Autor Tópico: Stephen Hawking dispensa Deus na origem do Universo  (Lida 28284 vezes)

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
Re: Stephen Hawking dispensa Deus na origem do Universo
« Resposta #50 Online: 29 de Dezembro de 2010, 08:45:48 »
Minha mente diz que é mais fácil entender a existencia de um ser divino pelo lado religioso do que apelar para a causa de todos os efeitos num modelo cientifico.  :o
PORQUE NÃO EXISTIU UMA BÍBLIA CIENTÍFICA?

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #51 Online: 29 de Dezembro de 2010, 08:46:26 »
A ideia de que uma massa de matéria sempre existiu não parece fazer muito sentido, pois a matéria (os primeiros átomos) apenas surgiram 300.000 a 400.000 anos após o Big Bang com o arrefecimento. Antes as temperaturas eram tão altas que as partículas subatómicas não conseguiam agregar-se em átomos.

Então, até me falta uma terminologia mais adequada, o que existia entre o Big Bang e esse arrefecimento? Decerto alguma coisa. Por outro lado, se houve uma explosão, necessariamente já existia algo no universo? Se algo explodiu, foi porque "condições" a propociaram, penso eu. Descartemos deus. Olhem o que achei, na Wikipedia ok, mas ao menos parece ter embasamento teórico:

"Alguns afirmam que as equações da Relatividade Geral falham no instante 0 (pois,são singulares). Eventos como o big bang simplesmente não estão definidos. Portanto acreditam alguns que, segundo Relatividade Geral não faz sentido se referir a eventos antes do Big Bang. Sabe-se que as condições físicas do universo muito jovem estão fora do domínio de validade da Relatividade Geral devida densidade ambiental e não se espera que as respostas sejam corretas na situação de densidade infinita e tempo zero." http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bang

Ou seja, a rigor mesmo não se sabe nada sobre o princípio, como o próprio Geotecton afirmou. Cabe apenas termos a consciência que a hipótese Deus não é válida a princípio - pois seria mais uma pergunta - e que o trabalho dos cientistas é primordial nesse campo, senão ficaria sem resposta e todo mundo fica bem.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #52 Online: 29 de Dezembro de 2010, 08:56:41 »
A diferença desproporcional entre as partículas fundamentais podem ter gerado uma corrente tão alta no cosmo que a velocidade delas para seu próprio equilíbrio fizeram em cada ponto do universo chegar a temperatura altíssimas com energias superior a todo nosso universo presente. Focos de incendio eram presentes em todo universo até que anos mais tarde quando as partículas começaram a se equilibrar o universo começou a se esfriar.
Antes disto perguntamos o que causou este efeito e o que poderia existir antes destas energias?
Será que teremos respostas um dia?
Acredito que não.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 29 de Dezembro de 2010, 09:01:02 »
PORQUE NÃO EXISTIU UMA BÍBLIA CIENTÍFICA?
Existe, são milhares de artigos científicos, acessíveis no mainstrain científico.
 Mas ao contrario da biblia, que é uma compilação de mitos copiados de outros povos e adulterados de acordo com a conveniencia, a "biblia" científica é formada pela soma do conhecimento adquirido pela humanidade.
Ao contrário da biblia, que contem ensinamentos de uma moral arcaica e duvidosa e textos cheios de erros e contradições e que não pode ser questionada, a "biblia" científica é questionada e aprimorada, se desenvolve!
E finalmente, ao contrario da biblia que não trouxe nenhum ensinamento útil ao homem, a "biblia" científica nos trouxe e tras a cura de males e doenças, proteção dos elementos naturais, alimento para uma população imensa, conforto, etc.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 29 de Dezembro de 2010, 09:06:13 »
[...]
Focos de incendio eram presentes em todo universo até que anos mais tarde quando as partículas começaram a se equilibrar o universo começou a se esfriar.
[...]

Focos de incêndio no Universo? :o
Foto USGS

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #55 Online: 29 de Dezembro de 2010, 10:50:55 »
Foi apos a guerra dos Olimpicos com os Titãs

Sabia nao?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #57 Online: 29 de Dezembro de 2010, 12:02:09 »
Interessante o artigo, gostaria que me explicassem: há essas flutuações "quânticas", quais incrivelmente formam a massa da matéria pelo movimento dos "glúos". A pergunta é por que diabos elas ficam fazendo esses movimentos?? Invariavelmente surgiram para fazer isso e dou no que deu? (talvez minha pergunta seja a resposta lá do LHC, não?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #58 Online: 29 de Dezembro de 2010, 12:04:11 »
- Materia pode surgir do "vácuo" quantico -
Excelente artigo. Há alguma ideia sobre como se formou esse vácuo quântico? O que é possível dizer sobre ele com algum fundamento?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 29 de Dezembro de 2010, 12:25:58 »
Há alguma ideia sobre como se formou esse vácuo quântico?
Os físicos do forum poderam responder isso com propriedade, mas de qualquer forma porque esse "vacuo" deveria ter sido formado? Ele poderia simplesmente sempre ter existido.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #60 Online: 29 de Dezembro de 2010, 13:34:58 »
[...]
Focos de incendio eram presentes em todo universo até que anos mais tarde quando as partículas começaram a se equilibrar o universo começou a se esfriar.
[...]

Focos de incêndio no Universo? :o

HAuahuAHuahUAHUauHAUhauHAUhauHAUhauHAUhauHAUhuaA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11111111ONZE11
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #61 Online: 29 de Dezembro de 2010, 14:00:52 »
Citação: - de qualquer forma porque esse "vacuo" deveria ter sido formado? Ele poderia simplesmente sempre ter existido. -

Essa de algo que existiu sempre, e portanto não teve um começo, não me parece assim tão simples para a razão humana que funciona muito com base na relação causa-efeito. Note que até há quem pergunte: "E quem criou Deus?". Ora se até a ideia de Deus motiva esta pergunta, então talvez se justifique colocá-la para o Vácuo Eterno gerador de partículas... até porque a definição de vácuo não inclui obrigatoriamente eternidade enquanto que, para muitos, a definição de Deus inclui obrigatoriamente eternidade (mesmo que este não exista de facto).

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #62 Online: 29 de Dezembro de 2010, 14:03:43 »
Seria possível uma explicação sobre a distinção entre vácuo quântico "anterior" ao Big Bang e espaço vazio interestrelar no Universo pós-Big Bang?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #63 Online: 30 de Dezembro de 2010, 09:10:52 »
Creio que se a ciencia não souber os mínimos detalhes de como foi o comportamento entre as partículas subatômicas, nunca teremos respostas para a origem vital de tudo.
O LHC foi construído para isto mas tenho total certeza que ainda faltará muito.
Enquanto isto vamos caminhando contra o tempo...
A minha filosofia pode estar mais certa do que qualquer estudo científico:
EXISTIMOS COMO SE NADA EXISTISSE.
Esta é a maior filosofia científica para a resposta de todos os tempos.
Ainda que se descubra num futuro como tudo veio a realidade faltará uma grande pergunta: Como e porque aquilo que existe teria que existir?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #64 Online: 30 de Dezembro de 2010, 11:27:45 »
Creio que se a ciencia não souber os mínimos detalhes de como foi o comportamento entre as partículas subatômicas, nunca teremos respostas para a origem vital de tudo.
O LHC foi construído para isto mas tenho total certeza que ainda faltará muito.
Enquanto isto vamos caminhando contra o tempo...
A minha filosofia pode estar mais certa do que qualquer estudo científico:
EXISTIMOS COMO SE NADA EXISTISSE.
Esta é a maior filosofia científica para a resposta de todos os tempos.
Ainda que se descubra num futuro como tudo veio a realidade faltará uma grande pergunta: Como e porque aquilo que existe teria que existir?

HAuauahua. egocentrismo pouco é bobagem.  :histeria:

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #65 Online: 31 de Dezembro de 2010, 11:53:43 »
Seria possível uma explicação sobre a distinção entre vácuo quântico "anterior" ao Big Bang e espaço vazio interestrelar no Universo pós-Big Bang?

São conceitos diferentes. Não misture as coisas.

Vácuo quântico é um conceito específico da física de partículas que em nada tem a ver com o sentido comumente atribuído
à palavra vácuo.

Já espaço interestelar é um conceito astronômico/cosmológico que significa simplesmente as vastas regiões do espaço existentes entre os mais diversos objetos celestes (estrelas, nebulosas, galáxias, etc). Normalmente é usado para diferenciar do espaço interno a um sistema estelar qualquer. Apesar de apresentar uma baixíssima densidade (mas baixa que qualquer vácuo que possa ser produzido na terra), supõe-se que possam ser encontradas partículas variadas nessas regiões, ou seja, mesmo aqui (astronomia) não existe essa estória de "vácuo absoluto".
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #66 Online: 31 de Dezembro de 2010, 14:49:44 »
West,
Sim, eu tinha a certeza de que o vácuo quântico nada tem a ver com o vácuo no sentido corrente (espaço a que se atraiu o ar?), o meu problema é se existe a noção de vácuo quântico no Universo... ou se esta noção só se aplica a algo existente "antes" do Big Bang e portanto "está fora" do espaço-tempo, porque este apenas surge com o Universo...tal como o espaço interestrelar também pertence ao Universo. Se for assim, o vácuo quântico nada tem a ver com o Universo, embora nele se tenham reunido as condições para que viesse haver o Big Bang. Mas se o vácuo quântico foi "anterior" ao Universo, que sentido faz falar dele hoje? Não desapareceu para dar lugar ao Universo? Provavelmente estou a baralhar conceitos...Seria receber possível uma explicação?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #67 Online: 31 de Dezembro de 2010, 14:50:42 »
Errata: vácuo sentido corrente (espaço a que se extraiu o ar?)

Offline manufotos

• Nível 03
  • *
« Resposta #68 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 05:16:39 »
Olá saudações a todos!

para 4 Tomantis

Segundo Hawking, o Big Bang foi uma consequência inevitável" das leis da Física.
"Dado que existe uma lei como a da gravidade, o Universo pôde criar-se e se cria a partir do nada", afirmou. "A criação espontânea é a razão por que há algo em lugar do nada, de por que existe o Universo e por que existimos."

Me desculpa ai ,não sou nenhum intelectual, mas isso não soa meio insano!

o Big Bang foi uma consequência inevitável"

Quem prova?

o Universo pôde criar-se e se cria a partir do nada",

Aonde eu quero é prova. Então o cidadão está no deserto deseja agua e comida e o universo vai
criar para ele naquele momento.Isso é pegadinha não é não!

"A criação espontânea é a razão por que há algo em lugar do nada, de por que existe o Universo e por que existimos."

E por que será que até hoje não existem peixes no mar morto?será que ele é muito salgado?
manda esse tal de big bem pra lá pra criar uns peixinhos, aposto que o povo daquela região vai agradecer! :histeria:

Rapaz é incrível vocês preferem acreditar nisso, um homem que não tem poder nem para andar,precisa de auxilio até para expressar os seus pensamentos ,se julga superior a ponto de afirma a morte ou inexistência de Deus, eu quero é prova. :vergonha:

Offline manufotos

• Nível 03
  • *
« Resposta #69 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 05:33:19 »
Para Contini

Existe, são milhares de artigos científicos, acessíveis no mainstrain científico.
 Mas ao contrario da biblia, que é uma compilação de mitos copiados de outros povos e adulterados de acordo com a conveniencia, a "biblia" científica é formada pela soma do conhecimento adquirido pela humanidade.
Ao contrário da biblia, que contem ensinamentos de uma moral arcaica e duvidosa e textos cheios de erros e contradições e que não pode ser questionada, a "biblia" científica é questionada e aprimorada, se desenvolve!
E finalmente, ao contrario da biblia que não trouxe nenhum ensinamento útil ao homem, a "biblia" científica nos trouxe e tras a cura de males e doenças, proteção dos elementos naturais, alimento para uma população imensa, conforto, etc.

De onde você tirou isso cara!

Ao meu ver a ciência tem curado os seus próprios males,nos tempos antigos não existia ou não se relata: Obesos, hipertensão,diabetes,aids, câncer e diversas enfermidades modernas,onde muitas são resultados de uma má alimentação carregada de ingredientes fabricado ou alterado pelo homem ou em resumo a própria ciência,um simples exemplo é o sódio adicionado a coca-cola e na maioria dos alimentos,sendo assim umas das causa da hipertensão.

Onde está mesmo a cura se o cara tem que tomar remédios para o resto da vida e no final de quebra ainda recebe a morte como presente final.

E a ciência só existe por que Deus nos deu um intelecto com uma inteligência capaz de questionar até mesmo a sua existência, mas como o "livre arbítrio" faz parte de sua ética,ele permite que discordemos de sua própria existência.

Mas tenha certeza ele existe e te ama de verdade!

Um grande Abraço! :ok:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #70 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 05:36:17 »
Manufotos:

1. Seja bem-vindo. Certifique-se de ler as regras do fórum. E não é obrigado, mas é de bom tom apresentar-se aqui.

2.
E por que será que até hoje não existem peixes no mar morto?será que ele é muito salgado?
manda esse tal de big bem pra lá pra criar uns peixinhos, aposto que o povo daquela região vai agradecer! :histeria:
"Big Ben" [a coisa mais próxima do que você escreveu] é um relógio londrino, que não tem nada a ver com o Mar Morto.
Você tentou escrever "Big Bang", que também não tem nada a ver com o Mar Morto.

3.
Rapaz é incrível vocês preferem acreditar nisso, um homem que não tem poder nem para andar,precisa de auxilio até para expressar os seus pensamentos ,se julga superior a ponto de afirma a morte ou inexistência de Deus, eu quero é prova. :vergonha:
Volte, use um mínimo de interpretação de texto, e veja que a gente está justamente debatendo sobre o assunto - que não é um consenso científico, mas apenas a opinião de um cientista.

E a inexistência da Fada dos Dentes, Deus, Unicórnio Rosa Invisível e etc. também não tem a ver com isso.

4.
Quem prova?

Aonde eu quero é prova. Então o cidadão está no deserto deseja agua e comida e o universo vai
Ciência não lida com provas e sim com evidências - se você é ignorante quanto ao método científico, sugiro que dê uma estudada antes de tentar debater ciência por aqui.

5. Tente ser um pouquiiiiinho mais argumentativo, se você quiser contribuir ao debate.
Se for pra ficar de "purke eo hacreditu na bibra çagrada i heim gezuiz", como diversos toscos que aparecem por aqui [espero que você não vá fazer isso!], é melhor nem escrever :D

Sem mais,
Kajsar.
Latebra optima insania est.

Offline manufotos

• Nível 03
  • *
« Resposta #71 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 07:17:29 »
Para kajsar

Olá kajsar sou Manufotos é um prazer e satisfação conversar com a sua pessoa.

Gostei de você é direto e curto e grosso no que diz e pensa gosto disto parabens!

Sou de formação não Universitária,concluir o ensino médio em um supletivo,atualmente sou instrutor de informática,estudo linguagens de programação,sou fera em photoshop,publico matérias no http://www.manufotos2.blogspot.com/ Sou meio que Autodidata,não falo inglês mas leio e escrevo na língua,de forma básica é claro.

Na minha casa sou engenheiro ,arquiteto ,pedreiro, encanador,eletricista,e projetista,e meto a mão na massa mesmo.

Gosto de tecnologias e assuntos diversos inclusive o científico.
Esta apresentação foi o suficiente para você .

Mas ao meu ver não querendo aumentar esta discussão ou debate.

"Big Ben" [a coisa mais próxima do que você escreveu] é um relógio londrino, que não tem nada a ver com o Mar Morto.
Você tentou escrever "Big Bang", que também não tem nada a ver com o Mar Morto.

3.

A intenção era essa mesma eu estava sendo cético e irônico, não tinha intenção nenhuma de usar
a expressão correta. E era minha opinião e piada ao mesmo tempo!

Ciência não lida com provas e sim com evidências - se você é ignorante quanto ao método científico, sugiro que dê uma estudada antes de tentar debater ciência por aqui.
sinónimos △

segundo um dicionario

sinónimos
prova
evidência, provar  (Portugal)

http://dicionario.sensagent.com/prova/pt-pt/

Wikipedia Português - A enciclopédia livre
Uma evidência é tudo aquilo que pode ser usado para provar que uma determinada afirmação é verdadeira ou falsa.
Uma evidência científica é o conjunto de elementos utilizados para suportar a confirmação ou a negação de uma determinada teoria ou hipótese científica. Para que haja uma evidência científica é necessário que exista uma pesquisa realizada dentro de preceitos científicos - e essa pesquisa deve ser passível de repetição por outros cientistas em locais diferentes daquele onde foi realizada originalmente.
http://dicionario.babylon.com/evid%C3%AAncia/

Bom prova e evidencias dependendo do contexto e acordo dos envolvidos podem ou não ter o mesmo significado!

5. Tente ser um pouquiiiiinho mais argumentativo, se você quiser contribuir ao debate.
Se for pra ficar de "purke eo hacreditu na bibra çagrada i heim gezuiz", como diversos toscos que aparecem por aqui [espero que você não vá fazer isso!], é melhor nem escrever

Sim quando houver a necessidade poderei sim ser mais argumentativo,mas o tema Proposto ,me desculpe no meu conceito é meio banal e repetitivo,e como você disse não era concenso de todos, portanto quis expressar a minha opnião de forma comica e com uma certa ironia qual o problema.

Sem mais,
Kajsar.

sugiro que dê uma estudada antes de tentar debater ciência por aqui.

Me desculpe professor é que não achei que o tema debatido traria algum avanço científico em que fosse benéfico para humanidade, por isso não fiz a lição de casa, da próxima me aprofundarei no
assunto, para está em pé de igualdade ,com pessoa tão intelectual como você.

valeu já fui .

E um grande abraço você é uma figura e parece ter uma inteligência inigualavel.

Embora as vezes nao seja de proveito algum,se não usada para beneficio do próximo e da comunidade.

Não se ache alguma coisa quando somos apenas poeira do universo, que pode ser soprada para longe por umas simples brisa do oeste.

Fica com Deus.!
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2011, 07:26:31 por manufotos »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #72 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 08:57:43 »
Olá saudações a todos!

para 4 Tomantis

Segundo Hawking, o Big Bang foi uma consequência inevitável" das leis da Física.
"Dado que existe uma lei como a da gravidade, o Universo pôde criar-se e se cria a partir do nada", afirmou. "A criação espontânea é a razão por que há algo em lugar do nada, de por que existe o Universo e por que existimos."

Me desculpa ai ,não sou nenhum intelectual, mas isso não soa meio insano!

o Big Bang foi uma consequência inevitável"

Quem prova?

"A criação espontânea é a razão por que há algo em lugar do nada, de por que existe o Universo e por que existimos."

Mas....mas....
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #73 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 10:04:03 »
"Ao meu ver a ciência tem curado os seus próprios males,nos tempos antigos não existia ou não se relata: Obesos, hipertensão,diabetes,aids, câncer e diversas enfermidades modernas,onde muitas são resultados de uma má alimentação carregada de ingredientes fabricado ou alterado pelo homem ou em resumo a própria ciência,um simples exemplo é o sódio adicionado a coca-cola e na maioria dos alimentos,sendo assim umas das causa da hipertensão."

Aiaiaiaia, mais um argumento simplista envoolvendo a pobre da medicina
Perspectiva de vida na idade da pedra 18 anos; na idade média 40anos; na decada de 50 60 anos; hoje em dia 80 (85 a noventa nas mulheres parisienses)
Assim como esse indicador  pode procurar todos os indicadores médicos (mortalidade infantil por exemplo) e eles só vão melhorando com o tempo, graças a ciência.
o estilo de vida ocidental realmente não é dos melhores com a obesidade, sedentarismo, tabagismo, etilismo, etc.. mas o fato é que cada vez vivemos mais e melhor.

"Onde está mesmo a cura se o cara tem que tomar remédios para o resto da vida e no final de quebra ainda recebe a morte como presente final."
Hanseníase, a Lepra como era conehcida nos tempos bíblicos, agora é curada com a medicina.  Assim como ela milhares de doenças são curadas todos os dias no mundo todo.  Algumas são controladas com uso de medicação, e isso é um grande avanço, não?  Agora quanto a morrer acho que ninguém escapa disso, não?

“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #74 Online: 17 de Fevereiro de 2011, 10:53:19 »
Caro -  Franciscodog

o estilo de vida ocidental realmente não é dos melhores com a obesidade, sedentarismo, tabagismo, etilismo, etc.. mas o fato é que cada vez vivemos mais e melhor.

"Onde está mesmo a cura se o cara tem que tomar remédios para o resto da vida e no final de quebra ainda recebe a morte como presente final."

Hanseníase, a Lepra como era conehcida nos tempos bíblicos, agora é curada com a medicina.  Assim como ela milhares de doenças são curadas todos os dias no mundo todo.  Algumas são controladas com uso de medicação, e isso é um grande avanço, não? 

Agora quanto a morrer acho que ninguém escapa disso, não?

Nunca se sabe... :ideia: Já li e ouvi dizer, por expertos em biogenética, que a velhice, é uma enfermidade curável a longo prazo...

:arrow: O antídoto contra a morte matada, é que parece ser a vacina mais difícil de descobrir. 8-)

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!