Me mostre alguma coisa que a ditadura militar fez que é comparável ao grande salto adiante ou ao grande expurgo, ou o massacre de Katyn, ou o massacre da praça da paz celestial.
É um argumento reducionista e relativista, do tipo que foi muito usado para, pasmem, defender o golpe." A nossa ditadura foi melhor porque matou menos". Mas tem ditadura "melhor"? Ou tem ditadura que valha a pena?
Nenhuma ditadura vale a pena. Nem a de direita, nem a de esquerda que os guerrilheiros estavam lutando para implantar no Brasil...
Aproveitando o ensejo, pergunto se alguém já recebeu aquele email dizendo sobre os Generais da ditadura não terem patrimônios tão desproporcionais como os atuais políticos "democráticos". Procede isso?
Eu sei de 3 coisas interessantes que dão um pouco de apoio a essa idéia:
1- O General Golbery, enquanto trabalhava para o governo de Castelo Branco (1964-1967), morava em Jacarepaguá e fazia o percurso diário de ida e volta ao trabalho de bonde.
2- Castelo Branco, após deixar a presidência, recusou todos os benefícios que lhe propuseram por ser ex-presidente, inclusive um custeio de uma viagem à Europa (que ofereceram alegando benefícios diplomáticos, mas o Castelo pagou-a inteiro do próprio bolso).
3- Médici, quando construia uma estrada no RS, desviou a rota da mesma de modo que não passasse perto de suas terras (o que iria elevar o valor das mesmas, e poderia lhe render insinuações). Ele também só liberava o aumento do preço da carne após ter vendido as suas.
Talvez essa "honestidade" não se deva tanto a eles próprios, mas à natureza do regime, cuja escolha do presidente e baseava em "conclaves" entre os militares. Nesse ambiente, era imprescindível parecer honesto. Qualquer furo mínimo era explorado pelos adversários internos.