refazer

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #191 Online: 04 de Dezembro de 2010, 13:22:11 »
Se a emissora for obrigada a veicular uma retratação com o dobro de tempo do ataque do Datena , ao preço do minuto na TV naquele horário , já é uma multa.
Mas o principal é que abre o precedente para contrapor aos ataques de outros preconceituosos televisivos ( e não só , já que as emissoras de rádio também são concessão pública).

Isso é verdade...

E qual será o conteúdo dessa retratação? Mais do que se desculpar de forma falsa ele deveria ser obrigado a explicar o que é ateísmo, até porque pra ele e sua audiência parece que ateu é quem cultua o diabo ou é de alguma forma contra "o trabalho de deus".

De acordo, um programa genérico demais que diga que devemos respeitar tadas as crenças, mas não esclareça o que é ateísmo e nem refute as acusações do Datena não servirá de nada, as pessoas vão continuar pensando "os ateus são bandidos que adoram o capeta, mas precisamos tolerar a crença deles". Espero que o MPF preste atenção nisso.

Podia ter colocado o link do tópico.....   :nao3: :nao3:

Tu quoque!
  :biglol:

Skorpios

• Visitante
« Resposta #192 Online: 04 de Dezembro de 2010, 13:29:12 »

Dê uma passada aqui:  ../forum/topic=198.0.html

Offline Maurujo_SP

• Nível 01
  • *
« Resposta #193 Online: 04 de Dezembro de 2010, 16:03:24 »

Gostaria muito de ver este programa quando ele for ao ar.

Alguém aqui do fórum tem equipamentos para gravar este progama em arquivo digital para compartilharmos?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #194 Online: 04 de Dezembro de 2010, 16:13:05 »
Eu não tenho. Mas para gravar esses programas basta uma placa de TV, hoje em dia se vende placas externas que você conecta ao PC por porta USB e liga a uma antena. Custa em torno de R$ 200.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #195 Online: 05 de Dezembro de 2010, 08:14:45 »
Fico feliz com a sentença do MP, mas também sou desses que acha que a tal retratação vai ser bem água com açúcar.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 05 de Dezembro de 2010, 08:31:18 »
Fico feliz com a sentença do MP, mas também sou desses que acha que a tal retratação vai ser bem água com açúcar.

Mas é um começo auspicioso.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 05 de Dezembro de 2010, 08:45:03 »
Fora que isso deve causar algum constrangimento para ele perante a emissora. Afinal, uma retratação, dependendo do horario, ocupa segundos valiosos de emissão de comerciais...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Maurujo_SP

• Nível 01
  • *
« Resposta #198 Online: 05 de Dezembro de 2010, 22:49:14 »
Eu acho que é sim um bom começo, mas as coisas precisam ir muito mas além. O povo tem que ser esclarecido sobre o que é ser ateu, e isso nenhum programa de TV vai fazer de boa vontade.

Eu imagino que nosso povo só vai estar maduro o suficiente para começar a lidar com esse tipo de diversidade daqui a duas gerações no mínimo.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #199 Online: 06 de Dezembro de 2010, 00:50:15 »

Pois eu já sou da opinião que se o público do Datena dá algum crédito a ele, então eles (público) o mereça.

Estou pouco me lixando para o pedido de desculpas dele... Datena nada tem de útil e/ou importante para acrescentar em minha vida, nunca teve e nem terá... um serzinho insignificante, só isto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!