Já ouviu falar no conceito de segurança do trabalho? Essa é uma responsabilidade básica de todo empregador e que deve sim ser garantida por lei, pois geralmente o chefe que fica sentado confortavelmente na sua salinha com ar condicionado não vai se preocupar em garantir as condições mínimas de segurança para seus funcionários se isso representar um custo a mais para ele. O que você está propondo já foi tentado na distopia anarco-capitalista do princípio da Revolução Industrial, quando empregados, inclusive crianças, trabalhavam 16 horas por dia sem condições básicas de segurança e higiene para ganhar uma mixaria. Não, obrigado, há situações em que o Estado ser papai protetor não é tão ruim assim.
E as coisas não são bem assim que qualquer um é livre para abandonar sua profissão e buscar outra que preferirem, que país você acha que é este? Trabalho é necessidade, ninguém deve ser submetido a condições adversas de trabalho para suprir suas necessidades básicas e de suas famílias. A lei paulista anti-fumo é exemplar.
Isso é pura ilusão.
Os supostos "direitos trabalhistas" são um mito criado pelo mesmo tipo de gente de funda CARTÉIS sindicais que tentam decretar salario minimo, mesmo sendo de conhecimento cientifico que o que determina os preços no mercado é a lei da oferta e da demanda, e que, por isso, o decreto de salario minimo tem com único efeito e PROIBIÇÃO de que individuo trabalhem, criando assim desemprego.
Empresas como Google, e Microsoft desmente o mito do patrão malvado que escraviza o pobre trabalhador, oferecendo voluntariamente benefícios que todo funcionário sonha.
TODA LEI TRABALHISTA É ANTI-DEMOCRÁTICA, já que tenta legislar sobre relações pessoas, tirando dos indivíduos envolvidos a liberdade de decisão.
Um cartel sindical e governos decretarem regras trabalhistas é tão democrático quanto eu criar uma instituição dizendo com quem, quando e como você pode ou não namorar com alguém.
Não sou eu quem deve legislar sobre quantos beijos você deve dar, nem quantas vezes por semana deve ir ao cinema, nem se podem ou não praticar esportes radicais juntos.
Uma relação de namoro é assunto PESSOAL que só cabe aos dois indivíduos envolvidos que em comum acordo se relacionam.
Ninguém é obrigado a namorar com ninguém e EU interferir numa relação que não me diz respeito não é democratico.
O mesmo se da com relações trabalhistas.
Eu não sou obrigado a trabalhar pra ninguém e não é um cartel sindical quem deve me dizer se eu posso ou não trabalhar pelo salario que EU ACHO JUSTO, nem é o governo quem deve decidir que condições sanitárias e riscos eu devo ou não aceitar.
Uma relação trabalhista é questão pessoal que só diz respeito aos indivíduos envolvidos.
Hoje com todo o governo e com todas as leis, crianças trabalham em carvoarias no Brasil.
Isso prova que o problema não é fruto da liberdade de decisão, e que a supressão dessa liberdade não corrige o problema.
Muito pelo contrario, o trabalho livre no inicio da revolução industrial permitiu o enriquecimento de toda aquela gente, eliminando a miséria e junto com ela o trabalho infantil e condições ruins de trabalho.
É a miséria e não a liberdade, a origem desses problemas, hoje, sem a liberdade, com as regras escravagistas criadas por carteis sindicais e governos, fica mais difícil para o cidadão enriquecer.
O resultado é a perpetuação da miséria e consequentemente do trabalho infantil.
Esse é o resultado de uma sociedade guiada por fanáticos políticos que negam o conhecimento cientifico moderno.