O problema, Agnóstico, é que existem diferentes níveis de consequências para diferentes tipos de escolhas, e é nesse ponto que eu acho que vocês erram quando comparam comprar drogas de um traficante, sabendo que esse dinheiro vai financiar a violência do tráfico e a consequente morte de pessoas inocentes, com o ato de comprar um eletrônico dos EUA, por exemplo.
Não é dos EUA. É da China. Vietnan. É diamante de Serra Leoa.
Não sei também o que você pensa.. que o cara vende droga e sai matando pessoas inocentes na rua, por causa da droga?
Veja, existe uma prova muito simples mostrando que não é a droga que gera esse nível de violência, é a falta da presença do estado na favela. Eles lutam entre si porque além do tráfico, querem expandir seu feudo, sua área de controle, em lugares de pouca ou nenhuma presença do estado.
Já disse isso antes. Existe uma cadeia de porcarias acontecendo e a venda da droga é uma delas. A relação unívoca entre droga-violência está LONGE de ser verdade, alias é mentirosa.
Vamos pegar meu caso: eu só ouço música em MP3 que eu baixei ilegalmente, meu sistema operacional é pirata, todos meus jogos para PC são piratas, meus jogos para XBOX também, e meu Xbox é desbloqueado para rodar jogos piratas. Praticamente, o que me falta é só um navio.
Na visão do Barata, eu sou um completo filho da puta, uma pessoa completamente sem caráter, e talvez ele até esteja certo. Só que essas são opções que eu fiz. Eu sei que é errado pegar de graça ilegalmente algo que alguém teve todo um trabalho e custo para criar. Só que eu pesei as consequências dos meu atos, e achei que o mal que eu poderia causar não era motivo suficiente para mim parar de "piratear".
Falar que você é um completo FDP por causa disso seria uma aberração inominável. Eu discordo de você, do seu ato, mas tenho alguns posts dizendo que não posso julgar o caráter da pessoa devido a isso. Posso dizer que o ato é equivocado. Até disse que não precisa ser 8 ou 80, porque não legalizar algumas coisas, aquelas que você realmente ouve e deixar as acessórias a parte?
Tem que ter bom senso no julgamento.
A Microsoft não está falindo por causa dos downloads piratas, os músicos não estão passando fome (pelo menos os que eu ouço...bem, alguns estão mortos...anyway...), pelo contrário, eles se adaptaram e agora tiram a grande parte de sua renda dos shows, e não mais em vendas de CD's, e as gravadoras também estão dando seu jeito de continuar em frente.
A industria de jogos eletrônicos também parece estar indo bem, inclusive superando o cinema em faturamento em 2011, então acho que minha meia dúzia de jogos pirateados não mataram ninguém.
isso é apenas uma racionalização sua cara. Não tem sentido no mundo real. Pessoas estão perdendo emprego, há uma crise em diversas empresas e varias demissões ocorreram.
Mesmo as maiores empresas poderiam estar investindo mais e gerando emprego e muitas empresas pequenas sofrem por causa disso, ou você pensa que só existe pirataria da microsoft e dos rolling stones?
Agora você pesa a consequência de um usuário que compra de traficantes e financia toda a violência gerada pelo tráfico, e você vai perceber que apesar de eu também estar errado, meu erro não é tão ruim quanto o erro do usuário. Acredite, se um dia eu souber que algo que eu baixei ilegalmente contribuiu para a violência e morte de pessoas inocentes, eu seria a primeira pessoa a deixar de fazê-lo.
Como disse, uma racionalização sua. Acho que você faz mais mal do que quem compra a maconha, é mais diretamente responsável por desemprego do que o cara que compra pela violência.
Veja, você está em um país com desigualdade absurda, fome, roubo generalizado, falta de educação básica, sem creches, onde quem rouba não vai preso, polícia corrupta.. E A CULPA DA VIOLÊNCIA É DO SURFISTA?
Não, sem todos esses componentes, nada disso que você vê existiria, e sua afirmação cairia por terra. Quem financia essa merda toda é o nosso voto.. e também a grana dos usuários.
Então é isso, somos a maioria todos um bando de filho da putas, só que cada para cada uma de nossas escolhas, existe uma consequência diferente. Vai de nossa consciência pesar e decidir se vale a pena ou não.
Todos nós agimos de maneira a deixar um rastro de merda. A primeira coisa a fazer, ao menos, é não ser Hipócrita.