Enquete

Quem vai ser o campeão mundial de Clubes este ano?

Santos
Barcelona
Monterrey
Outro

Autor Tópico: Futebol 2011  (Lida 96259 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Futebol 2011
« Resposta #800 Online: 06 de Outubro de 2011, 22:41:56 »
Se não for contar aqueles "títulos nacionais" pré-71, Grêmio realmente possui mais títulos relevantes que o Palmeiras.

Mundial 1x0
Libertadores 2x1
Copa do Brasil 4x1
Brasileiros 2x4

Total: 9x6

De qualquer jeito, eu entendo que times de SP e RJ deem mais audiência, lá pro norte/nordeste, do que times gaúchos e mineiros.

O problema é que o Grêmio vende muito PPV, geralmente sendo campeão de vendas, então mesmo quando o Grêmio joga fora, a TV local passa outros jogos. :'(

Durante os anos 80 e 90 não existiu um campeonato mundial interclubes e sim a Copa Toyota que não era reconhecida como tal pela FIFA.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #801 Online: 06 de Outubro de 2011, 22:42:53 »
[...]
Como se 71 fosse um baita divisor de aguas

É o divisor oficial. Quer se goste ou não.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #802 Online: 06 de Outubro de 2011, 22:44:24 »
Na verdade a popularidade de times do Rio no Nordeste vem de antes da Globo! Meu pai é baiano e vascaíno e quando eu lhe perguntei porque na minha cidade todo mundo torcia para Vasco e Flamengo em vez de Bahia e Vitória, ele disse que isso vem do tempo do rádio ainda!
[...]

Exatamente. A popularidade dos times cariocas no Nordeste é muito anterior ao advento da televisão com jogos ao vivo.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #803 Online: 06 de Outubro de 2011, 22:50:07 »
[...]
Sobre a questão dos títulos, acho que eles ajudam a conquistar novos torcedores entre os mais jovens, mas não explicam todo o tamanho das torcidas. Na verdade, muitos clubes carregam uma cultura toda em torno deles, dois exemplos óbvios são Vasco e Palmeiras, que são times de comunidades estrangeiras.
[...]

A conquista de títulos (ou longo jejum de) fazem os números das torcidas variar, claro, mas é um processo longo. Times como o SPFC tiveram um grande aumento de popularidade de quinze anos para cá, fazendo crescer o número de jovens são-paulinos. O contra-exemplo é o América-RJ, um time grande que encolheu até quase sumir.
[...]

Existem múltiplos motivos para alguém optar por um clube em detrimento de outro, mas o "sofrimento" advindo de longos períodos sem títulos parece ser um dos mais fortes, ainda que pareça um contra-senso. Aqui no Paraná, foi o que ocorreu com o Atlético, ainda que a conquista de títulos e a construção de uma infra-estrutura nova e moderna também ajudaram muito na primeira década dos anos 2000.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #804 Online: 06 de Outubro de 2011, 22:51:19 »
A fase de muitos títulos do São Paulo é bem recente e certamente vai causar impactos num futuro próximo.

Já está causando. Basta fazer uma enquete com crianças e jovens de até 16 anos.
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #805 Online: 13 de Outubro de 2011, 16:07:10 »
Sindicato admite greve dos jogadores por agressão a João Vitor

Segundo o presidente da Sapesp, Rinaldo Martorelli, paralisação depende do engajamento dos atletas

O Sindicato dos Atletas de São Paulo - Sapesp ­ admite a hipótese de realizar uma greve entre os jogadores depois do incidente da última terça-feira, quando o volante do Palmeiras João Vitor foi agredido por um grupo de cerca de 15 torcedores nas imediações do clube.

Rinaldo Martorelli, presidente do sindicato, afirmou ao jornal ‘Marca Brasil’ que já conversou com o goleiro palmeirense Marcos sobre essa possibilidade, que dependeria da motivação dos demais atletas do país.

"Vamos marcar uma reunião com os jogadores e definir uma estratégia para preservar a integridade deles. Já acionei o Ministério Público, a Federação Paulista e a Secretaria de Segurança Pública", disse Martorelli. "Tem que ver o engajamento dos atletas de vários clubes. Temos que retomar o controle, senão está violência ainda vai acabar em morte."

http://esportes.br.msn.com/futebol/sindicato-admite-greve-dos-jogadores-por-agress%c3%a3o-a-jo%c3%a3o-vitor

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #806 Online: 13 de Outubro de 2011, 17:35:43 »
Já vi cara ser preso por motivo estúpido, mas botar a liberdade em xeque por causa de resultado de jogo de futebol leva de lavada...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #807 Online: 13 de Outubro de 2011, 19:53:40 »
Já vi cara ser preso por motivo estúpido, mas botar a liberdade em xeque por causa de resultado de jogo de futebol leva de lavada...

É triste mas é muito comum. Se dependesse de mim todas as torcidas organizadas seriam dissolvidas e ou os seus (ex-)sócios ficariam sob cerrada vigilância nos dias de jogos.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #808 Online: 13 de Outubro de 2011, 19:57:39 »
Se dependesse de mim todas as torcidas organizadas seriam disolvidas e seus (ex-)sócios também!

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #809 Online: 13 de Outubro de 2011, 20:03:10 »
Coisas que eu acho que deveriam ser obrigatórias em estádio de futebol:

- cadeiras numeradas;
- máximo 5 ingressos por comprador;
- câmeras vigiando todo os estádio, para identificar quem na torcida causou problemas;
- uma carteirinha de torcedor para quem quiser entrar no estádio, de maneira que haverá um registro de todos os presentes no estádio e sua localização;
- representantes da justiça presentes, para julgar os casos e decretar a pena ainda no estádio.

It's an award I've won"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #810 Online: 13 de Outubro de 2011, 20:04:48 »
Em "água régia" não seria melhor? :lol:
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #811 Online: 13 de Outubro de 2011, 20:07:48 »

- cadeiras numeradas;
- câmeras vigiando todo os estádio, para identificar quem na torcida causou problemas;
- uma carteirinha de torcedor para quem quiser entrar no estádio, de maneira que haverá um registro de todos os presentes no estádio e sua localização;
- representantes da justiça presentes, para julgar os casos e decretar a pena ainda no estádio.

Uma boa base de educação formal e humanística misturadas com uma boa formação familiar resolveriam a maioria dos problemas.

O resto pode ser solucionado pelos cacetetes (ou pelo ácido do uíli  :P).
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #812 Online: 13 de Outubro de 2011, 20:20:50 »
Uma boa base de educação formal e humanística misturadas com uma boa formação familiar resolveriam a maioria dos problemas.
A Inglaterra tinha bastante disso e mesmo assim os caras continuavam se matando. Quando encheram os estádios de câmeras e começaram a prender e julgar as pessoas lá mesmo (e com penas pesadas), acabaram-se as brigas nos estádios que voltaram a ser um local para as famílias.

It's an award I've won"

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #813 Online: 13 de Outubro de 2011, 23:03:06 »

- cadeiras numeradas;

- ...decretar a pena e executar ali mesmo
- Atiradores de Elite
- Eletrocução imediata ante copo de xixi

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #814 Online: 14 de Outubro de 2011, 00:05:15 »
Não sei nos outros estados, mas no RS os estádio possuem um local, com um juiz, para julgar os atos cometidos dentro ou nos arredores do estádio, em dia de jogo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #815 Online: 14 de Outubro de 2011, 00:10:55 »
E se Deus existe, há um lugar no inferno reservado para os gandulas que repõem a bola mais rápido ou não conforme a necessidade do time mandante...

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #816 Online: 14 de Outubro de 2011, 18:43:40 »

E a ampla defesa e o contraditório? No Brasil ficamos presos à lei em tudo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #817 Online: 14 de Outubro de 2011, 18:50:07 »

E a ampla defesa e o contraditório? No Brasil ficamos presos à lei em tudo.

Pelo contrário. No Brasil ninguém vai preso. :lol:
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #818 Online: 14 de Outubro de 2011, 19:31:53 »
Em qualquer país civilizado se fica preso à lei em tudo. O problema do Brasil é que o processo legal é ineficiente e pegajoso demais, comparado a outros países.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #819 Online: 20 de Outubro de 2011, 09:55:36 »

http://futirinhas.com/times/america-convoca-times-mineiros-para-evento-no-facebook/

Já estão dizendo que ano que vem a série B se chamará série BH

It's an award I've won"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #820 Online: 20 de Outubro de 2011, 14:26:40 »
O acaso e a dança dos treinadores: estou lendo o livro "O Andar do Bêbado" de Leonard Mlodinow e isso reforçou a minha conclusão de que o futebol, especificamente um campeonato disputado como o brasileiro, depende muito, mas muito mais mesmo da sorte do que o torcedor, a imprensa e os profissionais do esporte admitem. E isso é o que torna o esporte tão interessante.

Recentemente o treinador Adílson Batista do São Paulo foi demitido após uma série de 6 jogos sem vitória. Tite do Corinthians também já passou por uma crise por atingir 6 partidas sem vitória e Wanderley Luxemburgo do Flamengo se segurou na cadeira após 10 resultados negativos. E todos estes times atualmente estão na ponta do campeonato, disputando o título, de forma que ninguém duvida que eles têm qualidade.

Assumindo que o futebol fosse 100% sorte e sem nenhuma influência da habilidade, tentei calcular a probabilidade de uma série como essas acontecer. Historicamente, há um padrão no futebol de que o time mandante tende a vencer 50% das vezes, empatar 25% e perder 25% das partidas. Assim, a menos que meus conhecimentos em probabildade sejam ainda menores do que eu acho que são (e nesse caso há dezenas de pessoas mais competentes no fórum para me corrigir), em 6 jogos, três com mando e três sem mando, as chances de não conseguir vitórias são:

C   F   C   F   C   F
.5 .75 .5 .75 .5 .75

O produto das probabilidades dá algo como 0,05; ou seja, 5% ou uma chance em 20. O campeonato tem exatamente 20 equipes, então isso não torna plausível que ao fim de 6 rodadas pelo menos um time esteja passando por uma série azarada? E sendo que o campeonato tem 38 rodadas, não faltam oportunidades a partir da sexta rodada para um time completar uma série ruim. Que acham disso?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #821 Online: 20 de Outubro de 2011, 14:38:32 »
Sim, é mais ou menos por aí :)

De fato, Sun-Tzu e Enrico Fermi já disseram algo parecido referindo-se a "grandes generais"...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #822 Online: 20 de Outubro de 2011, 14:45:25 »
E os técnicos famosos ganham dezenas ou até centenas de vezes mais que esses "grandes generais"... E nós dizemos que o campeão de um torneio de pontos corridos é o melhor do país, mesmo que sua diferença em relação a outros competidores seja bem menor do que uma margem estatística que garantisse que ele não teve simplesmente mais sorte. Este ano, com 7 times disputando o título a apenas 8 rodadas do fim, mais do que nunca o campeão provavelmete será definido por ter mais sorte que os rivais.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #823 Online: 20 de Outubro de 2011, 15:06:04 »
De fato, Sun-Tzu enfatizou que, para não depender só da sorte, um grande general deveria conhecer a si mesmo, ao general inimigo, seus homens, a disposição de seu equipamento, o terreno, as condições atmosféricas, a logística etc. etc.

Ou seja, uma parcela mínima de comandantes podem se qualificar :)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #824 Online: 20 de Outubro de 2011, 15:15:37 »
É costumeiro comentários como "o time jogou bem, mas não deu sorte". Às vezes é porque são times que trabalham com a posse de bola, que dá a impressão que o time joga bem, mas não tem um bom passe vertical. Ficam tocando a bola e a jogada nunca sai - e o outro time acaba aproveitando o contra-ataque, com os atacantes descansadinhos. Mas de fato, um chute à longa distância que um jogador nunca mais acerta na vida, uma bola desviada que entra, uma bola cruzada certinha (o que é MUITO aleatório dada a capacidade de nossos laterais). Sorte é mesmo um fator muito grande, ainda mais num campeonato tão nivelado como o daqui. É uma das graças do futebol. Torcer pro Barcelona deve ser uma coisa chata - agora, torcer para um time brasileiro é outra história!

O único jeito de dizer que um time é melhor que o outro é fazendo infinitos jogos e ver quem ganha mais. :P

Quanto ao "fator casa", ele dá uma idéia de quanto a cabeça dos jogadores, o ânimo, importa na hora do jogo. Por outro lado, respeitar o time adversário quando joga na sua casa já é demais, e acontece muito. Uma das coisas que eu gosto do time do Flamengo - e olha que eu sou vascaíno! - é que diversos times do Flamengo que já vi jogar tem uma mania de não se intimidar no campo adversário, de jogar bem fora de casa, se impondo - o que é terrível para a cabeça dos jogadores do outro time.

De qualquer forma, gostei do idéia, uílini. E me interessei pelo livro - esta idéia de que as pessoas tem dificuldade em aceitar o aleatório de vez enquando vem à minha cabeça. Vou ver se leio, quando conseguir terminar os livros que comprei e ainda não li... Que deve ser... uns 100? :P Maldito consumismo e sebos com livros baratos!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!