Juca eu já venho te desafiando sobre o que o lula fez de distinto há tempos. Você não tem a hombridade de admitir que sua acusação foi erradaN que você não sabe nada sobre o porque esse governo é melhor e nem o caráter para admitir que seu desafio é ilógico e fruto de umà teimosia apenas. Mas deixo para outros foristas julgar seu desafio
Você vem me desafiando e eu respondendo, basta uma olhada no histórico de nossas discussões. E quando eu te desafiei... bem você apenas disse que Lula continuou o que FHC começou, simples, mas não soube explicar porque tantas diferenças de resultados ,e agora, ainda por cima, está me chamando de mal-caráter. Bem ,isso é coisa pra moderação, mas como não denunciei...
Como me comprometi, e você não explicou o fato do porque esse governo conseguir melhores resultados com a mesmas políticas, vou tentar eu explicar, e talvez não o faça tudo de uma vez.
Pra começar é preciso deixar claro que algumas políticas foram continuação do governo anterior sim, como a política monetária de combate a inflação, da qual não existe outra forma para debelar uma ameaça de inflação a curto prazo, que não seja pela política de taxas de juros cobradas praticadas pelo BC.
Outra coisa importante que foi copiada do governo anterior, foi a "indepêndencia" do BC em relação ao ministro da economia e o presidente, embora legalmente ainda estejam atrelado diretamente às ordens do presidente, a não intervenção foi praxe nesse e no governo anterior, afastando as ameaças de politização do BC.
Também antes de mais nada é preciso deixar claro, no que FHC e o plano real feito no governo Itamar ainda foram bem sucedidos, em debelar a hiperinflação, embora eu ainda faça uma ressalva de que a inflação no período FHC não foi baixa em termos reais, mas a desindexação da economia e na mentalidade do brasileiro foi um caminho importante na "terraplanagem" feita no governo Itamar e depois no FHC. Depois disso o governo anterior acumulou muito erros graves como a política cambial, de falta de investimentos, de juros excessivamente altos, racionamento de energia, estouro do déficit público, apesar das privatizações, crescimento praticamente nulo, políticas sociais tímidas e por aí vai.
Outra coisa importante do governo FHC, e não muito palpável, foi a continuação do fortalecimento da institucionalidade de uma forma geral no Brasil, esse continuo processo que se dá respeitando as formas legais da vida pública é que gera condições para o período de estabilidade política e econômica no país, e que foi continuada no governo Lula, embora muita coisa ainda precise ser melhorada, algumas com certa urgência, como a da aplicação da lei de forma igualitária e a da formação profissional e da educação pública, embora essa última já possa ver algum movimento, mas isso eu explicarei depois.
Dado esses fatos, podemos passar para o resumo daquilo em que o governo do Lula/PT foi diferente de fato do FHC/PSDB, e porque em menos de dois anos já acumulava resultados de expressão no campo econômico e social.
Vou enumerar, mas não quer dizer que seja pela ordem ou pela importância dos fatos, mas sim o que me veio na cabeça primeiro:
1 - Microcrédito.
Política praticamente ausente no governo anterior, com instituições sem atrelamento ao sistema bancário. Essa política que regulamentou e ampliou o crédito de pequeno valor, permitiu que pessoas de baixa renda pudessem passar a ter acesso ao crédito de forma mais barata e com menos burocracia, associando o crédito aos serviços bancários para os mais pobres, tendo o exemplo do grande aumento dos cartões de crédito e também a regulação do crédito consignado como uma forma mais barata e quase imediata de obtenção de crédito.
O apoio às cooperativas de crédito também permitiu que pequenos empresários tivesse acesso fácil e barato ao crédito, tal qual o Proger do Banco do Brasil e da Caixa ou o Cartão BNDES que permite que o pequeno e médio empresário tenha acesso instantâneo ao crédito.
O microcrédito rural com o Pronaf, que foi abrangente e beneficiou diretamente todos os pequenos produtores rurais e consequentemente ajudou a manter a segurança alimentar da população.
2 - Aumento real do salário mínimo.
Essa é bem fácil, durante o governo Lula o salário mínimo teve aumento real de 53%
http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/12/22/salario+minimo+pode+ter+alta+real+de+53+no+governo+lula+9253203.html3 - Política de transferência direta de renda ou Bolsa-família.
http://blogs.estadao.com.br/jpkupfer/impactos-economicos-do-bolsa-familia/Esse estudo acima mostra o quanto impactante foi a ampliação e universalização desse programa social pelo governo Lula na economia brasileira, principalmente na industria, criando uma espiral virtuosa de consumo, renda e emprego. Esse mega-programa social, junto com o microcrédito e o aumento do salário mínimo, criam outra política bem-sucedida desse governo:
4 - trabalho e renda.
Esse a meu ver é a principal medição do sucesso ou insucesso de um governo. Ao Final do governo Lula serão criados mais de 14 milhões de empregos, sendo mais de 10 milhões formais. Esse ano o desemprego ficará entre 5 ou 6%, o que para os ecomomistas é considerado pleno emprego pela rotatividade dos empregados e do surgimento de novas pessoas em idade para trabalhar. Esse é um dado incontestável e sem comparação para com o governo anterior e demonstra bem, o quanto as políticas propositivas de inclusão e renda foram estruturalmente diferentes de um governo para o outro, e criaram 16 vezes mais empregos no mesmo período de tempo.
Continua...