Eu me simpatizo com todo o engajamento de Goswami, porém há certos pontos dos quais discordo com ele. Para mim a consciência não é a causa de tudo, é efeito em parte do cérebro e em parte do espírito. Para ele, de acordo com a física quântica, o espírito é não-local, mas para o meu raciocínio, é apenas não-local para nossa percepção, mas ainda teria localidade, só não no mundo material.
Porém há pontos dos quais me são aceitáveis, como tudo ser uma questão de possibilidades (no meu raciocínio, não da consciência, mas de uma forma de energia primária que rege tudo assim como as 4 leis: básicas gravidade, eletromagnetismo, força nuclear fraca e forte). Ou seja, o ponto em discussão é a consciência em si. Para ele tudo está centrado na consciência, para mim, numa forma de energia primária, impessoal. E que forma a consciência.
Para ele Deus é consciência, pessoal. Para mim, inconsciência, impessoal. E é por este meu raciocínio que cheguei à minha teoria.
Mas há algo em comum entre nós dois: somos contra o reducionismo materialista. Matéria não é tudo!