Errado, o que fazer com os servidores público que precisam ser demitidos
Podem ser absorvidos pelo aumento de vagas no setor privado decorrentes do dinheiro economizado.
e com as encomendas dos setor público para o setor privado?
Com o dinheiro economizado, o setor privado demandará mais.
A longo prazo com certeza... Mas mesmo isso, não quer dizer nada na questão do poder aquisitivo.
Juca, claro que quer dizer... se o cara paga menos imposto, e os produtos ficam mais baratos por terem menos impostos, o poder aquisitivo do indivíduo aumenta.
Fabricio, não é a quantidade de impostos que determina a renda do cidadão, assim fosse o Paraguai teria que ser um paraíso perto do Brasil.
O setor público é responsável por grande parte do PIB, grande parte dos investimentos e grande parte da demanda, portanto é responsável por grande parte das riquezas geradas no país. Se o governo resolvesse abaixar os impostos do dia para a noite, até mesmo de um ano para outro, teríamos uma recessão brutal no Brasil. Não há como alocar essa geração de pib para o setor privado de uma vez, demoraria algumas décadas e políticas que contrariassem totalmente a direção que o Brasil toma hoje, e a tendência que o mundo toma desde a crise de 2008, com o fim do liberalismo econômico e com o começo do que muitos estão dizendo ser o capitalismo de estado, ou seja, aquela coisa de estado mínimo e mercado livre fracassou e a tendência é que os países reforcem a presença estatal na economia, seja através de regulação, seja através de investimentos ou parcerias, isso até mesmo nos EUA e sobretudo na Europa.
Se queremos impostos mais baixos para que as mercadorias fiquem mais barata e possamos comprar mais, então precisaríamos de renda também. Essa renda teria que ser proporcionada pelo setor privado e para que o setor privado por exemplo, abocanhasse 10% do PIP do setor público, valor que eu acho factível, algo em torno de 250 bilhões de dólares, demandaria um investimento tão alto, chutando algo em torno de 1,5 trilhão para mais ou muito mais, que acho não é possível fazê-lo nem em duas décadas. Demandaria no mínimo o triplo do saldo recursos que o Brasil recebe a mais de investimentos extrangeiros hoje.
Abaixar impostos não esta na agenda de nenhum político brasileiro. Pra mim, a melhor saída é escalonar os impostos, se a classe média que pagar menos, tem que exigir que a classe alta pague mais, pois a classe média paga a mesma coisa que os ricos. Nesse caso sim ganharíamos poder aquisitivo de um modo mais rápido.