Autor Tópico: Existe traficante "ético"?  (Lida 27640 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Existe traficante "ético"?
« Online: 04 de Janeiro de 2012, 22:11:54 »
Como um cara que dissesse, "eu só vendo maconha porque acho que não prejudica mais do que cigarro; jamais venderia crack ou outras drogas pesadas por já ter visto como elas destroem as pessoas"?

Ou será que todos são partidários da filosofia do livre-mercado, que cada indivíduo é responsável e único senhor soberano de si mesmo, todos indivíduos formando uma teia de responsabilidade que emerge espontaneamente dos agentes racionais individuais agindo em benefício próprio?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Existe traficante "ético"?
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2012, 23:11:29 »
Se por "ético" voce está se referindo a um indivíduo que segue um conjunto de normas de conduta, a resposta é "sim". Mas que certamente não é a ética que nós conhecemos ou desejamos.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2012, 23:49:34 »
Outro dia eles se recusaram a vender pra uma mulher que foi comprar com o bebê no colo no bairro onde trabalho. Mas em compensação, roubaram a bolsa dela e a mochila do bebê, então...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2012, 23:58:27 »
Cara, parece piada isso. :D

O traficante começa com uma lição de moral, "mas o que você tem na cabeça? Não pode ficar se drogando, você tem uma criança para cuidar? Mas que coisa, essas pessoas hoje em dia, não tem o menor senso", "então vocês não vão vender droga para mim?", "não! Mas vamos ficar com o seu dinheiro mesmo assim, pois só assim temos garantia que você não vai comprar em outro lugar! Eu não conseguiria dormir em paz de outro jeito!"

Ou, "não, mas são R$ 50 a 'consulta', passa a bolsa". Ou ainda "não, eu jamais vendo drogas se acho que elas vão prejudicar seriamente aos inocentes. Isso pode diminuir meus lucros, mas ao menos não fico com peso na consciência. Felizmente eu cubro o prejuízo com roubos e assaltos. Passa a bolsa aí, ou te mato e ao bebê, vamos logo!"

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2012, 00:06:20 »
Discordo na medida em que acredito que não haja se quer uma ética magnânima se não contextos em  que um indivíduo x se posicione de forma excêntrica ante a um modelo de conduta que preconize determinado acordo social, e que em cuja quebra desse contrato implique em desvantagem implícita. No caso, qualquer um se torna o tal traficante depedendo do contexto. Ele não terá abandonado uma ética e sim a interpretado em razão de um fim. Já diz o ditado,  "a ocasião faz o ladrão".
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2012, 00:08:49 »
Melhor é que ela saiu da boca e como tava na fissura, saiu correndo no meio da rua na frente dos carros. Uma senhora que tomou a bebêzinha no colo e ela se enfurnou dentro de uma loja, só saiu com depois de uma looooooooonga conversa e com a mãe dela chegando.

Detalhe que como ela estava a uns 20km de casa, ficou também sem dinheiro pra pegar ônibus. Mas eu achei bem diferente a situação também.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2012, 00:12:00 »
Discordo na medida em que acredito que não haja se quer uma ética magnânima se não contextos em  que um indivíduo x se posicione de forma excêntrica ante a um modelo de conduta que preconize determinado acordo social, e que em cuja quebra desse contrato implique em desvantagem implícita. No caso, qualquer um se torna o tal traficante depedendo do contexto. Ele não terá abandonado uma ética e sim a interpretado em razão de um fim. Já diz o ditado,  "a ocasião faz o ladrão".

Ou seja, não se pode falar que "não é ético" vender crack para crianças, entendi.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2012, 00:21:26 »

Ou seja, não se pode falar que "não é ético" vender crack para crianças, entendi.
Literalmente. Porém não se fixa algo só com pregos, assim com não se corta só com tesoura e por aí vai. Todo homem tem seu preço, também quer dizer não existe ética magnânima!

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2012, 07:48:02 »
Tem traficante que só vende uma ou duas substâncias. É o sujeito que vai ao Paraguai, coloca uns tijolos de maconha prensada no carro e vende no seu apartamento ou ainda o cara que vai a Europa e volta cheio de ecstasy para repassar.

Se fosse dado a estes crack, por exemplo, para venderem, muitos acho que se recusariam. Seja por não quererem lidar com outro tipo de clientela, seja por achar que é algo mais pesado mesmo e não querem participar.

Tem de tudo neste mundão de deus.

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2012, 13:18:03 »
Existe traficante ético,mas como a sociedade reprova o ato deles,então eles não entram na moral da sociedade .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2012, 17:32:54 »
Não é porque o traficante escolhe a quem vende que ele é ético, até porque seleção de clientes está bem longe de norma universal de comportamento entre traficantes.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2012, 17:45:29 »
Conheço também um ladrão que só assalta quem anda de carro de fora da cidade, pois segundo ele, "é sacanagem roubar conterrâneo". Super ético. O casal que prendi mês passado só roubava carros em bairros nobres ou shoppings, pois o pessoal era melhor de vida e assim não sacaneavam com quem era pobre e trabalhador.

Dá pra enumerar aqui um milhão de casos de sujeitos que são bandidos contumazes e que ou seguem certas "regras" que eles inventaram ou que evitam determinadas situações geralmente como forma de aliviar a própria consciência. Isso pra mim é auto-ilusão das brabas. Assim, quando são presos, costumam usar isso como "atenuante".

O cara que estuprou 8 mulheres em Contagem e foi preso, disse que se sentia muito culpado porque a penúltima vítima era casada e ele não atacava mulher casada porque o marido merecia respeito. Assim, ético ao extremo o cara. Comete o crime, mas é gente boa porque apesar disso, respeita as casadas. Bacana, né? Nem dá pra não respeitar um cara com tal integridade...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #12 Online: 05 de Janeiro de 2012, 17:59:37 »
É pra rir ou chorar ?  :|
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2012, 22:12:50 por _Juca_ »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13 Online: 05 de Janeiro de 2012, 18:14:56 »
Outra abordagem. Se um indivíduo comete um crime, ainda que esteja ele cônscio disto, há a possibilidade de ele estar a mercê de impetos patológicos dos quais não consegue se livrar e portanto, sendo de certa forma vítima do imponderável. Neste caso a ética não o contemplaria? E, caso não o contemple, não seria ela mesma, uma ética manca?

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Janeiro de 2012, 18:30:26 »
E um detalhe importante:

Pessoas não querem ser assaltadas, assassinadas ou estupradas, mas há pessoas que querem comprar drogas ilegais.

O traficante, per se, é alguém que vende para outro alguém que quer comprar algo que "o Estado" não quer que pessoas comprem ou vendam.

Claro, pode ter o traficante que assalta, mata e estupra, mas aí ele é assaltante, assassino e estuprador. Esse pacote não é universal.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Janeiro de 2012, 18:52:50 »
Outra abordagem. Se um indivíduo comete um crime, ainda que esteja ele cônscio disto, há a possibilidade de ele estar a mercê de impetos patológicos dos quais não consegue se livrar e portanto, sendo de certa forma vítima do imponderável. Neste caso a ética não o contemplaria? E, caso não o contemple, não seria ela mesma, uma ética manca?

Verdade. Vou me juntar à próxima passeada dos "sou da paz" clamando pela abertura dos portões de todos os presídios. Estes podem ser depois demolidos ou transformados em algum tipo de obra de arte para servir de lembrança da nossa irracionalidade no tempo em que costumávamos aprisionar as pessoas sob a racionalização de que cometiam "crimes", de que ofereciam "perigo" aos demais.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 05 de Janeiro de 2012, 19:30:37 »

Verdade. Vou me juntar à próxima passeada dos "sou da paz" clamando pela abertura dos portões de todos os presídios. Estes podem ser depois demolidos ou transformados em algum tipo de obra de arte para servir de lembrança da nossa irracionalidade no tempo em que costumávamos aprisionar as pessoas sob a racionalização de que cometiam "crimes", de que ofereciam "perigo" aos demais.
Oh, ultima flor do Lácio, inculta e bela!...(exlcamaria perplexo, Bilac) Desconsiderando que uma coisa nada tem a ver com a outra, ainda ficou sem apreciação a questão da ética manca.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Janeiro de 2012, 22:07:53 »
Lembro-me no filme O Poderoso Chefão, numa cena em que os chefões estavam se convercendo a começar a vender drogas e um deles disse que não iriam vender perto de escolas.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #18 Online: 05 de Janeiro de 2012, 22:23:08 »
Lembro-me no filme O Poderoso Chefão, numa cena em que os chefões estavam se convercendo a começar a vender drogas e um deles disse que não iriam vender perto de escolas.

Não conte com isso...

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Janeiro de 2012, 09:11:45 »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 08 de Janeiro de 2012, 09:20:52 »
Bairros de classe média abrigam cracolândias privês,
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1031469-bairros-de-classe-media-abrigam-cracolandias-prives.shtml

Civilizados!

Estão aí os verdadeiros sustentadores do tráfico: Os usuários das classe média-alta e alta.

Ali o Estado não interfere.

Porque?

Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 08 de Janeiro de 2012, 10:44:18 »
Bairros de classe média abrigam cracolândias privês,
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1031469-bairros-de-classe-media-abrigam-cracolandias-prives.shtml

Civilizados!

Estão aí os verdadeiros sustentadores do tráfico: Os usuários das classe média-alta e alta.

Ali o Estado não interfere.

Porque?

Eu aprendi que esse argumento de que a classe média ou qualquer consumidor é o responsável pelo tráfico ou são quem sustenta os traficantes é uma grande falácia. O tráfico existe exatamente por causa da repressão e não do consumo. Usuários existirão enquanto existir as drogas, e dado nossa relação simbiótica com todos os tipos de drogas, é impossível que elas deixem de existir.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 08 de Janeiro de 2012, 15:14:40 »
A única coisa que você pode estar querendo dizer que faça algum sentido com isso é que a repressão faz com que para satisfazer a demanda as gangues cometam mais crimes além do que meramente comercialização das drogas.

Mas isso simplesmente altera em nada o fato de que a demanda e apenas a demanda viabiliza todos esses outros crimes envolvidos na sua satisfação.

E a nossa relação com drogas está longe de ser generalizadamente "simbiótica".

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Janeiro de 2012, 15:32:58 »
A única coisa que você pode estar querendo dizer que faça algum sentido com isso é que a repressão faz com que para satisfazer a demanda as gangues cometam mais crimes além do que meramente comercialização das drogas.

Mas isso simplesmente altera em nada o fato de que a demanda e apenas a demanda viabiliza todos esses outros crimes envolvidos na sua satisfação.

Não, o que eu quero dizer é que é a lei a responsável pela existencia do tráfico e não a demanda em si. Claro que sem demanda não haveria tráfico, não estou dizendo o contrário, mas responsabilizar os consumidores pela violência e pela existência do tráfico é uma grande hipocrisia, dado que nossa sociedade feaz uso de drogas desde sempre e faz de forma indiscriminada até hoje, seja qual for a droga e o quanto ela ajude ou prejudique a pessoa e o meio, de modo que sempre há demanda.

E a nossa relação com drogas está longe de ser generalizadamente "simbiótica".

Fui generalista. Estou falando de todas as drogas e em especial as drogas como cigarro e o álcool e as alucinógenas que são proibidas.

Em tempo, não tenho posição definida sobre se as drogas ilegais deveriam ser mesmo ilegais, mas tenho forte tendência à discriminalização do uso e do porte, de modo a desestimular a violência que engloba esse mundo, mas não tenho certeza.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!