Autor Tópico: Física quântica - Amit Goswami  (Lida 23756 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Física quântica - Amit Goswami
« Resposta #75 Online: 19 de Janeiro de 2011, 23:03:24 »
Voces levam ele muito a sério, e ele não tem dado motivos para isso! Me parece que o caminho mais "produtivo" é levar como o Mr. Mustard...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #76 Online: 19 de Janeiro de 2011, 23:14:13 »
Voces levam ele muito a sério, e ele não tem dado motivos para isso! Me parece que o caminho mais "produtivo" é levar como o Mr. Mustard...

Contini,

Grato pelo reconhecimento.

Infelizmente eu até tentei entender o forista Enio, mas ele pede, na maioria de seus posts, que seja levado na brincadeira.

O Enio é o tipo de perfil que ignora evidências, estudos, inclusive provas de fenomenos naturais, conjecturando aquilo que apenas na cabeça dele faz sentido, simplemeste deixando de lado a história, a física, a biologia e/ou qualquer outra ciência.

Na minha casa, diante de minhas crianças ainda pequenas, eu entendo bem o que isto significa.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #77 Online: 20 de Janeiro de 2011, 13:21:40 »
Meu Deus, como esse Enio fala BOSTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Para o Enio, b**a existe, mas b**a não existe. :hehe:

LOL. Realmente ando bem estressado ultimamente. Voltarei a ignorar o troll.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 20 de Janeiro de 2011, 14:07:13 »
Ahm... Enjolras, por incrível que pareça, no que diz respeito a cores o Enio está correto: existe o espectro visível, a região de ondas
eletromagnéticas de comprimentos de onda entre cerca de 400 nm e 700 nm , e existe o fenômeno da cor, que corresponde (grosso modo)
a certos padrões de ativação neuronais correlacionados à estimulação das células cones na nossa retina. Nesse segundo sentido, as
cores realmente só existem na nossa mente. Existe uma vasta literatura acerca disso, envolvendo não só a Física como a fisiologia da visão
e teorias cognitivas.

Sabe como é, um relógio parado... :)

Eu creio que apenas a interpretação de determinados comprimentos de onda (que chamamos de cores) seja subjetiva... mas o fato é que os comprimentos de ondas de fato existem, inclusive podem ser mensurados por outros meios que não sejam os recursos físicos humanos.  :wink:

O que eu chamo de vermelho pode ser verde para você... mas isto não importa de fato, vermelho ou verde esta de fato lá.  :ok:

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #79 Online: 20 de Janeiro de 2011, 15:10:17 »
Mais uma vez, a crença da loucura nos leva à confusão, preconceito, selvagerismo e por fim ignorância. E o reducionismo nos leva a esse estado mental.

O Enio é o tipo de perfil que ignora evidências, estudos, inclusive provas de fenomenos naturais, conjecturando aquilo que apenas na cabeça dele faz sentido, simplemeste deixando de lado a história, a física, a biologia e/ou qualquer outra ciência.
Eu não ignoro os fatos, apenas ignoro certos paradigmas que me são absurdos e que nos levam à ignorância, e à crença na loucura.

Para o Enio, b**a existe, mas b**a não existe.
Cara, eu já disse, não é bem assim. Não estou discutindo se existe ou não, mas sim a forma como interpretamos as coisas, é esse o ponto da discussão!

Os comprimentos de ondas existem. As cores que vemos são produto da nossa mente, mas o comprimento está lá. E mais, eu acredito sim que cada pessoa pode ver estas cores de forma diferente. Por exemplo, a forma como eu vejo o azul pode variar levemente em relação a outro indivíduo. O comprimento de onda está lá, o que muda é a forma como percebemos. É aí a questão do real e da ilusão no qual me foco, e não na existência ou inexistência.

Só que eu usei este exemplo e extrapolei para a forma como percebemos a matéria como um todo, o que poderia em tese se aplicar à forma como vemos as cores e ouvimos os sons. Os daltônicos são uma prova disso! Porém penso que isto seria uma realidade para pessoas sem problemas na visão. A forma como você vê uma cor pode variar um pouco da minha. E penso que isso possa ter influência genética.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #80 Online: 20 de Janeiro de 2011, 15:13:40 »
Se você for ateu, não deveria ter mencionado este termo. Será que o verdadeiro ateu usa estes termos, seja nesta situação ou quando está prestes a morrer?

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #81 Online: 20 de Janeiro de 2011, 15:19:27 »
O que eu chamo de vermelho pode ser verde para você... mas isto não importa de fato, vermelho ou verde esta de fato lá.  :ok:

Pois é cara, é mais ou menos assim que eu penso tbm.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #82 Online: 20 de Janeiro de 2011, 15:23:15 »
Eu não ignoro os fatos, apenas ignoro certos paradigmas que me são absurdos e que nos levam à ignorância, e à crença na loucura.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #83 Online: 20 de Janeiro de 2011, 15:30:53 »
Ahm... Enjolras, por incrível que pareça, no que diz respeito a cores o Enio está correto: existe o espectro visível, a região de ondas
eletromagnéticas de comprimentos de onda entre cerca de 400 nm e 700 nm , e existe o fenômeno da cor, que corresponde (grosso modo)
a certos padrões de ativação neuronais correlacionados à estimulação das células cones na nossa retina. Nesse segundo sentido, as
cores realmente só existem na nossa mente. Existe uma vasta literatura acerca disso, envolvendo não só a Física como a fisiologia da visão
e teorias cognitivas.

Sabe como é, um relógio parado... :)

Eu creio que apenas a interpretação de determinados comprimentos de onda (que chamamos de cores) seja subjetiva... mas o fato é que os comprimentos de ondas de fato existem, inclusive podem ser mensurados por outros meios que não sejam os recursos físicos humanos.  :wink:

Off topic: Bicho, sem nenhum sarcasmo: você não imagina o saco de gatos filosófico em que você está mexendo com esse post. Tem filósofo e
teórico da cognição que quase sai na porrada por causa da interpretação do conceito de cor. Basta lembrar que muito do acreditamos estar
"no mundo lá fora" na verdade é criado por nossa mente. Olha só:

O quadrado A tem a mesma cor que o quadrado B. Só que não é isso que vemos. ;)

Quando alguem me pergunta eu apenas digo: cor é um estado mental que está correlacionado à estimulação de certas células na retina em
determinadas regiões de comprimento de onda. Esse estado mental também está correlacionado com outros fatores. Por exemplo, eu vejo
uma maçã como sendo vermelha, sob uma luz amarela incandescente ou sob uma lâmpada fluorescente branca apesar de que o espectro
da luz refletida pela maçã seja diferente em cada caso
. E fico por aqui.

Talvez valha a pena até a gente abrir um tópico sobre isso depois.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 20 de Janeiro de 2011, 15:42:37 »
Se fossemos enveredar pela filosofia, tão somente, em nada chegaria-se a uma conclusão.

Veja, eu tomei o cuidado de dizer que a subjetividade esta na interpretação em nossas mentes... ok, tudo bem, mas ocorre que independente da variação que a interpretação possa trazer, o estímulo de fato existe... podemos até criar artifícios para confundir esta interpretação, como no exemplo citado, mas não podemos considerar como algo inexistente.

Cores podem ser mensuradas por equipamentos que são alheios à subjetividade humana, eles não cairiam na ilusão de ótica.

Nem foi para entrar nesta celeuma que eu postei... só o meu pragmatismo não me permite que uma questão dessas (que é interessante, concordo) sirva de subterfúgio para validar questões do tipo "Deus existe porque não conseguimos sequer entender se cores são algo real".

Reais as cores são... nossas interpretações sobre elas é que podem ser (ou não... vai saber) subjetivas.  :wink:

Esfrego um fotometro na cara de qualquer filosofo.  :hihi:
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2011, 15:44:58 por Spitfire »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #85 Online: 20 de Janeiro de 2011, 15:48:36 »
Concordo. E vale lembrar que fenômenos mentais ainda são fenômenos físicos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #86 Online: 20 de Janeiro de 2011, 16:07:02 »
Se você for ateu, não deveria ter mencionado este termo. Será que o verdadeiro ateu usa estes termos, seja nesta situação ou quando está prestes a morrer?

[off topic]

Se eu dissesse:

O meu Tupã! Blá blá blá...

Você iria perguntar seu eu era um índio tupinambá?

[/off topic]

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 20 de Janeiro de 2011, 20:26:01 »
Ou que eu realmente acredito que aquela pedra onde dei uma topada tem uma mãe meretriz?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #88 Online: 21 de Janeiro de 2011, 00:08:49 »

Tá falando sério?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 21 de Janeiro de 2011, 00:20:50 »

Tá falando sério?

Sim... sério. Fiz o teste e usei o contagotas do photoshop para comparar as duas cores, são exatamente iguais. Impressionante, não é?

Mas como havia comentado, este ilusão confunde nossa percepção mental... mas não confunde instrumentos alheios a nossa interpretação subjetiva.

Na verdade este tipo de experimento, mesmo que indiretamente, acaba corroborando com as afirmações que fiz, que não importa se é vermelho para mim aquilo que você chamaria de verde, a cor esta lá, ela existe de fato e pode ser mensurada por instrumentos alheios ao nosso subjetivismo.  :ok:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 21 de Janeiro de 2011, 00:43:06 »
Ou que eu realmente acredito que aquela pedra onde dei uma topada tem uma mãe meretriz?

Não!

As rochas não são filhas da p... :biglol:
Foto USGS

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #91 Online: 21 de Janeiro de 2011, 10:47:33 »
Off topic: Bicho, sem nenhum sarcasmo: você não imagina o saco de gatos filosófico em que você está mexendo com esse post. Tem filósofo e
teórico da cognição que quase sai na porrada por causa da interpretação do conceito de cor. Basta lembrar que muito do acreditamos estar
"no mundo lá fora" na verdade é criado por nossa mente. Olha só:

Quando alguem me pergunta eu apenas digo: cor é um estado mental que está correlacionado à estimulação de certas células na retina em
determinadas regiões de comprimento de onda. Esse estado mental também está correlacionado com outros fatores. Por exemplo, eu vejo
uma maçã como sendo vermelha, sob uma luz amarela incandescente ou sob uma lâmpada fluorescente branca apesar de que o espectro
da luz refletida pela maçã seja diferente em cada caso
.
E fico por aqui.

Talvez valha a pena até a gente abrir um tópico sobre isso depois.

Cara, fiquei confuso :P. Taí um assunto bem interessante, vale a pena um tópico. [e por que o texto dos seus posts aparecem quebrados?]

Spitfire, eu concordo com a tua argumentação. Retiro o meu pedido de desculpas ao troll. :D

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #92 Online: 21 de Janeiro de 2011, 12:02:13 »
Não, as cores, pelo menos como entendemos, não existiriam... O fotômetro ele apenas interpreta o comprimento de onda, mas isso não significa que ele interprete uma cor verdadeira. Tudo seria preto e branco na verdade, e as cores que vemos seriam apenas uma variância no espectro luminoso. Mas isso não significa que exista, por exemplo, a cor verde fora de nossa mente.

O que existe é apenas a energia da luz, a frequência, não uma cor verdadeira. Tudo no fundo é energia. O nosso organismo, pelos sentidos e mente, é que cria todas as nossas percepções, objetivas ou subjetivas. A cor que vemos é só uma interpretação mental de uma frequência de luz sem cor...

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #93 Online: 21 de Janeiro de 2011, 12:10:41 »
Se eu dissesse:

O meu Tupã! Blá blá blá...

Você iria perguntar seu eu era um índio tupinambá?
Provavelmente sim, já que eu não o conheço em pessoa.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #94 Online: 21 de Janeiro de 2011, 13:00:40 »
Provavelmente sim, já que eu não o conheço em pessoa.

Oh! Meu PsycoPosNeoPunk!

E agora Enio, quem você acha que eu sou? :hehe:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #95 Online: 21 de Janeiro de 2011, 14:42:27 »
E se eu falasse "Caralho!!" ele ia achar que eu era o Uili....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #96 Online: 21 de Janeiro de 2011, 16:50:35 »
E se eu falasse "Caralho!!" ele ia achar que eu era o Uili....
Bem, estou me referindo a termos religiosos.

Um pensamento que existe no meio espírita é a de que se o ateu, em momentos de desespero, começa a mencionar termos religiosos como Deus ou Cristo, mesmo que de forma inconsciente e por falar, ainda tem certa crença no inconsciente, mesmo que seja conscientemente ateu. Neste caso estaria mais em dúvida do que rejeitar a crença que aprendeu de fato.

Ou seja, mesmo que se diga ateu, neste caso, na verdade, ainda crê. Mesmo que isso esteja limitado ao âmbito emocional. Às vezes não sei se crer ou descrer é uma questão mais de razão ou emoção.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #97 Online: 21 de Janeiro de 2011, 16:54:26 »
Porque mesmo que nao vao habilitar a opcao de ignorar?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #98 Online: 21 de Janeiro de 2011, 17:07:16 »
Há um pensamento no meio cético/ateu que diz que se alimentarmos os trolls, eles nunca mais param de trolar.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 21 de Janeiro de 2011, 19:42:03 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!