Autor Tópico: Um manifesto contra o criacionismo  (Lida 23835 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #25 Online: 23 de Setembro de 2011, 15:34:05 »

Porque não falar sobre mitos em aulas de conhecimento gerais, e de ciência nas aulas de ciência?
Por que não em ambas? Ciência é contexto.

Até onde eu sei eu não sei.

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #26 Online: 23 de Setembro de 2011, 15:35:19 »
só se for em aula de antropologia.

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #27 Online: 23 de Setembro de 2011, 15:39:36 »
Uma questão a se ponderar  é quanto a introdução de dicotomias nas disciplinas ensinadas a crianças de 5 anos pensando a qualidade da informação em nível de quantidade ideal de informação.

Quanto seriam úteis Ésquilos, Andersens Grimms e outros numa ocasião dessas!
« Última modificação: 23 de Setembro de 2011, 15:49:09 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Osler

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.115
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #28 Online: 23 de Setembro de 2011, 15:40:34 »
Certo, contudo,  não é somente a inteligência da criança, nem a sua ingenuidade em ingerir tudo o que lhe colocam na frente que está em causa, mas a propria mentalidade que se cria nela, que se torna pouco critica.
Deve dar-se a conhecer (não  "endoutrinar-se") quer o que a comunidade da ciência, dominante, diz, quer o que outras mentes dizem, mesmo aquelas de cujo conteúdo de info é somente Culturalmente observável.
Estamos falando de crianças de 5 anos de idade, naturalmete faz parte do papel do educador desenvolver o raciocínio crítico, mas segundo as limitações da idade.


Ademais, se mesmo na TE há uma constante procura de corroborar-se a   visão, é porque, de certo modo, sua investigação ainda não passou de moda, uma vez que se faz necessaria, para que se a acredite, sendo que, quer dentro, quer fora, ela encontra obstáculos à sua pretensão.
Não entendi o que significa "ainda não passou de moda".  Todas as teorias científicas são passíveis de questionamento, e  são questionadas por diferentes gerações de pesquisadores.  A TE é uma das Teorias científicas mais sólidas devido a magnitude de evidências a seu favor, ao cabedal de conheceimentos de diversos ramos da ciencia e do fato de não ter sido até agora falseada (apesar de todos os esforços, e da torcida - ou reza, de muita gente)

DE dentro , certamente, as diferentes opiniões de como se originou  a Vida e o Cosmos, além da sequeência de elos evolutivos poderem ser contestados  pela razão de uns e pelos factos achados  de outros.
Origem da vida não tem nada a ver co a TE e sim com a Abiogênese (e outas hipóteses) , origem do cosmos não tem nada a ver com a TE e sim com a cosmologia.  Existir ou não Deus crinado o Universo, ou Deus criando a vida original não interfere em nada com a TE.
Quais sequencias de elos evolutivos são contestadas?  Fontes?


De fora, porque, existem teorias criacionistas meramente culturais ou religiosoas, mas contudo, assisste-se  aum crescendo de corroboração científica que, no próprio ensino da Ciência, não deve ser menosprezado em função das opiniões dominantes da Comunidade cientíca, sob pena de que se faça dela  a nova Entidade que substitui a  anterior que estava entrelaçada e comprometida com o sistema político religioso da Europa , que proibia a emancipação do pensamento e da Ciência que pudesse desestabilizar o dito sistema. Como exemplo disso, temos o caso Galileu Galilei, flagrantemente conhecido por ter apresentado com coerência e experiências a sua teoria que se mostrava corroborada.
Não existe nenhum trabalho científico a respeito de design inteligente, DI nem mesmo é uma Teoria científica. Você conhece algum trabalho científico sobre a DI?  FOntes?  A DI pode ser falseada?  Como?  FOntes?

Não creio, piamente, que ele mesmo, haja deixado de acreditar em DEUS, ao ser confrontado com as passagens bíblicas que, injustificadamente eram usadas pelo Poder de então. Que por algum motivo, fazia da letra constante a única interpretação possível do sentido real do texto. O qual, para Galileu, era sagrado, e que, portanto, não podia mentir.
Me faltam subsídios para comentar essa parte.

Pelo que, me parece claro que, ensinar as visões e teorias corroboradas ou não, quer científicamente, quer pelas Palavras Sagradas, devam ser uma imposição dogmática num sistema de ensino.
A Escola deve ensinar o Conhecimento, o qual engloba a cultura e portanto, a Religião ou religiões na Humanidade num sentido meramente antropologico e preparador dos petizes ou dos formandos adultos, bem como a Ciência, diferenciando  a noção de Conhecimento Científico da de Teoria Científica- prezando e velando o rigorismo e honestidade, bem como a liberdade do pensamento de cada individuo.
NOvamente, estamos falando de crianças de 5 anos

A Religião ensinada pelos pais, é cultural, mas, todo o jovem chega a um momento de reflexão e dúvida sobre os valores que lhe foram passados, precisamente porque sendo valores, não são necessariameente princípios de Razão- pelo que, automaticamente, ele faz um exame racional, e , confronatndo-se com a Fé e a sua perceção, realiza uma determinação em seguir ou não seguir algumas das crenças, alguns dos valores morais, dentro de um complexo de aculturação pessoal e auto-formação de base, para o prosseguimento de sua vida.
Discussão aqui é mais profunda, talvez em outro tópico.


Nisto, concordo com Pascal que dizia que crer em DEUS é uma aposta. O bom senso e a razão avaliam as hipoteses de DEUS.
Acho que a "Aposta de Pascal" não significa a hipótese Deus existe é a mais provável e sim a hipótese Deus existe é a mais favorável ao apostador.
Nem o bom senso nem a razão avaliama hipótese de Deus, mas posso estar errado.  Qual o seu argumento a favor de tal hipótese?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #29 Online: 23 de Setembro de 2011, 15:41:26 »
só se for em aula de antropologia.
Precisamente. TE envolve antropologia!  :P
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Osler

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.115
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #30 Online: 23 de Setembro de 2011, 15:43:42 »
Mitos em aula de ciência apenas do ponto de vista didático: "antigamente achava-se que os relâmpagos eram causados pelos Deuses, hoje sabemos que naõ é assim".
OU na parte de desastres naturais temos de ensinar as crianças a outra visão?
« Última modificação: 23 de Setembro de 2011, 15:55:20 por Franciscodog »
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #31 Online: 23 de Setembro de 2011, 15:49:13 »
Antropologia não faz parte da TE

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #32 Online: 23 de Setembro de 2011, 16:20:59 »
Antropologia não faz parte da TE
No que tange ao homem estar incluído na TE, há sim um contexto, principalmente quando se propõe os desdobramentos relacionados à  corroboração da TE que são especificamente antropológicos. Não se sabe onde uma termina e a outra começa (ou vice-versa?)...

« Última modificação: 23 de Setembro de 2011, 16:23:37 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #33 Online: 23 de Setembro de 2011, 18:19:40 »
Acho errado querer-se impôr uma visão só, quando haja duas.
Não há duas visões.
Se vamos incluir lendas e mitos, acho errado impor só duas visões, quando há umas 5 mil.
A questão não é elencar visões mas propor contrapontos ou no mínimo diferentes abordagens.

Sob o ponto de vista da Ciência, o criacionismo não é uma alternativa para a TE e sim uma mera abordagem religiosa travestida de pseudo-ciência.

Nada mais.

Mas se a questão é o de mostrar que culturalmente há crenças diversas sobre a origem do Universo, tudo bem. Mas não na disciplina de Ciências.
Ainda assim, ou apesar de...por que não? Cientista não é o ciente de...? Mesmo porque se trata de contraponto à teoria vigente mais, ou, a unicamente aceita pela ciência.

Não é um contraponto.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #34 Online: 23 de Setembro de 2011, 18:45:54 »
Acho errado querer-se impôr uma visão só, quando haja duas.
Não há duas visões.
Se vamos incluir lendas e mitos, acho errado impor só duas visões, quando há umas 5 mil.
A questão não é elencar visões mas propor contrapontos ou no mínimo diferentes abordagens.

Sob o ponto de vista da Ciência, o criacionismo não é uma alternativa para a TE e sim uma mera abordagem religiosa travestida de pseudo-ciência.

Nada mais.

Mas se a questão é o de mostrar que culturalmente há crenças diversas sobre a origem do Universo, tudo bem. Mas não na disciplina de Ciências.
Ainda assim, ou apesar de...por que não? Cientista não é o ciente de...? Mesmo porque se trata de contraponto à teoria vigente mais, ou, a unicamente aceita pela ciência.

Não é um contraponto.
Quem vai definir se é ou não ,o fará por dicernimento próprio. Mesmo uma criança de 5 anos poderia sabê-lo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #35 Online: 23 de Setembro de 2011, 18:51:19 »
Vai definir? Não, não, já está definido. Mitos não são, e nunca foram, contraponto para teorias científicas.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #36 Online: 23 de Setembro de 2011, 19:05:03 »
Vai definir? Não, não, já está definido. Mitos não são, e nunca foram, contraponto para teorias científicas.
Então você estaria doutrinando ao invés de transmitir conhecimento...Assim como você chegou à sua definição sobre o que é mito ou não, uma criança também poderia fazer igual. Só depende da linguagem.

Mais uma dúvida, se mito não é contraponto à ciência, o que é???
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Mr."A"

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.005
  • Sexo: Masculino
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #37 Online: 23 de Setembro de 2011, 19:11:04 »
[erro. Por favor, apagar]
« Última modificação: 23 de Setembro de 2011, 19:51:47 por Mr."A" »
8-)

Offline Mr."A"

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.005
  • Sexo: Masculino
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #38 Online: 23 de Setembro de 2011, 19:45:49 »
Quanto a ensinar o criacionismo nas escolas, pode ser admitido apenas em dois contextos: aulas de religião e como introdução do próprio tema evolução, como forma de mostrar como o conhecimento foi construído

Porque não falar sobre mitos em aulas de conhecimento gerais, e de ciência nas aulas de ciência?

Mas se a questão é o de mostrar que culturalmente há crenças diversas sobre a origem do Universo, tudo bem. Mas não na disciplina de Ciências.

Haver uma separação didática de disciplinas na escola não as impede de dialogar entre si. Nem que uma disciplina traga um assunto à discussão quando ele, mesmo não sendo objeto de estudo daquela disciplina, diz respeito a um de seus conteúdos. Pelo contrário, o diálogo é saudável e será mais saudável ainda se for contextualizado com a sociedade.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2011, 19:49:42 por Mr."A" »
8-)

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #39 Online: 23 de Setembro de 2011, 19:48:20 »
Vai definir? Não, não, já está definido. Mitos não são, e nunca foram, contraponto para teorias científicas.
Então você estaria doutrinando ao invés de transmitir conhecimento...Assim como você chegou à sua definição sobre o que é mito ou não, uma criança também poderia fazer igual. Só depende da linguagem.

Mais uma dúvida, se mito não é contraponto à ciência, o que é???

A definição não é minha.

Um contraponto a uma teoria científica pode ser outra teoria científica, um fato que não se encaixa nas previsões, etc.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Hold the Door

  • Editores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.656
  • Sexo: Masculino
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #40 Online: 23 de Setembro de 2011, 19:55:59 »
Alguém aqui defende o ensino da alquimia como contraponto a química? Acha que ela deva ser ensinada como "visão alternativa" ao conhecimento científico? Que os professores de química tem que abrir o diálogo com os defensores dos 4 elementos?

Repito a pergunta para a astrologia em relação a astronomia.

E para o curandeirismo em relação a medicina moderna.

Por que a biologia tem que ser a exceção e fazer concessões a crenças ultrapassadas?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Mr."A"

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.005
  • Sexo: Masculino
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #41 Online: 23 de Setembro de 2011, 20:15:44 »
Elas merecem ser discutidas sim, se funcionarem como contestação ao ponto de vista científico e se estiverem circulando pela sociedade.
8-)

Offline gilberto

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.376
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #42 Online: 23 de Setembro de 2011, 21:26:19 »
Alguém aqui defende o ensino da alquimia como contraponto a química? Acha que ela deva ser ensinada como "visão alternativa" ao conhecimento científico? Que os professores de química tem que abrir o diálogo com os defensores dos 4 elementos?

Repito a pergunta para a astrologia em relação a astronomia.

E para o curandeirismo em relação a medicina moderna.

Por que a biologia tem que ser a exceção e fazer concessões a crenças ultrapassadas?
Ehh, falou tudo.

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #43 Online: 23 de Setembro de 2011, 21:30:46 »
Alguém aqui defende o ensino da alquimia como contraponto a química? Acha que ela deva ser ensinada como "visão alternativa" ao conhecimento científico? Que os professores de química tem que abrir o diálogo com os defensores dos 4 elementos?

Repito a pergunta para a astrologia em relação a astronomia.

E para o curandeirismo em relação a medicina moderna.

Por que a biologia tem que ser a exceção e fazer concessões a crenças ultrapassadas?
A mim já estaria de bom tamanho apenas expor aquilo que é a "alternativa daquilo a que se propõe afirmar, no caso, a TE. Expor que por exemplo o criacionismo defende outras condições para o surgimento do homem e do mundo, e que essas outras condições pretendem se sobrepor ao que é ciência, no caso a TE mas que não há formas de corroborar cientificamente tais e tais propugnações, posto que o criacionismo é baseado em mitos, e assim sucessivamente. Por que não considerar o curandeirismo ou a astrologia ou a alquimia como mitos, também contrapontos interessantes? Eles o são!

Quanto a crenças, não as há ultrapassadas. O que as ultrapassaria? O montro espaguete voador? :P
« Última modificação: 23 de Setembro de 2011, 21:35:51 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #44 Online: 23 de Setembro de 2011, 22:56:49 »
Alguém aqui defende o ensino da alquimia como contraponto a química? Acha que ela deva ser ensinada como "visão alternativa" ao conhecimento científico? Que os professores de química tem que abrir o diálogo com os defensores dos 4 elementos?

Repito a pergunta para a astrologia em relação a astronomia.

E para o curandeirismo em relação a medicina moderna.

Por que a biologia tem que ser a exceção e fazer concessões a crenças ultrapassadas?
A mim já estaria de bom tamanho apenas expor aquilo que é a "alternativa daquilo a que se propõe afirmar, no caso, a TE. Expor que por exemplo o criacionismo defende outras condições para o surgimento do homem e do mundo, e que essas outras condições pretendem se sobrepor ao que é ciência, no caso a TE mas que não há formas de corroborar cientificamente tais e tais propugnações, posto que o criacionismo é baseado em mitos, e assim sucessivamente. Por que não considerar o curandeirismo ou a astrologia ou a alquimia como mitos, também contrapontos interessantes? Eles o são!

Quanto a crenças, não as há ultrapassadas. O que as ultrapassaria? O montro espaguete voador? :P

Qual o critério para escolher quais "contrapontos" vão ser ensinados? Oras, se basta escrever qualquer besteira, e não é necessário comprovação científica, qualquer coisa pode ser ensinada como contraponto a algo. Se eu escrever um livro sobre como os duendes criaram o universo, ele deve ser ensinado nas escolas, como uma alternativa a todo o conhecimento atual de astronomia?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #45 Online: 23 de Setembro de 2011, 23:11:00 »
Alguém aqui defende o ensino da alquimia como contraponto a química? Acha que ela deva ser ensinada como "visão alternativa" ao conhecimento científico? Que os professores de química tem que abrir o diálogo com os defensores dos 4 elementos?

Repito a pergunta para a astrologia em relação a astronomia.

E para o curandeirismo em relação a medicina moderna.

Por que a biologia tem que ser a exceção e fazer concessões a crenças ultrapassadas?
A mim já estaria de bom tamanho apenas expor aquilo que é a "alternativa daquilo a que se propõe afirmar, no caso, a TE. Expor que por exemplo o criacionismo defende outras condições para o surgimento do homem e do mundo, e que essas outras condições pretendem se sobrepor ao que é ciência, no caso a TE mas que não há formas de corroborar cientificamente tais e tais propugnações, posto que o criacionismo é baseado em mitos, e assim sucessivamente. Por que não considerar o curandeirismo ou a astrologia ou a alquimia como mitos, também contrapontos interessantes? Eles o são!

Quanto a crenças, não as há ultrapassadas. O que as ultrapassaria? O montro espaguete voador? :P

Qual o critério para escolher quais "contrapontos" vão ser ensinados? Oras, se basta escrever qualquer besteira, e não é necessário comprovação científica, qualquer coisa pode ser ensinada como contraponto a algo. Se eu escrever um livro sobre como os duendes criaram o universo, ele deve ser ensinado nas escolas, como uma alternativa a todo o conhecimento atual de astronomia?
Se corresponde a cultura que se pratica no seu público alvo, sim.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #46 Online: 23 de Setembro de 2011, 23:24:18 »
Alguém aqui defende o ensino da alquimia como contraponto a química? Acha que ela deva ser ensinada como "visão alternativa" ao conhecimento científico? Que os professores de química tem que abrir o diálogo com os defensores dos 4 elementos?

Repito a pergunta para a astrologia em relação a astronomia.

E para o curandeirismo em relação a medicina moderna.

Por que a biologia tem que ser a exceção e fazer concessões a crenças ultrapassadas?
A mim já estaria de bom tamanho apenas expor aquilo que é a "alternativa daquilo a que se propõe afirmar, no caso, a TE. Expor que por exemplo o criacionismo defende outras condições para o surgimento do homem e do mundo, e que essas outras condições pretendem se sobrepor ao que é ciência, no caso a TE mas que não há formas de corroborar cientificamente tais e tais propugnações, posto que o criacionismo é baseado em mitos, e assim sucessivamente. Por que não considerar o curandeirismo ou a astrologia ou a alquimia como mitos, também contrapontos interessantes? Eles o são!

Quanto a crenças, não as há ultrapassadas. O que as ultrapassaria? O montro espaguete voador? :P

Qual o critério para escolher quais "contrapontos" vão ser ensinados? Oras, se basta escrever qualquer besteira, e não é necessário comprovação científica, qualquer coisa pode ser ensinada como contraponto a algo. Se eu escrever um livro sobre como os duendes criaram o universo, ele deve ser ensinado nas escolas, como uma alternativa a todo o conhecimento atual de astronomia?
Se corresponde a cultura que se pratica no seu público alvo, sim.

Não. Este "relativismo cultural" não tem espaço nas aulas de Ciência moderna. No máximo poderia ser mostrado como algo pitoresco.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #47 Online: 24 de Setembro de 2011, 01:02:20 »
Alguém aqui defende o ensino da alquimia como contraponto a química? Acha que ela deva ser ensinada como "visão alternativa" ao conhecimento científico? Que os professores de química tem que abrir o diálogo com os defensores dos 4 elementos?

Repito a pergunta para a astrologia em relação a astronomia.

E para o curandeirismo em relação a medicina moderna.

Por que a biologia tem que ser a exceção e fazer concessões a crenças ultrapassadas?
A mim já estaria de bom tamanho apenas expor aquilo que é a "alternativa daquilo a que se propõe afirmar, no caso, a TE. Expor que por exemplo o criacionismo defende outras condições para o surgimento do homem e do mundo, e que essas outras condições pretendem se sobrepor ao que é ciência, no caso a TE mas que não há formas de corroborar cientificamente tais e tais propugnações, posto que o criacionismo é baseado em mitos, e assim sucessivamente. Por que não considerar o curandeirismo ou a astrologia ou a alquimia como mitos, também contrapontos interessantes? Eles o são!

Quanto a crenças, não as há ultrapassadas. O que as ultrapassaria? O montro espaguete voador? :P

Qual o critério para escolher quais "contrapontos" vão ser ensinados? Oras, se basta escrever qualquer besteira, e não é necessário comprovação científica, qualquer coisa pode ser ensinada como contraponto a algo. Se eu escrever um livro sobre como os duendes criaram o universo, ele deve ser ensinado nas escolas, como uma alternativa a todo o conhecimento atual de astronomia?
Se corresponde a cultura que se pratica no seu público alvo, sim.

Não. Este "relativismo cultural" não tem espaço nas aulas de Ciência moderna. No máximo poderia ser mostrado como algo pitoresco.
Relativismo cultural é a única forma efetiva de produzir pessoas com dicernimento e fundamentar a ciência em bases realmente profícuas..

Expor mitos ou crenças como algo pitoresco é algo muito proximo de preconceito e desdem. Crianças com suas cabecinhas em plena ebulição do aprendizado percebem isso facilmente.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2011, 01:21:23 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Mr."A"

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.005
  • Sexo: Masculino
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #48 Online: 24 de Setembro de 2011, 01:14:39 »
Mostrar qualquer coisa como pitoresco na escola é dogmatismo. Ainda que se defenda doutrinação científica na Educação, ensinar ao aluno que X é a explicação para a vida hoje e tratar Y como pitoresco seria um tiro no próprio pé. É mais fácil alguém imerso num contexto cultural cristão jogar o evolucionismo na lata do lixo sem mais nem menos do que acreditar nele. Se a escola o estimula a pensar criticamente, ainda que ele opte pela outra opção, ele saberá, no mínimo, ponderar o ponto de vista científico.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2011, 01:17:54 por Mr."A" »
8-)

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #49 Online: 24 de Setembro de 2011, 04:01:07 »
Então a escola é obrigada a tratar qualquer coisa com seriedade, mesmo quando não merecida? A escola deveria ensinar Tarô? Deveria tratar como algo sério e uma alternativa válida de previsão do futuro?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!