Autor Tópico: O universo se origina e sustenta sem causa - as evidências  (Lida 31166 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: O universo se origina e sustenta sem causa - as evidências
« Resposta #125 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 20:58:00 »
A fé científica (comprovada) que temos é no universo (cosmologia) e na vida (evolução). Além de todas as benesses tecnológicas promovidas pela ciência e que estruturam a atual sociedade.

concluo que é inapto de responder a pergunta inicial do tópico. Que quadro desolador para quem adota a filosofia atéia......
A sua conclusão é totalmente irrelevante para mim. A crença teísta cega a compreensão do conhecimento científico, pelo menos num nível mais profundo, como a cosmologia e a evolução.

E outra, eu sou assumidamente um crente na inexitência de deus, através de farta literatura ateísta mostrando as corrupções teóricas da teologia (incluindo Popper).

Disse bem. Seu ateísmo se baseia em proposições negativas (  o teísmo não é crível ) , e não tem base científica.
Nem preciso ter. Apenas me comportar com a mesma desconsideração que o teismo tem para com a ciência, mas ao invés da ciência, desconsidero o teísmo. E o entendimento de um ateísmo forte é este mesmo, de uma crença na inexistência de deus, não sendo possível provar. Me espelho nos religiosos tolerantes que tem a sua fé e respeitam o posicionamento alheio.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 21:15:20 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #126 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 21:08:03 »
A causa teve que fazer uma escolha para criar e só os seres que são pessoais podem fazer escolhas.)?
O facto de ter sempre existido algo, e portanto o universo não derivar do nada, não nos dá nenhuma informação sobre o que esse algo seja, nem assegura que seja criador e com vontade ou capaz de fazer escolhas. Apenas podemos intuir que o que existe, existiu e existirá resulta da impossibilidade do nada... já que dizer que o nada é possível é dizer que o nada é algo. O universo não terá sido criado mas é apenas uma manifestação do ser, desse algo que tem de existir necessariamente e sobre o qual nada se sabe.... e somente se pode especular....   

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #127 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 21:16:24 »
Resposta que não passa de proselitismo cristão.

e daí ?

E daí que isso é contra o art.3º do regimento do fórum:

../forum/topic=14140.msg0#new
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 21:18:49 »
Porque minha posição atéia não tem base científica?

por causa de sua inabilidade de dar uma explicação científica a minha pergunta no inicio deste tópico. Se tiver como, talvez eu mude e pense diferente.
Itacaré, voce está errado de novo!
O pessoal tentou explicar como funciona a ciencia, que ela funciona não ha dúvidas ou voce não estaria fazendo proselitismo ingênuo através do computador!

Mas se voce quer manter a ilusão de que tem um argumento contra ateus ou cientistas, fique a vontade, só encerre sua participação aqui pois qualquer um está te refutando muito fácil...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #129 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 21:25:58 »
Antes de fazer o comentário que quero, de fato, vou fazer um preâmbulo, com o baixo estado de tolerância em que me encontro hoje, para reafirmar que a maior evidência da inexistência de deuses são seus inventores e reinventores. É, praticamente, uma regra da investigação da realidade que as mais fantásticas coisas com que o homem topa no caminho nunca são nem mesmo imaginadas antes da topada. E as coisas fantásticas que são imaginadas nunca são encontradas; vivem só nas mentes férteis (de uma fertilidade totalmente inútil) de seus inventores. Isso pode até não parecer fazer muito sentido para seres supostamente racionais mas, se ninguém jamais tivesse imaginado a estapafúrdia ideia de algum deus para "explicar" (coisa totalmente desnecessária para qualquer ser racional) o universo, poderia até ser que existisse e, em algum momento, toparíamos com ele por aí. Mas vocês "estragaram a surpresa" e isso significa que ela não deve existir. E há uma razão bastante consistente para fundamentar o que digo: é que a mente humana é pobre demais em recursos cognitivos para se atrever a imaginar a realidade. Por isso, ela deve só observá-la e evitar, tanto quanto puder (aqui está o pensamento científico), imaginá-la.

Agora, vou (relembrando que estou, especialmente, pouco tolerante hoje e topar com "isso aqui" foi muito desagradável para mim).

Você fala da "hipótese deus" como se fosse algo intrínseco a qualquer observação natural, necessariamente como uma possibilidade visivelmente "estampada" na realidade observada; como se ela tivesse que estar, necessariamente, sob os olhos, sob a perspectiva de qualquer observador. Como se fosse algo "minimamente" "óbvio" aos olhos de qualquer um. Mas vou te contar uma "novidade": se não fossem os crentes inventarem besteiras como as diversas ideias dos inumeráveis deuses com todos os seus ridículos detalhes e características como, no caso de um deles, ser vulnerável a kryptonita, nenhum ser racional imaginaria bobagens como essas.

Vocês entopem o mundo com essas invenções imaginárias e acham que tem que existir, também nos olhos dos outros (os racionais), a tal perspectiva da "obviedade" que vocês vêem nisso tudo. Saiba que não tem; não existe essa perspectiva. Se eu tivesse nascido num  mundo composto só de pessoas iguais ou semelhantes a mim, no modo básico de pensar, ninguém jamais surgiria com essa "hipótese". Entenda isso e pare de encher o saco de quem raciocina e te agracia com tantos benefícios advindos desse raciocínio tão científico e prático que tanto te incomoda. Vocês atrapalharam demais essas pessoas ao longo de toda a história e, por tabela, mesmo sem entender e perceber, atrapalharam a si próprios. Continuam atrapalhando até hoje. Quando vão parar? Quando vão sentar em seus banquinhos de meros espectadores e ficar, apenas, tranquilamente assistindo e se beneficiando enquanto ruminam suas tolices só entre vocês? Nenhum ser racional estará pregando a desconversão de vocês e a razão não é nenhuma norma moral de conduta, para que vocês não tenham dúvida da veracidade do que digo. É que não temos tempo mesmo que sobre tanto para perdermos com isso. É que enquanto vocês enchem o saco questionando as filosóficas "limitações científico-tecnológicas", nós temos que desenvolver a ciência e a tecnologia para que vocês também se locupletem.

Portanto, o único "não sei" que tenho para te dizer é *não sei do que você está falando*. Para mim, você parece um louco varrido que não fala coisa com coisa. Não é uma coisa que tenha ou pudesse ter passado pela minha mente em algum momento e eu tenha dito: bom... é uma hipótese "razoável" mas parece ter algumas falhas... vou descartar. NÃO, isso jamais passaria pelos meus pensamentos. Então essa ideia é TODA SUA (e de todos os crentes que, como você, a criam e sustentam) e, do meu ponto de vista, é uma arrogância e um desrespeito bestiais da parte de qualquer um de vocês, sequer suporem que alguém como eu deveria considerá-la como plausível. Para vocês ela é plausível; para mim, é defecação mental de loucos. Não seria, simplesmente, a "última coisa que eu pensaria" para "explicar o universo"; eu NUNCA pensaria nisso. Só comecei a ouvir falar essas idiotices desde minha infância porque vocês existem e falam disso. E, lamentavelmente, muito.

Espero que eu tenha sido simples e direto o bastante para ser minimamente entendido.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #130 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 21:41:27 »

Fácil...

Se além do universo não existia espaço, materia , e tempo, podemos então deduzir, que a causa do universo tinha que ser  auto-existente, não espacial, imaterial, incrivelmente poderosa, e pessoal...

Nem li todos seus posts, aposto que tem mais por aí.

o argumento é uma dedução lógica. nada de deus das lacunas........parece que voce sequer sabe quando se aplica seu argumento......

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 21:52:22 »

Fácil...

Se além do universo não existia espaço, materia , e tempo, podemos então deduzir, que a causa do universo tinha que ser  auto-existente, não espacial, imaterial, incrivelmente poderosa, e pessoal...

Nem li todos seus posts, aposto que tem mais por aí.

o argumento é uma dedução lógica. nada de deus das lacunas........parece que voce sequer sabe quando se aplica seu argumento......

Apenas se você considerar que o universo tinha que ter uma causa e que esta causa estaria fora do universo. E não há nada que sugira tal coisa.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #132 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:01:51 »
Apenas se você considerar que o universo tinha que ter uma causa e que esta causa estaria fora do universo. E não há nada que sugira tal coisa.

ahm, tá. o que voce sugere então ?

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #133 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:05:24 »
Antes de fazer o comentário que quero, de fato, vou fazer um preâmbulo, com o baixo estado de tolerância em que me encontro hoje, para reafirmar que a maior evidência da inexistência de deuses são seus inventores e reinventores.

Aonde eu menciono Deuses no meu post inicial ? preste pelo menos atenção , do que este tópico trata !!

Você fala da "hipótese deus" como se fosse algo intrínseco a qualquer observação natural, necessariamente como uma possibilidade visivelmente "estampada" na realidade observada; como se ela tivesse que estar, necessariamente, sob os olhos, sob a perspectiva de qualquer observador. Como se fosse algo "minimamente" "óbvio" aos olhos de qualquer um. Mas vou te contar uma "novidade": se não fossem os crentes inventarem besteiras como as diversas ideias dos inumeráveis deuses com todos os seus ridículos detalhes e características como, no caso de um deles, ser vulnerável a kryptonita, nenhum ser racional imaginaria bobagens como essas.

Tá. Voce continua com a mesma laileira, que não tem nada a ver com este tópico. Que tal ler com atenção meu primeiro post, para entender do que estamos tratando aqui ?

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #134 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:08:10 »
Itacaré, voce está errado de novo!
O pessoal tentou explicar como funciona a ciencia, que ela funciona não ha dúvidas ou voce não estaria fazendo proselitismo ingênuo através do computador!

Mas se voce quer manter a ilusão de que tem um argumento contra ateus ou cientistas, fique a vontade, só encerre sua participação aqui pois qualquer um está te refutando muito fácil...

ahm, eu posso também refutar que 2 + 2 = 4, e alegar que é 5. Só falta minha refutação ser verdadeira.....

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:09:03 »
Um universo oscilante me é muito atrativa. Contudo, se você quiser considerar que a variação energética do campo quântico do espaço, onde um incremento de energia pode ter originado a formação dos primeiros pacotes de espaço-tempo, posso sugerir que o mesmo pode ter como causa dentro do próprio universo, onde uma civilização muito avançada, não necessariamente humana, com o domínio das viagens temporais, pode ter causado a variação energética durante a sondagem dos primeiros instantes do tempo, criando assim a si próprios. É uma ideia tão válida quanto qualquer outra, com o benefício de ser fisicamente possível e demonstrável.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #136 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:10:19 »

e daí ?

meu caro. eu dei uma resposta sobre uma pergunta que me foi feita, e respondi de forma coerente. Eu estaria fazendo proselitismo, se viesse de iniciativa própria tratar com os foristas , usando a biblia como argumentação principal. Que não é o caso. Se voce me fizer uma pergunta de cunho teologico ou filosófico, vou responder nos conformes.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #137 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:11:28 »
Um universo oscilante me é muito atrativa. Contudo, se você quiser considerar que a variação energética do campo quântico do espaço, onde um incremento de energia pode ter originado a formação dos primeiros pacotes de espaço-tempo, posso sugerir que o mesmo pode ter como causa dentro do próprio universo, onde uma civilização muito avançada, não necessariamente humana, com o domínio das viagens temporais, pode ter causado a variação energética durante a sondagem dos primeiros instantes do tempo, criando assim a si próprios. É uma ideia tão válida quanto qualquer outra, com o benefício de ser fisicamente possível e demonstrável.

demonstre então...... :)

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #138 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:12:44 »
Você é ridiculamente patético. Se sua pergunta não está relacionada a deuses, porque dirigí-la, especificamente aos "ateus fortes" que sabem que não existe nada disso?

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #139 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:14:05 »
O facto de ter sempre existido algo, e portanto o universo não derivar do nada, não nos dá nenhuma informação sobre o que esse algo seja, nem assegura que seja criador e com vontade ou capaz de fazer escolhas.

mas minha resposta foi uma dedução lógica. Se o argumento não é racional e lógico, aponte a falha.

Apenas podemos intuir que o que existe, existiu e existirá resulta da impossibilidade do nada... já que dizer que o nada é possível é dizer que o nada é algo. O universo não terá sido criado mas é apenas uma manifestação do ser, desse algo que tem de existir necessariamente e sobre o qual nada se sabe.... e somente se pode especular.... 

claro. estamos especulando. mas especulação com dedução lógica, e racionalmente, não pode nos levar mais próximo a verdade ? repito : se há alguma falha no meu raciocínio, aponte-a.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #140 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:15:03 »
Você é ridiculamente patético. Se sua pergunta não está relacionada a deuses, porque dirigí-la, especificamente aos "ateus fortes" que sabem que não existe nada disso?

se sou o que vc diz, tá na hora de vc procurar outra pessoa para trocar idéias. Eu não presto para voce.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:18:44 »
Com relação à sintonia fina do universo, afora já ter sido desmontada pelo princípio antrópico, as equipes de Alejandro Jenkins e Gilad Perez demonstraram que a vida seria possível se as constantes físicas fossem outras. O segredo é a modificação não de uma constante apenas, mas de um conjunto delas. Os autores estudaram como seria um universo sem a força nuclear fraca e verificaram que sob certas condições  há a formação de carbono 14 estável ou carbono sigma estável, sendo possível a química da vida. Como feito para a força nuclear fraca pode ser feito para outras forças e constantes, o que eleva em muito o número de universos com vida dentro de um multiverso.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #142 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:25:16 »

e daí ?

meu caro. eu dei uma resposta sobre uma pergunta que me foi feita, e respondi de forma coerente. Eu estaria fazendo proselitismo, se viesse de iniciativa própria tratar com os foristas , usando a biblia como argumentação principal. Que não é o caso. Se voce me fizer uma pergunta de cunho teologico ou filosófico, vou responder nos conformes.

Você mesmo confirmou que se tratava de proselitismo quando disse "e daí?".

E se isso não é proselitismo, eu não sei o que seria então...

http://carm.org/why-did-god-create-us

Por que Deus nos criou, se Ele é auto-suficiente?

Muitas respostas diferentes têm sido dadas a esta pergunta e eu acho que a resposta real é um composto de temas bíblicos que giram em torno do amor, sacrifício e companheirismo. Certamente, Deus é auto-suficiente, portanto não há nenhuma falta nele, não há vazio que deve ser preenchido. Em 1 João 4:8 diz que Deus é amor. Em João 3:16 diz que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito..." Podemos ver que a natureza do amor é dar. Além disso, em João 15:13 Jesus disse: "Não existe maior amor do que qualquer um que ele colocar sua vida por um amigo." Além disso, 1 Coríntios. 01:09 estados que somos chamados à comunhão com o Filho de Deus, Jesus Cristo.

Simplesmente, parece que Deus quis criar-nos, a fim de que ele seja capaz de nos amar. Acho que isso é evidente na forma como a criação foi iniciada. Deus andava com Adão e Eva no Jardim. Vemos que após o seu pecado, que era o Senhor que veio procurá-los (Gn 3). Eles são os que se esconderam. Deus os procurou. Ele desejava estar com eles e amá-los. Portanto, Ele criou o sistema de sacrifício, cobrindo Adão e Eva com peles de animais. É claro que isso era uma representação do sacrifício de Cristo que iria chegar em que os cristãos seriam cobertos e redimidos. O desejo de Deus para a comunhão e nos amar não é uma fraqueza nele, mas uma manifestação de Seu caráter de amor.
O amor não se concentra em si, mas sobre os outros. Deus apenas criou o universo como uma manifestação natural do seu amor. Ele é preenchido com as pessoas por quem Ele pudesse expressar o maior ato de amor, que é o auto-sacrifício. E assim ele poderia dar a melhor coisa do universo: a comunhão com ele. Nisto, Ele é glorificado.

Se Deus nunca nos criou, ele não diminuiria a Ele. Ele não tinha necessidade de criar-nos devido à falta nEle. Ao contrário, Ele apenas deseja amar-nos e  a comunhão conosco.

"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #143 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:26:43 »

se sou o que vc diz, tá na hora de vc procurar outra pessoa para trocar idéias. Eu não presto para voce.
Tem toda razão. Mas dá para responder minha pergunta? Ou não dá para me "encarar"?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #144 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:27:14 »

por causa de sua inabilidade de dar uma explicação científica a minha pergunta no inicio deste tópico. Se tiver como, talvez eu mude e pense diferente.

Ninguém no mundo tem uma explicação científica 100% certa sobre o início do universo. O que existem são teorias.

O que isso tem a ver com ateismo?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #145 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:29:09 »
Com relação à sintonia fina do universo, afora já ter sido desmontada pelo princípio antrópico

me explica então, como exatamante o principio antrópico desmonta este argumento ?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #146 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:30:34 »
O facto de ter sempre existido algo, e portanto o universo não derivar do nada, não nos dá nenhuma informação sobre o que esse algo seja, nem assegura que seja criador e com vontade ou capaz de fazer escolhas.

mas minha resposta foi uma dedução lógica. Se o argumento não é racional e lógico, aponte a falha.

Apenas podemos intuir que o que existe, existiu e existirá resulta da impossibilidade do nada... já que dizer que o nada é possível é dizer que o nada é algo. O universo não terá sido criado mas é apenas uma manifestação do ser, desse algo que tem de existir necessariamente e sobre o qual nada se sabe.... e somente se pode especular.... 

claro. estamos especulando. mas especulação com dedução lógica, e racionalmente, não pode nos levar mais próximo a verdade ? repito : se há alguma falha no meu raciocínio, aponte-a.
Se você quer saber o que há de errado com a "sua" e com qualquer outra lógica:

../forum/topic=20889.0.html#msg578206

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #147 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:30:39 »

Ninguém no mundo tem uma explicação científica 100% certa sobre o início do universo. O que existem são teorias.

O que isso tem a ver com ateismo?

então, se lhe entendi corretamente, sua posição atéia se baseia em teorias , sob as quais não existe muita certeza de sua veracidade . E isso ?

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #148 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:32:20 »

Tem toda razão. Mas dá para responder minha pergunta? Ou não dá para me "encarar"?

eu não perco meu tempo com gente, que precisa me atacar pessoalmente para se fazer valer. voce já demonstrou que não tem educação suficiente para debater comigo.
abraço.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 20 de Fevereiro de 2011, 22:32:55 »
Eis uma falácia, a do apelo à autoridade:
desde quando é uma falácia apelar para uma autoridade, quando a mesma é efetivamente um especialista no campo consultado ?

E qual é o trecho em que, por exemplo, Hawking afirma que as condições do Universo são decorrentes de um ente transcedental, que é a base declarada de sua crença senhor AngeloItacare?

Caso Vossa Senhoria não apresente este trecho então eu re-afirmo: É uma falácia do argumento de autoridade.

Há quase todas as falácias costumeiras, incluindo a do ajuste fino e as que recorrem à da probabilidade ínfima de ocorrência de eventos.

por que então cientistas seculares como Dawkins, Hawking, etc. a admitem ?

http://www.bethinking.org/science-christianity/fine-tuning-the-multiverse-theory.htm

Hawking, A Brief History of Time, p.125.; George Ellis, British astrophysicist; Paul Davies, British astrophysicist; Alan Sandage (winner of the Crawford prize in astronomy); John O'Keefe, NASA astronomer; George Greenstein, astronomer; Arthur Eddington, astrophysicist.

Porque o fato da espécie humana existir não implica que sejamos o produto do desejo de uma entidade transcedental. O ajuste fino não passa de uma visão antropocêntrica da Natureza, realizada sob influência religiosa cristã.

E qual foi a finalidade de listar os nomes de cientisas teístas? Mostrar que eles existem? Isto eu já sei.

E eles são minoria, pois a lista dos cientistas de ponta ateus e agnósticos é muito maior.

Não. Não é. O único crente aqui é voce.

O teorema de Incompletude de Gödel diz que:
"Qualquer coisa que você pode desenhar um círculo em volta não pode explicar-se sem referência a algo fora do círculo. - Algo que você tem que assumir, mas não pode provar". Você pode desenhar um círculo em volta de todos os conceitos em seu livro geometria. Mas eles são todos construídos em 5 postulados de Euclides, que sabemos que são verdade, mas não podem ser provados. Os cinco postulados estão fora do livro, fora do círculo.

Não lembro desta parte do teorema (sobre a analogia com o círculo). Vossa Senhoria poderia reproduzi-lo junto com a fonte?

Ele provou que nenhuma afirmação pode provar a sua própria verdade.

Não. Ele demonstrou que o seu teorema é aplicável para a matemática e não para todas as afirmações recursivas da lógica.

Você sempre precisa de um ponto de referência externo. O teorema da incompletude foi um golpe devastador para os "positivistas" da época. Eles insistiram que, literalmente, qualquer coisa que você não pode medir ou provar era besteira. Ele mostrou que o seu positivismo foi um absurdo.

Tolice. A aplicabilidade do teorema de Godel somente veio se somar aos outros avanços do conhecimento da época, como o Princípio da Incerteza de Heisenberg, e que limitaram a posição determinista de muitos ramos da ciência.

Vamos explicar  o que isso significa:
Fé e razão não são inimigos. De fato, o oposto é verdadeiro! Um deles é absolutamente necessário para que o outro existe. Todo o raciocínio, em última análise remonta a fé em algo que você não pode provar.[/u]Todos os sistemas fechados dependem  de algo fora do sistema. Você sempre pode desenhar um círculo maior, mas ainda haverá alguma coisa fora do círculo. Raciocínio dentro de um círculo maior de um círculo menor (de "todas as coisas" para "algumas coisas") é um raciocínio dedutivo.argumentos indutivos são construídos de forma a produzir conclusões que provavelmente irão  seguir a partir das premissas. Um forte argumento indutivo oferece evidências suficientes para fazer a conclusão provável (ou altamente provável).

Vossa Senhoria está misturando propositalmente a crença racional com a crença religiosa.

A primeira se distingue em aceitar como possivelmente válida uma proposição que ainda não foi testada, mas que é plausível cientificamente. Ela é completamente diferente da crença religiosa, principalmente cristã, que não apresenta nenhum viés científico, se baseando apenas em hierarquia, tradição e wishful thinking.

E nem o método dedutivo e nem o indutivo conseguem levar à uma conclusão positiva sobre a existência de um ente sobrenatural.

E não estou me referindo à sua crença e sim ao fato de que voce apresentou um texto que foi supostamente traduzido por voce, proveniente de um link também indicado por voce, mas que de fato não continha nenhuma linha sequer daquilo que voce "traduziu".

ah não ? me mostre.

Para refrescar a memória de Vossa Senhoria.

Eis o trecho "traduzido" por Vossa Senhoria, do link inframencionado:

que tal por exemplo :

http://news.nationalgeographic.com/news/2003/10/1008_031008_finiteuniverse.html

o universo tem  Energia Finita. Mesmo que  energia nao pode ser destruída ou criada (por Processos Naturais), Ao Longo do Tempo a Energia Útil no Universo torna-se cada  vez mais inútil. Isto É conhecido na Ciência como a segunda Lei da termodinâmica. Se o Universo Fosse eterno, então Toda Energia teria se  tornada totalmente Inútil e ágora nao estaria escrevendo Este Artigo e você nao estaria Lendo isso!

Agora eu apresento a trascrição literal do link da National Geographic postado por Vossa Senhoria:

Citação de: Geotecton
Eis a transcrição total do ensaio da National Geographic, proveniente do link indicado pelo forista AngeloItacaré.

Citação de: National Geographic News
Universe is Finite, "Soccer Ball"-Shaped, Study Hints

Sean Markey
National Geographic News

October 8, 2003
What is the shape of the universe? The question has tantalized humankind since civilization first gazed toward the heavens.

Theories about whether space is finite or infinite, flat or curved have blazed in the firmament of scientific discourse with varying intensity over time, burning brighter or fading in the face of new data and competing ideas.

Now a new study of astronomical data only recently available hints at a possible answer: The universe is finite and bears a rough resemblance to a soccer ball or, more accurately, a dodecahedron, a 12-sided volume bounded by pentagons.

If proven by further evidence and scrutiny, the model would represent a major discovery about the nature of the cosmos.

"What makes it exciting now is it's not a matter of idle speculation," said Jeffrey Weeks, a freelance mathematician in Canton, New York, and study co-author. "There's real data to look at and the possibility of getting a definite answer."

Weeks, recipient of a MacArthur Fellowship or so-called "genius award," arrived at the model with a team of French cosmologists while studying cosmic background radiation observed by NASA's Wilkinson Microwave Anisotropy Probe (WMAP).

With a microwave antenna pointed into deep space and shielded from local interference emanating from the sun, Earth, and moon, the spacecraft has recorded the clearest soundtrack to date of the microwave radiation echo of the Big Bang, the event most scientists believe created the universe.

Cosmic Afterglow

Like the visible light of distant stars and galaxies, cosmic background radiation allows scientists to peer into the past to the time when the universe was in its infancy. Density fluctuations in this radiation can also tell scientists much about the physical nature of space.

NASA released the first WMAP cosmic background radiation data, collected since October 2001, in February.

Combing through those observations, Weeks and his colleagues found that the most telling information supplied by WMAP was, in fact, the resounding echo of what was missing. Density fluctuations on the largest scale were far weaker than expected, a gap Weeks and colleagues say is best explained by a finite universe.

To illustrate the concept, Weeks points to the analogy of an ocean and a bathtub. While the ocean (an infinite universe) can support 40-foot-long waves, a bathtub (the finite universe) is simply too small. The bathtub cannot support waves longer than the length of the tub itself.

Moreover, observations of the cosmic background radiation enabled Weeks and his colleagues to posit possible shapes for the universe to explain its fluctuating density. The researchers could then test their models through mathematical proofs against the microwave data gathered by the WMAP satellite.

Among cosmologists, three broad categories vie as the most likely shapes to fit the cosmos: flat, negatively curved (saddle-shaped), and positively curved (spherical) space.

But Weeks said the discovery of dark energy in 1998, a little-understood force found in the vacuum of space, make models for negatively curved space more difficult to reconcile with scientific observations. Meanwhile the shape of flat universe models, Weeks said, imperfectly fit the mathematical proofs derived from WMAP cosmic background radiation recordings.

Think Positive

So Weeks said he started with the simplest model of a finite space, a torus.

(To picture a torus, roll up the sides of a piece of paper to create a cylinder. Starting over, roll the paper top to bottom to create a new cylinder. Now imagine rolling both ends simultaneously, but instead of using paper—two-dimensional space—start with the rectangular space of your office or living room—three dimensional space.)

"When you actually go and do the computation and you say, what sort of microwave sky do you expect to see in a torus universe, it doesn't match very well," said Weeks.

"But the good news then is that…if you start with a dodecahedral block of space and again hook up on the sides, then it matches quite well."

In other words, taking the density fluctuations in cosmic background radiation recorded by WMAP, the math adds up if the universe is finite and shaped like a dodecahedron.

Weeks cautions that his team's model of a finite, dodecahedral-shaped universe, while promising, is hardly a proven theory. "There's more work to be done, he said. "It could be affirmed, or it could be refuted."

A description of their research appears tomorrow in the science journal Nature.

In an accompanying perspective article, George F. R. Ellis, a mathematician at the University of Cape Town, South Africa, writes that the researchers' cosmic map "accounts for the WMAP data better than do standard models," he wrote.

"Can this proposal be confirmed? Yes indeed," Ellis wrote, noting that future observations from WMAP's successor, a European satellite to be launched in 2007 even more accurate than its NASA counterpart, will provide key observations on cosmic background radiation that could confirm or disprove Weeks' theory.

Ellis concluded: "The WMAP data, as interpreted by [Weeks and colleagues], suggest that we might indeed live in such a small closed universe."

Agora eu solicito que Vossa Senhoria faça o seguinte:

a) Mostre de qual trecho do link da NG que Vossa Senhoria traduziu o texto;

b) No caso de não ser este o link correto da NG, mostre então qual é o certo, mesmo que seja de outra publicação científica;

c) No caso de não existir o trecho traduzido de nenhuma publicação científica, mesmo que para leigos, eu solicito que Vossa Senhoria se retrate, pois do contrário vou denunciá-lo à Moderação por falsidade ideológica.

E dados mais recentes, que tratam da energia escura, podem obrigar a uma revisão no valor da densidade, de tal modo que isto ainda é uma questão em aberto.
a segunda lei da termodinâmica dá enfim um cheque mate nesta teoria.

Não, não dá.

De qualquer modo explique o porque daria.

A propósito. Qual é o valor do "cheque"?

Os dados de 1998 estão completamente defasados. O resto eu já respondi na questão anterior.
cade os dados mais recentes então ?

Loop Quantum Cosmology, Reviews in Relativity, Martin Bojowald (2008).

What happened before the Big Bang, Physics, Martin Bojowald (2007).

Quantum Gravity, Carlo Rovelli (2004).

E uma síntese da cosmologia baseada na hipótese do loop quântico já foi apresentada pelo forista Derfel.

e daí ?

Não é ciência sequer no nível de especulação.

E é contra as regras deste fórum.

Mas ainda assim eu volto a perguntar: Por que ele nos criou?
Apenas para nos amar? Porque? Qual a necessidade disto, senão carência e solidão?
por que uma mãe da a luz ? apenas por carencia e solidão ?

Uma mãe "dá a luz" porque ela está grávida. E o que Vossa Senhoria quer dizer com esta analogia?

Que o seu deus é na realidade uma deusa e que ficou prenhe?

Ou que ele é hermafrodita?

Voce não quer o livro indicado bem como não le absolutamente nada de material científico.
como sabe ?

Método científico indutivo.

De qualquer modo a idéia central do livro é o de demonstrar que a noção e o conceito de "tempo" variaram ao longo da história da civilização humana e que ele é basicamente uma abstração.
o tempo é uma abstração ? explica isto melhor.......continuo sem entender do que está falando. Já que vc é científicamente instruido, deveria saber como responder.......

Outra falácia sua, desta vez a do declive escorregadio. Alguém pode ter um grande conhecimento sobre um dado assunto mas pode não ter a capacidade didática adequada para transmitir este conhecimento.

Por consideração vou abordar, muito rapidamente, o que Agostinho, um pensador cristão, escreveu sobre o assunto sob o ponto de vista filosófico. Ele concluiu que as nossas ideias de passado e futuro dependiam de nossa consciência da memória e do senso de expectativa. Isto implica que o conceito primário de tempo é o instante em que ocorre e não a sua duração.

A sua resposta foi exatamente a crítica que eu escrevi. Não há nenhuma evidência de deus, a não ser àquelas dadas por definição por crentes como voce. Explique-nos o que é "estar em uma dimensão além da temporal".
é uma dimensão fora do tempo. não há o cronos.

É mesmo?

E como Vossa Senhoria demonstra isto?

Não é o argumento Kalam? Então vou refrescar a sua memória com uma postagem sua:
Argumento da impossibilidade de formar um real infinito número de coisas adicionando-se um membro atrás do outro
1.   Uma coleção formada adicionando-se um membro atrás do outro não pode ser um infinito real.
2.   Uma série de eventos passados é uma coleção formada adicionando-se membros um atrás do outro.
3.   Logo, uma série de eventos não pode ser um infinito real
postei uma PARTE do argumento kalaam, que postado por si só, é um argumento a parte.

Não. Vossa Senhoria afirmou perempetoriamente que não era o argumento Kalam, seja considerando-o no todo ou em parte.

O senhor está realmente confuso. O senhor está com algum problema?
não. mas é aparentemente o que vc está procurando, para poder criticar. Se não for isto, qual o sentido de sua pergunta ?

Esqueça a pergunta supra.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2011, 23:08:26 por Geotecton »
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!