Se o seu antes não se refere a tempo, mesmo com as aspas, as suas afirmações fazem menos sentido ainda, se é que isso é possível.
Pra deixar as coisas claras, me explique mais explicitamente o que é "antes" e que não se refere a tempo. Me explique também como o verbo surgir também não envolve a noção de tempo.
E você termina com perguntas que já foram respondidas. Repetir a pergunta não vai fazer eu mudar a resposta, a não ser que você me mostre que a minha resposta está errada ou não faz sentido
.
como já dito, a lei da gravitação não poderia entrar em ação sem corpos . para evitar a palavra antes, podemos substitui-la com Além. Além ( beyond ) do big bang não existia nada fiscio... a lei da gravitação não se aplicava....
Entrar em ação envolve tempo. Além é só um sinônimo de depois (ou antes, dependendo de que lado do ponto de referência você está), não muda nenhum significado (supondo que estamos usando o mesmo idioma pra nos comunicar).
E a frase "a lei da gravitação não se aplicava" também envolve o conceito de tempo, porque está no passado, ou seja, refere-se a tempos anteriores a um dado tempo, no caso o instante do big bang.
Vou te dar uma dica. Você não vai conseguir explicar esses termos sem o conceito de tempo porque eles não fazem sentido sem esse conceito.