Para voce eu recomendo:
Primeiro. Que poste fontes realmente científicas e não de má filosofia a serviço de religião, como por exemplo: http://www.godsci.com/gs/new/finetuning.html.
fica a vontade de desvendar erros científicos e mentiras, se há no site apresentado.
Segundo. Que tenham relação com o seu argumento e não que reflitam a sua crença, o seu wishful thinking cristão, como por exemplo: http://news.nationalgeographic.com/news/2003/10/1008_031008_finiteuniverse.html.
em ultima instância, tudo que discutimos aqui, é crença.
Não tem necessidade nenhuma de existir uma "causa não causada" pois o Universo pode perfeitamente ser sempiterno e oscilante.
O caso de um criador, de Lee Strobel , pagina 76
para que o universo a oscilar, tem de contratar, em algum momento. Para que isso aconteça, o universo teria que ser denso o suficiente para gerar gravidade suficiente que se possa eventualmente diminuir a sua expansão até a uma parada e, em seguida,com rapidez crescente, contratar em um grancde crunch. Mas as estimativas têm indicado consistentemente que o universo é muito inferior a densidade necessária para contratação, mesmo quando você inclui não só a sua matéria luminosa, mas também toda a matéria escura invisível .
"Os testes recentes, executados por cinco laboratórios diferentes em 1998, calcularam a certeza de noventa e cinco por cento que o universo não tem como contratar, mas que se expandirá para sempre. De fato, em um desenvolvimento totalmente inesperado, os estudos indicaram que a expansão não é de desaceleração, mas na verdade acelerando.Isso realmente coloca os pregos no caixão do modelo oscilante."E mais um problema: mesmo que a física fosse permitir que o universo se contraia, estudos científicos têm mostrado que a entropia estaria sendo conservada de um ciclo para os próximos Isso teria o efeito de cada uma expansão cada vez ficar maior e maior. Traça isto para traz, e o que teria ? Os ciclos ficam cada vez menores e menores, até que finalmente chegou ao menor, ao início do ciclo e depois ao inicio do universo. Assim Joseph Silk, em seu livro The Big Bang, estima que mesmo se ouniverso foram oscilantes, não poderia ter passado por mais de uma centena de oscilações anteriores antes de hoje.Tudo isso, certamente, parece condenar essa teoria.
Sob o ponto de vista filosófico escolástico, a sua "causa não causada" tem de ser um ente de puro Ato pois se fosse de pura Potência ele sofreria modificações. Ora, se ele decidiu mudar algo (criar o Universo a partir do "nada") ele modificou a sua postura, não mais sendo puro Ato, pois que decidiu algo. Um ser como este não precisaria de nada, pois ele é completo por si mesmo. Porque ele criou?
http://carm.org/why-did-god-create-usPor que Deus nos criou, se Ele é auto-suficiente?
Muitas respostas diferentes têm sido dadas a esta pergunta e eu acho que a resposta real é um composto de temas bíblicos que giram em torno do amor, sacrifício e companheirismo. Certamente, Deus é auto-suficiente, portanto não há nenhuma falta nele, não há vazio que deve ser preenchido. Em 1 João 4:8 diz que Deus é amor. Em João 3:16 diz que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito..." Podemos ver que a natureza do amor é dar. Além disso, em João 15:13 Jesus disse: "Não existe maior amor do que qualquer um que ele colocar sua vida por um amigo." Além disso, 1 Coríntios. 01:09 estados que somos chamados à comunhão com o Filho de Deus, Jesus Cristo.
Simplesmente, parece que Deus quis criar-nos, a fim de que ele seja capaz de nos amar. Acho que isso é evidente na forma como a criação foi iniciada. Deus andava com Adão e Eva no Jardim. Vemos que após o seu pecado, que era o Senhor que veio procurá-los (Gn 3). Eles são os que se esconderam. Deus os procurou. Ele desejava estar com eles e amá-los. Portanto, Ele criou o sistema de sacrifício, cobrindo Adão e Eva com peles de animais. É claro que isso era uma representação do sacrifício de Cristo que iria chegar em que os cristãos seriam cobertos e redimidos. O desejo de Deus para a comunhão e nos amar não é uma fraqueza nele, mas uma manifestação de Seu caráter de amor.
O amor não se concentra em si, mas sobre os outros. Deus apenas criou o universo como uma manifestação natural do seu amor. Ele é preenchido com as pessoas por quem Ele pudesse expressar o maior ato de amor, que é o auto-sacrifício. E assim ele poderia dar a melhor coisa do universo: a comunhão com ele. Nisto, Ele é glorificado.
Se Deus nunca nos criou, ele não diminuiria a Ele. Ele não tinha necessidade de criar-nos devido à falta nEle. Ao contrário, Ele apenas deseja amar-nos e a comunhão conosco.
Por fim, afirmar que a "causa deve ser pessoal" inferindo que foi "alguém que criou o Universo" e não "o quê criou o Universo" já embute uma falácia do tipo petição de princípio.
como assim ? não entendi, explique melhor, por favor.
Para voce entender melhor sobre a variação na percepção e no desenvolvimento do conceito de tempo, leia este livro: "O Tempo na História" de G. J. Whitrow.
eu não quero ler o livro de fulano de tal. Quero que voce responde com suas proprias palavras, ou com um link, como base de discussão.
Não. Ele quer que voce inclua o seu deus, sem fazer cortes arbitrários do tipo: "Ahhh, deus não se submete à lei de causa e efeito porque é assim por definição".
para que eu deveria incluir Deus na lei de causa e efeito, se Deus está em uma dimensão além da temporal , se ele não teve inicio,e não terá fim ?
http://teonismo.wikia.com/wiki/Argumento_cosmol%C3%B3gico_Kalam_(Teonismo)
Argumento da impossibilidade de formar um real infinito número de coisas adicionando-se um membro atrás do outro
1. Uma coleção formada adicionando-se um membro atrás do outro não pode ser um infinito real.
2. Uma série de eventos passados é uma coleção formada adicionando-se membros um atrás do outro.
3. Logo, uma série de eventos não pode ser um infinito real
A refutação ao argumento Kalam:
o acima mencionado não é o argumento Kalaam. Vamos ficar no assunto, ou pular de um assunto para o outro ?