Nina, esses "defeitos", inicialmente, vocês mesmas se atribuíam. Com o avanço tecnológico e pesquisas se comprovou que o efeito hormonal que ocorre causa mesmo efeitos comportamentais.
Sim, os hormônios tem atuação em nossa vida, assim como os de um adolescente o leva a fazer coisas de maneira compulsiva quando algo lhe afeta, mas nunca neguei que existem diferrenças entre homens e mulheres.
Não vejo onde está a ofensa nisso. E, mesmo que houvesse ofensa, não é esse o cerne da questão, pois não foi a resposta dele que deu inicio, de fato, na desavença.
Na verdade, esse comportamento de sugerir que "ah, é mulher, só podia!" já vinha sendo adotado pelo Jus em várias conversas na época. Ele sabia que estava cutucando a questão que já tinha extrapolado antes com outras forisas, parecia só querer ver até onde ia a complacência dos colegas da moderação.
Veja bem o modo como o trata e diga que você estava sendo cordial e que do nada ele resolve te atacar. Você consegue? Não dá, Nina. Os ânimos estavam em ebulição por outros debates e as pedras já estavam nas mãos. Ali, como o texto deixa claro, a primeira pessoa a ofender alguém foi você. Pra negar isso é necessário ter um malabarismo tão grande e em tantas esferas que me recuso a crer que você o faça, pois acredito na sua honestidade intelectual.
Não discordo que me excedi. Tanto que na época pedi para me aplicassem um cartão, pelo que me lembro (não tive tempo de procurar pela postagem na área fechada). Não sei se foi aplicado, mas não importa, pois eu mesma limitei meu comportamento depois do cartão dele. Mas a questão é que da mesma forma que eu já estava de saco cheio das piadinhas sexistas do Jus (não me interpretem mal, ele é um ótimo forista quando não começa a querer parecer engraçadinho com comentários machistas), e ele podia ter explorado a questão de forma muito saudável se não quisesse apenas satirizar um comentário meu.
Acredito também, que assim como o Alenonimo foi punido por não coadunar com as boas práticas, você deveria (também) ter sido punida pelo ocorrido, uma vez que está provado quem iniciou o que. Na verdade, eu acho que nenhuma sanção deveria ter sido dada a ninguém.
Eu recebi advertência, mas não lembro se ela foi feita na área fechada ou não.
Infelizmente, não podemos mudar o que já passou, mas podemos, pelo menos, nos reavaliar constantemente e buscar nos aprimorar para evitarmos cometer os mesmos erros/injustiças.
Certamente. Excessos são cometidos mesmo quando se tem a melhor boa vontade. Mas infelizmente o Jus não fazia questão de ficar no CC, pois ele nunca considerou mudar sua atitude. Quando se pede para alguém mudar seu comportamento (ou se exige, como ele tentou fazer), é preciso também estar disposto a se auto-analisar.
Embora eu ainda ache que ele foi ofensivo na maneira e no conteúdo de seu comentário, mesmo depois de tantos anos, hoje provavelmente não ligaria para ele. A idade faz isso com a gente... Talvez ele, hoje, também voltasse atrás e não ficaria insistindo tanto por uma besteira. O fato é que ele queria ver o circo pegando fogo... pelo menos naquela época.