Autor Tópico: O universo se origina e sustenta sem causa - as evidências  (Lida 31170 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: O universo se origina e sustenta sem causa - as evidências
« Resposta #225 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:01:44 »
Ah, eu suspeito que ele entende muito bem.

Então é um troll.

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #226 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:04:39 »
Bom, ele abriu um tópico no fórum do Ateus do Brasil e conseguiu levar a discussão até quase 2 mil postagens. Mesmo argumento, mesmo tipo de cegueira, links de sites criacionistas, falácias. Acabou banido de lá.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #227 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:07:33 »
Angelo, ninguém tem a mínima idéia sobre o que aconteceu antes do Big Bang e o Big Bang é uma teoria em discussão. E daí?

Angelo, pode responder?

não temos provas empiricas. idéias, temos sim. a razão existe para isto.

Se não temos provas e apenas idéias, porque suas idéias e lógica seriam melhores do que as demais?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #228 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:20:37 »
Ah, eu suspeito que ele entende muito bem.

Então é um troll.

Sim, eu tenho certeza que sim.

Bom, ele abriu um tópico no fórum do Ateus do Brasil e conseguiu levar a discussão até quase 2 mil postagens. Mesmo argumento, mesmo tipo de cegueira, links de sites criacionistas, falácias. Acabou banido de lá.

Já tem posts denunciados aqui e o assunto está em discussão.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #229 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:22:01 »
Porque as equações de campo não contém nenhum termo que contemple a intervenção de agentes divinos.

Desde quando equações precisam de uma causa ? desde quando uma fórmula matemática precisa de uma causa ?

Porque o Universo se expande numa boa, conforme descrito por elas sem nenhuma causa inteligente.

para que o universo pudesse se formar como o conhecemos,  o aumento da velocidade precisa ser ajustada de forma inimaginávelmente precisa.

http://www.origins.org/articles/ross_cosmicbreakthrough.html
Como  Krauss destaca , cada um dos dois modelos exigem um alto grau de sintonia fina. Um universo com uma constante cosmológica "envolve um ajuste fino de mais de 120 ordens de grandeza", enquanto um universo aberto, sem uma constante cosmológica ainda "envolve um ajuste fino de talvez 60 ordens de magnitude."  Em outras palavras, se o nosso universo tem uma constante cosmológica, o valor da constante que pode variar mais de uma parte em 10.120 (o número um com 120 zeros depois dele). Se ele não tem a constante cosmológica, a sua taxa de expansão deve ser finamente sintonizada  em uma parte em 10^60. Para efeito de comparação, o melhor exemplo de sintonia fina humana é o detector de ondas gravitacionais atualmente em construção, bem sintonizado com uma parte em10^23. A Realização humana assume uma nova perspectiva à luz de tais números.
http://www.cosmicfingerprints.com/blog/big-bang-precisely-planned/

Por que o Big Bang foi o evento mais precisamente planejado  em toda a história
Se o universo tivesse expandido um pouco mais rápido, a matéria  teria pulverizada para o espaço como uma névoa fina de uma garrafa de água - tão rápido que um zilhão de partículas de poeira seria a velocidade em direção ao infinito e nunca sequer formar uma única estrela. Se o universo tivesse  se expandido um pouco mais lento, o material teria se dispersado  como grandes gotas de água, em seguida, teria voltada para trás  de onde ela veio pela força da gravidade. Um pouco rápido demais, e você terá um spray  de poeira fina. Um pouco lento, e todo o universo colapsa de volta em um grande buraco negro. O surpreendente é o quão estreito é a diferença. Para encontrar o equilíbrio perfeito entre muito rápido e muito lento, a força, algo que os físicos chamam de "termo de matéria negra" tinha de ser com uma precisão de uma parte em dez com 120 zeros.
Se você escreveu isso como um decimal, o número ficaria assim:

0.000000000000000000000000000000
00000000000000000000000000000000
X

00000000000000000000000000000000
0000000000000000000000000000001

me explica, por que voce acha que uma precisão dessa aleatoria é mais plausível, do que um evento planejado.

Porque a sintonia fina das constantes universais não é tão fina assim uma vez que enxergamos que, se a sintonia fosse outra, outros seres estariam aqui fazendo a mesma pergunta.

errado, em base do que mostrei acima.

Porque, dadas as condições que observamos no Universo hoje, conseguimos ter uma ideia razoavelmente boa do que aconteceu até frações de segundo depois do Big Bang. E, finalmente, porque propor uma causa inteligente durante (ou antes) do Big Bang francamente não explica nada -- é empurrar Deus para uma lacuna minúscula.

um acaso tão grande como demonstrado acima seria então mais plausível ?

Como a taxa de decaimento radioativo é furada? O que está errado com a estratigrafia? Aponte evidências sólidas que não só contestem a idade da Terra, como expliquem a orografia do planeta e contemplem como os vários tipos de facies e bacias sedimentares podem ter se formado em poucos milhares de anos.

aconselho ler o livro criacionismo biblico de Adauto Lourenço. Lá ele explica direitinho por que estas datações são controversas.

O modelo geológico atual contempla a Tectônica de Placas, que aponta para uma idade da ordem de bilhões de anos para o planeta, que é suportado por observações cosmológicas, que é justamente o que o registro fóssil sugere, e que é o tempo necessário para a Evolução ter saído de moléculas orgânicas um pouco mais complexas para seres como nós.

há explicações também alternativas em relação a este assunto. Vide também o livro de Adauto Lourenço.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #230 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:24:00 »
AngeloItacaré, você consegue ter algum argumento além do Deus das Lacunas?

já demonstrei que meu argumento não é o do Deus das lacunas. Será que seu desespero é tão grande, que tem que recorrer a argumentos faláciosos ?

Seu argumento é totalmente o Deus das Lacunas, misturado com uma boa dose de bait and switch.

Já foi falado várias vezes aqui que o propósito da ciência não é nem nunca foi negar a Deus. Que os modelos científicos simplesmente prescindem da Hipótese-Deus. Que existem inúmeras evidências a favor dos modelos vigentes.

Sério, cara: se você quer acreditar em Deus, bom pra você. Não quero desconvertê-lo. Mas este tópico inteiro é uma falácia sua atrás da outra, pra não falar da teimosia.

Tá. Voce quer insistir em um argumento falácioso. Fique a vontade.

Sem mais comentários.....

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #231 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:27:05 »
Respeito sua opinião, mas penso de outra forma.

Eu não sou um ateu forte. Acho que ponderar a natureza ou existência de Deus nem sequer faz sentido, pois como eu e o Di já dissemos várias vezes, nada na Natureza sugere que ele exista. Mas não vejo nada errado com a posição do ateu forte: ele apenas deu um passo a mais e concluiu que Deus não existe.

Acho que ponderar a natureza ou existência de Deus  faz muito sentido, ela aponta a glória e o poder de Deus. Newton estudava a natureza justamente, para compreender melhor o criador. Pois como eu  já disse várias vezes, nada na Natureza sugere que Deus não  exista.  Também ,  não vejo nada errado com a posição do teísta : ele apenas deu um passo  e concluiu que Deus  existe.  :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #232 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:28:33 »
Você entendeu o Princípio Antrópico precisamente ao contrário.

Nós só estamos aqui porque as condições assim permitiram. Não devemos nos admirar nem um pouco que o Universo permita que seres como nós apareçam, porque -- olhe só que coincidência! -- estamos aqui justamente discutindo isso.

O que você e todos os religiosos criacionistas querem é validar o Princípio Teleológico, que é totalmente diferente, e o qual eu desconto sem pestanejar. E como é que eu desconto? Observando que a Evolução é verdadeira. Não existe argumento mais anti-Teleológico do que a Seleção Natural.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #233 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:32:02 »

e voce parte do pressuposto que o pincipio Atrópico é verdadeiro. Por que ?

Nós só estamos aqui porque as condições assim permitiram.
Não devemos nos admirar nem um pouco que o Universo permita que seres como nós apareçam, porque -- olhe só que coincidência! -- estamos aqui justamente discutindo isso.

mais uma pérola, exemplo de falácia em quadrado.

E por que as condições naturais o permitiram ?

http://www.infidels.org/library/modern/michael_hurben/univ.html

"Suponha que você é arrastado perante um pelotão de fuzilamento é composto por 100 atiradores. Você ouve o comando ao fogo e bater o rugido das espingardas. Em seguida, você percebe que ainda está vivo, e não uma única bala acertou o alvo.Como é que você reagiria a este evento bastante improvável?

"É claro que você não observa que você está morto, porque se estivesse morto, você não seria capaz de observar que e verdade!" No entanto, isso não o impede de ser espantado e surpreso pelo fato de que você  sobreviveu contra todas as adversidades. Além disso, você poderia tentar deduzir a razão para este evento improvável, que era muito improvável que aconteça por acaso. Certamente, a melhor explicação é que havia algum plano entre os atiradores de perder de propósito. Em outras palavras, você provavelmente está vivo por uma razão muito concreta, não por causa de algum acaso infeliz acidente, pouco provável. "

"Portanto, devemos concluir o mesmo com o cosmos. É natural para nós para perguntar por que escapou do pelotão de fuzilamento. Porque é tão improvável que esse universo fantástico com suas constantes precariamente equilibradas poderiam ter surgidos por puro acaso, é provável que havia algum propósito em mente, antes ou durante sua criação. E a mente em questão pertence a Deus. "

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:32:38 »
Adauto Lourenço não é aquele cara que já foi desconstruído várias vezes nos tópicos antigos?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #235 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:32:44 »
Respeito sua opinião, mas penso de outra forma.

Eu não sou um ateu forte. Acho que ponderar a natureza ou existência de Deus nem sequer faz sentido, pois como eu e o Di já dissemos várias vezes, nada na Natureza sugere que ele exista. Mas não vejo nada errado com a posição do ateu forte: ele apenas deu um passo a mais e concluiu que Deus não existe.

Acho que ponderar a natureza ou existência de Deus  faz muito sentido, ela aponta a glória e o poder de Deus....

Proselitismo.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #236 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:34:34 »
Se não temos provas e apenas idéias, porque suas idéias e lógica seriam melhores do que as demais?

leia minhas respostas, e verá .

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #237 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 15:35:04 »

e voce parte do pressuposto que o pincipio Atrópico é verdadeiro. Por que ?

Por que estamos aqui. Sério, não tem muito mais de útil no PA do que isso.

Nós só estamos aqui porque as condições assim permitiram.
Não devemos nos admirar nem um pouco que o Universo permita que seres como nós apareçam, porque -- olhe só que coincidência! -- estamos aqui justamente discutindo isso.

mais uma pérola, exemplo de falácia em quadrado.

E por que as condições naturais o permitiram ?

Sei lá por quê.

Não é crime admitir que não temos respostas. Eu não sei, você não sabe, e ninguém neste planeta sabe. Mas você e outros como você concluem daí que "foi Deus quem fez assim", e encerram o assunto. Nós simplesmente o deixamos em aberto.

Outra coisa: tópico fechado, até que tenhamos tempo de analisar todas as mensagens denunciadas.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #238 Online: 25 de Fevereiro de 2011, 10:00:42 »
A análise deve se encerrar neste final de semana. Estamos decidindo quais punições serão aplicadas.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #239 Online: 01 de Março de 2011, 15:01:21 »
Após deliberação, decidimos aplicar DOIS cartões amarelos pelo comportamento do forista AngeloItacaré ao longo deste tópico. Foram repetidas falácias e apelos ao Deus das Lacunas, além de tentativas de proselitismo.

Lembro que uma terceira punição implicará em suspensão definitiva.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!