A questão aqui não é a de provar algo. Mas sim de uma perspectiva da realidade. Esse tempo todo eu tenho falado mais de filosofia do que de evidência de fato. Enquanto a maioria aqui encara a matéria como uma coisa essencial, eu parto do contrário, ou seja, que a matéria é consequência de energia. Além disso eu acho interessante as teorias de Michio Kaku, relacionadas ao multiverso. Já penso que a base da existência é energética, e não material. Se isso em si prova a alma, eu não sei. Quem sabe? Já existem estudos sobre isso.
Ou seja, não acredito que este universo seja mesmo o centro de tudo. É que nem a Terra, como se pensava antigamente, que era o centro do universo. Agora está para haver uma revolução na física, de que o nosso universo não é mais o centro de tudo. O mesmo vale para o materialismo em si. Muitos estão deixando a visão materialista de lado, partindo para o energismo. Mas outros ainda não parecem estar preparados para esta mudança conceitual. Por enquanto talvez seja mais uma questão de filosofia pessoal, mas penso que em breve tudo isso será provado.
Pois me faz mais sentido pensar que tudo é de fato energia do que matéria em essência. Perceba que matéria e partículas são feitas de coisas menores... mas acho que há um limite entre o particular e energético. Isso me faz mais sentido. É tudo questão de filosofia aqui. Não estou entrando em nenhum detalhe técnico. Não é questão de agradar ou não, mas sim de fazer sentido. E é isso o que eu busco constantemente, mas a perspectiva materialista me é imperfeita em certos detalhes.
E Amit Goswami, assim como Michio Kaku podem ser sim o início desta mudança. Acho ambos interessantes. Te juro, para mim a alma nada mais é do que uma estrutura formada por outras formas de energia condensada (outras partículas, matéria?). E não uma coisa mágica, que vai me salvar... Só não seria perceptível ao homem normal (com excessão de alguns que devem ter alguma estrutura que os permitam perceber).
É só esperar pra ver. Pelo que tenho visto, parece que a alma está se tornando uma evidência cada vez maior, de acordo com alguns estudos. Ainda que não seja uma coisa conclusiva, cada vez mais pessoas evidenciam isso, o que é totalmente contrário à perspectiva materialista. Não tem como eu provar aqui. A prova virá com o tempo, por meio de estudos específicos..
Fique ligado!
Obs: Fadas, duendes e coisas assim nada mais seriam do que talvez uma interpretação esotérica para certos fenômenos relacionados a uma realidade que nos parece subjetiva, mas que pode ser real. Ou seja, pode ser que estas coisas existam, mas não exatamente da forma como concebemos. Ou seja, podem existir, mas nós estarmos errados quanto a interpretação das coisas. Vocês discutem se existe ou não, mas o que mais importa para mim é se a nossa interpretação está ou não certa, pois tudo em tese pode existir, mas a nossa forma de ver as coisas ser uma ilusão.
Por exemplo, não tem como termos real certeza de que a alma ou um deus pode existir ou não. Nós podemos, pelo método, aplicar a falseabilidade de uma existência. Mas quanto se trata de coisas subjetivas (não materiais), ainda não estamos preparados para falsear nada, portanto, fica mais como interpretação. Pelo método em si, não estamos em condições de falsear estas coisas, portanto fica mais como questão de filosofia, enquanto a ciência não chega lá.
Ou seja, enquanto a ciência não poder fazer um teste específico aplicado para a falseabilidade de um deus, nenhum cientista poderá dizer se existe ou não. Se afirmar ou negar, é critério apenas pessoal, e não como verdade científica. A ciência em si não é atéia ou religiosa, é neutra. Ateu ou religioso é uma posição pessoal.
Sim, alguns querem criar uma ciência espiritualista, mas isso é mais uma questão da necessidade de se criar uma ciência com uma perspectiva diferente, ou seja, com um paradigma diferente em relação ao materialismo, ao reducionismo. É mais uma questão de demanda. Mas não vai deixar de ser ciência por causa disso, só por não seguir alguns parâmetros da que existe há séculos. E a demanda aponta cada vez mais pelo energismo, ao invés do materialismo. Não adianta, a humanidade, progressivamente, ficará cada vez mais espiritualizada. Portanto, uma ciência espiritualizada.