Eu discordo. Porque eu não posso ser cético com relação a existência de deus(es)? E não só acho que podemos, como devemos, e foi essa posição que tentei expor resumidamente acima.
Desculpe se não me fiz entender, talvez seja a falta de prática na discussão de tais assuntos...
Eu não faço nenhum tipo de distinção entre "tipos" de Ateísmo, erroneamente, pelo visto.
Para mim Ateísmo significa simplesmente
não acreditar na existência de deus.
Ora, se não acredito (não faz parte das minhas crenças) não tenho porque justificar essa
não crença.
Posso vir a acreditar em algo desde que tenha provas racionais contundentes de que estou errado.
Isso significa que "
o ônus da prova" é de quem acredita.
Assim, não acredito que existam "sapos cor de rosa em Saturno" e não preciso sequer pensar sobre isso (muito menos justificar essa minha não crença), a não ser que me seja demonstrado o contrário.
O Ceticismo, como coloquei antes, é essencialmente um método de descoberta da verdade (a tal da "dúvida sistemática"). Por ser ateu, não tenho dúvidas quanto a não existência de deus, logo não posso ser cético com relação à existência de tal entidade, pois estaria contradizendo minha
não crença.
Já considero o "
Agnosticismo é uma atitude epistêmica da suspensão da possibilidade de se efetuar racionalizações a respeito de determinado domínio, alegadamente incognoscível." (cf. explicação do forista do FR).
Isto é, afirma apenas que a
razão humana é incapaz de fornecer argumentos racionais que justifiquem o
conhecimento da existência, ou não, de deus.
No meu entender, não se trata de dúvida, muito menos de "ficar em cima do muro", apenas a constatação de existem ideias (deus é uma delas) que escapam à razão humana, embora possamos questionar e falar dessas ideias todo o tempo.
Por exemplo, pode a razão humana conceber o infinito, o nulo, o vazio, uma "singularidade" quântica?
Claro que lidamos cotidianamente com essas ideias/conceitos, mas representam algo mais que simples operadores da Matemática? A "singularidade" quântica não é apenas o resultado da indeterminação de um conjunto de fórmulas matemáticas que representam a Teoria do Big Bang?
Assim, no meu entender, existem distinções entre o Ateísmo (não acreditar), o Ceticismo (duvidar) e o Agnosticismo (impossibilidade epistêmica de acreditar ou não acreditar).
Por isso a minha afirmação de que (como ateu) "não posso ser cético com relação à existência de deus (Ateísmo)"...
Claro que são detalhes pouco significativos...