Autor Tópico: Ameaça de mais impostos  (Lida 15590 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Ameaça de mais impostos
« Resposta #100 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 11:34:34 »
[...]
O BB é o banco mais lucrativo da História.http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/02/17/lucro-de-r-117-bi-do-bb-e-maior-da-historia-diz-consultoria.jhtm

Então explique: Como ele pode dar o maior lucro se, ao mesmo tempo, ele somente aplica "tarifas sociais"?

Resposta: O Banco do Brasil atua como um banco comercial, com tarifas elevadas para quase todos os serviços que presta, e tem como grande diferencial, o sócio que é a União que, via Tesouro Nacional, sempre bancou todos os prejuízos do banco e que foram causados, em sua maioria, pela gestão política de apadrinhamento e favorecimento de operações no mínimo suspeitas, e que foi atenuada com a forte legislação bancária aprovada por FHC. Quem tem um mínimo de memória vai lembrar da nefasta e criminosa política de ajuda aos usineiros.

Em 2008 os bancos privados fecharam as torneiras ( até hoje em parte) e o BB, Caixa e BNDES assumiram a maior parte da carteira de empréstimos do Brasil, salvando o mercado de crédito,  o que os fez se tornarem ainda mais lucrativos.

PQP!!!

É claro que eles "fecharam a torneira". Eles são bancos privados, que tem que prestar contas aos seus acionistas e que, por má-gestão, podem vir à falência. É muito diferente da situação da CEF e do BNDES, porque estes não podem "quebrar" por 'definição', visto que são bancos federais e são garantidos pelo Tesouro Nacional, isto é, pelo dinheiro da sociedade.

Então mesmo que eles façam as maiores cagadas gerenciais do mundo, eles não vão para a 'sarjeta'. E o Banco do Brasil, embora seja uma empresa de economia mista, também não vai à falência porque o sócio controlador (leia-se a União) não permitiria.

Então todos podem "posar" de 'salvadores da pátria' porque eles não tem as mesmas limitações que os bancos privados, visto que ele estão garantidos pelo dinheiro da sociedade, via Tesouro Nacional.

Assim é fácil. Muito fácil. Se eu tivesse um banco com esta mesma facilidade, eu jamais deixaria de alocar recursos para os meus clientes.

O Proer foi necessário e bem vindo, mas isso devido a frouxidão que correu solta depois do governo Collor e no governo Itamar, que inclusive FHC era ministro chefe da economia. Custou alguns bilhões em compra de títulos podres e deu oportunidade para alguns banqueiros criminosos, um nomeado por FHC, desviarem mais de US$ 1 bi, do Banco Central, para os cofres de um tal de Caciolla.

Para que as pessoas entendam um pouco do que ocorreu na época. Até 1998, o câmbio foi controlado como parte de implantação do Plano Real. No entanto desde 1997, havia sinais claros da necessidade de deixar o câmbio livre ("flutuante") porque o custo da política de controle estava aumentando, principalmente para as exportações brasileira.

Pois bem, a maioria dos bancos e das operações na BM&F se preparou para a liberação do câmbio, que ocorreu em janeiro de 1999, mudando todos os contratos futuros baseados em dólares estadunidenses. Mas alguns bancos e algumas operações não o fizeram, incluindo as empresas do senhor Cacciola, porque apostavam na pressão do mercado sobre o BC para manter o câmbio controlado. E eles se deram mal. O resto da história pode ser vista neste verbete da Wiki e em muitos ensaios na Internet.

A propósito. O senhor Cacciola não embolsou o dinheiro

[...]
Isto, porém, não significou que os dois bancos ou seus controladores “embolsaram” este montante de dinheiro: os maiores beneficiários foram os detentores de contratos de compra de dólares futuros na BM&F e indiretamente a própria BM&F, que evitou um sério de risco de perda de confiança.
[...]

e que ficou com os detentores dos contratos.

FHC e Serra tinham na pauta a venda do BB e BNDES como proposta feitas para o FMI em 1998 conforme esses documentos: http://www.fazenda.gov.br/portugues/fmi/fmimpe02.asp , incluído aí todos os seus ativos. Assim fosse, na crise de 2008 o governo brasileiro teria que desembolsar algumas centenas de bilhões de dólares do tesouro para recomprar bancos e/ou refundar bancos para fazer a economia girar, tal como outros países do mundo que não tem um banco público precisaram fazer.

Errado. A sua afirmação de que o Estado teria de recomprar bancos não se sustenta porque o sistema bancário brasileiro foi muito menos afetado pela crise de 2008, exatamente porque já havia sido saneado e regulado pelo Banco Central entre 1998 e 2002.

E qual foi o custo da injeção maciça de dinheiro do Tesouro Nacional em bancos como o BNDES, por exemplo? Um deles foi o aumento da dívida pública e do custo em mantê-la.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2012, 13:25:12 por Geotecton »
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #101 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 11:47:51 »

Hahahaha não sei como você é cara de pau de dizer "vai responder..." quando você pega parte do meu post ignora o resto e faz um discurso que não tinha nada a ver com ele..

responde a partir do post

O meu post tem tudo a ver com o assunto Agnóstico. Sem o recurso do Ad Hominem e espantalhos, ad infinitum, você não consegue debater. Basta comparar a diferença entre seus posts e do Goetecton log depois, para ver como se tenta refutar alguém, certo ou errado, sem apelar para as falácias mais manjadas desse fórum.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 12:09:46 »

Então explique: Como ele pode dar o maior lucro se, ao mesmo tempo, ele somente aplica "tarifas sociais"?

Resposta: O Banco do Brasil atua como um banco comercial, com tarifas elevadas para quase todos os serviços que presta, e tem como grande diferencial, o sócio que é a União que, via Tesouro Nacional, sempre bancou todos os prejuízos do banco e que foram causados, em sua maioria, pela gestão política de apadrinhamento e favorecimento de operações no mínimo suspeitas, e que foi atenuada com a forte legislação bancária aprovada por FHC. Quem tem um mínimo de memória vai lembrar da nefasta e criminosa política de ajuda aos usineiros.

Sim, o BB é uma empresa de capital misto de controle estatal. Antes do governo FHC tal qual toda estatal do Brasil, principalmente depois do regime militar, foi usada da pior forma possível. O governo tucano saneou o banco ( palmas para ele), porque pretendia vendê-lo, como o documento do FMI revela ( você sabe minha opinião sobre isso). Não o vendeu porque precisaria passar pelo congresso e FHC já estava muito desgastado politicamente e as privatizações e o apagão não ajudaram nada na avaliação desse governo.

Antes que o Agnóstico diga que isso não tem nada a ver com o assunto, esse fato é relevante para o questão impostos, porque o que se prega é um Estado mínimo ou bem pequeno, e consequentemente a venda de todas as estatais.

Na parte da tarde eu continuo...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 13:33:49 »
...porque o que se prega é um Estado mínimo ou bem pequeno, e consequentemente a venda de todas as estatais.
[...]

Na minha opinião não haveria a necessidade de se desfazer de todas as estatais desde que fosse eliminado o excesso de benesses aos funcionários (principalmente de alto escalão), o controle gerencial não ficasse nem nas mãos de políticos e nem de sindicalistas e que fossem fixadas metas de desempenho claras com atribuição de responsabilidade no caso de não serem atingidas.
Foto USGS

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 17:09:35 »
H7 nao sabe como sobra dinheiro para essas empresas darem de doação depois de tamanha carga tributaria? Ingênuo esse senhor.

O governo faz licitações super valorizadas de tudo e quem quiser competir tem que dar a bola. Se não der, outro dará e ele fechara as portas no médio prazo.

Então a coisa custa X, o governo paga 2x e a diferença é dividida entre os dois. Não existe meu caro doações sem contrapartida, não estão tirando da margem. Quem paga a conta somos nós.

Ingênuo eu sou mesmo, mas não por isso.

Se não entendeu, minha estranheza foi ironia.

E sua explicação é muito simplificada, há mais coisas entre o caixa do governo e o das empresas do que meras licitações fraudadas. :-)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 17:18:41 »
Ixe, parece que tomaram meu post foi tomado como ataque pessoal. Não é o caso.

Não me referi a ninguém em particular, mas sim à situação geral.

Desculpe meu caro HSette se a minha resposta pareceu uma reação pessoal. Não tinha (e não tenho) tal intenção.

E no geral, o empresariado brasileiro não é santo,...

Isto é óbvio. Como de resto ninguém é.

além de ser o sustentáculo dessa situação tributária absurda que apontam,...

O que é que voce quer dizer com "sustentáculo dessa situação tributária"? Que os empresários apoiam este sistema escorchante e anacrônico?

É óbvio que não, com a possível exceção daqueles mancomunados com as classes que se locupletam do Estado.

...
inclusive bancando financeiramente as campanhas dos que exercem o poder público, o que é no mínimo curioso.

Já respondi acima. E a imensa maioria não dá apoio nenhum para aqueles que forma a caterva da política.

Com essa carga tributária já tão alta, fico intrigado sobre como sobram tantos milhões e milhões de reais  para o financiamento de campanhas, pagamentos de propinas, etc. etc. etc.

Dinheiro de "caixa dois" deve ser um meio utilizado.

Os atuais partidos, que estão no poder nos últimos 10 anos, podem lhe dar maiores informações sobre como isto ocorre.

Ohhh, espere... Não adianta perguntar, porque eles não sabem de nada!!!!  ::)

Geo, pelo que pude depreender, você não acha possível Legislativo e Judiciário terem capacidade de exercer seus papéis.

Pelo contrário. Eu acho que é possível sim.

Mas não com a atual estrutura legal e muito menos com a maioria das pessoas que hoje ocupam cargos de alto escalão nestes dois poderes.

Ou voce acha que alguma reforma significativa virá de algum político como os "jucás", os "calheiros", os "sarneys", os "dirceus", os "mallufs", os "etc" da vida?

Sendo assim, sugeriria o fim do sistema tripartite de república,

Não. Eu sugiro uma reformulação geral das atribuições do Estado, no aparato legal que o sustenta e na forma de seleção dos que entram no Estado via eleição.

...o fim do pacto federativo...

O Brasil nunca foi uma federação de fato, como é o caso do EUA. O que existe é uma herança cultural de centralização da União e de um desmando geral quando se trata das coisas públicas.

... e tudo mais? Se sim, o que sucederia esse sistema?

Eu não busco a superação do atual sistema de divisão de poderes do Estado. Eu desejo uma completa reformulação dele, incluindo uma modificação na forma em que o Estado se relaciona com as classes que dele hoje se locupletam.

Para não gerar um ciclo de post muito extensos, vou me ater ao que acho mais importante:

1) sobre "caixa 2", acho que você está sendo bonzinho sugerindo perguntar apenas aos partidos dos últimos 10 anos. O ideal seria elevar esse número à segunda potência.

2) sobre a questão Federativa, citada por você, entendo que poderia ser um bom caminho uma reformulação total, com maior descentralização das responsabilidades tributárias e gestão do dinheiro público para os Estados. Acho que poderia melhorar o acompanhamento e controle da população, seja de forma direta, seja através dos órgãos responsáveis por isso. Sem falar que haveria maior sensibilidade no conhecimento das necessidades e melhor uso. Não acho que seja panacéia, mas para um país extenso como o nosso, poderia ser melhor.

3) Há um artigo interessante no Blog da Miriam Leitão sobre o assunto:
http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2012/02/23/reforma-tributaria-brasil-pode-tirar-licoes-da-proposta-americana-433049.asp

Um dado interessante citado por ela: "...o trabalhador paga mais imposto do que as empresas, por exemplo."
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 17:33:35 »
Para não gerar um ciclo de post muito extensos, vou me ater ao que acho mais importante:

Pelo jeito eu estou desprestigiado...  :P

1) sobre "caixa 2", acho que você está sendo bonzinho sugerindo perguntar apenas aos partidos dos últimos 10 anos. O ideal seria elevar esse número à segunda potência.

Certamente voce percebeu que foi uma ironia, porque todos os partidos se locupletaram deste esquema.

2) sobre a questão Federativa, citada por você, entendo que poderia ser um bom caminho uma reformulação total, com maior descentralização das responsabilidades tributárias e gestão do dinheiro público para os Estados. Acho que poderia melhorar o acompanhamento e controle da população, seja de forma direta, seja através dos órgãos responsáveis por isso. Sem falar que haveria maior sensibilidade no conhecimento das necessidades e melhor uso. Não acho que seja panacéia, mas para um país extenso como o nosso, poderia ser melhor.

Eu e voce sabemos, ou pelo menos temos uma boa ideia, de propostas que são boas para o país e a nossa população. Mas certamente elas esbarrarão naqueles que se servem no e do estado, incluindo as classes política, sindical e mega-empresarial.

3) Há um artigo interessante no Blog da Miriam Leitão sobre o assunto:
http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2012/02/23/reforma-tributaria-brasil-pode-tirar-licoes-da-proposta-americana-433049.asp

Tentarei achar a proposta original do Obama.

Um dado interessante citado por ela: "...o trabalhador paga mais imposto do que as empresas, por exemplo."

Frequentemente sim, mas nem sempre.

Mas esta comparação é um tanto quanto falha porque um trabalhador não corre os mesmos riscos que um empresário, que pode responder diretamente com o seu patrimônio.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 17:40:10 »
[...]
Apenas cortando impostos?
[...]

Sim.

Concordo que os impostos devam ser cortados e saneados, mas não me parece uma operação simples de ser fazer, apenas com uma canetada. Justamente porque em um primeiro momento haveria uma diminuição de recursos. Acho que a reforma fiscal deve ser uma coisa muito bem planejada, estudada e em etapas de curto, médio e longo prazos.

E o Estado que trate de fazer a sua "lição de casa" e que inclui, mas não se limita, a:

a) Eliminar todas as vantagens do funcionalismo, incluindo estabilidade funcional, aposentadoria integral e benefícios acessórios.
E o funcionário público, hoje, não possui a estabilidade que já possuiu. Pode, sim, ser mandado embora, ainda que na prática ocorra em raras ocasiões. Além disso, a estabilidade possui um função que vai além de apenas manter funcionários ruins em cargos do estado. Quando não se tem um vínculo (e existem muitos assim, na saúde são aos montes), fica-se a cargo dos humores políticos da ocasião. Entra-se muitas vezes por apadrinhamento político e se sai porque aquele arranjo político não serve mais, independente se o funcionário é exemplar ou não. Exemplos: aqui, em Parnamirim/RN, 8 equipes de Saúde Bucal (de um total de 31) foram mandadas embora por causa dos conchavos políticos da eleição do final do ano (ou os profissionais estavam ligados a vereador A ou B, ou precisava-se de uma vaga para colocar algum apadrinhado). Não há garantias de férias, 13o. ou qualquer outro benefício trabalhista e os profissionais morrem de medo de contrariar os gestores, com medo de serem mandados embora. Resultado: muitas coisas erradas acabam acontecendo e eles fecham os olhos.

Quanto à aposentadoria integral, isso é um pouco relativo. O salário pode até ser integral, mas há uma perda considerada nos ganhos. Isso porque grande parte (as vezes a maior parte) do salário é composta por gratificações. Eu me aposentando hoje teria uma perda de mais de 50% dos meus rendimentos do município.

Quais seriam os outros benefícios acessórios?

b) Limitar os salários de todos os poderes a um teto que não ultrapasse os 15 (quinze) salários mínimos. Quer ganhar melhor? Vá trabalhar no setor privado, seja como funcionário, como autônomo ou como empresário.

O que seria um excelente salário! Quisera ganhar a metade! Porém existe um motivo para altos salários (não sei até que ponto eficiente) que seria inibir a corrupção. Funcionários como analistas tributários, juízes e promotores ganham bem porque supõe-se que esses ganhos altos os impediriam de serem tentados a se corromperem. Por outro lado, alguns profissionais, como os médicos, ganham alto por conta da demanda por  seus serviços mesmo.

c) Eliminar todos os "cargos de confiança".

Todos não, mas a maior parte. Acho que deva ter uma carreira dentro do serviço público em que um funcionário possa ascender no escalão por conta da sua competência, porém alguns cargos devem ser de confiança mesmo, já que podem ser necessários para a definição de um rumo político do governo. Esse cargos seriam os secretários e ministros de estado e seus assessores diretos (os chefes de gabinete). Isso significaria um corte de uns 99,99% dos cargos comissionados hoje :lol:

d) Estabelecer um plano de metas e de resultados factíveis, com demissão sumária para quem não obter os resultados.

Isso já existe (exceto a parte da demissão sumária). Chama-se Avaliação de Desempenho. Existe onde foi implantado plano de cargos carreiras e salários. O funcionário se auto-avalia e também é avaliado pela chefia imediata. Existe um conjunto de metas a serem alcançadas por cada funcionário, que são discutidas individualmente, também são avaliadas a produção intelectual no período e as capacitações e cursos que participou. Isso resulta na progressão da carreira (aumento salarial a cada dois anos, por exemplo). Na saúde, na parte financiada pelo MS como a AB (a estratégia saúde da família) também tem sido implantado (a partir de outubro do ano passado) um programa de avaliação de desempenho que gera recursos a serem pagos (ou deixados de pagar) de acordo com metas a serem alcançadas (o PMAQ-AB).

e) Punir exemplarmente os envolvidos em corrupção, fazendo-os perder os seus bens e os direitos políticos e civis.
Concordo. Mas também são coisas que já acontecem, mas a justiça é muuuuiiito lenta. Aqui tem um ex-prefeito que foi condenado por improbidade administrativa na sua gestão (vocês sabem o que isso significa... :) ) e tem que devolver os recursos e perdeu o direito de exercer todos os cargos públicos, como é médico e trabalhava no PSF e no estado, foi demitido (e tinha estabilidade no estado!)

Há muitos outros itens e os que eu apresentei tem de ser mais detalhados. Mas é um começo.

Ok. Acho que na verdade todo os problemas se resumem em um único ponto: gestão. Tem que se criar mecanismos que estimulem a boa gestão, só isso. (e esse só é enorme!)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 17:48:20 »

Ok. Acho que na verdade todo os problemas se resumem em um único ponto: gestão. Tem que se criar mecanismos que estimulem a boa gestão, só isso. (e esse só é enorme!)

Não é por acaso que hoje temos uma chefa no país obcecada pela gestão.  :ok:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #109 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 17:52:13 »

Com 40 ministros.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 18:01:37 »
Com 40 ministros.

O que reforça a tese de que ela gosta de "gerir" tudo e como o país é muito grande...  :P
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 18:11:19 »

PQP!!!

É claro que eles "fecharam a torneira". Eles são bancos privados, que tem que prestar contas aos seus acionistas e que, por má-gestão, podem vir à falência. É muito diferente da situação da CEF e do BNDES, porque estes não podem "quebrar" por 'definição', visto que são bancos federais e são garantidos pelo Tesouro Nacional, isto é, pelo dinheiro da sociedade.

Justamente por isso são bancos importantes. Não estão à mercê do mercado e da insanidade que pode se tornar. Claro que diante de governos ruins podem ser igualmente ruins, mas temos hoje mecanismos de controle para evitar em boa parte isso e faz muitos anos que são bancos de fomento rentáveis e de incrível capacidade de financiamento, que nem todos os países tem disponíveis.

Então mesmo que eles façam as maiores cagadas gerenciais do mundo, eles não vão para a 'sarjeta'. E o Banco do Brasil, embora seja uma empresa de economia mista, também não vai à falência porque o sócio controlador (leia-se a União) não permitiria.

Tem razão, eles não "quebram", mas nem é o caso a se discutir, porque hoje são bancos modernos e eficientes, diferentes da maioria dos bancos americanos e europeus onde muitos quebraram pela mesma ineficiência e cagadas gerenciais que você denominou e que antes do proer os bancos brasileiros também estavam na mesma situação precária. Tudo é questão de gerenciamento, que no caso do público vai muito bem.

Então todos podem "posar" de 'salvadores da pátria' porque eles não tem as mesmas limitações que os bancos privados, visto que ele estão garantidos pelo dinheiro da sociedade, via Tesouro Nacional.

Assim é fácil. Muito fácil. Se eu tivesse um banco com esta mesma facilidade, eu jamais deixaria de alocar recursos para os meus clientes.

Mas muito mais difícil seria ter que comprar bancos para alocar fundos para o mercado de crédito. Numa primeira tentativa de alocar funcos para bancos privados, eles fizeram o lógico, guardaram no bolso e deixaram as empresas e pessoas a ver navios.Temos que levantar a mão para o céu que o governo de FHC não conseguiu vendê-los e o governo Lula gerenciou muito bem esses bancos.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 18:14:43 »

Com 40 ministros.

É muito ou pouco, quanto equivalentes existem em média nos outros países?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #113 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 18:18:14 »

Com 40 ministros.

O Japão (TERCEIRA MAIOR ECONOMIA DO PLANETA) tem 18.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 18:23:20 »

Com 40 ministros.
Ela me parece ter um perfil de boa gestora, porém ainda está amarrada a algumas práticas não muito boas (que resulta nessa quantidade de ministérios e nas quedas de ministros dos últimos tempos). Talvez (talvez), comece a mudar aos poucos, conforme ela for se descolando do partido e da política partidária. Mas o peso de uma reeleição é muito grande.

A gestão deve, contudo, começar de baixo, nos municípios. Um bom gestor federal com péssimos gestores municipais e estaduais não sei se faria muita diferença.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 18:29:09 »

Com 40 ministros.

o que não o impede de ter uns ministérios estranhos como o da Igualdade de Gêneros. :lol:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 18:37:45 »

Com 40 ministros.

E da China (SEGUNDA MAIOR ECONOMIA DO PLANETA) tem quantos? Alemanha e Chile tem o mesmo número, mas e as secretarias quantas são? Muitos ministérios no Brasil eram secretarias, como a da Pesca por exemplo? Resta saber qual o tamanho do governo japonês. O governo brasileiro é na média tão monstruoso perto dos demais? Quem pode nos mostrar os dados? Tá difícil achar.

Olha também acho que o governo brasileiro poderia ser bem mais enxuto e eficiente nisso sou a favor, mas não tenho tanta certeza quanto à esse mantra que é repetido sobre imposto muito alto, governo muito grande e corrupção generalizada ( isso existe, mas é difícil saber o tamanho e se é tão grande assim). Acho que isso está mais relacionado ao grau de desenvolvimento social e econômico do que a qualquer outra coisa, existem países desenvolvidos com governo maiores e em desenvolvimento com menores, e vice-versa. Não há um princípio básico que mostre que governo pequeno é mais eficiente e menos corrupto.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #117 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 19:03:31 »
China tem 27, Alemanha 15, EUA 15, UK 25, França 22.

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #118 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 19:13:00 »
Se cada indivíduo cidadão do Brasil fosse ministro de pelo menos uma pasta, como eu por exemplo, ministro do Sergiomgbrismo e isso funcionasse, seria ótimo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 19:23:29 »

O EUA só tem 15 ministérios (ou Departamentos, na nomenclatura deles)? Pela madrugada.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #120 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 19:28:34 »
Juca falar de quantos bilhões são roubados é, digamos, perda de tempo. Você quer quantificar para saber se é relevante ou o que?

Não somente quantificar.Dê base para sua premissa e responda minhas questões. Se não é capaz, é somente achismo.

O BB é o banco mais lucrativo da História.http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/02/17/lucro-de-r-117-bi-do-bb-e-maior-da-historia-diz-consultoria.jhtm

Em 2008 os bancos privados fecharam as torneiras ( até hoje em parte) e o BB, Caixa e BNDES assumiram a maior parte da carteira de empréstimos do Brasil, salvando o mercado de crédito,  o que os fez se tornarem ainda mais lucrativos.

O Proer foi necessário e bem vindo, mas isso devido a frouxidão que correu solta depois do governo Collor e no governo Itamar, que inclusive FHC era ministro chefe da economia. Custou alguns bilhões em compra de títulos podres e deu oportunidade para alguns banqueiros criminosos, um nomeado por FHC, desviarem mais de US$ 1 bi, do Banco Central, para os cofres de um tal de Caciolla.

FHC e Serra tinham na pauta a venda do BB e BNDES como proposta feitas para o FMI em 1998 conforme esses documentos: http://www.fazenda.gov.br/portugues/fmi/fmimpe02.asp , incluído aí todos os seus ativos. Assim fosse, na crise de 2008 o governo brasileiro teria que desembolsar algumas centenas de bilhões de dólares do tesouro para recomprar bancos e/ou refundar bancos para fazer a economia girar, tal como outros países do mundo que não tem um banco público precisaram fazer.

E aí vai responder minhas perguntas?

Hahahaha não sei como você é cara de pau de dizer "vai responder..." quando você pega parte do meu post ignora o resto e faz um discurso que não tinha nada a ver com ele..

responde a partir do post

Cartão amarelo por ad hominem e por insistir nesse tipo de comportamento após dezenas de advertências, 5 cartões amarelos e uma suspensão. Usuário banido.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #121 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 19:42:22 »

Ouch...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #122 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 19:49:12 »
Lá se vai mais um bom forista por besteira :(
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 19:51:41 »
Estive contando os ministérios do Brasil na Wiki e são 24. 39 são quando se incluem as secretarias com status de ministério (9) e os órgãos ligados à presidência (6), mas aí incluem o BC, a AGU, a CGU, a Casa Civil.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #124 Online: 23 de Fevereiro de 2012, 20:00:13 »
E qual a diferença de uma secretaria com status de ministerio e um ministerio?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!