não foi para você, foi para o Tiago e o Buck
Dá um quote nas respostas pq se não fica confuso.
Continuando no seu experimento.. em uma mesma família onde um corintiano ficou fanático pelo futebol e o outro não, com o mesmo pai.. isso seria o que?
Que outras influências condicionaram diferentemente cada um dos filhos. Isso é possível pois somos influênciados por uma enormidade de fatores, estímulos, condições, etc, durante a vida. Mas hoje em dia a psicologia, neurologia consegue identificar razoavelmente bem esses fatores, e nem é a psicologia teórica, mas experimental. Em geral, desde traumas até simples influências podem ser traçados e identificados com maior ou menor dificuldade.
Ou seja a noção de que todas as nossas escolhas, pensamentos, etc tem uma base empírica simples e estabelecida em condicionamento é bem razoável, e cada vez mais aceita e coerente com o conhecimento científico em geral.
Tão simples quanto o condicionamento salivar de um cão com um apito, e pode ser extendido para TODO E QUALQUER COMPORTAMENTO.
Claro que entendo se vc não aceitar a minha última frase.
Não dá para você analisar o livre arbítrio com uma amostra de uma pessoa e dizendo que todas as decisões deles estão programadas. Tem que pensar em uma hipotese melhor.
Vejo ao contrário ... não vejo uma única decisão minha ou de qualquer pessoa que não esteja programada. Não vejo hipótese melhor que essa. A computação reproduz o que muitos acham ser as funções primitivas do cérebro que são o processamento, memória e aprendizado, e vem avançando a passos largos.
Eu acho que a sua frase final está equivocada ... até agora ninguém propôs hipótese melhor para as decisões do que a computação, matemática, etc. Tem até um ramo da matemática e IA sobre tomada de decisões.
Mas entendo que o conceito de livre arbítrio seja válido para muitas questões práticas em geral, pois todos os sistemas cognitivos (mentes) tem uma limitação e grau de incerteza, onde o livre arbítrio pode se encaixar, entre outras propostas.