Deus é consciente, mas não é consciente.
A banana é amarela, mas não é amarela.
O Ipod toca música, mas não toca música.
Os espíritos existem, mas não existem.
As leis da física existem, mas não existem.
Enfim, para você Enio, tudo existe mas não existe.
Não nesse sentido! Ou existe ou não existe! Mas veja, para nós as cores são reais, para a realidade humana, mas elas são uma ilusão da mente, mas ainda existem para nós. O que estou me referindo é que o real e a ilusão acabam de certa forma se combinando numa só coisa... Mas não da forma como o Mr. Mustard colocou, como coisas antagônicas, no tipo de exemplo.
Por exemplo, a natureza segue um padrão de leis, logo estas leis existem, sabe-se disso. Da mesma forma como se sabe que existe uma força que nos puxa para baixo (gravidade). Mas também para nós existe a dor, o sentimento...
Quando falo do real ou do irreal, não falo de existência ou de inexistência, mas sim do que interpretamos como real ou ilusão. O problema é que o que nos parece real pode ser uma ilusão. As leis naturais existem, mas a forma como percebemos a matéria (energia condensada), pode ser uma ilusão. É neste ponto que quero chegar. É a forma como percebemos e julgamos.
A mesma forma para o espírito... para os que a percebem. A forma como estes percebem espíritos pode ser ilusão, mas o espírito, mesmo não sendo exatamente da forma como percebem, poderia estar ali presente. O mesmo pode ser para a forma como concebemos o mundo material.
Para mim, é tudo energia, não mais matéria em essência. Matéria, da forma como percebemos, seria somente um estado ilusório captado pelos nossos sentidos. A forma como entendemos o mundo pode não ser tão fidedigna quanto a realidade realmente é. Ainda falta para compreendermos esta realidade, e penso que estando num estado de consciência mais alto, ou seja, se estivermos ainda mais conscientes das coisas, a nossa noção do que é real aumentaria.