Autor Tópico: Singularidade Tecnológica: inteligência super-humana e imortalidade  (Lida 42471 vezes)

Trudeau

• Visitante
Re: Singularidade Tecnológica: inteligência super-humana e imortalidade
« Resposta #250 Online: 22 de Junho de 2011, 15:18:48 »
Uuiii que perigo, estou morredo de medo. Sei que voce nao deve ter muito contato com biologia, portanto so o que posso te falar 'e: tente criar um troco letal em um laboratorio de merda dessa forma com a intencao de o fazer para ver se consegue.
Eu não conheço bilogia o suficiente para opinar mas estou lendo um livro que diz exatamente o contrário.
Biopunk de Marcus Wohlsen.
Aqui vai uma sinopse:
Tecnologia melhor e mais barata tem inspirado um novo movimento de garagem com base em biotecnologia. Marcus Wohlsen avaliou o movimento biohacker que se encontra em ascensão e publicou seus resultados em um novo livro: Biopunk. Entre seus achados estão uma aluna do M.I.T. que construiu um kit de testes genéticos em sua casa e uma mulher que trabalha para testar o leite para venenos como melamina. Tal como os seus antepassados ​​open-source, biohackers e hobbyists acreditam no poder dos indivíduos, em oposição aos interesses corporativos.
Perguntas levantadas no livro:
Qual é o valor da capacidade ceintífica em relação à sabedoria das multidões?
As leis de propriedade intelectual aceleram ou tornam mais lento o progresso científico?
O acesso à informação sobre os nossos próprios corpos seria um direito humano básico?
Quanta supervisão regulatória é justificada quando se trata de mexer com a vida?
E, finalmente, deve qualquer um ser capaz de fazer ciência?
Estas são as perguntas desafiadoras colocados por hackers e entusiastas da biotecnologia.
Assim como Apple e Google tiveram seu início nas garagens da Califórnia, talvez o próximo grande avanço no campo da biotecnologia virá do mais humilde dos workshops.
« Última modificação: 22 de Junho de 2011, 15:21:20 por Trudeau »

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #251 Online: 22 de Junho de 2011, 15:28:58 »
Mas entenda que isso 'e muito mais complicado quando se tem os quesitos: se espalhar e matar. Em geral os proprios organismos patologicos acabam se adaptando de forma que nao matem seus hospedeiros, apenas consigam se espalhar. Nos temos um sistema de defesa extremamente eficiente, nao 'e f'acil criar patogenos dessa maneira, teriamos que inserir mecanismos de infeccao e propagacao extremamente eficientes. Por exemplo, se a bacteria for extremamente letal e matar uma pessoa em questao de horas, logo essa populacao de bacterias morreria. E como eu disse em um post acima, existem mais possibilidades de conformacoes estruturais de uma so proteina que atomos no universo, nao e so "escrever" um DNA que uma proteina que faca o que voce quer sera criada. Essas proteinas que foram usadas nesse projeto ja sao extensamente conhecidas, nao foram criadas do nada.

Penso que você conhece a Lei de Murphy, não? Se algo pode dar errado, uma hora vai dar errado. Ainda mais quando se trabalha com coisas tão perigosas em ambientes sem os protocolos de segurança necessários para tal.

Se aconteceu com a Umbrella Corporation, não vai acontecer num laboratório de fundo de quintal?  :P

Além de que, não é necessário matar em apenas algumas horas para se algo muuuuito ruim. Basta que mate em uma semana, já é mais que o suficiente quando não se tem a cura em mãos.
« Última modificação: 22 de Junho de 2011, 15:32:42 por ByteCode »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #252 Online: 22 de Junho de 2011, 15:35:45 »
Tipo, e se o meu vizinho estiver pesquisando o Ebola no laboratório que fica na garagem dele?

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #253 Online: 22 de Junho de 2011, 15:39:10 »
Verdade Uilinili, neste caso nem precisaria de uma modificação no organismo, bastaria o idiota abrir o "potinho" no lugar errado.  :susto:

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #254 Online: 22 de Junho de 2011, 15:40:29 »
Veja bem, a probabilidade de isso ocorrer na propria natureza e maior que a de voce conseguir criar algo assim em laborat'orio, como e o caso da gripe suina por exemplo. Ok, um cara pode pegar um pouco de cada bacteria/virus mais letais que conhece para criar algo extremamente ruim. Assim que ele liberasse isso no metro de nova york, teria efeitos catastroficos, etc etc etc. Mas olhe a dificuldade pratica disso, obter bacterias extremamente letais sem morrer, transporta-las, manipula-las sem testar em pessoas ou macacos, etc. 'E muito mais provavel que acabe saindo algo bem menos letal que a bacteria inicial.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #255 Online: 22 de Junho de 2011, 15:45:44 »
É, um cenário desse tipo não é provável. Pode acontecer, mas não é o tipo de possibilidade que dê razão para alarmismo, pode acontecer de eu ser atropelado por um caminhão na próxima vez que eu puser os pés para fora de casa também.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #256 Online: 22 de Junho de 2011, 15:50:30 »
Mas mesmo assim, dado as possíveis consequências catastróficas caso algo assim ocorra, melhor seria não brincar com isto em ambientes que não estejam devidamente "blindados" contra possíveis vazamentos biológicos danosos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #257 Online: 22 de Junho de 2011, 15:51:55 »
Sim, é preciso haver regulação e fiscalização pela vigilância sanitária. Se uma granja de galinhas tem que obedecer a uma legislação, que dizer que um laboratório que lide com patógenos?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #258 Online: 22 de Junho de 2011, 16:05:19 »
Antes que comecem a viajar na maionese, eu vou contar um segredo.

A vida nunca foi criada em laboratório, nunca pegaram um composto inorgânico e inanimado e transformaram numa coisa viva. O máximo que fizeram foi transformar um composto inorgânico em orgânico. E a única célula que tem "vida eterna" é um tumor.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #259 Online: 22 de Junho de 2011, 16:07:57 »
E quem está falando de criar vida? Estamos falando de pegar algo já existente e modifica-lo para ficar mais letal ainda do que o normal. Ou então, o perigo de se estudar algo letal, tipo o ebola, e deixar vazar por aí.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #260 Online: 22 de Junho de 2011, 16:30:49 »
O máximo que fizeram foi transformar um composto inorgânico em orgânico.

Mas isso é muito fácil! Eu mesmo já fiz isso pessoalmente, transformei gás carbônico e água em ácido fórmico.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #261 Online: 22 de Junho de 2011, 18:22:48 »
Antes que comecem a viajar na maionese ...
Tarde de mais ...  :D

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #262 Online: 22 de Junho de 2011, 18:51:25 »
Hoje vi dois textos interessantes, com argumentos contra a possibilidade da Singularidade. Vale a pena dar uma lida (em inglês):

http://www.antipope.org/charlie/blog-static/2011/06/reality-check-1.html

http://www.overcomingbias.com/2011/06/the-betterness-explosion.html
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #263 Online: 22 de Junho de 2011, 19:00:16 »
Antes que comecem a viajar na maionese ...
Tarde de mais ...  :D
Viajando na maionese... :olheira:
« Última modificação: 23 de Junho de 2011, 09:17:06 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #264 Online: 22 de Junho de 2011, 19:08:04 »
Antes que comecem a viajar na maionese, eu vou contar um segredo.

A vida nunca foi criada em laboratório, nunca pegaram um composto inorgânico e inanimado e transformaram numa coisa viva. O máximo que fizeram foi transformar um composto inorgânico em orgânico. E a única célula que tem "vida eterna" é um tumor.
Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei. Depois, vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, eu não protestei. Então, vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, eu me calei. Então, eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, eu me calei. Então, quando vieram me buscar... Já não restava ninguém para protestar.
Martin Niemoller
« Última modificação: 23 de Junho de 2011, 09:19:23 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #265 Online: 22 de Junho de 2011, 21:32:54 »
Eu prefiro esta:

"Para o triunfo do mal só é preciso que homens bons não façam nada." (Edmund Burke).
Foto USGS

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #266 Online: 22 de Junho de 2011, 23:10:58 »

Mas isso é muito fácil! Eu mesmo já fiz isso pessoalmente, transformei gás carbônico e água em ácido fórmico.
Na sua garagem?
:hehe:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #267 Online: 25 de Junho de 2011, 09:52:09 »
Imaginando que a Singularidade Tecnológica se inicie realmente até 2045, como previsto, quem acham que seria o maior candidato a dar inicio à tal inteligência super humana que irá inaugurar a singularidade? Creio que será a IBM (talvez em conjunto com a Google). Claro, é só um chute gigantesco, pode vir de qualquer outro lugar, inclusive de uma garagem cheia de nerds.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #268 Online: 28 de Junho de 2011, 18:06:13 »
"Um grupo internacional de pesquisadores construiu um bloco fundamental da computação usando apenas luz.

Os cientistas das universidades de Bristol (Reino Unido), Osaka e Hokkaido (Japão) construíram uma porta lógica com quatro partículas de luz, ou fótons.

Nessa escala, tudo o que se faz normalmente recebe o designativo "quântico", uma vez que as partículas elementares obedecem às leis da mecânica quântica, e não da mecânica clássica.

Desta forma, o que os cientistas fizeram em breve pode ser empregado em uma vasta gama de tecnologias quânticas, incluindo a comunicação segura e a criptografia, para medições de precisão e, finalmente, para os computadores quânticos.
(...)
A longo prazo, o objetivo da equipe é construir circuitos maiores, até atingir uma capacidade de cálculo que permita rodar algoritmos quânticos."

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=circuito-optico-porta-quantica-calculos-luz&id=010110110628

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #269 Online: 28 de Junho de 2011, 18:09:15 »
"A miniaturização dos componentes eletrônicos está chegando a um nível que está se tornando difícil construir ferramentas para fabricá-los.

Como essa tendência não mostra sinais de reversão, o problema seguirá na contramão das dimensões dos componentes: quanto menores os componentes, maiores serão as dificuldades.

É por isto que os cientistas estão apostando na chamada automontagem: processos por meio dos quais os próprios componentes constroem a si próprios por meio de reações moleculares.

Um exemplo notável dessa abordagem acaba de ser demonstrado por cientistas do Instituto Karlsruhe de Tecnologia, na Alemanha, que criaram uma rota sintética que imita um processo da natureza para controlar moléculas magnéticas individuais.

Além de produzir componentes úteis para a tecnologia eletrônica atual, ao lidar com a dimensão das moléculas os pesquisadores superam fronteiras para áreas ainda pouco exploradas, como a Spintrônica e a computação quântica, onde as leis da física clássica dão lugar às muitas vezes esquisitas leis da mecânica quântica.
(...)
Essa possibilidade de interagir eletricamente com moléculas magnéticas individuais abre um mundo completamente novo para a spintrônica, onde memória, lógica e, possivelmente, a lógica quântica, podem ser integradas."

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=componente-molecular-eletronica-spintronica-quantica&id=010810110620

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #270 Online: 29 de Junho de 2011, 15:53:13 »

Na sua garagem?

Eu não fiz na minha garagem, mas poderia. É muito, muito simples fazer ácido fórmico, tudo o que preciso são água, gás carbônico e uma corrente elétrica, além de um par de eletrodos, um leito de partículas (a gente fez o nosso cortando arame), um reatorzinho do tamanho de um livro e uma ou duas bombinhas peristálticas. Acho que eu poderia montar tudo gastando menos de mil reais.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #271 Online: 29 de Junho de 2011, 15:56:37 »

Na sua garagem?

Eu não fiz na minha garagem, mas poderia. É muito, muito simples fazer ácido fórmico, tudo o que preciso são água, gás carbônico e uma corrente elétrica, além de um par de eletrodos, um leito de partículas (a gente fez o nosso cortando arame), um reatorzinho do tamanho de um livro e uma ou duas bombinhas peristálticas. Acho que eu poderia montar tudo gastando menos de mil reais.

Você não tentou esmagar umas formigas? É mais barato.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #272 Online: 29 de Junho de 2011, 16:16:20 »
Não para produzir em quantidade, sem contar o processo de purificação e a legislação ambiental :P

Offline Tabacof

• Nível 05
  • *
« Resposta #273 Online: 29 de Junho de 2011, 23:16:06 »
Acho interessante levar esse artigo anti-singularidade na discussão: http://www.wired.com/wired/archive/8.04/joy.html

Ele não diz que a singularidade não vai ocorrer, e sim que ela vai ocorrer e será catastrófico!

O autor é Bill Joy, co-fundador da Sun, que participou da criação do Java e da arquitetura SPARC, e atualmente atua como venture capitalist. Não tem como ter um histórico mais "tecnológico" que o dele.

Eu particularmente discordo da posição dele e do Kurzweil, pois não acho que a singularidade vá acontecer num futuro próximo (100 anos). Mesmo que acontecesse, acho que vale a pena o risco. Posso parecer maluco, mas acho que a continuidade da espécie por meios biólogicos é muito superestimada, não me importaria que os robôs tomassem o lugar dos humanos.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #274 Online: 29 de Junho de 2011, 23:31:22 »
Esse papo de singularidade, como já disse, não passa de um declive escorregadio. Mas de qualquer forma, não interessa o currículo desse tecnólogo, o que interessa são os argumentos dele. Até hoje não vejo nada mais que crendices nesses argumentos a favor da singularidade. Máquinas ajudando homens, ok, mas máquinas "mágicas", não cola.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!