Autor Tópico: Que Tamanho Teria o 'Ovo Primevo' que Originou o Universo?  (Lida 16184 vezes)

Offline Alano

• Nível 15
  • *
  • Que é exatamente uma "divindade"(sic)??
    • ORIGEM & DESTINO
Re: Que Tamanho Teria o 'Ovo Primevo' que Originou o Universo?
« Resposta #125 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 07:49:24 »
Vou repetir, já que o Alano fez questão de ignorar:

E de onde vem a energia que "energiza" as coisas que se põem em movimento, uma vez que ela deve se conservar?

Todos sabemos muito bem. Não me canse.

Responda, então. Se você diz que só existe energia no movimento e que energia se conserva, de onde vem a energia da água que se põe em movimento pra uma turbina hidráulica?

Descubras por ti mesmo. Sei que és capaz.

Tradução: Não sei responder, minha "viagem" na maionese não chegou até o nível dos detalhes...

Não me interessa tua ironia. Argumentes como um homem. REFUTES!
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2011, 07:53:29 por Alano »
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #126 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 07:52:31 »
A regra de não envolvimento tá quase me deixando careca. ::)
As vezes me acho meio perverso em me divertir com "genios incompreendidos" ou "possuidores de conhecimento alem da ciencia"! Me sinto meio como se estivesse gozando daqueles malucos da praça...  :vergonha:

Quando fores capaz de empregar toda esta 'energia' agressiva em argumentos claros e racionais, usando tua  própria mente (ao invés de decoreba), vou levar-te a sério.

Sera que és capaz de lutar contra idéias?
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #127 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 07:55:09 »
A regra de não envolvimento tá quase me deixando careca. ::)

Meu caro! Envolva-te! Discuta honestamente, REFUTES! (Já que é tão fácil).

És capaz?

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #128 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 07:58:00 »

Quanto fores capaz de argumentar racionalmente, ao invéz de destilar ironia barata, vou apreciar bastante.
(Se é tão fácil negar-me, porque não o fazes, com TUA cabeça e não com decorebas).
Não preciso recorrer a decorebas, mas foi interessante ver que a carapuça serviu! :P

Tá certo, é melhor voce mudar de assunto mesmo, já que não tem capacidade de refutar!

Eu me divirto com suas pérolas! Estou esperando as próximas... Pena que o resto do pessoal não tem tanta paciencia de te ver saindo pela tangente e fujindo das questões, logo vão acabar te banindo se voce prosseguir com esse perfil troll  :(

Daí vai ficar meio chato aqui sem suas viajadas!

Tua agressiva ironia esconde tua incapacidade de refutar o que afirmo.
És tu quem estás a se esconder por detrás da cortina da galhofa!

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #129 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 08:02:57 »
[...]
Quanto ao tanque d'água, por favor, não me faça rir: A aguá só energiza-se quanto se move e transmite esta energia cinética à um moinho (por exemplo).
[...]

A água não se "energiza" quando se move.

Simplesmente é a energia que passa da condição de potencial para cinética.

E não adianta voce querer mudar estes conceitos Alano, porque ambos são consagrados.

A água só está energizada quando se move. Algo estacionado NÃO está energizado. Sutil semântica? Não! É preciso que fique bem claro que só existe um tipo de energia -  A CINÉTICA - e que somente está energizado aquilo que se mexe (em relação à um referencial).

Suponha um reservatório de uma hidroelétrica.

Em um dado momento a água está "parada" próximo ao duto das turbinas, portanto sem energia, segundo voce.

No instante seguinte ela escoa pelo duto, por gravidade, se movimentando, ou "tendo cinetismo", segundo voce.

Eu pergunto: De onde vem a energia? Como é que ela é "incorporada" pela água?

Na tua proposta inicial. o peso da coluna dágua não me parece contar, uma vez que há liberdade lateral para a água desviar-se e não aumentar a pressão. Mas, se está num duto, como no caso de uma hidrelétrica, o  peso da columa maior conta.

O que tem isto a ver com o fato de sómente haver energia cinética? Qual  a tua intenção com esta questão?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 08:29:29 »
Na tua proposta inicial.

o peso da coluna dágua não me parece contar, uma vez que há liberdade lateral para a água desviar-se e não aumentar a pressão. Mas, se está num duto, como no caso de uma hidrelétrica, o  peso da columa maior conta.

Em qualquer ponto a pressão é igual desde que tenha a mesma altura de coluna de água.

O que tem isto a ver com o fato de sómente haver energia cinética? Qual  a tua intenção com esta questão?

Eu quero saber, de seu modelo, de onde vem a energia para uma massa de água que no instante t0 estava em repouso (não estava no duto) e que no instante t1 se movimentou (escoou pelo duto).

Se voce aceitar a Lei da Conservação da Energia, fica claro que a energia estava armazenada como potencial. Do contrário como a energia "chegou" na água?
Foto USGS

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #131 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 10:26:28 »
Eu quero saber, de seu modelo, de onde vem a energia para uma massa de água que no instante t0 estava em repouso (não estava no duto) e que no instante t1 se movimentou (escoou pelo duto).

O Alano já tentou:
"do movimento da agua"
"da aceleração"
"da ação da gravidade"

Só falta ele falar que a energia vem do tempo...

O que é tempo? Tempo é movimento; em outras palavras, Energia.

ou não...

BOM DIA ALANO! REPÔS AS ENERGIAS? :histeria:
CHEGA DE ESTADO PATERNALISTA!
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #132 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 12:07:26 »
Vou repetir, já que o Alano fez questão de ignorar:

E de onde vem a energia que "energiza" as coisas que se põem em movimento, uma vez que ela deve se conservar?

Todos sabemos muito bem. Não me canse.

Responda, então. Se você diz que só existe energia no movimento e que energia se conserva, de onde vem a energia da água que se põe em movimento pra uma turbina hidráulica?

Descubras por ti mesmo. Sei que és capaz.

Tradução: Não sei responder, minha "viagem" na maionese não chegou até o nível dos detalhes...

Não me interessa tua ironia. Argumentes como um homem. REFUTES!

Como assim refutar? O Snow te fez uma pergunta e você não soube responder...Ele precisa refutar tua imperícia em responder uma pergunta?  :hein:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 13:52:48 »
Quanta perda de tempo... oops... ah é, o tempo não existe.  ::)

Bom divertimento, meninos. Eu é que não colocarei mais dinheiro bom encima de dinheiro ruim.  :wink:

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #134 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 10:24:35 »
Quanta perda de tempo... oops... ah é, o tempo não existe.  ::)

Bom divertimento, meninos. Eu é que não colocarei mais dinheiro bom encima de dinheiro ruim.  :wink:

Perda de tempo? Bela cortina de fumaça! REFUTES!

Faça-me o favor de mostrar-me claramente que estou errado, assim poderei me libertar para seguir um caminho correto!

Só tenho a agradecer, se me refutares!
---------------------------------------------------------

Disse eu que Tempo não ocorre? Onde disse isto??

Disse o que repito, tempo é movimento e um aspecto da Energia. Mas, estou aberto a novidades: Se sabes o que é Tempo, por favor colabore, DIGA-NOS! (Ficar de ironia e boca calada é facinho, não? :) )
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2011, 10:32:13 por Alano »

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #135 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 10:27:22 »
Na tua proposta inicial.

o peso da coluna dágua não me parece contar, uma vez que há liberdade lateral para a água desviar-se e não aumentar a pressão. Mas, se está num duto, como no caso de uma hidrelétrica, o  peso da columa maior conta.

Em qualquer ponto a pressão é igual desde que tenha a mesma altura de coluna de água.

Se voce aceitar a Lei da Conservação da Energia, fica claro que a energia estava armazenada como potencial. Do contrário como a energia "chegou" na água?

Geo,

Não tenho nenhum "modelo" a não ser um macro-modelo de Cosmos.  E não  tenho a pretenção de saber tudo. Em sabendo ABC, não me vejo na obrigação de saber o alfabeto inteiro.

Não afirmo mais do que afirmo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 10:53:00 »

Geo,

Não tenho nenhum "modelo" a não ser um macro-modelo de Cosmos.  E não  tenho a pretenção de saber tudo. Em sabendo ABC, não me vejo na obrigação de saber o alfabeto inteiro.

Não afirmo mais do que afirmo.

Caro Alano.

Se, em relação à energia, voce aceita como válida a Lei de Conservação e de que não há criação dela, bem como postula que ela provém do "cinetismo" dos corpos, então sobra uma pergunta:

Onde estava a energia dos corpos, que no nosso caso é a água em uma hidroelétrica?

Eu só consigo visualizar uma resposta: Armazenada como (energia) potencial.
Foto USGS

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #137 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 11:29:47 »

Caro Alano.

Se, em relação à energia, voce aceita como válida a Lei de Conservação e de que não há criação dela, bem como postula que ela provém do "cinetismo" dos corpos, então sobra uma pergunta:

Onde estava a energia dos corpos, que no nosso caso é a água em uma hidroelétrica?

Geo,

A lei de conservação não é apenas correta, é até "mais correta" do que supostamente seu autor previu! (não é uma graça isto?)

A natureza da Natureza é ser exatamente o que sempre foi: matéria energizada. Nunca houve um início (ex nihilo, nihil fil). Nunca nada se criou, nem matéria nem energia, que são absurdamente infinitos.

Assim, a energia do cosmo é 'natural'. Ela está num 'ovo primevo', por exemplo, na forma de uma 'massa gravitacional'.

Quando as forças repulsivas atingem um limite crítico, esta massa explode, aparentemente num ciclo perpétuo.

Todas as outras enegias (como as atuais) são originárias daquela 'força primeva'

Nada se criou, nada teve início. Apenas é assim que é, em etena revolução e re-arranjo.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2011, 11:34:54 por Alano »

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #138 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 11:35:24 »
Bom dia Alano!

Sonhei com sua teoria e acordei com um enigma daqueles que você gosta:

Um CAPACITOR carregado, está carregado com o que?

QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #139 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 11:45:51 »
Bom dia Alano!

Tu sabes a resposta, não? Porque estas a perguntar-me, então? "Pegadinha"?

R: Elétrons (sobrantes).

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #140 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 12:59:10 »
Bom dia Alano!

E essa carga armazenada não é energia?

QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 16:18:45 »

Quanto fores capaz de argumentar racionalmente, ao invéz de destilar ironia barata, vou apreciar bastante.
(Se é tão fácil negar-me, porque não o fazes, com TUA cabeça e não com decorebas).
Não preciso recorrer a decorebas, mas foi interessante ver que a carapuça serviu! :P

Tá certo, é melhor voce mudar de assunto mesmo, já que não tem capacidade de refutar!

Eu me divirto com suas pérolas! Estou esperando as próximas... Pena que o resto do pessoal não tem tanta paciencia de te ver saindo pela tangente e fujindo das questões, logo vão acabar te banindo se voce prosseguir com esse perfil troll  :(

Daí vai ficar meio chato aqui sem suas viajadas!

Tua agressiva ironia esconde tua incapacidade de refutar o que afirmo.
És tu quem estás a se esconder por detrás da cortina da galhofa!

Opa! Ad hominem!   :?
Não esperava nada diferente mesmo, quand não se tem argumentos.  8-)
E para que repetir os outros foristas todos que já te refutaram facilmente?

heheheh... continue fugindo pela tangente, voce tras um pouco de comédia a um ambiente que as vezes fica um poucosério demais! Sou seu fã! :D
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2011, 16:21:57 por Contini »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #142 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 11:06:18 »

Caro Alano.

Geo,

A lei de conservação não é apenas correta, é até "mais correta" do que supostamente seu autor previu! (não é uma graça isto?)

A natureza da Natureza é ser exatamente o que sempre foi: matéria energizada. Nunca houve um início (ex nihilo, nihil fil). Nunca nada se criou, nem matéria nem energia, que são absurdamente infinitos.

Assim, a energia do cosmo é 'natural'. Ela está num 'ovo primevo', por exemplo, na forma de uma 'massa gravitacional'.

Quando as forças repulsivas atingem um limite crítico, esta massa explode, aparentemente num ciclo perpétuo.

Todas as outras enegias (como as atuais) são originárias daquela 'força primeva'

Nada se criou, nada teve início. Apenas é assim que é, em etena revolução e re-arranjo.

Mas o que é "nada"?

Mas o que é "massa gravitacional"?

O que é "energia natural do cosmo"???
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #143 Online: 01 de Março de 2011, 10:23:36 »
Ola ,

Se comparado a ele mesmo, ele seria a própria unidade de medida. Porém, ao calcularmos o tamanho deste ovo, já temos referencial comparativo para isto, que é o metro, em função da própria expansão deste ovo.

Abs
Felipe

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #144 Online: 01 de Março de 2011, 11:18:29 »
Bom dia Alano!

E essa carga armazenada não é energia?

Big Bob, Bom dia!

Penso que se pode aceitar sim os termos "acumulação de energia" e "energia potencial".

Mas é bom ter em mente, que somente está energizado aquilo que se move.
Aquilo que tem energia potencial NÃO está energizado, mas tem 'potencial para estar' (se mover).

« Última modificação: 01 de Março de 2011, 11:41:55 por Alano »

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #145 Online: 01 de Março de 2011, 11:26:42 »
Penso que se pode aceitar sim os termos "acumulação de energia" e "energia potencial".

Aquilo que tem energia potencial NÃO está energizado, mas tem 'potencial para estar' (se mover).

Alano. Se energia é movimento, pra que serve o seu conceito de energia?

E definindo energia como movimento, você não tem mais lei de conservação da energia, apenas lei de conservação do movimento mais o potencial. Essa soma de "energia" mais potencial tem um nome diferente também?

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #146 Online: 01 de Março de 2011, 11:27:11 »

Mas o que é "nada"?

Mas o que é "massa gravitacional"?

O que é "energia natural do cosmo"???

O sentido do meu "nada" no texto que citas é "coisa nenhuma" e nao "O nada".

- O "nada", o vazio absoluto, o nulo, é algo que jamais ocorreu. A natureza da Natureza é como se apresenta.

- "Massa gravitacional" é uma massa formada pela força da gravidade (como todas).

- "Energia natural do Cosmos" é aquela que ele apresenta, oriundas de forças atrativas e repulsivas fundamentais (que sempre existiram).

« Última modificação: 01 de Março de 2011, 11:44:08 por Alano »

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #147 Online: 01 de Março de 2011, 11:31:01 »

Alano. Se energia é movimento, pra que serve o seu conceito de energia?

E definindo energia como movimento, você não tem mais lei de conservação da energia, apenas lei de conservação do movimento mais o potencial. Essa soma de "energia" mais potencial tem um nome diferente também?

Ô Pellicer,  tem de servir para alguma coisa a a mais?

Saber que tempo é um otro aspecto da (senão a própria) energia não tem valor por si mesmo?

Saber que a "dimensão"(sic) tempo-espaço e uma falácia, não tem valor por si mesmo?

Sair do engano não é útil por si mesmo?

Reveja, por favor
« Última modificação: 01 de Março de 2011, 11:41:01 por Alano »

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #148 Online: 01 de Março de 2011, 11:38:27 »
Ola ,

Se comparado a ele mesmo, ele seria a própria unidade de medida. Porém, ao calcularmos o tamanho deste ovo, já temos referencial comparativo para isto, que é o metro, em função da própria expansão deste ovo.

Abs
Felipe

Felipe, acho que entendeste a questão, mas vou adicionar:

Em sendo única, tal massa nao teria como ser "medida", uma vez que o fundamento da medição é comparar com uma grandeza padrão externa.

Em tal mundo, não heveria nem mesmo "alguém" para comparar nada.

Portanto, não teria, rigorosamente, "tamanho" nenhum.

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #149 Online: 01 de Março de 2011, 11:46:49 »
Contini,

Vamos deixar de lenga-lenga. Tenho péssima memória. Assim, agradeço se me mostras todas as vezes em que o pouco que afirmo foi refutado:

Agradeceria se fosses explicito e metódico, tipo:

1-- Em tal questão, Fulano o refutou, dizendo...

2- Em tal questão, Sicrano o refutou, dizendo...

3- Em tal questão, Eu o refutei, dizendo... (disseste algo?)
« Última modificação: 01 de Março de 2011, 11:50:08 por Alano »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!