a) Deus trabalha de formas misteriosas e escreve certo por linhas tortas.
b) As vítimas foram punidas por seus pecados dessa vida ou de passadas.
c) As vítimas estão passaram por uma provação experimental para evoluir e/ou testar sua fé.
d) Deus levou as vítimas para perto dele, onde sua recompensa será infinitamente maior que a provação por que passaram.
Na primeira alternativa, poderia dizer que, para nós, funcionaria de forma misteriosa, mas não teria esse negócio de escrever por linhas tortas. Essa idéia está relacionada ao fato das pessoas verem Deus como uma entidade, o que pode não ser uma verdade, ainda que isso seja afirmado por supostas entidades espirituais (ainda assim não concordaria com elas, pois Deus como entidade consciente é-me um conceito absurdo). Deus, Alá, Jeová, não interessa, desde que se trate apenas de uma causa primária inconsciente, e não mitológica.
Poderia dizer que nem todo acidente que ocorre com um indivíduo tem relação com um pecado cometido numa vida anterior ou atual. Pode ser uma prova a ser vivenciada, por exemplo. Ninguém neste mundo nasce à toa, como pensam os humanistas seculares (do ponto de vista espiritual).
Quanto à terceira alternativa, não vou afirmar e nem negar, pois cada caso é um caso.
Diria que Deus não condena e nem recompensa, isso é um pensamento que o homem criou dentro de sua convicção sobre a causa primária, mas ela, a meu ver, não faria nada de forma consciente, não condenaria ou premiaria, simples assim. Somos nós que condenamos e premiamos e refletimos isso num deus mitológico em que colocamos as nossas confianças e esperanças (mas eu já não faço mais isso, hein).
Para se provar a existência de Deus (não como entidade religiosa e mitológica, mas como uma causa primária de natureza desconhecida) teria que se chegar à conclusão de que é necessário haver uma causa primária para toda a existência que percebemos. Enquanto não haver uma unanimidade para isto, a hipótese da existência de Deus ficará sob critério de cada um. Bem, como o meu raciocínio não humanista secular me indica a necessidade da existência de uma causa primária para todos os eventos, então fica aí a minha hipótese.