-O Ateísmo Forte é uma postura razoavelmente defensável porque as contínuas observações e crescente massa de evidências a respeito das leis da Natureza não sugerem a existência de qualquer deus.
Me explique : para que direção as leis da Natureza supostamente apontam , e por que ?
No interesse do esclarecimento, por mais que eu ache que vai ser tempo desperdiçado:
-Desde a década de 20 do século passado sabemos que existem outras galáxias no Universo lá fora, e que elas estão se afastando de nós. Com o advento da Teoria Geral da Relatividade descobrimos que na verdade é o próprio espaço-tempo que está se expandindo -- a textura do Universo que nos cerca -- arrastando as galáxias para longe. Conforme as medições foram ficando mais precisas, tudo indica que o Universo surgiu há uns 14 bilhões de anos. O modelo mais aceito hoje é o Big Bang, o que não quer dizer que tenha mesmo havido um.
Nada na Cosmologia sugere uma agência inteligente, entretanto.
-A idade da Terra foi razoavelmente bem estabelecida pela Geologia como sendo de 4,5 bilhões de anos, compatível com modelos astronômicos sobre a idade do sistema solar. Estudos estratigráficos, radiométricos e paleontológicos apontam para a mesma conclusão. Os processos que formaram as rochas, mares e montanhas que observamos hoje são razoavelmente bem compreendidos (embora ainda haja muito o que descobrir), e demonstram que nada além da ação natural da Física e da Química esteve presente na moldagem da face do planeta.
Nada na Geologia aponta para uma agência inteligente.
-A Biologia goza de um triunfo intelectual talvez maior até mesmo que o de Newton. A Teoria da Evolução de Darwin, refinada por um século e meio de contínuas observações e literalmente montanhas de evidências a favor é uma poderosa explicação para a diversidade da vida que vemos hoje na Terra. Ela não explica onde ou como a vida começou, é verdade (embora haja bons chutes a esse respeito), mas qualquer outra teoria teria que dar conta do nosso registro fóssil, da diversidade da vida, do parentesco entre as espécies e de uma série de outros detalhes. Tal teoria simplesmente não existe. Em particular, o processo de Seleção Natural satisfatoriamente explica como estruturas complexas como olhos e cérebros podem ter surgido.
Nada, absolutamente nada na Evolução sugere a existência de um Projetista Inteligente, ou que a evolução das espécies tenha sido de alguma forma guiada.
Entenda que o propósito da ciência nunca foi desprovar Deus. Simplesmente não se fez tal hipótese
a priori. Só que tampouco foi preciso apelar para a hipótese-Deus mais tarde. Logo, como você pode ver, nada, absolutamente nada sugere a necessidade da intervenção divina. Ateus como eu descontam a existência de Deus pelo Princípio da Parcimônia. Ateus fortes dão um passo a mais e declaram que a gigantesca ausência de evidência é evidência da ausência.
Só isso.