O meu raciocínio me indica que nada pode surgir do nada e que isso é absurdo, que isso é preguiça mental, assim como dizer que um deus criou tudo de prontidão na natureza. Ele nega que Deus é uma entidade benevolente e qualquer coisa relacionada a uma entidade ou consciência... beleza, porque eu também discordo neste aspecto, com relação aos deuses pessoais das religiões.
Ele fala sobre universos paralelos. O transcendental existe? Se universos paralelos nos são transcendentais, então o transcendental existe. Há vida após a morte? Quem sabe o espírito nada mais seja do que um organismo de uma outra dimensão ou universo que se liga a um corpo de outro universo ou dimensão, mas que este não se decomporia com o tempo? Isso não foi provado, mas como há evidências no meio mediúnico, então talvez seja uma possibilidade que a morte do corpo físico não seja o fim da consciência. Mas esta consciência ela ainda seria efeito, e não causa. Ou seja, consciência não poderia existir sem um mecanismo, ainda que este esteja para além do cérebro.
Mas o multiverso, ele também não poderia ter vindo do nada. Ele teria que se basear em algo. Provavelmente uma espécie de engrenagem principal, engrenagem que, para o religioso, seria Deus, mas para um não religioso, é mais provável este chamar de uma natureza primária ou engrenagem primária do que uma entidade consciente.
Einstein dizia que Deus não joga dados... Beleza, ele não joga dados... ele é o dado que se joga por causa de um processo aleatório!
A natureza talvez possa parecer desordenada, mas não acho que seja tão assim, mas também não seria perfeitamente organizada, seria um meio-termo, na verdade, e que se manteria por um certo tempo, por causa da entropia (pelo menos em relação a esta natureza material, já quanto a uma natureza que transcende a nossa, não sei e fico devendo isso). Mesmo que o universo pareça estar organizado isso não significa que houve um projeto divino, pode ser somente o resultado de uma "engrenagem" complexa. Mas não um deus que fica controlando tudo a bel prazer. É diferente. É só uma engrenagem que processa novos universos e dimensões, mas estes universos e dimensões se organizariam de uma forma mais ou menos organizada, dependendo das leis físicas de cada universo ou dimensão.
Se há manipulação para a formação destes universos? Não sei, porém acho provável que estes se auto-organizem, e esta organização seria parcialmente perfeita, como que uma forma de tentar imitar a organização da causa ou natureza primária.
Ou seja, que o nascimento e manutenção do nosso universo deveria ter se baseado em algo talvez ainda mais organizado, uma natureza primária, mas repito, não seria um deus benevolente...
Nós é que temos mania de associar emoções e sentimentos às coisas naturais.