Autor Tópico: Como refutar esse argumento espírita/kardecista ?  (Lida 32849 vezes)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re: Como refutar esse argumento espírita/kardecista ?
« Resposta #225 Online: 13 de Outubro de 2010, 12:31:57 »
Citação de: nikita
E afinal, Sr Correio, você é de qual vertente do espiritismo? Daquela que acredita que nada acontece por acaso, mas que mesmo assim as pessoas tem livre-arbítrio para fazerem o que lhes der na telha?
Bom, como já respondeu meu amado e estimado Gigaview (ESTE NOME TEM PODER!), possuo um entendimento desta doutrina na forma a prestar mais atenção naquilo que produza bons frutos. Vou explicar algo, com isto, espero me compreendam melhor.
Senhorita, eu não costumo acreditar, saiba disto, gosto de chegar à alguma conclusão. A DE não é perfeita e não podemos (nós, espíritas) aceitar tudo que há nas obras cegamente. Vejo lógica, caso exista mesmo reencarnação, num possível planejamento de vida. Porém concluo que apenas algumas coisas podem ser traçadas, como o local onde nascer, qual família fazer parte, Pré-disposição para determinadas doenças e até mesmo ser direcionado para alguma fatalidade ou “boa sorte” em certas circunstâncias. Os “espíritos” afirmam que não há como mudar as leis do universo em favor de alguém. Se disparado uma arma de fogo, o projétil seguira seu curso onde nem mesmo muita fé ou oração vai mudar alguma coisa. Não estou afirmando, mas me parece lógico, se haver mesmo um deus criador de tudo e de todos, que ele possa ter onisciência de todas as amplitudes de possibilidades, mas, qual delas vai ter colapso em algum evento, é determinado apenas com a livre escolha que aparentemente nós somos possuidores. Eu sei que tudo isto que escrevo é um monte de bosta, mas é o melhor que posso fazer. Me perdoe :vergonha:

Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #226 Online: 13 de Outubro de 2010, 17:23:39 »
"Se Chico Xavier era um impostor,um charlatão,pq ele não ficou com um tostão da vendas de seus(ops,dos espíritos que ditavam os mesmos a ele) livros ? Tudo foi destinado para instituições de caridade !"
Postado no outro tópico:

../forum/topic=23629.25.html#msg552843
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #227 Online: 13 de Outubro de 2010, 20:53:42 »
Eu sei que tudo isto que escrevo é um monte de bosta, mas é o melhor que posso fazer. Me perdoe :vergonha:
Bom humor você tem Correio...  :lol:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 13 de Outubro de 2010, 21:32:48 »
Citação de: Correio
Eu sei que tudo isto que escrevo é um monte de bosta, mas é o melhor que posso fazer.

Correio, desista. Você não vai conseguir superar Kardec. :hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #229 Online: 13 de Outubro de 2010, 21:39:28 »
"Se Chico Xavier era um impostor,um charlatão,pq ele não ficou com um tostão da vendas de seus(ops,dos espíritos que ditavam os mesmos a ele) livros ? Tudo foi destinado para instituições de caridade !"
Postado no outro tópico:

../forum/topic=23629.25.html#msg552843

Leafar de volta para mais uma temporada de refutações.

Estou curioso para conhecer o seu novo arsenal de evidências espiritóides do outro mundo. Vamos Leafar...desembucha aí...

:hihi:

Edit: Não me apareça com 'evidências' requentadas.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2010, 21:41:30 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 13 de Outubro de 2010, 21:50:57 »
Senhorita, eu não costumo acreditar, saiba disto, gosto de chegar à alguma conclusão. A DE não é perfeita e não podemos (nós, espíritas) aceitar tudo que há nas obras cegamente.

NÓS ESPÍRITAS?????? Peraí...Se não aceita não é espirita.

O único espírita aqui no momento é o Leafar e justiça seja feita, ele é o único que defende ipsis literis toda aquela bosta que o Kardec escreveu, inclusive já esteve a um passo da expusão aqui do fórum por defender teorias racistas.

O Leafar é a expressão da coerência na incoerência.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #231 Online: 14 de Outubro de 2010, 14:02:19 »

Eu ri!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #232 Online: 14 de Outubro de 2010, 15:16:38 »
Senhorita, eu não costumo acreditar, saiba disto, gosto de chegar à alguma conclusão. A DE não é perfeita e não podemos (nós, espíritas) aceitar tudo que há nas obras cegamente.

O único espírita aqui no momento é o Leafar e justiça seja feita, ele é o único que defende ipsis literis toda aquela bosta que o Kardec escreveu, inclusive já esteve a um passo da expusão aqui do fórum por defender teorias racistas.

Bem, ele é honesto com sua ideologia e religião, coisa que muitos religiosos não são. A maioria, ainda bem !!!
« Última modificação: 14 de Outubro de 2010, 15:39:26 por _Juca_ »

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #233 Online: 14 de Outubro de 2010, 16:41:47 »

O que voce acha que acontecerá com as pessoas boas e justas que não são cristãs e, em particular, com as pessoas boas e justas que não creem em deus?

Elas serão punidas da mesma maneira que os assassinos, ladrões, mal-feitores, etc?

Sim.
Você acha isso justo?
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 14 de Outubro de 2010, 16:47:52 »

O que voce acha que acontecerá com as pessoas boas e justas que não são cristãs e, em particular, com as pessoas boas e justas que não creem em deus?

Elas serão punidas da mesma maneira que os assassinos, ladrões, mal-feitores, etc?

Sim.
Você acha isso justo?

São as regras do jogo, não cabe ao calvino achar justo ou injusto.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #235 Online: 14 de Outubro de 2010, 16:50:13 »

Sim.
Você acha isso justo?

São as regras do jogo, não cabe ao calvino achar justo ou injusto.

Como não, ele não tem um senso de justiça próprio?
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 14 de Outubro de 2010, 16:55:44 »

Como não, ele não tem um senso de justiça próprio?

Bom, melhor deixar ele responder por si, mas ele já tratou desse assunto recentemente aqui no fórum.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #237 Online: 14 de Outubro de 2010, 17:14:08 »

Sim.
Você acha isso justo?

Ponha de lado a sua condição de pastor, por alguns instantes, e me responda:

Voce acha isto correto?

Geo, do fundo do meu coração.
Pela ótica da Bíblia, pasme, para mim faz todo sentido e tem até lógica!
Mas como ser humano, pendurando a Bíblia e a crença: Não, não me parece justo e nem correto.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #238 Online: 14 de Outubro de 2010, 17:14:58 »

Não tenho tanta certeza assim Giga.

Em teoria o espiritismo não deveria ser uma religião dogmática, que encara os escritos de Kardec como uma revelação de uma verdade superior. Mesmo Kardec escreveu em um de seus livros que onde o espiritismo entrasse em contradição com as novas descobertas da ciência, deveria recuar e aceitar as conclusões dessa última (ou seja, no fundo o espiritismo já deveria ter se extinguido  :twisted:).

Claro que na prática, os espíritas se comportam como os seguidores de qualquer outra religião em relação aos seus escritos. Onde a ciência o contradiz, arranjam uma alegação especial, fazem um contorcionismo para encaixar os escritos, chegam ao cúmulo de defender posições moralmente abandonadas há mais de um século, tudo para não admitir o óbvio, que o livro está cheio de erros e é produto da visão humana da época, não de espíritos superiores.

Nesse ponto de vista, considero o Correio muito mais próximo da proposta original do que qualquer outra interpretação do espiritismo que já tenha visto ou debatido.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #239 Online: 14 de Outubro de 2010, 17:40:50 »

Sim.
Você acha isso justo?

Ponha de lado a sua condição de pastor, por alguns instantes, e me responda:

Voce acha isto correto?

Geo, do fundo do meu coração.
Pela ótica da Bíblia, pasme, para mim faz todo sentido e tem até lógica!
Mas como ser humano, pendurando a Bíblia e a crença: Não, não me parece justo e nem correto.

Minha pergunta foi no sentido de moralidade, se ele acha justo, não se é algo correto.
Minha dúvida é a seguinte:

Assim como no mundo dos homem, que vivemos em uma determinada sociedade, seguimos leis e regras, nem sempre achamos justas as regras, mas mesmo assim seguimos tais regras sempre que possível. Gostaria de saber se para ele, as regras de Deus são justas na sua totalidade.
Para mim tais regras são absurda-mente injustas.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2010, 17:46:53 por Shinigami-Ateu »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #240 Online: 14 de Outubro de 2010, 17:48:59 »

Minha pergunta foi no sentido de moralidade, se ele acha justo, não se é algo correto.
Minha dúvida é a seguinte:

Assim como no mundo dos homem, que vivemos em uma determinada sociedade, seguimos leis e regras, nem sempre achamos justas as regras, mas mesmo assim seguimos tais regras sempre que possível. Gostaria de saber se para ele, as regras de Deus são justas na sua totalidade.
Para mim tais regras são absurda-mente injustas.

Assim como infrações por período determindado e finitas serem castigadas eternamente. 

Justiça não é o forte do deus cristão.

[/quote]

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #241 Online: 14 de Outubro de 2010, 17:51:08 »
Exatamente.
Como pode a criatura imperfeita, ser moralmente melhor que o criador perfeito?
Falha na matrix!

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #242 Online: 14 de Outubro de 2010, 18:00:14 »
Exatamente.
Como pode a criatura imperfeita, ser moralmente melhor que o criador perfeito?
Falha na matrix!

Só um hiper-ultra-mega-super sádico para pensar em fazer uma coisa dessas.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #243 Online: 14 de Outubro de 2010, 19:51:20 »

Não tenho tanta certeza assim Giga.

Em teoria o espiritismo não deveria ser uma religião dogmática, que encara os escritos de Kardec como uma revelação de uma verdade superior. Mesmo Kardec escreveu em um de seus livros que onde o espiritismo entrasse em contradição com as novas descobertas da ciência, deveria recuar e aceitar as conclusões dessa última (ou seja, no fundo o espiritismo já deveria ter se extinguido  :twisted:).

Claro que na prática, os espíritas se comportam como os seguidores de qualquer outra religião em relação aos seus escritos. Onde a ciência o contradiz, arranjam uma alegação especial, fazem um contorcionismo para encaixar os escritos, chegam ao cúmulo de defender posições moralmente abandonadas há mais de um século, tudo para não admitir o óbvio, que o livro está cheio de erros e é produto da visão humana da época, não de espíritos superiores.

Nesse ponto de vista, considero o Correio muito mais próximo da proposta original do que qualquer outra interpretação do espiritismo que já tenha visto ou debatido.

Todo espírita é um espiritualista porém nem todo espiritualista é um espírita. O problema é o uso genérico do termo espírita e o desuso do conceito de espiritualismo e isso parece ser um fenômeno local ou da língua portuguesa. Consultas no google search por exemplo sobre "spiritism" e "spiritualism" vão resultar em conteúdos completamente diferentes. Em princípio, quem abraça a doutrina de kardec é espírita, todos os demais deveriam ser considerados espiritualistas. Para evitar confusões, apenas no Brasil se faz uso dos termos  "espiritismo kardecista" ou de "mesa branca".

Portanto, o espiritualismo do Correio, que jocosamente chamo de "espiritismo epistolar" não é o espiritismo ipisis literis do Leafar, que chamo de ortodoxo pela fidelidade a Kardec. Apesar de ambos serem espiritualistas, apenas o Leafar, pelos motivos acima merece ser chamado de espírita.

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #244 Online: 14 de Outubro de 2010, 23:16:59 »
Já falei que o Correio deveria fundar uma religião espírita protestante, algo assim. Porém ele se autodefine como o legítimo espírita e os que não pensam como ele é que não são representantes do espiritismo. Se a gente for se meter em qualquer forum espírita vamos ver que as explicações que dão são sempre a la kardec. Entretanto, justiça seja feita, qto a parte da mensagem de caridade e amor ao próximo eles todos tem as mesmas opiniões. :|

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #245 Online: 19 de Outubro de 2010, 01:55:36 »

Acredito que a crença traga tb benefícios biológicos,e psicológicos.Como explicar o extase religioso? Somos meio feitos para acreditar(achismo meu).
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 19 de Outubro de 2010, 19:46:04 »
Como é aquele Inri Cristo? Ele está ganhando milhões, vivendo como marajá? Me parece que não, o mais próximo é alguma mordomia dos seus seguidores que são um pouco como servos voluntários

« Última modificação: 19 de Outubro de 2010, 19:49:08 por Angelo Melo »
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #247 Online: 19 de Outubro de 2010, 21:46:39 »
Eita.... Parece que vai rolar um blowjob  :P

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #248 Online: 01 de Novembro de 2010, 12:38:33 »
Citação de: Rios
Está definido, os animais não sofrem expiação (questão 602). Ainda segundo o espiritismo não há injustiça, logo o sofrimento deles é justo.
Mas se não há expiação como pode ser justo?
Esse é mais um dos furos do espiritismo.
Percebeu a força irresistível se chocando com o objeto que não se move? Para mim, não parece nada definido.  :?
Veja isto: -- Tudo se encadeia na Natureza, por liames que não podeis ainda perceber, e as coisas aparentemente mais disparatadas têm pontos de contato que o homem jamais chegará a compreender, no seu estado atual. Pode entrevê- los, por um esforço de sua inteligência, mas somente quando essa inteligência tiver atingido todo o seu desenvolvimento e se libertado dos preconceitos do orgulho e da ignorância poderá ver claramente na obra de Deus. Até lá, suas idéias limitadas lhe farão ver as coisas de um ponto de vista mesquinho e acanhado. Sabei que Deus nunca se contradiz e que tudo, na Natureza, se harmoniza através de leis gerais, que jamais se afastam da sublime sabedoria do Criador.
Nisto me faz concluir que não possuo erudição para esclarecer este debate. Sinto muito. :|
Quanto a Kardec, há um fato ignorado por muitos. Kardec era um homem comum para sua época, havia muitos que lhe superavam em sabedoria e discernimento. A DE foi anunciada como uma obra dos espíritos, não de Kardec. Não vamos entrar nesta discussão, afinal a idéia da existência ou não de espíritos está no campo da fé. Kardec poderia muito bem, como homem da sua época, entender melhor alguns pontos e não outros. Ele sabia que aprovação de alguns temas dependeria dos avanços da humanidade. A obra estava incompleta e sua adaptação a novos tempos e conceitos se faz como regra. Como homem comum, não seria estranho a idéia de um arrependimento a algumas partes ou a obra em absoluto como foi apresentada. Porém, Kardec não é o espiritismo, e o espiritismo não depende de uma pessoa. Hoje, muitos espíritas filtraram a obra. No que toca a superstições, erros científicos, idéia da inferioridade entre raças entre muitos outros assuntos. Com está filtragem então, a doutrina tornou-se um motor para o melhoramento pessoal, humanização, relacionamento interpessoal e ética.
E para encerrar o assunto. Não sou melhor a ninguém e não estou inventando nenhum novo espiritismo. Há absurdos no espiritismo? SIM! Porém o resumo do que se encontra até o momento traz frutos de solidariedade, amor e perdão. Não tente tapar o sol com a peneira porque não funfa!  :)

Um abraço

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #249 Online: 01 de Novembro de 2010, 13:00:27 »
Citação de: Gigaview

Portanto, o espiritualismo do Correio, que jocosamente chamo de "espiritismo epistolar" não é o espiritismo ipisis literis do Leafar, que chamo de ortodoxo pela fidelidade a Kardec. Apesar de ambos serem espiritualistas, apenas o Leafar, pelos motivos acima merece ser chamado de espírita.
Senhor Giga, o que importa rótulos? Além do mais, o espiritismo não é para ser seguido com antolhos, há muitos lados para se olhar. Kardec não é o espiritismo, assim como nem eu sou ou mesmo meu colega Leafar.
Lembra desta lenga-lenga?
O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.
Tem muito mais por lá, algumas partes até exageradas quanto a ser bom, no que, final das contas, é o mesmo que ser espírita. Não sou ainda, concluo que nem mesmo o Leafar o seja ou se há alguém que algum dia poderá sê-lo.
Mas a moral da história é está.  :wink:

Tenha um bom dia  :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!