Estou me esforçando para permanecer com seriedade no assunto.
Olá Jetro,
já q vc tá procurando mais seriedade, então há ferramentas científicas (físicas e matemáticas) que definem bem o que se pode se chamar de acaso, como a mecânica estatística, termodinâmica, etc, e foi aplicado em praticamente todas as outras áreas do conhecimento humano com quase absoluto sucesso. Tudo o que vc está questionando aqui já foi discutido em nível muito mais profundo na virada do século XIX para o XX.
Portanto se vc está sendo sincero na sua intenção de debater em um nível mais elevado vc vai ter que levar em consideração isso.
Mas no meu ponto de vista, o problema da sua linha de argumentação, e da criacionista em geral, é que vcs não demonstram nenhuma credibilidade. A ciência institucionalizada moderna já demonstrou em inúmeras ocasiões a sua capacidade de gerar conhecimento melhor estruturado e com mais credibilidade do que qualquer outra forma de filosofia natural. Mesmo que algum problema científico tenha patinado em algum ponto, a ciência demonstrou a sua capacidade de resolvê-los com a teoria vigente, com uma reformulação ou até com "revoluções". Nenhuma outra escola de pensamento jamais chegou perto de demonstrar tamanha credibilidade. Pelo contrário, a charlatanice, falta de honestidade intelectual, ilusão, etc são o que mais acontece nas "escolas de pensamentos alternativas", incluindo aí o criacionismo religioso.
O dia que vcs com pensamento religioso, místico, etc, demonstrarem credibilidade, aí talvez vcs tragam alguma contribuição. Mas até agora nada da parte de vcs.
Vc teria o que nos dizer para nos convencer da credibilidade dos seus pontos de vistas?