Autor Tópico: RELIGIOSOS desse fórum,me respondam...  (Lida 16668 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: RELIGIOSOS desse fórum,me respondam...
« Resposta #125 Online: 02 de Dezembro de 2010, 10:16:23 »
À luz de nossa cultura sim. Mas veja a explicação sobre os índios que dei acima.

Eu discordo da posição da FUNAI e da lei brasileira e acredito que a missionária estava moralmente correta em tentar salvar a criança. Antes de qualquer coisa, nós somos indivíduos e a criança recém-nascida já é um indivíduo também, se uma cultura desrespeita os direitos do indivíduo, a começar pelo mais fundamental, que é o da vida, por que deveríamos respeitar essa cultura? Nenhuma cultura é mais preciosa que um único indivíduo.

A presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição. 

[...]

Artigo I

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão  e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.  

Artigo II

Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua,  religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

Artigo III

Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.  

http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm

Como signatários, é uma vergonha que ainda exista uma posição oficial do Estado a favor dessas barbaridades cometidas contra crianças. :no:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #126 Online: 02 de Dezembro de 2010, 12:07:41 »
Famado, volto a lhe falar.  Não lhe conheço bem, mas me parece ser boa pessoa.  Tenho certeza que independete da análise da moral indígina nos casos acima citados, você eu e todos do fórum (espero que todos :) ) concordam que matar um filho dessa maneira é errado - ou imoral, se preferir.
Concordo que na cultura dos índios e do judeus do antigo testamento várias práticas nos são repulsivas.

Famado, a questão não é nossotros acharmos imoral escravidão, infanticídio, genocídio.
Nem é o fato de uma tribo na idade de bronze fazer isso utilizando justificativa religiosa.

A contradição está nas atitudes de Deus.

Se a moral divina é absoluta ela é a mesma naquela época e agora. Logo para Deus é moralmente certo estuprar, assassinar, escrvisar, etc...

ou não?

Como tenho dito, é uma questão difícil. Veja, os direitos humanos como os conhecemos e praticamos, os direitos da mulher, o direito de expressão e mais um monte de direitos, são todos adventos do século XX e no mundo ocidental. Acho que caminhamos para um mundo mais justo e igualitário. Acho mesmo que no futuro o mundo será muito bom. Acredito que o homem chegará longe socialmente e tecnologicamente. Poderíamos pensar que Deus poderia ter ditado as regras para Moisés como a conhecemos e praticamos hoje em dia em nossa cultura. Nada de escravidão, de morticínio, de humilhação de mulheres, etc, mas não sei se isso era praticável. Obviamente que as atrocidades descritas em alguns episódios do VT colocam a moral daquele "deus" em xeque, mas acho tb que é uma questão mais complexa que a nossa simples análise feita aqui.

Poderíamos abrir um tópico versando sobre moral e ética, como evoluem, se uma determinada sociedade de uma época e local específico estaria preparada para mudanças drásticas em termos de direito, etc.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #127 Online: 02 de Dezembro de 2010, 12:19:54 »
Eu acho repugnante essa história de que a cultura justifica violência e covardia.

Não sei se justifica, mas explica.

O que não fica bem explicado é como um ser onisciente está preso a relativismos morais de uma determinada época.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #128 Online: 02 de Dezembro de 2010, 12:25:13 »
Leia o que postei anteriormente a este seu post.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 02 de Dezembro de 2010, 12:39:36 »
Eu acho a pergunta do Gaúcho completamente procedente. Temos visto avanços enormes em direção a uma sociedade mais justa e igualitária e a maioria desses avanços são relativamente recentes, datam do século XVIII para cá. Mas essas todas são conquistas do homem. É de se admirar que esse suposto Deus, que supostamente baixou as normas de conduta que o homem deveria seguir há mais de cinco mil anos tenha feito tão pouco, pior ainda, como ele pode ter compactuado e até incentivado tanta coisa errada... a somente quando o homem tirou Deus da jogada e pensou em sistemas de governo, justiça e moral laicos ele tenha se tornado um ser melhor. Como pode isso?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #130 Online: 02 de Dezembro de 2010, 12:42:31 »
Leia o que postei anteriormente a este seu post.

Sim, eu li. Mas esse post não explica o porque de deus estar preso ao relativismo moral daquela época. Pela sua explicação, deus simplesmente foi "na onda".

-"Quer saber? Eu adoraria escrever sobre respeito, solidariedade e amizade, mas esse povo não gosta dessas coisas. Vamos simplesmente escrever sobre infanticídios e incestos".

Não é que eu estou querendo ser chato, é que pra mim isso realmente não faz o menor sentido.  :wink:

EDIT: ó, o Uiliníli explicou melhor o que eu queria dizer  :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #131 Online: 02 de Dezembro de 2010, 12:50:12 »
Eu acho a pergunta do Gaúcho completamente procedente. Temos visto avanços enormes em direção a uma sociedade mais justa e igualitária e a maioria desses avanços são relativamente recentes, datam do século XVIII para cá. Mas essas todas são conquistas do homem. É de se admirar que esse suposto Deus, que supostamente baixou as normas de conduta que o homem deveria seguir há mais de cinco mil anos tenha feito tão pouco, pior ainda, como ele pode ter compactuado e até incentivado tanta coisa errada... a somente quando o homem tirou Deus da jogada e pensou em sistemas de governo, justiça e moral laicos ele tenha se tornado um ser melhor. Como pode isso?

Acho que o cristianismo tem grande influência sobre os direitos humanos. Há muito da moral cristã nas conquistas sociais. Não sei se a justiça e a moral às quais estamos ligados são laicos ou tão laicos, como vc afirma.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #132 Online: 02 de Dezembro de 2010, 12:58:48 »
Acho que o cristianismo tem grande influência sobre os direitos humanos. Há muito da moral cristã nas conquistas sociais. Não sei se a justiça e a moral às quais estamos ligados são laicos ou tão laicos, como vc afirma.

Famado,

A Justiça tem muito da Roma Antiga.. Não seja ingenuo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:03:48 »

Por essa lógica, o período que vai da conversão de Roma ao Cristianismo até o início do Iluminismo, o que abarca toda a extensão da Idade Média, deveria ser uma utopia de moral e justiça, e não uma era marcada pela Inquisição, pelas cruzadas, pelo genocídio de povos indígenas, pela escravidão negra, etc.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #134 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:12:47 »
Eu não estou afirmando que o cristianismo é ou foi o único determinante nos direitos humanos modernos, mas que teve e tem influência. Aliás, não entendo porque a poligamia não é descriminalizada, a não ser por influência do cristianismo, ou das religiões que impõem a monogamia.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2010, 13:38:06 por famado »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:19:53 »
Eu me pergunto é, se o Cristianismo teve tanta influência sobre a constituição dos direitos humanos modernos, por que razão esses mesmos direitos foram fundamentados justo no momento da história em que o Cristianismo mais começava a perder poder e influência sobre a nossa civilização? Os Direitos Humanos são fruto do Iluminismo, um movimento expressamente laico e anticlerical. Não foi nenhum homem da igreja que os criou, pelo contrário, foram seus inimigos. Como pode?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #136 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:21:12 »
Eu não estou afirmando que o cristianismo é ou foi o único determinante nos direitos humanos modernos, mas que teve e tem influência. Aliás, não entendo porque a poligamia não é descriminalizada, a não ser por influência do cristianismo, ou das religiões que impõe a monogamia.

Pronto...

Famado agora esqueceu que a monogamia esta presente em várias espécies cujo comportamento traz mais benefícios do que malefícios em determinados grupos...

Mas não, ele vai insistir que monogamia é imposição religiosa...

Esperem só para ver...

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #137 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:32:13 »
Eu me pergunto é, se o Cristianismo teve tanta influência sobre a constituição dos direitos humanos modernos, por que razão esses mesmos direitos foram fundamentados justo no momento da história em que o Cristianismo mais começava a perder poder e influência sobre a nossa civilização? Os Direitos Humanos são fruto do Iluminismo, um movimento expressamente laico e anticlerical. Não foi nenhum homem da igreja que os criou, pelo contrário, foram seus inimigos. Como pode?

Rousseau teve grande influência do cristianismo. Seu pai era calvinista e ele foi educado por pastores. Ele não era propriamente um cristão, mas suas idéias fatalmente foram influenciadas por sua educação basicamente cristã.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #138 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:35:28 »
Eu não estou afirmando que o cristianismo é ou foi o único determinante nos direitos humanos modernos, mas que teve e tem influência. Aliás, não entendo porque a poligamia não é descriminalizada, a não ser por influência do cristianismo, ou das religiões que impõe a monogamia.

Pronto...

Famado agora esqueceu que a monogamia esta presente em várias espécies cujo comportamento traz mais benefícios do que malefícios em determinados grupos...

Mas não, ele vai insistir que monogamia é imposição religiosa...

Esperem só para ver...

Cara, não adianta, monogamia é um valor imposto pelas religiões. Nem vem que não tem. Eu não sou biólogo, mas não precisa de grande conhecimento pra saber que a maioria das espécies não é monógama e muito menos o homem. Inclusive nem todas as sociedades são monógamas.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #139 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:36:16 »
Aliás, podemos discutir tb sobre casamento legal e relações extra-conjugais.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #140 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:53:06 »
Cara, não adianta, monogamia é um valor imposto pelas religiões. Nem vem que não tem. Eu não sou biólogo, mas não precisa de grande conhecimento pra saber que a maioria das espécies não é monógama e muito menos o homem. Inclusive nem todas as sociedades são monógamas.

Concordo com você.

Não sendo biólogo, ou ter o mínimo de conhecimento sobre este assunto, eu realmente concordo com você: Monogamia é imposta pela religião.

Mas como eu conheço deste assunto biologicamente falando, nem vou perder meu tenho debatendo isto aqui.

Para você e somente você, é imposto pela religião, ponto final.

A propósito: Quando você vai defender que o poliamor é imposto pela religião também?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #141 Online: 02 de Dezembro de 2010, 13:55:49 »
Aliás, podemos discutir tb sobre casamento legal e relações extra-conjugais.

Isto é papo-furado. Teríamos que abrir um tópico nesta parte do fórum.

No entanto, eu não gostaria de debater relações extraconjugais de gente frustrada... :hehe:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #142 Online: 02 de Dezembro de 2010, 14:04:38 »
Abre um tópico aí! O tema pode ser aquele mesmo de homossexualismo x descriminalização de poligamia x extinção do casamento legal x liberação de relações extra-conjugai x honestidade intelectual x coerência. Vai dar um bom debate!

Agora, se quiser, pode declarar que eu venci que tá tudo certo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #143 Online: 02 de Dezembro de 2010, 14:10:55 »
Abre um tópico aí! O tema pode ser aquele mesmo de homossexualismo x descriminalização de poligamia x extinção do casamento legal x liberação de relações extra-conjugai x honestidade intelectual x coerência. Vai dar um bom debate!

Já existem tópicos com esses temas, basta pesquisar.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #144 Online: 02 de Dezembro de 2010, 14:23:44 »
Dá o link aí! Tem certeza que fala sobre todos estes assuntos em um único balaio?

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #145 Online: 02 de Dezembro de 2010, 14:29:36 »

Putz! Você tem algum problema de ego?
 :hein:
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #146 Online: 02 de Dezembro de 2010, 14:31:45 »
Não, é de meme mesmo.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #147 Online: 02 de Dezembro de 2010, 14:44:55 »
Citação de: [url=http://][/url]
as atrocidades descritas em alguns episódios do VT colocam a moral daquele "deus" em xeque, mas acho tb que é uma questão mais complexa que a nossa simples análise feita aqui.

Nao é uma questao complexa, javé é uma invençao humana logo ele teria os mesmos valores morais de seus inventores

Um deus tribal guerreiro sangue-no-zoio

E nao existe moral judaico-cristã

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #148 Online: 02 de Dezembro de 2010, 14:46:48 »
Como assim não existe moral judaico-cristã? Há tantos códigos morais, por que não existiria um judaico-cristão?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 02 de Dezembro de 2010, 15:13:48 »

Putz! Você tem algum problema de ego?
 :hein:

É o ultimo movimento do pombo enxadrista...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!