Autor Tópico: O que havia antes do Big Bang?  (Lida 25785 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:O que havia antes do Big Bang?
« Resposta #150 Online: 23 de Janeiro de 2012, 16:57:59 »
[...]
O NADA não é uma impossibilidade em termos. O NADA é perfeitamente viável.

Por favor, explique sem recorrer à metafísica.
Como eu disse anteriormente. Minha afirmação foi puramente semântica.

Ainda carece de explicação dentro do contexto colocado.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #151 Online: 24 de Janeiro de 2012, 07:45:41 »
Eu apenas dei uma definição para nada. Nada é ausência de qualquer coisa, mesmo espaço e tempo. Não é vácuo, posto que vácuo não é ausência de espaço. Vácuo é algo, posto que é espaço vazio. Nada é a inexistência em si. Se havia um nada antes do big bang, eu não sei, mas nada é isso que eu disse. 

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 24 de Janeiro de 2012, 09:01:18 »
Eu apenas dei uma definição para nada. Nada é ausência de qualquer coisa, mesmo espaço e tempo. Não é vácuo, posto que vácuo não é ausência de espaço. Vácuo é algo, posto que é espaço vazio. Nada é a inexistência em si. Se havia um nada antes do big bang, eu não sei, mas nada é isso que eu disse. 

Mas assim colocado, ele não é verificável...

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #153 Online: 24 de Janeiro de 2012, 10:56:04 »

Quer isso dizer que o Nada é uma possibilidade... que é de facto viável... que pode acontecer... que é admissível... e que apenas é inverificável por qualquer meio ao dispor da humanidade...? :idea:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #154 Online: 24 de Janeiro de 2012, 11:37:01 »

Quer isso dizer que o Nada é uma possibilidade... que é de facto viável... que pode acontecer... que é admissível... e que apenas é inverificável por qualquer meio ao dispor da humanidade...? :idea:

É isso que dá discutir semântica... qualquer coisa é possível... :stunned:

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #155 Online: 24 de Janeiro de 2012, 12:10:33 »

Mas que verificação vc quer fazer? Nada é nada ora essa. É não existir nada, nem espaço e nem tempo e nem coisa nenhuma. Isso não é um postulado matemático e nem uma afirmação religiosa é apenas uma definição.

Vê lá no dicionario.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 24 de Janeiro de 2012, 14:10:59 »
Mas que verificação vc quer fazer? Nada é nada ora essa. É não existir nada, nem espaço e nem tempo e nem coisa nenhuma. Isso não é um postulado matemático e nem uma afirmação religiosa é apenas uma definição.

Vê lá no dicionario.

Tudo bem.

Mas qual é a finalidade de apresentar uma definição que não tem nenhuma correspondencia verificável com a realidade, ainda mais que fere o senso comum?
Foto USGS

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #157 Online: 24 de Janeiro de 2012, 14:28:28 »
É porque alguém lá atrás falou que o nada não existe. Como assim não existe? O nada é a inexistência em si.

E como assim o nada fere o senso comum? Nada é nada. Não fere o senso comum. Nada é não ter nada. Pode até ser relativizado, tipo... quanto vc tem de dinheiro agora na mão? Nada. Eu não tenho nada. Tá aí um nada fácil de entender. Veja que o nada existe. Ele é a inexistência de algo. Um nada absoluto seria a inexistência de qualquer coisa. É possível de detectar em uma experiência mental. Pense na ausência de tudo. Pronto. Tá aí o nada absoluto.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 24 de Janeiro de 2012, 14:34:21 »
[...]
É possível de detectar em uma experiência mental. Pense na ausência de tudo. Pronto. Tá aí o nada absoluto.

Eu não sou capaz de uma experiência mental tão sofisticada.  :P
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #159 Online: 24 de Janeiro de 2012, 15:00:33 »
É porque alguém lá atrás falou que o nada não existe. (...)
Não fui eu! :borboleta:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #160 Online: 24 de Janeiro de 2012, 15:21:26 »
Como assim não existe? O nada é a inexistência em si.

O nada é... tudo o que é... é algo... tudo o que é algo não é o nada...  :o: :arrow: :olheira:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #161 Online: 24 de Janeiro de 2012, 15:23:26 »
Ah pára...

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #162 Online: 24 de Janeiro de 2012, 15:28:11 »
Ah pára...

OK!... na realidade o Nada é Algo, mas exclusivamente enquanto Ideia ou conceção da mente humana. :)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 24 de Janeiro de 2012, 15:44:51 »
É porque alguém lá atrás falou que o nada não existe. Como assim não existe? O nada é a inexistência em si.

E como assim o nada fere o senso comum? Nada é nada. Não fere o senso comum. Nada é não ter nada. Pode até ser relativizado, tipo... quanto vc tem de dinheiro agora na mão? Nada. Eu não tenho nada. Tá aí um nada fácil de entender. Veja que o nada existe. Ele é a inexistência de algo. Um nada absoluto seria a inexistência de qualquer coisa. É possível de detectar em uma experiência mental. Pense na ausência de tudo. Pronto. Tá aí o nada absoluto.

Então, de acordo com a sua definição o nada absoluto só existe dentro de uma experiência mental, tal como...ham... deuses.  :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #164 Online: 24 de Janeiro de 2012, 15:52:54 »
São duas coisas: um nada "físico" e um nada "semântico". Se dissemos que não existia um "nada físico" antes do big-bang, não é muito diferente de dizermos que "antes do big bang não havia nada [semântico], não havia nem 'antes do big bang' para começar".

Ou seja, mesmo que não exista o tal "nada absoluto", em física, ainda se pode dizer que "antes do big bang" não havia nada, nem esse "nada absoluto". Embora me pareça ser mais útil dar ênfase no não haver nem o "antes" do que em não haver "nada", já que esse nada que "inclui a inexistência de tempo" não é o conceito mais comum que as pessoas têm.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #165 Online: 24 de Janeiro de 2012, 18:09:17 »
Our whole universe was in a hot dense state, Then nearly fourteen billion years ago expansion started...WAIT!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #166 Online: 24 de Janeiro de 2012, 18:27:38 »
Acho que para prosseguir a discussão, tem que se incluir aí os conceitos físicos de "singularidade" e "fronteira".

Alguém se habilita?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #167 Online: 02 de Março de 2012, 23:38:45 »
Me perdoem desenterrar o tópico (ele ainda tá fresquinho...hehehe...só 1 mês) mas minha pergunta é totalmente relacionada ao tema.

Se não estou cometendo um "gafe", pela teoria atual o universo é plano, e assim, a soma de toda a energia do universo resulta em zero...e é a partir daí que concluímos que o universo veio do nada...(assunto acima).

Independentemente da definição do que é esse nada...entendo que para que a soma de toda a anergia seja zero, para cada coisa (+) temos que ter uma coisa semelhante (-).
Assim...para que todo o universo aconteça, temos que ter um "montão" de "coisas" (+) separadas da mesma proporção de "coisas" (-).

Agora vem 2 perguntas:

1 - Se no momento do Big-Bang, todo esse monte de "coisas" (+) e "coisas" (-) já existiam...porque não colapsaram e se anularam ao invés de explodirem? (Já que estava tudo tão condensado)

2 - Se aquele monte de coisas (+) e (-) vieram do nada, elas podem (concluo eu) estar ainda vindo do nada...assim, o "volume" de matéria no universo pode estar aumentando agora mesmo...então a quantidade de matéria no universo não é contante?
:)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #168 Online: 03 de Março de 2012, 19:54:04 »
1 - Se no momento do Big-Bang, todo esse monte de "coisas" (+) e "coisas" (-) já existiam...porque não colapsaram e se anularam ao invés de explodirem? (Já que estava tudo tão condensado)
Acho que isso aconteceu, naquele negócio de matéria e anti-matéria, só que havia mais matéria que anti-matéria por isso estamos aqui hoje.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #169 Online: 03 de Março de 2012, 21:56:57 »
Acho que isso aconteceu, naquele negócio de matéria e anti-matéria, só que havia mais matéria que anti-matéria por isso estamos aqui hoje.

A teoria diz que matéria e anti-matéria são apenas uma pequena parcela do que há no universo, e que a soma de tudo (materia + antimateria + materia escura + energia escura) é zero.
Assim, para cada "unidade de energia" que há no universo, tem que haver algo oposto para anulá-la....sejam lá o que for, matéria, anti-matéria ou "outros".
Segundo minha "interpretação ignorante", o universo só existe porque essas "unidades de energia" nunca se encontraram...caso contrário, essas flutuações (partículas virtuais) que deram origem ao universo a "partir do nada" simplesmente deixariam de existir.
1 - Acho que minha interpretação não é a melhor...por isso gostaria da colaboração dos foristas.
2 - Se eu estiver próximo da interpretação correta, porque então (se é que temos uma explicação para isso) essas flutuações, estando tão condensadas no instante do big-bang, não se aniquilaram e deixaram de existir?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #170 Online: 05 de Março de 2012, 00:24:37 »
A teoria diz que matéria e anti-matéria são apenas uma pequena parcela do que há no universo, e que a soma de tudo (materia + antimateria + materia escura + energia escura) é zero.
Acho que você está confundindo as coisas. No começo do universo existia uma super força, que eram as quatro forças da natureza unidas, as leis da física não eram as mesmas de hoje.

Acho que só depois de um tempo, com o universo frio e grande o bastante, que aconteceu a formação dos átomos e pode acontecer aquele negócio de aniquilação de matéria e anti-matéria, e aí apareceram a energia escura, matéria escura...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #171 Online: 05 de Março de 2012, 01:05:56 »
Fabi...
Agradeço seu esforço...mas, seja no início, hoje ou daqui a 50 trilhões de anos, a teoria indica que a soma de toda a energia do universo é zero. (e como E = mc2, toda a matéria está contida nessa soma...ainda hoje)
Inclusive é essa a base para que se possa afirmar que "tudo" veio do "nada"...

Talvez..."possamos considerar" que não há energia aparecendo por aí do nada ainda hoje porque seria necessário condições semelhantes as do início do universo para que as tais "particulas virtuais" que "populam" do "nada" possam "deixar de ser virtuais".
Contudo, minha pergunta é mais como: Será isso mesmo? Ainda hoje, partículas virtuais continuam "povoando" o vácuo quântico...então...sabemos realmente o que falta para, digamos, elas deixarem de ser virtuais? Será que eventualmente elas não deixam de ser virtuais e se tornam "partículas de verdade"? Se partículas surgem do nada e se tornam energia e/ou matéria, fora outros montes de maluquices, um "moto-contínuo" deixaria de ser um absurdo. (essa do moto-contínuo foi só para puxar o próximo comentário). Será que a origem do universo coloca as leis da termodinâmica no "bolso"? Ou é um indício de que a teoria está errada?

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #172 Online: 09 de Março de 2012, 17:40:33 »
o CONCEITO de zero NÃO significa obrigatoriamente 'nada' aqui conceituado, mas também uma SOMATÓRIA que gera resultado nulo (portanto pode haver componentes). MAS AQUI tratávamos do conceito de nada ABSOLUTO (ausência total de matéria, portanto ausência de quaisquer componentes).

O que não é o caso da teoria. Pois existe componentes que somados geram resultado nulo

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #173 Online: 09 de Março de 2012, 17:42:50 »
Fabi...
Agradeço seu esforço...mas, seja no início, hoje ou daqui a 50 trilhões de anos, a teoria indica que a soma de toda a energia do universo é zero. (e como E = mc2, toda a matéria está contida nessa soma...ainda hoje)
Inclusive é essa a base para que se possa afirmar que "tudo" veio do "nada"...

Talvez..."possamos considerar" que não há energia aparecendo por aí do nada ainda hoje porque seria necessário condições semelhantes as do início do universo para que as tais "particulas virtuais" que "populam" do "nada" possam "deixar de ser virtuais".
Contudo, minha pergunta é mais como: Será isso mesmo? Ainda hoje, partículas virtuais continuam "povoando" o vácuo quântico...então...sabemos realmente o que falta para, digamos, elas deixarem de ser virtuais? Será que eventualmente elas não deixam de ser virtuais e se tornam "partículas de verdade"? Se partículas surgem do nada e se tornam energia e/ou matéria, fora outros montes de maluquices, um "moto-contínuo" deixaria de ser um absurdo. (essa do moto-contínuo foi só para puxar o próximo comentário). Será que a origem do universo coloca as leis da termodinâmica no "bolso"? Ou é um indício de que a teoria está errada?

Apagando o post...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!