Esta informação de que o México receberia mais turistas que o Brasil me deixou curioso, fui investigar e vi que pode ser verdade, uma lista das 150 cidades mais visitadas do mundo que achei no Google aponta 2 cidades mexicanas como mais visitadas que o Rio, primeira do Brasil: Cancun (que pra mim nem seria uma surpresa) e Cidade do México (aí sim uma surpresa pra mim).*
Outra surpresa? O Rio aparecer como 35ª (na frente de Toquio, por exemplo, a primeiro destino japonês da lista, e apenas uma posição atrás de Berlim, o primeiro destino alemão) e ter umas 10 cidades brasileiras na mesma lista inclusive Búzios.
É sempre questão de ver o copo meio cheio ou meio vazio (por exemplo, dos 6 maiores PIBs só o Japão não tem cidade na nossa frente e dos seis maiores territórios só Austrália) mas olhando pelo meio copo cheio e pensando que os cinco maiores PIBs são países de primeiro mundo e dos cinco maiores territórios só um não é, achei surpreendentemente bom o resultado. Achava que estaríamos beeeeeeeeeemmmmm maaaaiiiiiisssss atrás.
http://blog.euromonitor.com/2007/10/top-150-city-destinations-london-leads-the-way.htmlps.: a lista é de 2007 e não verifiquei a fiabilidade.
*Assim que bati o olho na lista me veio à mente que uma explicação bem razoável fosse a proximidade com os EUA, não tenho dúvidas de que esta é uma variável importante, possivelmente mais importante que eventuais diferenças de estrutura.