Você não quer passar por cima das definições cientificamente estudadas sobre patologias para tentar definir filosoficamente o que é uma doença, certo?
O famoso matemático e ganhador do Nobel de Economia John Forbes Nash era esquizofrênico, mas a partir de uma parte de sua vida passou a ignorar as alucinações, mesmo elas continuando lá.
[...]
A definição de doença vem do conceito de perda ou desregulação bruta da Homeostase.
Mas você acha que essa é uma definição apropriada? Eu sinceramente não sei. Mas acho que não seja possível uma definição precisa de doença porque saúde e doença não são estados binários, como morto e vivo, grávida e não grávida...
Praticamente 100% das pessoas tem ou está com algum problema de saúde: uma gengivite, um pequeno desvio de coluna, uma alergia, ou está um pouco acima do peso... Mais ainda, em que ponto uma condição deixa de ser saudável e passa a ser patológica? Quanto de escoliose você deve ter para que o ortopedista diga que você tem um problema de coluna?
Embora os médicos definam a obesidade mórbida com um específico índice de massa corporal, esta é só uma simplificação prática e necessária da realidade. Não é verdade que você com 110 Kg seja um obeso mórbido e com 109 Kg deixe de ser. Quero dizer, não existe uma fronteira perfeitamente delimitada entre o estado de saúde e um estado de doença.
Portanto só é possível definir doença como um estado ou condição psíquica ou fisiológica que seja prejudicial ao portador ou a terceiros. Então você conclui que saúde e doença, são sim, inescapavelmente, conceitos subjetivos.
Algo que pode te incomodar terrivelmente pode não significar nada para outra pessoa. Um comportamento anti-social em um determinado contexto pode não ser em outro.
Aproveitando o exemplo que você trouxe, o esquizofrênico de hoje pode ser o homem normal, saudável, de amanhã.
Esse é um caso interessante, que eu desconhecia: um esquizofrênico que tinha consciência das suas alucinações e conseguia lidar com isso. Não sei se posso chamar esse homem de doente, porque essa condição poderia até a vir a ser uma vantagem evolutiva. Então saúde/doença é algo que depende até do ambiente, se determinada característica é favorável ou não em determinado ambiente.
Um exemplo clássico: ser portador de anemia falciforme é uma condição de saúde ou de doença? Como a Ciência define?
Depende, há regiões na África onde a malária é endêmica e então a maioria das pessoas tem anemia falciforme. Porque é uma vacina natural contra a malária. É uma condição saudável, uma vantagem evolutiva nesse contexto, nesse ambiente. Em outros não.