Autor Tópico: De novo o acaso  (Lida 31466 vezes)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
Re:De novo o acaso
« Resposta #50 Online: 17 de Novembro de 2011, 10:56:34 »
Você vem com conclusões pré-estabelecidas, não responde às nossas objeções e sai dizendo que já tem o que procurava. Clássico :ok:
busco tão somente saber na ótica atéia qual o contrário de acaso.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #51 Online: 17 de Novembro de 2011, 10:57:03 »
DE-TER-MI-NIS-MO.

Viu? Não é difícil :ok:

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #52 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:01:10 »
A "ciência humana"? Você conhece outra ciência que não seja humana? Que interessante! Fale mais sobre isso.
Desculpe-me senhor perfeição.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #53 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:02:24 »
DE-TER-MI-NIS-MO.
Tá bom pra mim...
Só quero saber o contrário de acaso na ótica ateia.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #54 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:02:44 »
Você vem com conclusões pré-estabelecidas, não responde às nossas objeções e sai dizendo que já tem o que procurava. Clássico :ok:
Como não tenho ótica tendenciosa de nenhuma natureza, exceto a default( ou inguinorãnça, como quiserem) acaso pra mim não tem contrário, num setido construtivista. como o contrário do artigo o. :?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:02:48 »
Você sabe que o ateísmo não é uma igreja, né, Jetro? Não existe um livro sagrado do ateísmo (nem os do Richardo Dawkins!) que diz tudo o que devemos acreditar, inclusive com uma definição precisa de "acaso" à qual devamos nos apegar. Acho que você devia se familiarizar com o conceito de "polissemia", ou seja, de que as palavras podem ter múltiplos significados variando com o contexto. Por exemplo, manga não é só uma fruta tropical muito gostosa, também pode ser a parte de uma camisa que cobre o braço. Da mesma forma, a palavra acaso pode ser usada para se referir a coisas diferentes. Segundo a Wikipedia:

Citação de: Wikipedia - Acaso

Acaso (do latim a casu, sem causa) é algo que surge ou acontece a esmo, sem motivo ou explicação aparente.
A palavra acaso tem três sentidos diferentes, que dependem do sentido que se dá à palavra causa:

• Algo que acontece sem finalidade ou sem objetivo, isto é, algo sem causa final. Neste sentido, o acaso, filosoficamente entendido, se opõe à teleologia.
  • Algo que acontece sem ser consequência de algo passado, ou seja, efeito que não se explica por uma determinação precedente. Neste sentido, o acaso, filosoficamente entendido, se opõe ao pré-determinismo.
  • Algo que acontece sem ser explicado por nenhuma relação com outra(s) coisa(s), nem simultânea(s) nem precedente(s), isto é, sem qualquer determinação. Neste sentido, o acaso, filosoficamente entendido, se opõe ao determinismo.
Observe que o que pode ser considerado acaso num sentido pode não ser considerado acaso em outro sentido. Por exemplo, o fato de uma máquina apresentar um defeito é um acaso do ponto de vista da finalidade da máquina (a finalidade da máquina é funcionar de um modo específico), mas não é um acaso do ponto de vista das causas que precederam o defeito (pode ter chovido sobre a máquina). A emergência de um ecossistema (um tipo de sistema dinâmico não linear) é um acaso do ponto de vista das determinações precedentes e da teleologia, mas não é um acaso do ponto de vista das determinações simultâneas (interação entre seres vivos, circunstâncias geográficas e assim por diante). Já um evento que não é efeito nem da finalidade, nem da causação precedente e nem de determinações simultâneas, é um acontecimento que é um acaso sob todos os pontos de vistas.

Filosofia da física

O conceito de acaso nos fenômenos da natureza é relacionado ao conceito da aleatoriedade objetiva de Epicuro, que é a aleatoriedade da ausência de causas.
É a aleatoriedade associada à estruturas e processos (sequências de fenômenos) que não são determinados por nenhuma causa, que negam todo recurso a mecanismos antecedentes; uma estrutura com aleatoriedade objetiva é impossível de descrever completamente, portanto, sobre ela não podemos construir modelos físicos (ou seja, construir uma Física que os descreva).
Um processo com tal aleatoriedade objetiva tem comportamento impossível de ser previsto e controlado, e se o repetirmos experimentalmente a partir de seus estados iniciais e causas idênticas produzirá efeitos diferentes que são determinados de um modo totalmente ao azar (aqui, podemos usá-lo como um sinônimo de acaso).
Exemplos de fenômenos com tal aleatoriedade são o decaimento radioativo de um átomo, a emissão de um fóton por um elétron de um átomo excitado, a geração de um elétron e um pósitron conjuntamente a partir de um fóton de alta energia (partícula gama), no que é chamado de produção de par, a produção de partículas a partir da instabilidade do vácuo e diversos outros fenômenos tratados na mecânica quântica. Não existe modo algum de se prever o momento exato no tempo e até a direção em se dará a ocorrência de tais fenômenos.
A questão de ausência de causa nos fenômenos quânticos é relacionada aos conceitos e consequências do Princípio da incerteza de Heisenberg, as implicações da violação das desigualdades do teorema de Bell e as implicações de causalidade no tempo relacionadas ao teorema de Noether.[1]
Aqui, devemos ter em conta e concluir que todo o efeito possui uma causa, mas não necessariamente, na natureza, todo o evento necessite de uma causa, havendo, pois, eventos sem causa, ou ao acaso.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2011, 11:05:19 por uiliníli »

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #56 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:02:52 »
Ok, vou ser direto.
Existe mais de uma resposta para essa pergunta. Se quer uma resposta especifica, determine de qual significado de acaso você quer o antônimo.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #57 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:03:52 »
O único jeito de não acreditar no acaso é acreditar no que? Destino?
Para mim, os fatos podem acontecer "por acaso" ou "intencionalmente".
Por exemplo: Se uma rocha se desprendeu da montanha e lá embaixo atropelou uma casa, sem haver uma intenção para isso, foi um acaso. Mas se alguém a empurrou não foi mais um acaso. A grande dúvida minha, em relação a gênesi da vida é essa. Se foi por acaso, ou se houve uma intenção de algum Ser. Mas não pretendo discutir isso nesse tópico. Penso em instaurar outro melhor redigido depois.

Stephen Hawking tem a resposta exata para a retórica da sua pergunta, assista esses vídeos e depois tente refutá-lo se não concordar.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #58 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:06:26 »
DE-TER-MI-NIS-MO.
Tá bom pra mim...
Só quero saber o contrário de acaso na ótica ateia.

Bicho, ateísmo não é uma filosofia ou ciência ou o que seja. É apenas a ausência de crença em deuses. Não existe uma "ótica atéia". Você pode até acreditar em deuses e aceitar o papel do acaso na origem da vida, ou você pode não acreditar em deuses e defender que a vida terrestre foi criada nos laboratórios dos Zirkóids, em Epsilon Eridani.

(Bem, o uili já meio que disse isso, mas reitero)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #59 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:13:10 »
Como não tenho ótica tendenciosa de nenhuma natureza, exceto a default( ou inguinorãnça, como quiserem) acaso pra mim não tem contrário, num setido construtivista. como o contrário do artigo o. :?
Puxa! como é difícil de me fazer entender por aqui...!
Se algo ocorre por intervenção de alguem ou espontaneamente, qual as nomeclaturas que voces dão a isso?
Já estou ficando deprimido... rsrsrs..

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #60 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:15:49 »
Eu já tinha dado por terminado esse tópico.
Mas vocês reabriram.
Finalmente, se uma coisa aconteceu casualmente ou não, qual nomenclatura vocês desejam que eu use para isso?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:18:02 »
Jetro, se você for alfabetizado, leia a resposta #55.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:21:57 »
Mas vocês reabriram.
Finalmente, se uma coisa aconteceu casualmente ou não, qual nomenclatura vocês desejam que eu use para isso?

Eu já disse: você está fazendo uma confusão desnecessária. O que você quer saber é se houve intencionalidade no surgimento da vida. A resposta é: até agora não encontramos evidência alguma disso. Acaso, no sentido de aleatoriedade, descreve a forma como (até onde sabemos) os processos que deram origem à vida ocorreram. Só pra você ter uma ideia, eu posso pegar um certo volume de oxigênio e outro de hidrogênio e realizar uma reação química para produzir água. Nesse caso, há intencionalidade (eu quis fazer isso), há ordem (na forma dos ângulos que os átomos de hidrogênio forma na molécula de água) e há aleatoriedade (na forma como esses átomos interagem durante a reação.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #63 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:22:08 »
Mas vocês reabriram.

Leia a resposta #55, com a citação da Wiki que o Uili postou.

Procure "polissemia" num dicionário.

Procure "teleologia".

Leia de novo a resposta #55.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:33:07 »
Só uma pequena errata: manga e manga não é um caso de polissemia, mas de homonímia; já acaso, acaso e acaso são sim casos de polissemia, conforme citado. polissemia e homonímia - Sua língua, por Claudio Moreno

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #65 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:37:33 »
Jetro, se você for alfabetizado, leia a resposta #55.
Desculpe, não havia lido ainda.
Não precisava da ironia.
A explicação que você postou, não mudou o que eu entendia ser o acaso. Como disse, não tenho dúvida quanto a isso.
Posso dizer então, que Acaso é o inverso de determinismo?
é só o que procuro aqui. Uma palavra que defina isso.

Ps. Essa explicação que você postou, eu já havia citado nos tópicos antigos ha uns 3 anos atrás. Não o encontrei porque são mais de 7000 páginas.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #66 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:38:43 »
Para determinados valores de acaso, sim, o inverso de acaso é determinismo. Não existe uma só maneira de definir tal oposto, depende do contexto. Especifique mais, por favor.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:42:16 »
Desculpe, não havia lido ainda.
Não precisava da ironia.
A explicação que você postou, não mudou o que eu entendia ser o acaso. Como disse, não tenho dúvida quanto a isso.
Posso dizer então, que Acaso é o inverso de determinismo?
é só o que procuro aqui. Uma palavra que defina isso.

Ps. Essa explicação que você postou, eu já havia citado nos tópicos antigos ha uns 3 anos atrás. Não o encontrei porque são mais de 7000 páginas.

O texto da wikipedia não visava "mudar o que você entendia por acaso", mas mostrar que há sentidos diferentes para a palavra acaso. Dependendo do sentido em uso, "o contrário de acaso" será diferente. O antônimo de acaso pode ser pré-determinismo, pode ser determinismo, pode ser intencionalidade, pode ser mais de uma das opções ao mesmo tempo ou pode ser uma opção e não ser outra. Sendo assim, não há uma única palavra para isso, é preciso saber pelo contexto a que tipo de acaso você está se referindo.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #68 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:43:20 »
Eu já disse: você está fazendo uma confusão desnecessária. O que você quer saber é se houve intencionalidade no surgimento da vida. (...)
eu não quero saber disso (Pelo menos neste tópico)
Eu só quero saber (como já disse diversas vezes) como vocês chamam esse fato. (Acaso X Determinismo)
E penso que já tenho a resposta: Posso dizer que a vida surgiu por um Acaso, ou por um Determinismo. Mas quero deixar bem claro que não estou dizendo qual é o certo e qual é o errado.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #69 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:45:19 »
(...) é preciso saber pelo contexto a que tipo de acaso você está se referindo.
Como disse no Tópico inicial: A origem da vida. Você leu isso?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #70 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:47:13 »
Sou muito simplista.
Quando postei a pergunta inicial, "A pergunta é: A vida na terra surgiu por acaso? Coincidência?" penso que a resposta bastaria ser "Sim. Foi um acaso. Ou Acidente. Ou uma sorte. Ou um não deterministmo". etc...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:51:39 »
Sou muito simplista.
Quando postei a pergunta inicial, "A pergunta é: A vida na terra surgiu por acaso? Coincidência?" penso que a resposta bastaria ser "Sim. Foi um acaso. Ou Acidente. Ou uma sorte. Ou um não deterministmo". etc...

Você esqueceu do "sob a ótica ateísta" (que não existe).

A resposta é: não sabemos ao certo, mas baseado no que já sabemos, provavelmente sim. O ônus da prova está em quem afirma o contrário.

Alan Watts

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #72 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:51:59 »
Sou muito simplista.

Mas então, qual é o propósito da sua pergunta afinal? Somente saber a opinião de alguns poucos céticos ou tentar debater a origem da vida? E você o que acha? A origem da vida na Terra teve um criador ou ela surgiu a partir das condições descritas pelos cientistas?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:52:08 »
Ser muito simplista não é necessariamente uma virtude, especialmente quando se discute um tema que não é simples.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 17 de Novembro de 2011, 11:54:34 »
Acho que ele queria dizer "objetivo" na sua pergunta. Pessoalmente, em lugar de ser uma pergunta objetiva, eu chamaria de uma tentativa capenga de ser capcioso.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!