Há uns 8 anos decidi que não torcia mais por qualquer seleção brasileira, já não era muito patriota e a última vez que entrei de verdade no espírito de uma Copa foi em 94 mas em 2007 fiquei tão frustrado com a deprimente participação do povo da minha cidade na "anfitrionização" dos jogos Pan Americanos que tomei por religião pessoal que toda a vez que o Brasil fosse jogar contra alguma seleção, em qualquer esporte, torceria pelo adversário. Cheguei a postar um tópico sobre esta besta decisão aqui, nem me lembro o nome nem vou me dar ao trabalho de procurar.
Pois acabo de revogar a lei: semana passada passei numa loja e quase comprei uma camiseta oficial e licenciada da Copa Fifa Brasil 2014, peguei, achei bonita, achei barata, não comprei. Bom não ter comprado porque amanhã vou passar na mesma loja (C&A do Shopping Jardim Guadalupe) e comprar duas, uma verde outra amarela, e vou andar orgulhoso com ela por aí durante a Copa e depois dela.
Há sete anos me envergonhei de uma cidade que vaiava em uníssono atletas de ginástica que haviam acabado de (literalmente) cair do cavalo (não literal). Me envergonhava de um país (o primeiro em que vi este tipo de coisa acontecer) em que um medalhista tinha que sair escoltado pela polícia por ter ganho a final do judô sobre o atleta local.
Não fui favorável à realização da Copa no Brasil em momento algum, mas 80% da população foi quando esta hipótese ainda estava em discussão. Digam o que disserem, a Copa do Mundo é um investimento publicitário, antes de tudo: é uma publicidade direcionada a um produto (Turismo) que em termos de balança comercial tem um peso imenso, em termos de distribuição de renda tem um peso considerável (talvez o mais democrático dos mercados), que em termos de construção de novos polos econômicos internos tem um peso indiscutível.
Embora sempre tenha sido contra a Copa por diversos fatores (os dois maiores: porque sabia desde sempre que haveria superfutarementos e que haveria doação de patrimônio público à iniciativa privada) nunca fui dos que ignoram os potenciais benefícios de um evento internacional de grande porte para a economia de um país a curto e longo prazo.
Nem sei se já participei deste tópico alguma vez, se participei duvido que tenha dito algo muito contrário ao que estou dizendo agora, então, aos 45 do segundo tempo decido que vou torcer pro Brasil como se fosse uma criança de 1970, vou torcer muito para a Copa de 2014 dar o menos errado possível, e pra puta que o pariu com os Black Blocks, com os Anonymous e com os grevistas do Metrô SP que a palhaçada já passou dos limites.
Diego, aproveita a raiva de estar sendo obrigado a fazer plantão extra e descarrega o máximo de bala de borracha que conseguir no primeiro babaca que aparecer com a boca cheia de Nutella berrando que não vai ter Copa, muito agradecido, Donatello van Dijck.