Autor Tópico: CC Ultimate Fight  (Lida 38298 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:CC Ultimate Fight
« Resposta #325 Online: 12 de Dezembro de 2011, 01:04:21 »
Tipo isso?

Ficaria na sua visão algo como pela lógica não temos mas na prática temos, concorda?

Buck, o que quero dizer é que o fato do cérebro ser uma máquina não anula em nada a capacidade de tomar decisões livremente.
Simplesmente desconhecemos essa máquina, mas os sintomas que ela dá é clara: É uma máquina que é capaz de tomar decisões livremente.
Tipo, eu acho correto não fazer algo mas eu faço, ou eu não quero gostar de alguém mas gosto e não consigo controlar

Eu poderia dizer que minha vontade não está em minha mente também, concorda?

Sim, acho que foi algo próximo do que disse inicialmente, e que coincidentemente acabei de reafirmar, há um "livre arbítrio na prática", embora seja meio "entre aspas". O mundo é cheio de contradições, outro exemplo que disse é que na realidade, não existe "contato físico" -- as eletrosferas se repelem antes de haver aquilo que imaginamos como "contato". Mas "na prática" existe, não é útil descartar o conceito completamente por não ser a realidade em última instância.

Só o trabalho que teria para se refrasear tudo que tiver "contato físico" implícito de forma a frisar que na verdade não existem mas mesmo assim existe atrito e etc e tal, ou que, é tudo determinado e que nossas escolhas são na verdade processos automáticos ditando um comportamento adaptativo de acordo com inputs ambientais e blablablá, já faz não valer a pena. Boa amostra é esse tópico mesmo, totalmente desvirtuado do assunto original desde a segunda página em função disso. :biglol: 
Continuando no seu experimento.. em uma mesma família onde um corintiano ficou fanático pelo futebol e o outro não, com o mesmo pai.. isso seria o que?

Não dá para você analisar o livre arbítrio com uma amostra de uma pessoa e dizendo que todas as decisões deles estão programadas. Tem que pensar em uma hipotese melhor.
Argumento bem hipotético não Giga? Não gostaria de desenvolver a partir dele, parte de premissas estranhas, a não ser que me garantisse que:

A) Scanners são instrumentos com definição capaz de pegar mais do que problemas óbvios no cérebro
B) Que a hipnose pode fazer alguém roubar algo
C) Mais importante, que um cérebro em bom funcionamento é aquele que teria ações sempre consistentes com o idealizado pela pessoa

Creio que temos esses tipos de argumentos para provar o "não livre arbítrio" ou determinismo de nossas ações
1- Através da seguinte conclusão: Já que o cérebro é uma máquina e uma máquina é deterministica, logo temos como consequência que não temos livre arbítrio

2- Que o meio nos impõe uma resposta pré-determinada. Isto é, nossas ações são determinadas pelo meio.

3- Como não fazemos as coisas que queremos ou julgamos corretas, logo existe algo que não está sob meu controle e portanto não temos livre arbítrio

Aqui voce está falando do 3, é isso?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #326 Online: 12 de Dezembro de 2011, 01:15:28 »
Buck, o que quero dizer é que o fato do cérebro ser uma máquina não anula em nada a capacidade de tomar decisões livremente.
Simplesmente desconhecemos essa máquina, mas os sintomas que ela dá é clara: É uma máquina que é capaz de tomar decisões livremente.
Basicamente, o argumento do "eu" das lacunas, assentado sobre a evidência anedótica da experiência pessoal? É isso? Aaaaaaaaacho que agora entendi!

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #327 Online: 13 de Dezembro de 2011, 11:38:23 »
Agnóstico, achei dum link do Dr. Manhatan,

Compatibilists (aka soft determinists) often define an instance of 'free will' as one in which the agent had freedom to act. That is, the agent was not coerced or restrained. Arthur Schopenhauer famously said "Man can do what he wills but he cannot will what he wills". In other words, although an agent may often be free to act according to a motive, the nature of that motive is determined. Also note that this definition of free will does not rely on the truth or falsity of Causal Determinism.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #328 Online: 13 de Dezembro de 2011, 13:58:35 »
Não sei se é o que o Agnóstico pensa (ainda tenho uma impressão de que possivelmente não, embora tenha havido essa quase-conclusão/acordo), mas o que eu tenho como "livre-arbítrio" que se pode dizer existir é mais um pragmatismo semântico, algo meio metafórico, não algo literal (e por "literal" considero metafísico, uma vontade que atuasse "sobre a física", a despeito dos compatibilistas talvez tentarem argumentar que pode-se ter perfeitamente como sentido literal algo puramente determinado como um evento ordinário). No cotidiano não me parece tão proveitoso descartar o conceito por ser bastante útil como nessa questão da responsabilidade e punições legais.

Embora fosse também possível argumentar que isso deve ser mantido independentemente de tecnicamente não haver uma "responsabilidade", trocando "responsabilidade" por algo como "desempenhar um papel causal" e fazendo todos os demais refraseamentos necessários para que o sistema legal tenha o efeito desejado, é simplesmente trabalhoso demais, além de provavelmente esquisito, você acaba parecendo um vulcano se insistir muito nisso. Eu acho que é uma questão praticamente apenas de curiosidade científica/filosofia, como alguns dos exemplos com que comparei.

Se há algo com implicações mais práticas na coisa, ainda não percebi, e fico curioso para saber o que seria.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #329 Online: 13 de Dezembro de 2011, 14:57:35 »
A domesticação de animais é uma implicação prática do determinismo. Num nível mais refinado, todas as sociedades humanas são fruto do determinismo pela escolha das pessoas ser orientada pela sobrevivência acolher a busca por estabilidade e conforto em algum nível.

Nestes tempos de informatização com a realidade virtual e robotizção o conceito de determinismo indeferindo o livre-arbítrio abre caminho para novas formas de estratificação da sociedade.

O refinamento dos mecanismos de governança e a sofisticação dos sistemas de controle do poder, podem levar ao desenvolvimento de supersimuladores que preverão de acordo o padrão comportamental de cada indivíduo e talvez tendo os dados de sua fisiologia e padrões eletroquímicos do cérebro quais seriam os gatilhos que o levariam, a quem sabe, desde a coçar-se de manhâ ao acordar até quais os lugares que ele iria pisar com precisão miliméterica num trajeto qualquer, como por exemplo, ao ir na padaria.

Teoria do Caos e determinismo desmistificando de vez o livre arbítrio?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #330 Online: 13 de Dezembro de 2011, 18:38:56 »
Essa é a questão.

Será que isso vai ser mesmo possível um dia? Será que com a evolução da computação e dos aparelhos médicos nós, um dia, vamos conseguir mapear todas as sinapses de modo a conseguir prever o comportamento de um ser humano?

Eu duvido muito disso. Eu fiz meu registro aqui no CC por causa da "Pattern Recognition" do Gilberto. Se ela for de fato o que é a nossa mente isso será possivel, mas eu duvido muito. Eu acho que em insetos isso até pode acontecer (num futuro distante), não em mamíferos. Muito menos no ser humano.

Como explicar o poder de criação da raça humana? Um filme como "Apocalypse Now", um livro obra prima, uma pintura do Salvador Dali?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #331 Online: 13 de Dezembro de 2011, 19:54:09 »
Eu duvido muito disso. Eu fiz meu registro aqui no CC por causa da "Pattern Recognition" do Gilberto. Se ela for de fato o que é a nossa mente isso será possivel, mas eu duvido muito. Eu acho que em insetos isso até pode acontecer (num futuro distante), não em mamíferos. Muito menos no ser humano.
Vixe maria, quanta honra. Pena que as minhas idéias ainda não valem nada ... mas tá valendo.

Putz FelipeRJ, to na dívida de conversar com vc.

Será que isso vai ser mesmo possível um dia? Será que com a evolução da computação e dos aparelhos médicos nós, um dia, vamos conseguir mapear todas as sinapses de modo a conseguir prever o comportamento de um ser humano?
Uma coisa é nós sabermos melhor como funciona a mente, outra coisa é a utopia de que poderemos mapeá-la ou controlá-la completamente. É a mesma coisa de sabermos muito sobre metabolismo, mas não podemos mapear todas as reações e processos metabólicos de modo a prever o estado de saúde de um ser humano com precisão próxima do 100%.

No nível que vc tá questionando, realmente acho difícil, ou pelo menos nem vislumbramos as ferramentas para tanto.

Como explicar o poder de criação da raça humana? Um filme como "Apocalypse Now", um livro obra prima, uma pintura do Salvador Dali?
Boa pergunta, hoje em dia eu acho que tenho uma boa explicação, mas dá uma boa conversa. Resumidamente, esses artistas treinaram em reconhecer as características que impressionam a imaginação e o gosto artístico e cultural de grande parcela da população, como todo artista. Pra mim, o fundamento matemático e físico disso tudo pode ser modelado por pattern recognition. E não há formalismo matemático concorrente nessa estória.

Mas realmente fico contente em saber que a minha idéia tem algum interesse, sacumé o tal do ego né, hehe.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #332 Online: 13 de Dezembro de 2011, 20:14:34 »
<off topic> Obra prima de Salvador Dali? Isso não existe, e há quem diga que nem é arte. Leia "The meaning of Art" by Herbert Read</off topic>
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #333 Online: 13 de Dezembro de 2011, 20:54:32 »
Tiago, vamos lá, por partes, para eu entender onde está pegando

Você concorda com a questão do "livre arbítrio prático", isto é, que seria impossível observar o comportamento humano e criar qualquer teoria que possa de maneira coerente sustentar a afirmação que não temos livre arbítrio?

Note, estou falando A PARTIR do comportamento humano e não a partir de hipóteses sobre funcionamento do cérebro
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #334 Online: 13 de Dezembro de 2011, 22:51:05 »
Desconheço se há alguma experimento nesse sentido. Simplesmente olhando alguém, sem chance. Lembro um postado pelo Giga, num tópico sobre mente. Pesquisadores previam, salvo engano, qual botão o sujeito apertaria momentos antes dele tomar a consciência de apertá-lo... Mas eu não me recordo direito do vídeo, preciso revê-lo.

E isso da sua parte entendi, ainda que eu não saiba exatamente o momento em que se passa essa sua observação do comportamento humano. Se for no dia-a-dia, realmente, sem chance.

Na verdade eu só estava levantando uma hipótese.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #335 Online: 13 de Dezembro de 2011, 23:09:21 »
Não pode ser só "a partir do comportamento humano", mas adicionalmente "e sem esquentar a cabeça com qualquer questionamento minimamente profundo sobre o que mais está envolvido". Isso é, olhar as pessoas, ver que decidem, escolhem coisas, em vez de se comportarem como zumbis ou como as pessoas com algumas lesões cerebrais citadas anteriormente no tópico, e daí rotular isso de livre-arbítrio.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #336 Online: 14 de Dezembro de 2011, 00:15:36 »
<off topic> Obra prima de Salvador Dali? Isso não existe, e há quem diga que nem é arte. Leia "The meaning of Art" by Herbert Read</off topic>
(...)

Não uma obra prima de Salvador Dalí. Veja a citação acima, em negrito.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #337 Online: 14 de Dezembro de 2011, 08:05:54 »
uiliníli - escreveu:

Uma possível contra-argumentação talvez fosse: OK, o universo sempre existiu, tenha havido BB ou não, mas Deus é o universo -- desde o "primeiro" instante já havia como propriedade inextricável desse sistema físico uma inteligência onisciente e dotada do poder para dirigir tudo aquilo que é observado no universo. Deus é o universo, ele é sua própria criação.

Se Deus é o universo, então eu acredito em Deus. Mas se me dizem que o universo é inteligente, eu digo "prove"

Você que está aí a colocar essa pergunta razoavelmente inteligente, não se considera uma parte inteligente - da inteligência do universo - ou seja de "deus"? :)

artur
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #338 Online: 14 de Dezembro de 2011, 08:11:37 »
Dr. Manhattan - escreveu:

Não é um argumento lógico contra o teísmo, mas trata-se de algo que para mim, pessoalmente, é bastante eficaz: é o "Argumento Estético". Ele pode ser enunciado de forma bem simples:

"Todas as descrições de deuses fornecidas pelos teístas são incrivelmente ridículas".

Note que isso ainda deixa espaço para o deísmo ou o panteísmo.

Os melhores agradecimentos, pela sua extraordinária tolerância... :)

artur

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #339 Online: 14 de Dezembro de 2011, 08:48:03 »
uiliníli - escreveu:

Eu sou inteligente, você e fulano. O universo somos nós e tudo mais. Pedra, papel e tesoura...

Se algo que está contido no universo é inteligente, logo ele o é.

...

Falácia da composição. Equivale a dizer que quem nasce na Bahia é baiano, a Bahia fica no Brasil, então quem nasce no Brasil é baiano.

Na minha opinião, também você enunciou uma falácia, por inversão do correcto modo de colocar as permissas no silogismo...

A melhor forma de inferir, será assim:

A Baía fica no Brasil. Quem nasce na Baía é baiano; logo os baianos, são brasileiros.

Portanto, quanto a mim, será legítimo concluir...

«« O Universo - ou "deus" - é um todo :!: A Humanidade, é uma parcela inteligente do todo universal; eu sou uma pequeníssima fracção, da inteligencia da Humanidade; logo o Universo é inteligente... »»

artur
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, 10:26:25 por lusitano »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #340 Online: 14 de Dezembro de 2011, 10:02:16 »
uiliníli - escreveu:

Eu sou inteligente, você e fulano. O universo somos nós e tudo mais. Pedra, papel e tesoura...

Se algo que está contido no universo é inteligente, logo ele o é.

...

Falácia da composição. Equivale a dizer que quem nasce na Bahia é baiano, a Bahia fica no Brasil, então quem nasce no Brasil é baiano.

Na minha opinião, também você enunciou uma falácia, por inversão do correcto modo de colocar as permissas no silogismo...

A melhor forma de inferir, será assim:

A Baía fica no Brasil. Quem nasce na Baía é baiano; logo os baianos, são brasileiros.

«« O Universo - ou "deus" - é um todo :!: A Humanidade, é uma parcela inteligente do todo universal; eu sou uma pequeníssima parte, da inteligencia da Humanidade; logo o Universo é inteligente... »»

artur

A conclusão está equivocada. Deveria ser "..., logo uma pequeníssima parte do Universo é inteligente", que no caso é você,  antes de tudo, porque você mesmo o afirma.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #341 Online: 14 de Dezembro de 2011, 10:49:02 »
Gigaview - escreveu:

«« O Universo - ou "deus" - é um todo  A Humanidade, é uma parcela inteligente do todo universal; eu sou uma pequeníssima parte, da inteligencia da Humanidade; logo o Universo é inteligente... »»

artur

A conclusão está equivocada. Deveria ser "..., logo uma pequeníssima parte do Universo é inteligente", que no caso é você, antes de tudo, porque você mesmo o afirma.

Concerteza. :ok: Exacto! :) Mas eu sei que a Humanidade e a vida, são muito maiores do que eu... Portanto, posso constatar que a sua observação é justíssima e que a quantidade de inteligência existente no Universo, é muitíssimo maior do que eu inicialmente afirmei, sem me enganar, ao afirmar que o Universo é de facto inteligente; embora essa inteligência, aparentemente, só exista principalmente no cérebro dos terráqueos.

Portanto, rectifico a minha conclusão inicial e digo: o Universo é realmente inteligente, mas num conjunto de cérebros pequeníssimos.

artur
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, 19:51:32 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #342 Online: 14 de Dezembro de 2011, 11:37:09 »
Buckaroo Banzai - escreveu:

Antes de "partirmos da hipótese que temos livre arbítrio" é melhor definir o que é isso para começar.

Como é que se dá o nosso processo de "arbítrio" falando? Se aceitamos a realidade como descrita pela ciência, ele não é nenhuma espécie de propriedade essencial do universo, mas um processo, um mecanismo.

E do que exatamente ele seria "livre"?

Estava eu a nadar, numa noite escura, quando subitamente me veio a inspiração que estava a sonhar... Então pensei: antes de eu me deitar e adormecer, umas horas antes, estive a conversar com a minha mulher, sobre o conteúdo dos sonhos.

Eu disse-lhe, que na minha opinião, não crio o que se passa nos meus sonhos, sejam eles lúcidos ou não; ela respondeu-me que acreditava, que somos mesmo nós que produzimos o cenário e os acontecimentos ocorridos neles.

Apreciei devidamente, aquela conversa, que tive antes de me deitar e decidi fazer uma experiência: concentrei toda a minha intenção nas minhas mãos e pressionei a água e a escuridão, para que o ambiente, ficasse mais seco e luminoso.

Qual não foi o meu espanto, que em em pouco segundos, o ambiemte mudou completamente, para um sol brilhante numa terra firme, duma localidade bem urbanizada.

Todavia, não sugeri os pormenores da mudança. Entretanto, foi a primeira vez, que eu consegui forçar uma mudança tão espectacular, no ingrediente dos meus sonhos, além de voar.

artur

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #343 Online: 14 de Dezembro de 2011, 12:24:32 »
Agnóstico - escreveu:

Como disse antes, não tem nada a ver com qualquer mecanismo específico que o cérebro tenha, mas apenas com o cérebro ser um mecanismo, um mecanismo físico, e portanto apenas parte de uma cadeia determinada de eventos. Isso implica num "destino pré-estabelecido" a menos que de alguma forma a mente/vontade exista "fora da física" e possa regê-la -- chame essa "mente fora da física" do que quiser.

Não determina absolutamente nada.. já disse antes também.. essa afirmação não tem cunho prático, não pode ser testada, não serve para nada, causa confusão... talvez seja boa ao Lusitano

Eu simpatizo com a atitude pragmática: assim eu conjecturo, que há pessoas que acreditam qu'arte, não tem utilidade nenhuma, tal com'a metafísica...

Os arquitectos, dizem; nós somos artistas, que criamos uma forma d'arte perfeitamente funcional. Vai daí e os engenheiros dizem a mesma coisa. A engenharia é antes do mais uma arte, que tem uma certa utilidade prática, dado que os mísseis, são d'uma eficácia absolutamente elegante.

Porque eu comparei arte, com livre arbítrio? Porque me parece, que os artistas, são o grupo humano, que mais torcem em favor da arbitrariedade intencional, além dos anarquistas.

E donde vem o anarquismo - ora, especulo eu - do cérebro de pessoas com'o "Agnóstico" e o meu! :idea:

artur

« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, 12:28:58 por lusitano »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #344 Online: 14 de Dezembro de 2011, 12:41:58 »
Gigaview - escreveu:

«« O Universo - ou "deus" - é um todo  A Humanidade, é uma parcela inteligente do todo universal; eu sou uma pequeníssima parte, da inteligencia da Humanidade; logo o Universo é inteligente... »»

artur

A conclusão está equivocada. Deveria ser "..., logo uma pequeníssima parte do Universo é inteligente", que no caso é você, antes de tudo, porque você mesmo o afirma.

Concerteza. :ok: Exacto! :) Mas eu sei que a Humanidade e a vida, são muito maiores do que eu... Portanto, posso constatar que a sua observação é justíssima e que a quantidade de inteligência existente no Universo, é muitíssimo maior do que eu inicialmente afirmei. Sem me enganar, ao afirmar que o Universo é de facto inteligente; embora essa inteligência, aparentemente, só exista principalmente no cérebro dos terráqueos.

Portanto, rectifico a minha conclusão inicial e digo: o Universo é realmente inteligente, mas num conjunto de cérebros pequeníssimo.

artur

Lusa, não existe universo inteligente. O universo só parece inteligente porque nós, seres humanos, acreditamos nas metáforas que construímos para a nossa própria inteligência, como você acabou de fazer. O resto é brincar com palavras, misturar conceitos e criar significados, como você é campeão em fazer.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #345 Online: 14 de Dezembro de 2011, 16:25:27 »
Desconheço se há alguma experimento nesse sentido. Simplesmente olhando alguém, sem chance. Lembro um postado pelo Giga, num tópico sobre mente. Pesquisadores previam, salvo engano, qual botão o sujeito apertaria momentos antes dele tomar a consciência de apertá-lo... Mas eu não me recordo direito do vídeo, preciso revê-lo.

E isso da sua parte entendi, ainda que eu não saiba exatamente o momento em que se passa essa sua observação do comportamento humano. Se for no dia-a-dia, realmente, sem chance.

Na verdade eu só estava levantando uma hipótese.

Exato, nisso creio que todos concordamos.
Não sei se alguém fora do nicho de intelectuais em que estamos dá ao termo "livre arbítrio" qualquer significado além desse que acabamos de discutir. Podemos afirmar que questionar o "livre arbítrio" fora desse nicho em que estamos traria uma carga de significados que está longe de ser o que queremos.

Antes de termos a resposta "sim" ou "não" para a pergunta "temos livre arbítrio", vale o adendo: Sob qual perspectiva? Sem isso, a discussão se torna inócua e confusa.

Concorda?

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #346 Online: 14 de Dezembro de 2011, 16:56:55 »
O universo é belo? O universo é grandioso? o universo é sensacional? O universo é ambíguo? O universo é encantador? Complexo,simples? Ignoto?

Afinal, o universo é inteligente???

Se eu me deparo com um raio de sol rasgando densas núvens ao amanhecer certamente compondo um cenário magnífico que me comova a tal ponto de eu dizer que o universo é sublime, isso será uma expressão do universo! Sublime!!!

Por que não inteligente?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #347 Online: 14 de Dezembro de 2011, 16:58:31 »
Gigaview - escreveu.

Portanto, rectifico a minha conclusão inicial e digo: o Universo é realmente inteligente, mas num conjunto de cérebros pequeníssimo.

artur

Lusa, não existe universo inteligente. O universo só parece inteligente porque nós, seres humanos, acreditamos nas metáforas que construímos para a nossa própria inteligência, como você acabou de fazer. O resto é brincar com palavras, misturar conceitos e criar significados, como você é campeão em fazer.

Eu estava piamente convencido, que você é inteligente e participa da existência do Universo.

Agora se você me diz que é um ser sobrenatural - ou exterior à natureza, evidentemente - que a coisa muda...

artur

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #348 Online: 14 de Dezembro de 2011, 17:18:06 »
Gigaview - escreveu.

artur

Eu estava piamente convencido, que você é inteligente e participa da existência do Universo.

Agora se você me diz que é um ser sobrenatural - ou exterior à natureza, evidentemente - que a coisa muda...

artur

Lusa, são as pessoas que atribuem uma "inteligência" ao universo, o universo não possui uma inteligência intrínseca. O fato de existirem seres inteligentes no universo não faz com que ele seja intrínsecamente inteligente. Nesse caso a inteligência é uma característica das pessoas e não do universo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #349 Online: 14 de Dezembro de 2011, 17:35:51 »
O universo é belo? O universo é grandioso? o universo é sensacional? O universo é ambíguo? O universo é encantador? Complexo,simples? Ignoto?

Afinal, o universo é inteligente???

Se eu me deparo com um raio de sol rasgando densas núvens ao amanhecer certamente compondo um cenário magnífico que me comova a tal ponto de eu dizer que o universo é sublime, isso será uma expressão do universo! Sublime!!!

Por que não inteligente?

Por que você vai precisar provar que existe uma inteligência intrinseca ao universo. Você consegue?

Você também pode optar por ser nebuloso, impreciso e escorregadio como o Lusa e dizer todo tipo de bobagens poéticas de duplo sentido inspiradas no realismo fantástico do paralogismo comparado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!