O texto a seguir relata como é a preparação do Brasil para obras como a da copa.....
A Arca de Noé.
Tradução e adaptação : Adalberto Meneghini.
E era Absalão um justo homem. Suas têmporas embranquecidas atestavam os 65 anos dedicados à exportação de tâmaras.
Um belo dia caminhava Absalão pelos campos, divagando sobre a mudança dos tempos. Já não mais se reverenciava o criador, os jovens contestavam a orientação dos sábios, os filósofos eram ridicularizados, as Sodomas e Gomorras mergulhavam nas sodomis e gomorréias. Aí então de repente, Puf!!!
De uma nuvem cinza-chumbo saltou a coruscante figura do Arcanjo Gabriel, porta voz das alturas. Como os escribas andaram noticiando com estardalhaço certas aparições alienígenas, Absalão se assustou. O Arcanjo, após apresentar suas credenciais celestes, sentenciou:
- Absalão, o Criador está fulo com esse povinho que Ele criou com barro e paciência. O mundo anda uma bagunça e é preciso que tudo seja destruído para ser depois reconstruído por uma nova raça, que nascerá de ti e de teus descendentes. Dentro de seis meses o Criador fará chover 40 dias e 40 noites, inundando até o cume das montanhas. Vai e constrói um barco, e assim sobreviverá às águas. Puf! (Desapareceu).
Absalão nem discutiu os méritos de sua escolha, mas imaginou que aquele currículo enviado à Agencia de Empregos Novo Mundo deve ter sido o empurrãozinho indispensável. E de imediato resolveu arregaçar as mangas e botar mão à Arca.
Mas Absalão nada conhecia de barcos nem de navegação. Tinha um problema técnico enorme para solucionar, porém não queria perder a chance. Cavocou a memória e lembrou-se de um antigo mestre naval, seu colega de catecismo - Noé.
Primeiro dia - Noé logo quis saber que tipo de barco, para que tonelagem, qual a carga, etc. Discorreu sobre a variedade de madeira a usar, dissertou sobre o centro de gravidade e versou sobre o empuxo e estabilidade. Pediu 10 carpinteiros:
- Um momento - Interrompeu Absalão meio confuso - Isso é um empreendimento de alto nível e eu sou o presidente. Se estou contratando você, um técnico de recursos, é para não ficar preocupado com detalhes.
Quanto aos 10 carpinteiros: lembrou-se de Robão, um ótimo selecionador de pessoal que estava trabalhando numa pirâmide Egípcia. Propôs-lhe um salário de dez dinheiros maior e um cargo de gerente.
Segundo dia -Robão começa esbanjando dinamismo:
- Se nosso presidente quer 10 carpinteiros, então precisamos de 15. Férias, turnover, faltas, licenças, essas coisas. Para selecionar 15, precisamos explorar um universo de 150. Levarei 12 dias e precisarei de três auxiliares e uma secretária.
Quinto dia - Absalão foi acordado por Robão que explicou o problema de se pagar salários aos recrutadores, comprar carpetes, papiro, lampiões, todas essas coisas que, qualquer empreendimento organizado precisa ter. Robão, que preferia não manipular dinheiro, sugeriu a contratação de um homem para a gerência financeira. E recordou-se Absalão de Judas, profundo conhecedor de política monetarista.
Sexto dia - Era preciso instalar o pessoal e Robão contratou quatro homens para a portaria e a segurança, enquanto Absalão encomendava uma tenda pré-fabricada.
Absalão regurgitava de orgulho em sua cadeira presidencial quando Sara, a simpática recepcionista anunciou:
- Doutor, está aí fora o senhor Noé, com alguns desenhos para aprovar.
- Minha filha - interrompeu Absalão - não posso ser incomodado agora. Diga ao Noé que converso com ele após o almoço. Por falar nisso, preciso verificar como está a instalação do refeitório.
Oitavo dia - Jacob, um almoxarife do Sinai, foi contratado para a Gerência de Materiais, área delicada devido à possibilidade de desvios de estoque.
Décimo-segundo dia - Jó, assessor especial do presidente, entrou para avisar que o gerente de Segurança, Barrabás, já emitira um relatório sobre funcionários não confiáveis que deviam ser substituídos. E que Noé aguardava a aprovação do presidente para alguns dese....
- Ora bolas, o Noé! Sempre querendo me confundir com seus centros de fluxo, seus cálculos hiperbólicos! Vou criar um Grupo de Trabalho da Arca, GTArc, para lidar diretamente com Noé e apresentar-me pareceres por escrito. Preciso colocar método nisso, administrar por objetivos, senão o empreendimento vai pro brejo.
Décimo-quinto dia - Na mesa do presidente repousava o cronograma proposto pela Diretoria de Assuntos da Arca - ASSArc - e o orçamento elaborado pela Diretoria de Investimento - INVArc.
Vigésimo-sétimo dia - O Controle de Qualidade recebe da Babilônia o equipamento para calcular densidade da madeira, analisar fungos e cupins e medir elasticidade das toras.
Alguns Filisteus ameaçam uma greve mas o Diretor de Recursos Humanos, Sansão, contorna o problema com palestras e audiovisuais.
Tanta responsabilidade deixara Absalão exausto, mas Noé achou de procurá-lo em casa à noite.
- Senhor presidente, desculpe interromper, mas o GTArc não foi nomeado, o laboratório não emitiu o laudo aprovando a madeira e os carpinteiros não foram contratados. Se o senhor me autorizasse, eu poderia ir ao povoado e recrutá-los pessoalmente ...
- Meu bom Noé, apesar de ser o presidente, eu tenho que obedecer as normas de organização, senão para que criá-las? É de mim, que deve partir o bom exemplo. Não se preocupe que amanhã eu resolvo tudo. Boa noite, Noé.
E lá se foi Noé sem entender bem, mas se o presidente disse, estava dito. O presidente era um homem capaz, senão não seria o presidente. Administrar devia ser assim mesmo, cheio de complicações que os subalternos não entendem.
E foi dormir cheio de otimismo e confiança.
Qüinquagésimo dia - Jó informa que, conforme manda a legislação, está sendo distribuído leite de cabra aos empregados. E que o empreendimento estava economizando trezentos dinheiros por dia, porque a Divisão de Estudos Especiais da Arca - ESPArc - recomendara a compra de 200 cabras, o aluguel de um pasto e a admissão de 5 pastores. A organização atingia já 1200 empregados!!
Octagésimo dia - Os carpinteiros não haviam sido admitidos e Noé tornou a se queixar, Robão explicou que os candidatados foram todos reprovados no psicotécnico, e jamais cogitaria de empregar gente sem aptidão psicoprofissional em tão solene empreendimento.
Centésimo dia - Reunião de diretoria. Absalão, rodeado pela alta cúpula, declara que o empreendimento é o orgulho do povoado. Ouviu atentamente os relatórios dos quinze diretores divisionais, falou do futuro e do sucesso.
Centésimo-trigésimo dia - Absalão estava absorto em seus devaneios quando - puf! - surge Gabriel; o arcanjo:
- Mensagem do Criador para ti, ó Absalão. Põe mais gente na base e menos no topo. Câmbio. Puf!!
Absalão convocou Noé imediatamente e determinou que as pessoas previstas para navegar no mastro da Arca deveriam ser transferidas para o convés.
- mas senhor presidente - ponderou Noé - no mastro não vai ninguém. Se pusermos massa no topo, a arca embarca...
- Não discute comigo Noé. Só cumpra o que ordenei.
Noé achou prudente não discordar, nem teve ânimo para lembrar ao presidente que os carpinteiros não haviam sido contratados ainda. E que o papiro para desenho terminara, e os esboços estavam sendo feitos em folhas de bananeira.
Centésimo-quadragésimo dia - Havia crise no setor de importação de betume. A Diretoria de Organização de Métodos e a Gerência de CPD estavam tentando encurtar o caminho crítico. Absalão mandou chamar Jó:
- Jó, quero gráficos de Gantt para cada sub-operação, e explicações detalhadas sobre os atrasos. Com cópias para o criador, naturalmente. E rápido que faltam só 40 dias.
- 40 dias para que, senhor? - perguntou Jó, surpreso.
Centésimo-qüinquagésimo dia - A lista de estoque do computador não bate com o cardex do almoxarifado. Os empréstimos com os povoados vizinhos vencem em dez dias. O caixa está baixo e o custo fixo alto demais. É preciso reduzir o pessoal, Robão aproveita a deixa:
- Perdão, senhor, mas em nossos arquivos não constam os exames de admissão de Noé. Aliás, nem sabemos se ele é mesmo engenheiro naval, se tem curso de extensão em Tróia e é pós-graduado em madeiraria. O senhor entende, o sucesso ou o fracasso do empreendimento pode estar nas mãos de um oportunista sem escrúpulos...
- Tem razão, Robão - admitiu Absalão - a culpa é minha. Quando contratei Noé não existiam normas, nem Avaliação de Cargos ...
Centésimo-qúinquagésimo dia - Noé é dispensado por justa causa. Sai enfurecido em companhia de meia dúzia de companheiros fiéis. Desce o rio e se detém no meio da floresta:
- Pessoal, vem chuva braba por aí. Vamos construir um barco e sair daqui.
- Mas Noé, não somos carpinteiros, nem ...
- Não discutam. Tenho os desenhos aqui nas folhas de bananeira, ensinarei a escolher e cortar madeira. Só precisamos de boa vontade. E levaremos uns bichos a bordo para comer na viagem.
Centésimo-octogésimo dia - Começa a chuva e Absalão corre ao telex e envia mensagem urgente ao Criador, solicitando prorrogação de vinte dias no prazo, devido dificuldades incontroláveis. Resposta imediata;
-Prorrogação negada. Saudações. Anjo Gabriel.
E choveu, e choveu, e choveu.
Duodécimo-trigésimo dia - No último cume da última montanha, com água pelo pescoço e guarda chuvas gastos pela chuvarada que continuava a cair torrencialmente, Absalão e o Conselho de Empreendimento - CONSARC - vêem passar a Arca de Noé.