Eu entendo, e até aceito o alerta, que há um perigo de que a produção de sementes de certos tipos de alimentos fiquem em poder de um cartel de multinacionais, que se preocupam, obviamente com seus lucros, e não com o fornecimento de alimentos para a população mundial.
A produção mundial de sementes já está na mão de grandes empresas, multinacionais ou não (A EMBRAPA é uma grande produtora, inclusive em parceria com multinacionais). E este é um dos grandes motivos para a agricultura ser altamente produtiva, barateando o custo dos alimentos. E o agribusiness vai muito bem, mesmo com a concentração da produção de sementes em poucas grandes empresas. E as sementes ainda são apenas a ponta do iceberg, adubos, defensivos, máquinas agrícolas, etc., tudo está nas mãos de grandes empresas, até porque o produtor por si só não tem capital ou tecnologia para administrar tudo isso.
E, Geo, até mesmo o produtor rural se preocupa em ter lucros, e não em alimentar a população... ninguém trabalha em um negócio tão arriscado e trabalhoso como a agricultura por idealismo, o produtor quer ter lucro, como, aliás, todos os setores da sociedade. Claro, presta um serviço inestimável (a produção de alimentos), mas é um negócio, onde é necessário que toda a cadeia lucre para se manter.
Interessante a afirmação que essas empresas não se preocupam com o bem estar da humanidade. Isto é, ela não é regida por seres humanos, onde em que pese a ganância de uns há também a atitude ponderada de outros?
Eu trabalho emuma grande corporação, maior que a Monsanto, e não vejo pessoas despreocupadas com qualidade, jogo limpo.. E claro vender
Também já trabalhei em duas multinacionais do ramo agrícola e nunca vi essa maldade toda

, pelo contrário, apesar da concorrência intensa, éramos sempre orientados a não tentar enfiar produtos "goela abaixo" dos produtores, havia uma grande preocupação com segurança e assistência técnica, etc.
Esse negócio de "corporações malvadonas" pode até ser verdade em alguns casos, mas em muitos outros me parece mais um espantalho do que uma situação real.