O setor público é responsável por grande parte do PIB, grande parte dos investimentos e grande parte da demanda, portanto é responsável por grande parte das riquezas geradas no país.
Isso me fez lembrar de um evento histórico "épico" da tv brasileira -- o show do milhão com políticos. Entre uma saraivada de "magníficas respostas" a revelar os "grandes e precisos conhecimentos" desses senhores políticos, teve (ou melhor, não teve) a do seu incorruptível Garotinho a não saber a fórmula química da água, algo que rendeu bastante rebuliço por ser um caso especial de pequenina informação científica de conhecimento altamente popularizado. O povão teve uma chance de sentir o quão inferiores ao próprio povão esses sujeitos podem ser.
Mas o ponto da minha lembrança aqui foi a pérola largada pelo seu incorruptível Maluf -- aquele cara bem querido no mundo todo: "Se o Brasil tivesse dois Silvios Santos seria um país muito mais próspero". (Foi por aí o que ele disse.)
Ou seja, quem não sabe a diferença entre gerar riquezas e explorar riquezas não pode entender a realidade não comunista. Talvez o Brasil possa até sustentar mais de um sistema de governo como esse que se instalou aqui, dadas suas enormes (*mas não infinitas*) reservas. Na verdade, o otário Brasil sustenta muitos governos pelo mundo, inclusive vários que conseguem a milagrosa façanha de se transfigurarem em sustentadores do Brasil (para quem se lembra da dama ferrosa Margaret Tatcher a dizer "não se pode negar nada a um país que tem a amazônia"*). É uma regra de emprestadores profissionais só liberarem após verificarem que o requerente não precisa de empréstimo. E há quem chegue a acreditar que houve, em qualquer tempo, alguma dívida... Crença é o esporte favorito da espécie humana.
Dizer que o governo é responsável por gerar riquezas, essa é pérola para os anais.
*A propósito, lembrei-me agora, também, daquela hiperpepita avaliada em cerca de U$1.000.000.000.000 localizada 900 m abaixo do fundo de Serra Pelada. Como ficou (mais) isso?
Meu filho, então quer dizer que o governo e o Estado não geram nem PIB e nem demanda?
Deixe-me ver... (é bastante difícil a tarefa à vista -- diz-se algo a alguém e o alguém pergunta algo totalmente sem correlação como se tivesse alguma; problema sério)
Vamos tentar porque ainda tenho fé na humanidade. PIB é um número inteiro resultante da soma de muitas partes. Nenhum sistema de Estado, nem mesmo os transientes comunistas podem ser capazes de gerar PIB. Se você acredita que governos podem *contribuir* para geração de PIB de modo estável e sistemático, como ocorre na atividade capitalista privada, é seu direito inalienável e eu não me oponho desde que não queira desencadear revoluções. Vejo o próprio governo brasileiro, por exemplo, não compartilhar de sua crença. Talvez o Olavo de Carvalho possa ter razão naquela teoria dele, de que o governo, talvez baseando-se naquela ideia marxista de que o sistema comunista só possa se estabeler após um capitalismo bem estruturado (acho que é isso; esse tipo de coisa não me interessa em absoluto), esteja engordando bem o capitalismo para depois comê-lo. Não sei, não faço a menor ideia e não me preocupo com nada disso. Tudo para que eu olho é para a realidade; aquela exata da qual não se pode fugir.
Mas, isso não tem nada que ver com o que eu disse.
Quanto à demanda, vejamos... Demanda pode ser resultante de necessidade ou puro consumismo e pode até ser difícil diferenciar uma coisa da outra. Mas confundir ou apenas correlacionar demanda com o que eu disse é tão falacioso que quem crê nisso deve, por certo, ter muita facilidade para acreditar em qualquer coisa. Demanda pode gerar muita pobreza. Muitas vezes, é a própria.
Mas, isso não tem nada que ver com o que eu disse.
Será que eu mesmo ainda me lembro do que eu disse?...
Ah! Lembrei! "Dizer que o governo é responsável por gerar RIQUEZAS, essa é pérola para os anais."
Mas é como eu disse também: "quem não sabe a diferença entre gerar e explorar/consumir riquezas..."
Cacete, sou muito burro perto de você...
Oh, muito obrigado! Mas não se diminua tanto assim. Creia que todo mundo tem seu valor. Erga a cabeça e siga em frente!