Buckaroo Banzai - escreveu:
Antes de "partirmos da hipótese que temos livre arbítrio" é melhor definir o que é isso para começar.
Como é que se dá o nosso processo de "arbítrio" falando? Se aceitamos a realidade como descrita pela ciência, ele não é nenhuma espécie de propriedade essencial do universo, mas um processo, um mecanismo.
E do que exatamente ele seria "livre"?
Estava eu a nadar, numa noite escura, quando subitamente me veio a inspiração que estava a sonhar... Então pensei: antes de eu me deitar e adormecer, umas horas antes, estive a conversar com a minha mulher, sobre o conteúdo dos sonhos.
Eu disse-lhe, que na minha opinião, não crio o que se passa nos meus sonhos, sejam eles lúcidos ou não; ela respondeu-me que acreditava, que somos mesmo nós que produzimos o cenário e os acontecimentos ocorridos neles.
Apreciei devidamente, aquela conversa, que tive antes de me deitar e decidi fazer uma experiência: concentrei toda a minha intenção nas minhas mãos e pressionei a água e a escuridão, para que o ambiente, ficasse mais seco e luminoso.
Qual não foi o meu espanto, que em em pouco segundos, o ambiemte mudou completamente, para um sol brilhante numa terra firme, duma localidade bem urbanizada.
Todavia, não sugeri os pormenores da mudança. Entretanto, foi a primeira vez, que eu consegui forçar uma mudança tão espectacular, no ingrediente dos meus sonhos, além de voar.
artur