Na verdade a popularidade de times do Rio no Nordeste vem de antes da Globo! Meu pai é baiano e vascaíno e quando eu lhe perguntei porque na minha cidade todo mundo torcia para Vasco e Flamengo em vez de Bahia e Vitória, ele disse que isso vem do tempo do rádio ainda! Não é coisa dos anos 70 e 80, como vocês estão imaginando, é coisa dos anos 40 e 50. Gente, eu tinha uma colega na escola que era torcedora do América-RJ, porque o pai dela era torcedor do América; a Rede Globo não explica um fenômeno desses... A Globo passa jogos de times do Rio nesses estados porque eles já tinham grandes torcidas por lá, e se ela tem alguma influência nas torcidas de grandes times hoje, essa influência está em aumentar a popularidade dos times paulistas, essa sim é mais recente.
Sobre a questão dos títulos, acho que eles ajudam a conquistar novos torcedores entre os mais jovens, mas não explicam todo o tamanho das torcidas. Na verdade, muitos clubes carregam uma cultura toda em torno deles, dois exemplos óbvios são Vasco e Palmeiras, que são times de comunidades estrangeiras. Já o Corinthians, o Flamengo e o Internacional conseguiram firmar a imagem de times do povão, do trabalhador, seguindo o caminho contrário de São Paulo, Fluminense e Grêmio, que cultivaram por muito tempo uma aura de elitismo, e isso se reflete hoje na desproporção de torcedores de um clube ou outro entre as classes altas e as médias e pobres.