Fabi...
Agradeço seu esforço...mas, seja no início, hoje ou daqui a 50 trilhões de anos, a teoria indica que a soma de toda a energia do universo é zero. (e como E = mc2, toda a matéria está contida nessa soma...ainda hoje)
Inclusive é essa a base para que se possa afirmar que "tudo" veio do "nada"...
Talvez..."possamos considerar" que não há energia aparecendo por aí do nada ainda hoje porque seria necessário condições semelhantes as do início do universo para que as tais "particulas virtuais" que "populam" do "nada" possam "deixar de ser virtuais".
Contudo, minha pergunta é mais como: Será isso mesmo? Ainda hoje, partículas virtuais continuam "povoando" o vácuo quântico...então...sabemos realmente o que falta para, digamos, elas deixarem de ser virtuais? Será que eventualmente elas não deixam de ser virtuais e se tornam "partículas de verdade"? Se partículas surgem do nada e se tornam energia e/ou matéria, fora outros montes de maluquices, um "moto-contínuo" deixaria de ser um absurdo. (essa do moto-contínuo foi só para puxar o próximo comentário). Será que a origem do universo coloca as leis da termodinâmica no "bolso"? Ou é um indício de que a teoria está errada?