Para os líderes do MST qualquer resultado seria satisfatório.
Se os policiais recuassem, a ocupação continuaria.
Se os policiais reagissem, criariam uma série de mártires. Afinal, o que é o sacrifício de alguns companheiros comparado ao sucesso da revolução?
Nunca ouvi isso dos sem-terra, mesmo porque muita gente lá parecia ter perdido parentes. Parece mais a sua opinião, enviesada, sobre eles.
Voce nunca ouviu o que sobre o MST?
Que os seus líderes objetivam uma revolução campesina no estilo marxista e que como tal, a vida e os anseios dos 'pobres diabos' da base são irrelevantes diante do objetivo-mor?
Eu presenciei tal doutrinação em um acampamento do MST em 1993, próxima à cidade de Cianorte, no interior do Paraná, quando fazia um trabalho de campo. Naquela oportunidade eu tive de passar com o veículo no meio do acampamento, quando eu fui "gentilmente convidado" a descer do carro, para que os líderes locais pudessem avaliar o grau de ameaça que eu representava para eles.
Uma vez constatado que eu não era uma ameaça, eles permitiram que eu perambulasse pelo acampamento para observar as atividades e para que eles mostrassem que a "mídia imperialista" só propagava "mentiras" sobre o 'movimento'.
Em uma das barracas estava sendo ministrado um curso de "técnicas de defesa e de guerrilha", no qual o material era de origem vietnamita, e que havia sido traduzido para o espanhol em Cuba. Eu tentei pegar um exemplar, mas não me foi permitido.
Desde então eu não tenho nenhum tipo de ilusão com o 'movimento'.