Famado, volto a lhe falar. Não lhe conheço bem, mas me parece ser boa pessoa. Tenho certeza que independete da análise da moral indígina nos casos acima citados, você eu e todos do fórum (espero que todos
) concordam que matar um filho dessa maneira é errado - ou imoral, se preferir.
Concordo que na cultura dos índios e do judeus do antigo testamento várias práticas nos são repulsivas.
Famado, a questão não é nossotros acharmos imoral escravidão, infanticídio, genocídio.
Nem é o fato de uma tribo na idade de bronze fazer isso utilizando justificativa religiosa.
A contradição está nas atitudes de Deus.
Se a moral divina é absoluta ela é a mesma naquela época e agora. Logo para Deus é moralmente certo estuprar, assassinar, escrvisar, etc...
ou não?
Como tenho dito, é uma questão difícil. Veja, os direitos humanos como os conhecemos e praticamos, os direitos da mulher, o direito de expressão e mais um monte de direitos, são todos adventos do século XX e no mundo ocidental. Acho que caminhamos para um mundo mais justo e igualitário. Acho mesmo que no futuro o mundo será muito bom. Acredito que o homem chegará longe socialmente e tecnologicamente. Poderíamos pensar que Deus poderia ter ditado as regras para Moisés como a conhecemos e praticamos hoje em dia em nossa cultura. Nada de escravidão, de morticínio, de humilhação de mulheres, etc, mas não sei se isso era praticável. Obviamente que as atrocidades descritas em alguns episódios do VT colocam a moral daquele "deus" em xeque, mas acho tb que é uma questão mais complexa que a nossa simples análise feita aqui.
Poderíamos abrir um tópico versando sobre moral e ética, como evoluem, se uma determinada sociedade de uma época e local específico estaria preparada para mudanças drásticas em termos de direito, etc.