Ixe, parece que tomaram meu post foi tomado como ataque pessoal. Não é o caso.
Não me referi a ninguém em particular, mas sim à situação geral.
Desculpe meu caro HSette se a minha resposta pareceu uma reação pessoal. Não tinha (e não tenho) tal intenção.
E no geral, o empresariado brasileiro não é santo,...
Isto é óbvio. Como de resto ninguém é.
além de ser o sustentáculo dessa situação tributária absurda que apontam,...
O que é que voce quer dizer com "sustentáculo dessa situação tributária"? Que os empresários
apoiam este sistema escorchante e anacrônico?
É óbvio que não, com a possível exceção daqueles mancomunados com as classes que se locupletam do Estado.
...
inclusive bancando financeiramente as campanhas dos que exercem o poder público, o que é no mínimo curioso.
Já respondi acima. E a imensa maioria não dá apoio nenhum para aqueles que forma a caterva da política.
Com essa carga tributária já tão alta, fico intrigado sobre como sobram tantos milhões e milhões de reais para o financiamento de campanhas, pagamentos de propinas, etc. etc. etc.
Dinheiro de "caixa dois" deve ser um meio utilizado.
Os atuais partidos, que estão no poder nos últimos 10 anos, podem lhe dar maiores informações sobre como isto ocorre.
Ohhh, espere... Não adianta perguntar, porque eles não sabem de nada!!!!
Geo, pelo que pude depreender, você não acha possível Legislativo e Judiciário terem capacidade de exercer seus papéis.
Pelo contrário. Eu acho que é possível sim.
Mas não com a atual estrutura legal e muito menos com a maioria das pessoas que hoje ocupam cargos de alto escalão nestes dois poderes.
Ou voce acha que alguma reforma significativa virá de algum político como os "jucás", os "calheiros", os "sarneys", os "dirceus", os "mallufs", os "etc" da vida?
Sendo assim, sugeriria o fim do sistema tripartite de república,
Não. Eu sugiro uma reformulação geral das atribuições do Estado, no aparato legal que o sustenta e na forma de seleção dos que entram no Estado via eleição.
...o fim do pacto federativo...
O Brasil nunca foi uma federação de fato, como é o caso do EUA. O que existe é uma herança cultural de centralização da União e de um desmando geral quando se trata das coisas públicas.
... e tudo mais? Se sim, o que sucederia esse sistema?
Eu não busco a superação do atual sistema de divisão de poderes do Estado. Eu desejo uma completa reformulação dele, incluindo uma modificação na forma em que o Estado se relaciona com as classes que dele hoje se locupletam.