Autor Tópico: Um manifesto contra o criacionismo  (Lida 23838 vezes)

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
Re:Um manifesto contra o criacionismo
« Resposta #100 Online: 15 de Novembro de 2011, 13:55:28 »
Poderia dar um exemplo? Não consigo enxergar qual seria o ponto de vista ateísta.
A vida originada de um acaso.

Não entendi o seu ponto, até agora, pois não há nenhuma objeção científica na hipótese da vida ter surgido por acaso e de uma base inanimada.

E sabe qual é a diferença ontológica entre a "vida" e a "matéria inanimada"? Nenhuma!
Acaso não seria a palavra mais adequada pare descrever. Pois quimicamente já existe uma tendencia a formação de compostos orgânicos necessários á vida em certas condições.
O mais correto seria dizer que dado as condições certas, é uma tendencia bioquímica o surgimento de vida. E não que todos os componestes da vida estavam se misturando feito loucos e que de repente surgiu a vida por mero acaso, que é a visão geral que os religiosos tem do ponto de vista cético.

Tudo bem. Mas eu acho que não ficou claro que usei a palavra "acaso" muito mais com o significado de oposição à uma "intervenção externa inteligente metafísica".
:ok: :ok: :ok:
É bom deixar os coneitos usados bem claros para evitar confusão.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #101 Online: 15 de Novembro de 2011, 17:54:48 »
a conversa esta muito genérica aqui.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #102 Online: 15 de Novembro de 2011, 18:01:41 »
a conversa esta muito genérica aqui.
Graças a você que veio com esse papo de "ponto de vista teísta" e "ponto de vista ateísta".
Se quer algo menos genérico utilize argumentos mais precisos para ter refutações mais precisas.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #103 Online: 15 de Novembro de 2011, 21:46:06 »
Eu só sei que se eu ainda fosse estudante eu com certeza iria preferir ter estudado alquimia ao invés de química. Tanto tempo perdido estudando mol, tabela periódica, substâncias, hidrocarbonetos e todas aquelas coisas inúteis. Seria muito mais vantajoso ter aprendido a transformar chumbo em ouro, ou criar remedinhos pra ter vida eterna.

Esses malditos químicos não permitem que as pessoas estudem a alquimia só querem manter o status quo. Os milhões de alunos que se formam todo ano são impedidos de terem contato com outras visões de mundo que se adequem melhor as suas crenças.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 16 de Novembro de 2011, 11:50:15 »
Poderia dar um exemplo? Não consigo enxergar qual seria o ponto de vista ateísta.

A vida não é originada de um acaso. Se as condições estão presentes, então acontecerá. É como dizer que a água se originou do acaso, mas não, se houver condições de pressão e temperatura adequadas e oxigênio e hidrogênio, então se formará água.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 16 de Novembro de 2011, 11:52:29 »

Não entendi o seu ponto, até agora, pois não há nenhuma objeção científica na hipótese da vida ter surgido por acaso e de uma base inanimada.

E sabe qual é a diferença ontológica entre a "vida" e a "matéria inanimada"? Nenhuma!
Acaso não seria a palavra mais adequada pare descrever. Pois quimicamente já existe uma tendencia a formação de compostos orgânicos necessários á vida em certas condições.
O mais correto seria dizer que dado as condições certas, é uma tendencia bioquímica o surgimento de vida. E não que todos os componestes da vida estavam se misturando feito loucos e que de repente surgiu a vida por mero acaso, que é a visão geral que os religiosos tem do ponto de vista cético.

Tudo bem. Mas eu acho que não ficou claro que usei a palavra "acaso" muito mais com o significado de oposição à uma "intervenção externa inteligente metafísica".
:ok: :ok: :ok:
É bom deixar os coneitos usados bem claros para evitar confusão.

Não tinha visto a sua postagem :ok:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #106 Online: 16 de Novembro de 2011, 15:55:31 »
Eu só sei que se eu ainda fosse estudante eu com certeza iria preferir ter estudado alquimia ao invés de química. Tanto tempo perdido estudando mol, tabela periódica, substâncias, hidrocarbonetos e todas aquelas coisas inúteis. Seria muito mais vantajoso ter aprendido a transformar chumbo em ouro, ou criar remedinhos pra ter vida eterna.

Esses malditos químicos não permitem que as pessoas estudem a alquimia só querem manter o status quo. Os milhões de alunos que se formam todo ano são impedidos de terem contato com outras visões de mundo que se adequem melhor as suas crenças.

Você ainda pode virar astrólogo. :hihi:

E você esqueceu de citar Newton! (isso me lembra os espíritas citando Crookes).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 29 de Novembro de 2011, 09:39:53 »
Uma coisa interessante dos criacionistas e DI (no fundo parece ser a mesma coisa, mas tem pelo menos UMA diferença importante), sejam eles brasileiros ou não, é a posição política e ideológica, muitas vezes misturando um monte de coisas, afinal eles são do bem (direita) e os evolucionistas são do mal (esquerda), vejam abaixo a descrição que um defensor do DI faz dele mesmo no seu blog:

Por que sou ‘pós-darwinista’? Porque já fui evolucionista de carteirinha. Hoje, sou cético da teoria macroevolutiva como verdade científica. Contudo, meu ceticismo ao ‘dogma central’ darwinista não é baseado em relatos da criação de textos sagrados. Foi a séria e conflituosa consideração do debate que ocorre intramuros e nas publicações científicas há muitos anos sobre a insuficiência epistêmica da teoria geral da evolução. Eu fui ateu marxista-leninista. Hoje, não tenho mais fé cega no ateísmo. Não creio mais na interpretação literal dos dogmas de Darwin aceitos ‘a priori’ e defendidos ideologicamente com unhas e dentes pela Nomenklatura científica. A Ciência me deu esta convicção. Aprendi na universidade: quando uma teoria científica não é apoiada pelas evidências, ela deve ser revista ou simplesmente descartada. Sou pós-darwinista me antecipando à iminente e eminente ruptura paradigmática em biologia evolutiva. Chegou a hora de dizer adeus a Darwin. Mestre em História da Ciência – PUC-SP. CV Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/6602620537249723

Pelo menos os criacionistas não são covardes, ASSUMEM que a sua posição é religiosa, ao passo que a macacada da DI RENEGAM a Deus, pois não o assumem de verdade, se baseando no seu (des)conhecimento científico e nas suas posições filosóficas.

O blog do cidadão:

http://pos-darwinista.blogspot.com/
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 22 de Agosto de 2012, 14:16:45 »

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #109 Online: 19 de Maio de 2014, 13:57:17 »
Acho que deveriam ensinar a teoria da evolução nas escolas desde sempre. Mas deveriam deixar a critério do aluno a escolha do motivo da evolução das espécies ocorrer. Pois é nesse ponto que o evolucionismo difere do que a Bíblia apresenta.
Dessa forma, ela poderia escolher se foi por acaso (Ateísmo) ou por influência de uma entidade Criadora (Deus Bíblico).

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #110 Online: 19 de Maio de 2014, 14:35:49 »
Acho que deveriam ensinar a teoria da evolução nas escolas desde sempre. Mas deveriam deixar a critério do aluno a escolha do motivo da evolução das espécies ocorrer. Pois é nesse ponto que o evolucionismo difere do que a Bíblia apresenta.
Dessa forma, ela poderia escolher se foi por acaso (Ateísmo) ou por influência de uma entidade Criadora (Deus Bíblico).

Quer dizer: jamais vamos erradicar uma visão mitológica nas escolas porque __________________ (complete a frase com o argumento religioso mais manjado possível).  ::)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 19 de Maio de 2014, 14:40:53 »
Mas difere de tudo que a Bíblia apresenta. E em aulas de Ciências,  não deve ser incluída a religião (independente da crença do aluno ou professor). O que se coloca são fatos: aconteceu assim e assado dentro do conhecimento atual.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 19 de Maio de 2014, 15:12:35 »

Acho que deveriam ensinar meteorologia nas escolas desde sempre. Mas deveriam deixar a critério do aluno a escolha do motivo dos raios e relâmpagos ocorrerem. Pois é nesse ponto que a meteorologia difere do que as lendas indígenas brasileiras apresentam.
Dessa forma, ela poderia escolher se foi por acaso (Ateísmo) ou por influência de uma entidade Criadora (Tupã).
"Deus prefere os ateus"

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #113 Online: 19 de Maio de 2014, 18:00:10 »
Acho que deveriam ensinar meteorologia nas escolas desde sempre. Mas deveriam deixar a critério do aluno a escolha do motivo dos raios e relâmpagos ocorrerem. Pois é nesse ponto que a meteorologia difere do que as lendas indígenas brasileiras apresentam.
Dessa forma, ela poderia escolher se foi por acaso (Ateísmo) ou por influência de uma entidade Criadora (Tupã).
Meteorologistas e Ameteoroligistas...
Eu desconhecia essa polêmica social.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 19 de Maio de 2014, 18:43:50 »
Meteorologistas e Ameteoroligistas...
Eu desconhecia essa polêmica social.

A questão não é a existência dos "ameteoroligistas". Você afirma que deveríamos deixar as crianças decidirem sobre o evolucionismo x criacionismo. Então por que não deixar que elas decidam também se querem acreditar em outros mitos?

Essa conversa de "ameteorologista" é uma tentativa mal disfarçada de sair pela tangente. Não existem evidências de que o mundo foi criado por uma entidade, além da fé. E a fé é assunto de igrejas, não de escolas.
"Deus prefere os ateus"

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #115 Online: 19 de Maio de 2014, 19:57:57 »
Essa conversa de "ameteorologista" é uma tentativa mal disfarçada de sair pela tangente. Não existem evidências de que o mundo foi criado por uma entidade, além da fé. E a fé é assunto de igrejas, não de escolas.
As evidências só existem até um certo ponto. Depois disso, querendo ou não, você vai ter que acreditar em algo que não pode ser constatado.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 19 de Maio de 2014, 22:13:53 »
As evidências só existem até um certo ponto. Depois disso, querendo ou não, você vai ter que acreditar em algo que não pode ser constatado.

Explique, por favor.
Foto USGS

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #117 Online: 19 de Maio de 2014, 22:40:33 »
Explique, por favor.
Retrocedendo a ciência "chega" ao BigBang. A partir daí, tudo é suposição. Pode ser Deus, pode ser Matrix.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 20 de Maio de 2014, 09:37:56 »
Explique, por favor.
Retrocedendo a ciência "chega" ao BigBang. A partir daí, tudo é suposição. Pode ser Deus, pode ser Matrix.

O famoso Deus das lacunas. Não sabemos como aconteceu, logo foi deus.
"Deus prefere os ateus"

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #119 Online: 20 de Maio de 2014, 10:14:10 »
Tirando o fato de estarmos falando de antes de se iniciar o tempo...  esse Deus por definição não poderia ser Javé, a não ser que se faça uma exegese excluindo o Velho Testamento ou transformando-o em fábula/parábola/metáfora... Se bem que assim perderíamos a validade do Novo Testamento... :)
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #120 Online: 20 de Maio de 2014, 10:49:12 »
Explique, por favor.

E a partir desta sua afirmação, o ensino religioso é legítimo para crianças e pré adolescentes do ensino básico/fundamental?

O teu erro é que você afirma que "querendo ou não, você vai ter que acreditar em algo".

Não, não é preciso acreditar em algo que não pode ser constatado, justamente pelo fato que é irrelevante para o que já sabemos e continuamos a descobrir,

Seria um absurdo induzir crianças e adolescentes a uma afirmação completamente sem sentido como essa.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 20 de Maio de 2014, 11:52:01 »

Inclusive acho que a teoria do surgimento do universo como tendo sido vomitado pelo deus M´Bumbo devia ser ministrada obrigatoriamente como opção a teoria da evolução... Todos sabem que a história do vômito cósmico é uma alegoria, mas M´Bumbo é real, afinal o universo não poderia ter surgido por acaso, o que sugere a existência Dele, e se Ele existe, claro que seu irmão (que lhe fez vomitar) tambem existe e pode ser considerado cocriador do universo.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #122 Online: 20 de Maio de 2014, 12:13:46 »
Explique, por favor.

O famoso Deus das lacunas. Não sabemos como aconteceu, logo foi deus.
Ou Matrix; Ou Zeus; Ou o hecton; Ou sei lá o que;

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #123 Online: 20 de Maio de 2014, 12:14:57 »
Tirando o fato de estarmos falando de antes de se iniciar o tempo...  esse Deus por definição não poderia ser Javé, a não ser que se faça uma exegese excluindo o Velho Testamento ou transformando-o em fábula/parábola/metáfora... Se bem que assim perderíamos a validade do Novo Testamento... :)
Como vocês têm dificuldade de permanecer no foco do tópico...

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #124 Online: 20 de Maio de 2014, 12:16:20 »
Seria um absurdo induzir crianças e adolescentes a uma afirmação completamente sem sentido como essa.
Você poderia colocar o número do meu post que sugeri ensinar isso às crianças?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!