Eu elaborei uma compilação de interpretações das diversas correntes cristãs sobre diversos assuntos. Estou em um esforço para que isso vire um manual. Talvez consiga.
Hum, parece interessante, no aguardo.
Os erros não são graves e as alterações são bem conhecidas.
Bom, se ninguem tem o original (nem perto disso) como saber o quanto ela foi alterada?
qualquer um usa qualquer coisa pra justificar seus atos.
Concordo com a afirmação, inclusive nem precisa justificativa para fazer qualquer ato, bom ou ruim.
Eu posso alegar que minha interpretação de Harry Potter me leva a aceitar o unicornio Rosa como único Deus. Mais provável que eu tenha um problema de interpretação de texto ou algum distúrbio mental, não?
Mas se eu escolho quais partes da Bíblia são literais ou não (usando esse critério arbritário) posso justificar pontos de vista totalmente diferentes sobre moralidade, Gênese, Costumes e moral.
Então é possível usar a Bíblia para negar aos gentios comer porco (ou autorizar) utilizando apenas as contradições do texto, de uma maneira lógica (para a cabeça do crente) já que EU determinei qual parte vale e qual não vale.
Deus tem uma moral absoluta, mas o homem não.
Bem, existe uma moral cristã bem definida, mas mesmo assim a moral cristã pode variar um pouco conforme a cultura.
Vc acha que a moral dos homens é absoluta?
Famado, a moral varia conforme a cultura e a época, ou seja concordo que a moral do homen é relativa. Atos praticados no passado tem explicação pela situação vigente (infanticidio, segregação, escravidão), mas hoje são reprováveis.
Porém se a moral de Deus é absoluta esses mesmos atos cometidos diretamente por Deus como descritos na Bíblia eram morais na época, continuam morais hoje e serão morais amanhã. Ou não?