Autor Tópico: Colapso do Capitalismo  (Lida 36052 vezes)

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
Re:Colapso do Capitalismo
« Resposta #250 Online: 11 de Novembro de 2015, 18:50:04 »
Às vezes fico imaginando um senhor feudal do ano 1500 falando que a democracia e sufrágio universal nunca darão certo, pois não há como avançar sem que a terra esteja de posse de poucos, e que o fim da escravidão seria o fim da civilização e da produção.

Não vejo porque o anarcocapitalismo não possa substituir nosso sistema atual quando o mundo estiver pronto para isso. Mas querer que isso aconteça ainda nesta geração é fantasia. Primeiro temos que extirpar completamente o marxismo da nossa região e os políticos populistas de carreira.
Concordo. Mas sobre a "fantasia", nunca afirmei isso.

Se a colocação for genérica, ignore esse comentário.

Saudações

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #251 Online: 11 de Novembro de 2015, 18:54:40 »
Eu não acho que "anarquia" sem ser uma coisa toda de unhas e dentes e cúpula do trovão seja algo impossível. Só não é solução mágica para todos os problemas vindos do governo, e estes também não são todos inerentes a haver um governo. É apenas chavão e fantasia, algo bem próximo às fantasias comunistas de um estado perfeito ante o descontentamento com o mercado.

Em vez de se pensar nos problemas e soluções, se tem só uma resposta/conclusão pronta para tudo, basta se imaginar/racionalizar como essa conclusão desejada seria verdade, mesmo que isso implique em rever coisas como fumo aumentar as chances de câncer, aquecimento global por emissões de gases por humanos, ou HIV causar AIDS.

Não haverá um sistema perfeito porque humanos não são perfeitos. Mas o aprimoramento constante vai existir. Não digo que o anarcocapitalismo vai funcionar como desejam os entusiastas, mas que um Estado menor resolve vários problemas em países como o Brasil, isso sim.

Às vezes fico imaginando um senhor feudal do ano 1500 falando que a democracia e sufrágio universal nunca darão certo, pois não há como avançar sem que a terra esteja de posse de poucos, e que o fim da escravidão seria o fim da civilização e da produção.

Não vejo porque o anarcocapitalismo não possa substituir nosso sistema atual quando o mundo estiver pronto para isso. Mas querer que isso aconteça ainda nesta geração é fantasia. Primeiro temos que extirpar completamente o marxismo da nossa região e os políticos populistas de carreira.
Concordo. Mas sobre a "fantasia", nunca afirmei isso.

Se a colocação for genérica, ignore esse comentário.

Saudações

Meus comentários contra a defesa do anarcocapitalismo nunca são para você, pois você é bastante equilibrado. Geralmente me refiro a pessoas como o Daniel Fraga, que quer a qualquer custo e sem entender as questões sociais profundamente. É bom lembrarmos que existem pessoas que clamam por líderes que decidam as coisas por eles. Existem os estatólatras. O importante é plantar a sementinha.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #252 Online: 11 de Novembro de 2015, 18:59:49 »
Eu não acho que "anarquia" sem ser uma coisa toda de unhas e dentes e cúpula do trovão seja algo impossível. Só não é solução mágica para todos os problemas vindos do governo, e estes também não são todos inerentes a haver um governo. É apenas chavão e fantasia, algo bem próximo às fantasias comunistas de um estado perfeito ante o descontentamento com o mercado.

Em vez de se pensar nos problemas e soluções, se tem só uma resposta/conclusão pronta para tudo, basta se imaginar/racionalizar como essa conclusão desejada seria verdade, mesmo que isso implique em rever coisas como fumo aumentar as chances de câncer, aquecimento global por emissões de gases por humanos, ou HIV causar AIDS.
Sobre o primeiro parágrafo, eu nunca pensei ou afirmei que a anarquia é "solução mágica" para nada. Apenas que estado é OCRIM e que soluções fora do estado podem ser melhores. O que me intriga é que as pessoas concordam que o estado está carregado de problemas e defeitos, e o aceitam assim,  mas que a alternativa a ele só pode ser aceita de for o céu na terra.

Sobre o segundo parágrafo, desculpe minha incapacidade de abstração mas confesso que não entendi.

Saudações

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #253 Online: 11 de Novembro de 2015, 19:43:14 »
Então estamos diante de um problema:

A partir do momento que não podemos testar a hipótese, defendê-la é um mero exercício de crença, ainda que racional.
Não concordo. Sendo assim, devemos esquecer a busca de vida fora da terra, já que, mesmo sendo possível, nada o comprova.

Saudações

Primeiro. Sua analogia não é boa porque é incompleta. Há uma hipótese de existência de vida (inteligente) fora da Terra que está sendo testada, via busca por sinais de rádio.

Segundo. A crença racional não é algo intrinsicamente ruim. Acontece que ela não tem a mesma consistência que um fato.
Foto USGS

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #254 Online: 11 de Novembro de 2015, 21:14:01 »
Então estamos diante de um problema:

A partir do momento que não podemos testar a hipótese, defendê-la é um mero exercício de crença, ainda que racional.
Não concordo. Sendo assim, devemos esquecer a busca de vida fora da terra, já que, mesmo sendo possível, nada o comprova.

Saudações

Primeiro. Sua analogia não é boa porque é incompleta. Há uma hipótese de existência de vida (inteligente) fora da Terra que está sendo testada, via busca por sinais de rádio.

Segundo. A crença racional não é algo intrinsicamente ruim. Acontece que ela não tem a mesma consistência que um fato.
Sobre o Primeiro: sim, fui superficial. E também sou um entusiasta sobre a pesquisa de vida inteligente fora da terra. Mas meu ponto é que testar a hipótese não pode ser uma pedra de tropeço mas sim uma etapa a ser superada. Nesse sentido, ambos os casos precisam superar essa etapa só que, em um deles, há interesse, investimento e esperança, no outro só há o último item.

Sobre o Segundo: concordo. Mas a ausência do fato não significa deixar de desejar e de buscar, igual ao exemplo simplificado que dei.

Saudações

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #255 Online: 11 de Novembro de 2015, 22:07:30 »
Engraçado que o Jurubeba em nenhum momento falou sobre anarcocapitalismo e já começaram a falar sobre fim do estado rs.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #256 Online: 11 de Novembro de 2015, 22:10:31 »
Engraçado que o Jurubeba em nenhum momento falou sobre anarcocapitalismo e já começaram a falar sobre fim do estado rs.
Pois é  :umm: Eu não quis dizer nada pra não me acusarem de mimimi.

É o que eu coloquei no outro tópico: o rótulo já colou.  :?

Saudações

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #257 Online: 11 de Novembro de 2015, 22:22:04 »

Saudações

Assim fica difícil de ter uma discussão boa sobre liberalismo. O forista Incompreensível citou pontos interessantes, mas desvirtuaram o tópico para anarcocapitalismo.

Retomando ao que ele disse:
eu concordo com quase tudo, mas esse ponto sobre a extinção dos animais silvestres eu não consegui compreender muito. Se liberassem o comércio desses animais eles não seriam extintos? Não consigo comparar isso com a liberação das drogas, por exemplo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #258 Online: 12 de Novembro de 2015, 01:58:16 »
[1] Há energias renováveis;
Sim, e lantejoulas e ovos de codorna também, mas, que que tem?

[2] A ciência e a tecnologia avançam no capitalismo para produzir mais com menos gasto de energia.
Legal.

[3] O que gera desmatamento é a coletivização (estatização) das florestas e a criminalização do comércio madeireiro;
Eventualmente, mas qual é o ponto?

[4] O que gera extinção de animais silvestres é a proibição do seu comércio;
Claro, já que os morcegos e as toupeiras só se perenizarão se forem permitidas suas vendas. Existe um biodiversidade enorme de animais sem o mínimo interesse comercial sendo extinto ao largo de qualquer regulamentação/desregulamentação de seus comércios.

Cara, certas espécies de jacarés do pantanal só se salvaram da extinção por que sua caça foi severamente reprimida, e alguns peixes proibidos de serem pescados em época do defeso já estariam de outra forma em perigo de extinção.

[5] A intervenção estatal que gera colapso no capitalismo;
A intervenção estatal também é capitalismo. É o próprio capitalismo que se colapsa a si mesmo ciclicamente.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 13:29:20 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Incompreensível

• Nível 00
  • *
« Resposta #259 Online: 12 de Novembro de 2015, 04:06:06 »
Sim, e lantejoulas e ovos de codorna também, mas, que que tem?

"O que que tem" -> A abertura do tópico diz que as previsões de um futuro colapso no capitalismo são baseadas no fato de que o atual sistema monetário é dependente de fontes de energia esgotáveis.

Ora, atualmente há substitutos. O colapso aconteceria se não houvesse substitutos, não?

Eventualmente, mas qual é o ponto?

O ponto é que a privatização e a legalização de todo o comércio madeireiro aumentariam o reflorestamento. O capitalismo não consumiria toda a matéria-prima do planeta até ela esgotar sem nenhum tipo de renovação.

Extinção é algo muito pontual.

Claro, já que os morcegos e as toupeiras só se perenizarão se forem permitidas suas vendas. Existe um biodiversidade enorme de animais sem o mínimo interesse comercial sendo extinto ao largo de qualquer regulamentação/desregulamentação de seus comércios.

Cara, certas espécies de jacarés do pantanal só se salvaram da extinção por que sua caça foi severamente reprimida, e proibidos de serem pescados em época do defeso já estariam de outra forma em perigo de extinção.

Qual a necessidade de gastar tempo, energia e dinheiro extinguindo animais sem nenhum interesse comercial?

Claro que existe uma biodiversidade enorme de animais sem o mínimo interesse comercial sendo extinta com forte regulação estatal, com forte proteção de ambientalistas ou sem regulação, só que em menores proporções. Raridades são bem valorizadas.

A intervenção estatal também é capitalismo. É o próprio capitalismo que se colapsa a si mesmo ciclicamente.

A intervenção estatal imprime papel moeda. Ela regula os bancos a arriscar muito mais por muito menos. Ela obriga a todos os seus cidadãos a pagarem impostos para sustentar tropas em movimentos de ataque em guerras. Ela regula o que você pode ou não produzir, o que você pode ou não comercializar, com quem você pode ou não negociar e compartilhar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #260 Online: 12 de Novembro de 2015, 07:10:43 »

Sempre que o Estado se mete em qualquer coisa, saiba que mais um desastre está iminente. A capacidade de corromper tudo o que toca torna o Estado o maior perigo para a humanidade.

Não haverá um sistema perfeito porque humanos não são perfeitos. Mas o aprimoramento constante vai existir. Não digo que o anarcocapitalismo vai funcionar como desejam os entusiastas, mas que um Estado menor resolve vários problemas em países como o Brasil, isso sim.

Provavelmente melhoraria ou resolveria alguns, e provavelmente também abriria um "nicho de mercado" para outros.

As declarações gerais sobre o tema precisam ser muito mais tímidas. O principal deve ser: sem a necessidade de lucro/ser fiscal/financeiramente viável como uma empresa geralmente tem que ser, abre-se maior "tolerância" do sistema a desperdício, ineficiência. Em contrapartida, quando o intencionado é lucro, a "satisfação do cliente/eleitor" não é a prioridade (ex.: aumentar um pouco o preço de um produto será muitas vezes uma forma mais garantida de lucrar mais do que uma redução proporcional nesse preço; some isso a cartéis), e acaba existindo sempre um incentivo a fazer vista grossa a externalidades.

Essas duas linhas gerais de problemas podem dar em muita merda, e não são nem exatamente mutuamente excludentes, pode muito bem haver "parcerias" que unem o pior das duas coisas.

Então uma discussão menos inútil e fanática terá menos "o estado/o capital é o maior perigo para a humanidade", e mais exemplos concretos de como as coisas funcionam e deixam de funcionar em todo o mundo, com diversos graus de atuação do estado e iniciativa privada, admitindo a realidade, sem essa fixação religiosa nas coisas só poderem dar certo de uma maneira ou de outra.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #261 Online: 12 de Novembro de 2015, 07:26:35 »

Sempre que o Estado se mete em qualquer coisa, saiba que mais um desastre está iminente. A capacidade de corromper tudo o que toca torna o Estado o maior perigo para a humanidade.
Fatos agora viraram defesa de alguma outra coisa?

Saudações

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #262 Online: 12 de Novembro de 2015, 07:41:35 »

Sobre o primeiro parágrafo, eu nunca pensei ou afirmei que a anarquia é "solução mágica" para nada. Apenas que estado é OCRIM e que soluções fora do estado podem ser melhores.

Você disse "Sempre que o Estado se mete em qualquer coisa, saiba que mais um desastre está iminente. A capacidade de corromper tudo o que toca torna o Estado o maior perigo para a humanidade". Isso pode não ser "solução mágica", mas é problema mágico. Ah, desculpe, vi que respondeu agora. São "fatos". Perda de tempo mesmo.

O que me intriga é que as pessoas concordam que o estado está carregado de problemas e defeitos, e o aceitam assim,  mas que a alternativa a ele só pode ser aceita de for o céu na terra.

As pessoas razoáveis terão maior aceitação de alternativas concretas que puder apontar, em vez de apenas generalizações-chavão que parecem uma versão político econômica de "Jesus é amor/Satã é o mal". 

Isso é, se não forem "cegas para o outro lado", e negarem tudo que dá certo quando há menor intervenção estatal, considerando como "fato" que o capital/mercado que é o mal puro e concentrado.

Sobre o segundo parágrafo, desculpe minha incapacidade de abstração mas confesso que não entendi.

Em alguns casos, a defesa de que o mercado é a solução para tudo e o estado inútil ou a origem de todos os problemas acaba levando àquelas negações mencionadas.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #263 Online: 12 de Novembro de 2015, 08:40:51 »
Você disse "Sempre que o Estado se mete em qualquer coisa, saiba que mais um desastre está iminente. A capacidade de corromper tudo o que toca torna o Estado o maior perigo para a humanidade". Isso pode não ser "solução mágica", mas é problema mágico. Ah, desculpe, vi que respondeu agora. São "fatos". Perda de tempo mesmo.
Eu insisto nesse ponto: mesmo que a minha afirmação seja exagerada, imbecil e sem noção, onde está a defesa do anarquismo nela?

Mas como não estamos em um tribunal ou em uma seita, acho que eu não preciso ficar me justificando. Cada um na sua.

Além do mais, acho que o tema do tópico merece mais atenção do que a minha opinião.

Saudações

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #264 Online: 12 de Novembro de 2015, 08:55:45 »

Saudações

Assim fica difícil de ter uma discussão boa sobre liberalismo. O forista Incompreensível citou pontos interessantes, mas desvirtuaram o tópico para anarcocapitalismo.

Não, mais exatamente são poucas as menções a anarcocapitalismo diretamente.

O que se faz mais é combater afirmações meio mântricas no teor de "portanto, o capital/estado deve ser extinto" e que não apontam mais pragmaticamente qualquer solução, sem afirmar diretamente os títulos. Nessa e na página anterior os únicos que mencionam diretamente esses títulos são você, o Jururubeba e o Lorentz.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #265 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:08:48 »

Saudações

O que se faz mais é combater afirmações meio mântricas no teor de "portanto, o capital/estado deve ser extinto" e que não apontam mais pragmaticamente qualquer solução, sem afirmar diretamente os títulos. Nessa e na página anterior os únicos que mencionam diretamente esses títulos são você, o Jururubeba e o Lorentz.
Eu? Não mesmo!

Volte um pouco e você lerá que quando me referi ao anarquismo foi em resposta a alguma colocação, usando citações minhas, relacionado-as ao anarquismo. Eu não trouxe o tema para cá. Apenas emiti minha opinião que, por óbvio, é automaticamente associada ao anarquismo.

Saudações

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #266 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:09:53 »
Eu insisto nesse ponto: mesmo que a minha afirmação seja exagerada, imbecil e sem noção, onde está a defesa do anarquismo nela?

Mas como não estamos em um tribunal ou em uma seita, acho que eu não preciso ficar me justificando. Cada um na sua.

Além do mais, acho que o tema do tópico merece mais atenção do que a minha opinião.

Saudações

Ah, então sua defesa do anarquismo (feita em outros tópicos, não nesse!) não tem nada a ver com o estado ser o maior perigo para a humanidade! Me desculpe, foi um mal entendido da minha parte, achei que uma coisa tinha relação com a outra, mas são coisas totalmente independentes.

Saudações.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #267 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:12:40 »

Saudações

Ah, então sua defesa do anarquismo (feita em outros tópicos, não nesse!) não tem nada a ver com o estado ser o maior perigo para a humanidade! Me desculpe, foi um mal entendido da minha parte, achei que uma coisa tinha relação com a outra, mas são coisas totalmente independentes.

Saudações.
Então, é o tal do rótulo. Será inevitável, a partir de agora, qualquer forista ler uma colocação minha e não associá-la ao anarquismo e, ao invés de discutir a afirmação, discutir anarquismo.

Saudações

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #268 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:13:41 »

Saudações

Eu? Não mesmo!

Volte um pouco e você lerá que quando me referi ao anarquismo foi em resposta a alguma colocação, usando citações minhas, relacionado-as ao anarquismo. Eu não trouxe o tema para cá. Apenas emiti minha opinião que, por óbvio, é automaticamente associada ao anarquismo.

Saudações

Você sim, está aqui, escrito, não é impressão.

Eu não disse que você trouxe o tema pra ca, falei sobre quem escreveu diretamente os termos.

É curioso que vocês admitem que o combate a essas afirmações sobre extermínio do estado como sendo "alá, tão falando sobre anarcocapitalismo de novo!"

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #269 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:15:42 »

Saudações

Saudações.
Então, é o tal do rótulo. Será inevitável, a partir de agora, qualquer forista ler uma colocação minha e não associá-la ao anarquismo e, ao invés de discutir a afirmação, discutir anarquismo.

Saudações

Bicho, comece a fazer o seguinte então, sempre depois de dizer que o Estado inevitavelmente é O mal a ser combatido ou que deva ser extinto, fale que está sugerindo isso num molde budista, comunista ou algo que não se relacione diretamente a ideia primeira. Daí o pessoal não vai falar sobre anarquismo.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #270 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:25:17 »
O ponto é que a privatização e a legalização de todo o comércio madeireiro aumentariam o reflorestamento. O capitalismo não consumiria toda a matéria-prima do planeta até ela esgotar sem nenhum tipo de renovação.

Onde estão as vastas florestas então dos países desenvolvidos? Ou mesmo a mata atlântica? As florestas foram ou estão sendo todas consumidas. No seu lugar estamos aumentando as plantações de eucalipto e outras árvores de crescimento rápido, que nem de longe se assemelham a uma floresta tropical, por exemplo.

Qual a necessidade de gastar tempo, energia e dinheiro extinguindo animais sem nenhum interesse comercial?

Claro que existe uma biodiversidade enorme de animais sem o mínimo interesse comercial sendo extinta com forte regulação estatal, com forte proteção de ambientalistas ou sem regulação, só que em menores proporções. Raridades são bem valorizadas.

O Sérgio já citou o exemplo do jacaré do pantanal, que estava à beira da extinção e só foi salvo com intervenção estatal. Podemos citar também as baleias, bisões, lobos. Rinocerontes, elefantes, tigres, leopardos, lontras marinhas, todos em perigo de extinção pela comercialização de produtos derivados deles (peles, marfim, chifres).  E temos exemplos como os do atum, que em poucos anos poderá estar extinto por ser pescado até a exaustão:

http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/11/o-atum-esta-ameacado-de-extincao-be-culpa-e-do-sushib.html

https://www.petitgastro.com.br/salvem-o-atum-a-extincao-iminente-da-especie/

Cadê a proteção do mercado? Cadê as fontes renováveis de atum?
« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 09:27:53 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #271 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:25:45 »

Saudações

Outros foristas falaram sobre fim do Estado e anarquia. E como eles irão apontar soluções se todos começam a questionar sobre anarquismo? Falar que o Estado é a causa para vários problemas não quer dizer que a pessoa defende o anarquismo. Isso é um princípio liberal.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #272 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:29:22 »

Saudações

Outros foristas falaram sobre fim do Estado e anarquia. E como eles irão apontar soluções se todos começam a questionar sobre anarquismo? Falar que o Estado é a causa para vários problemas não quer dizer que a pessoa defende o anarquismo. Isso é um princípio liberal.

Então você está certo.

Pessoal, não vamos mais desvirtuar o tópico pra anarquia/anarcocapitalismo sempre que alguém repetir que o estado deva acabar ou é o razão de todo o mal, por favor. Vamos falar sobre princípios liberais, por favor.

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #273 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:35:27 »

Saudações

Então você está certo.

Pessoal, não vamos mais desvirtuar o tópico pra anarquia/anarcocapitalismo sempre que alguém repetir que o estado deva acabar ou é o razão de todo o mal, por favor. Vamos falar sobre princípios liberais, por favor.
Você com certeza já ouviu falar em Estado mínimo e isso não tem nada a ver com anarquia.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #274 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:39:55 »
Você com certeza já ouviu falar em Estado mínimo e isso não tem nada a ver com anarquia.

"Estado mínimo" = semente do maior perigo para a humanidade.

(Não passa de Gramscianismo)

O estado "mínimo" sempre tende a metástase (ou, melhor dizendo, meta-estatase), culminando invariavelmente em um estado máximo e totalitário.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!