Autor Tópico: Existe traficante "ético"?  (Lida 27644 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Existe traficante "ético"?
« Resposta #100 Online: 11 de Janeiro de 2012, 22:46:22 »

Primeiro, o dinheiro de impostos é, oras, imposto, não temos como não pagar, ao contrario das drogas. Segundo, comparar atos de guerra praticado por um governo com atos criminosos praticados por gangues armadas é má fé.

E olha, o comprador de drogas, quando vai na boca, ele fica perguntando se a droga é de origem legal, se o produtor cometia crimes, se o atravessador não corrompeu ninguém.

Pô, Barata, vai ficar falando que tô de má fé? O que eu falo é de fato minha visão. Se trocando ideia acho que ela esta errada, posso rever na boa, como já fiz mais de uma vez.

Você mostrou pragmatismo em outros tópicos quanto a sua opinião do motivo de mudar a politica de 'war on drugs' (que defendes ser um erro) e procurar uma forma de regulamentar: não sobrar violência para quem não tem nada com isto; não corromper sociedade; etc. (me corrija se te entendi mal)

Eu acredito que sou pragmático quando vejo que parte do dinheiro de impostos para as potências citadas causa desgraça. Se é oficialmente e atualmente considerado legal ou ilegal por seja lá quem for, não me importa. Acho que tais atos são criminosos (segundo uma moral minha, ao menos). Nego trucida pessoas com este dinheiro.

Se desvencilhar de tais tributos é difícil? Quão difícil? Existem alternativas, apesar de ser mais prático para nós continuar consumindo "tudo" destas potências (para continuar no exemplo). Nossa praticidade e conforto faz que o sofrimento de outros milhares fique mais invisível também.Isso para não falar dos exemplos do Agnóstico.

Tudo que você consome dos EUA e da China é realmente necessário ou são eles os único fornecedores?

O sujeito que compra drogas não tem nem alternativa de comprar legalmente aqui. Claro, pode-se viver sem drogas. Pode-se viver sem um monte de coisas (até sem religião), mas é mais fácil falar que nossas escolhas e necessidades são as corretas e condenar as alheias. Criar formas para tentar obrigar pessoas a viver de acordo com a visão de alguma pretensa maioria e depois reclamar que as pessoas não estão te obedecendo, logo são imorais, também é uma baita sacanagem. E hipócrita muitas vezes, se pegarmos o exemplo acima.

Por tudo isso, acho que sim, somos todos um pouco canalhas. Ou é de nossa natureza desencanar destas consequências para não pirar.

Um detalhe, se por "boca" você entende o local onde se vende drogas ilegais em favelas, não é este o único tipo de ponto de venda. Aliás, tem drogas ilegais que nem encontrará vendendo em favelas.

Mals ae.  Mas como disse antes, imposto é imposto, guerras podem ou não ser justificadas, mas alguém ai justifica o crime? Me mostre algo que eu consumo que venha de trabalho escravo que eu paro de consumir, me mostre que o meu consumo esta fazendo mais mal que bem, a um povo ou país e eu paro. Seja pão, cerveja, televisão e ate internet. Posso argumentar que sem o meu consumo de produtos chineses os funcionários semi-escravos morrem de fome, e se o drogado parar de consumir?Quantas vidas  serão salvas?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 11 de Janeiro de 2012, 23:10:09 »
-"Ei, fazemos merda, mas ele também faz! \o/"

Di, meu ponto não é bem esse..  O que digo é que devemos minimizar o impacto de nossas ações no mundo mas querer minimizar todas só se está em um monastério. A partir disso, cada um vai escolher o que priorizar ou não para sua vida, dentro do razoável e assumindo os impactos legais.

Então, não é que o ato ruim de um irá justificar o de outro, mas apenas a consciência que TODOS temos um footprint negativo no mundo (e um positivo) e não podemos ter a pretensão que o nosso é melhor do que o de qualquer um apenas por ser nosso.

Eu não vejo motivo para dizer que o Bicho grilo que não come carne nem consome eletronicos nem roupa de marca, mas fuma maconha, é mais FDP que o playboy que consome todas essas coisas e sai com seu carro V8 queimando fumaça.. e no caso, este está em ilegalidade e não aquele.. mas eu prefiro o primeiro para ser meu amigo.

Meu problema é o julgamento moral.. que vem fácil, tão fácil.. a simplificação do ser humano, como no caso daquele policial que você ajudou a defender corretamente.. não se faz isso. Não dá para sair com  um carimbo idiota nomeando os outros de FDP ou não de acordo com critérios tão primários e ainda sobre um tema controverso
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #102 Online: 11 de Janeiro de 2012, 23:44:41 »
O problema, Agnóstico, é que existem diferentes níveis de consequências para diferentes tipos de escolhas, e é nesse ponto que eu acho que vocês erram quando comparam comprar drogas de um traficante, sabendo que esse dinheiro vai financiar a violência do tráfico e a consequente morte de pessoas inocentes, com o ato de comprar um eletrônico dos EUA, por exemplo.

Vamos pegar meu caso: eu só ouço música em MP3 que eu baixei ilegalmente, meu sistema operacional é pirata, todos meus jogos para PC são piratas, meus jogos para XBOX também, e meu Xbox é desbloqueado para rodar jogos piratas. Praticamente, o que me falta é só um navio.

Na visão do Barata, eu sou um completo filho da puta, uma pessoa completamente sem caráter, e talvez ele até esteja certo. Só que essas são opções que eu fiz. Eu sei que é errado pegar de graça ilegalmente algo que alguém teve todo um trabalho e custo para criar. Só que eu pesei as consequências dos meu atos, e achei que o mal que eu poderia causar não era motivo suficiente para mim parar de "piratear". A Microsoft não está falindo por causa dos downloads piratas, os músicos não estão passando fome (pelo menos os que eu ouço...bem, alguns estão mortos...anyway...), pelo contrário, eles se adaptaram e agora tiram a grande parte de sua renda dos shows, e não mais em vendas de CD's, e as gravadoras também estão dando seu jeito de continuar em frente. A industria de jogos eletrônicos também parece estar indo bem, inclusive superando o cinema em faturamento em 2011, então acho que minha meia dúzia de jogos pirateados não mataram ninguém.

Agora você pesa a consequência de um usuário que compra de traficantes e financia toda a violência gerada pelo tráfico, e você vai perceber que apesar de eu também estar errado, meu erro não é tão ruim quanto o erro do usuário. Acredite, se um dia eu souber que algo que eu baixei ilegalmente contribuiu para a violência e morte de pessoas inocentes, eu seria a primeira pessoa a deixar de fazê-lo.

Então é isso, somos a maioria um bando de filhos da putas, só que para cada uma de nossas escolhas, existe uma consequência diferente. Vai de nossa consciência pesar e decidir se vale a pena ou não.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2012, 23:46:50 por Di Gaúcho »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 11 de Janeiro de 2012, 23:57:07 »
O problema, Agnóstico, é que existem diferentes níveis de consequências para diferentes tipos de escolhas, e é nesse ponto que eu acho que vocês erram quando comparam comprar drogas de um traficante, sabendo que esse dinheiro vai financiar a violência do tráfico e a consequente morte de pessoas inocentes, com o ato de comprar um eletrônico dos EUA, por exemplo.

Não é dos EUA. É da China. Vietnan. É diamante de Serra Leoa.
Não sei também o que você pensa.. que o cara vende droga e sai matando pessoas inocentes na rua, por causa da droga?

Veja, existe uma prova muito simples mostrando que não é a droga que gera esse nível de violência, é a falta da presença do estado na favela. Eles lutam entre si porque além do tráfico, querem expandir seu feudo, sua área de controle, em lugares de pouca ou nenhuma presença do estado.

Já disse isso antes. Existe uma cadeia de porcarias acontecendo e a venda da droga é uma delas. A relação unívoca entre droga-violência está LONGE de ser verdade, alias é mentirosa.

Vamos pegar meu caso: eu só ouço música em MP3 que eu baixei ilegalmente, meu sistema operacional é pirata, todos meus jogos para PC são piratas, meus jogos para XBOX também, e meu Xbox é desbloqueado para rodar jogos piratas. Praticamente, o que me falta é só um navio.

Na visão do Barata, eu sou um completo filho da puta, uma pessoa completamente sem caráter, e talvez ele até esteja certo. Só que essas são opções que eu fiz. Eu sei que é errado pegar de graça ilegalmente algo que alguém teve todo um trabalho e custo para criar. Só que eu pesei as consequências dos meu atos, e achei que o mal que eu poderia causar não era motivo suficiente para mim parar de "piratear".

Falar que você é um completo FDP por causa disso seria uma aberração inominável. Eu discordo de você, do seu ato, mas tenho alguns posts dizendo que não posso julgar o caráter da pessoa devido a isso. Posso dizer que o ato é equivocado. Até disse que não precisa ser 8 ou 80, porque não legalizar algumas coisas, aquelas que você realmente ouve e deixar as acessórias a parte?

Tem que ter bom senso no julgamento.

A Microsoft não está falindo por causa dos downloads piratas, os músicos não estão passando fome (pelo menos os que eu ouço...bem, alguns estão mortos...anyway...), pelo contrário, eles se adaptaram e agora tiram a grande parte de sua renda dos shows, e não mais em vendas de CD's, e as gravadoras também estão dando seu jeito de continuar em frente.
A industria de jogos eletrônicos também parece estar indo bem, inclusive superando o cinema em faturamento em 2011, então acho que minha meia dúzia de jogos pirateados não mataram ninguém.

isso é apenas uma racionalização sua cara. Não tem sentido no mundo real. Pessoas estão perdendo emprego, há uma crise em diversas empresas e varias demissões ocorreram.
Mesmo as maiores empresas poderiam estar investindo mais e gerando emprego e muitas empresas pequenas sofrem por causa disso, ou você pensa que só existe pirataria da microsoft e dos rolling stones?

Agora você pesa a consequência de um usuário que compra de traficantes e financia toda a violência gerada pelo tráfico, e você vai perceber que apesar de eu também estar errado, meu erro não é tão ruim quanto o erro do usuário. Acredite, se um dia eu souber que algo que eu baixei ilegalmente contribuiu para a violência e morte de pessoas inocentes, eu seria a primeira pessoa a deixar de fazê-lo.

Como disse, uma racionalização sua. Acho que você faz mais mal do que quem compra a maconha, é mais diretamente responsável por desemprego do que o cara que compra pela violência.

Veja, você está em um país com desigualdade absurda, fome, roubo generalizado, falta de educação básica, sem creches, onde quem rouba não vai preso, polícia corrupta.. E A CULPA DA VIOLÊNCIA É DO SURFISTA?

Não, sem todos esses componentes, nada disso que você vê existiria, e sua afirmação cairia por terra. Quem financia essa merda toda é o nosso voto.. e também a grana dos usuários.

Então é isso, somos a maioria todos um bando de filho da putas, só que cada para cada uma de nossas escolhas, existe uma consequência diferente. Vai de nossa consciência pesar e decidir se vale a pena ou não.

Todos nós agimos de maneira a deixar um rastro de merda. A primeira coisa a fazer, ao menos, é não ser Hipócrita.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 12 de Janeiro de 2012, 00:03:18 »
alias para aqueles que estão esperando evidencias (como se já não tivéssemos 8K) para parar de comprar eletronicos, uma fresquinha

http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2012/01/11/trabalhadores-ameacam-suicidio-em-massa-em-fabrica-de-x360-na-china.htm

Citação de: Noticias sobre linha de montagem da Microsoft XBOX
Funcionários da Foxconn reclamam das condições de trabalho abusivas e de discriminação em linhas de montagem. Em 2010, 14 funcionários da empresa cometeram suicídio. Hoje a empresa utiliza redes de proteção para evitar se repitam tais incidentes.

Se essas coisas não forem evidências para os AMCD temos que desistir
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, 00:07:56 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 12 de Janeiro de 2012, 02:47:36 »
Ok, o Agnóstico venceu, vamos todos comprar produtos de mão de obra descaradamente escrava (que tal re-legalizar a escravidão de uma vez?), e quem quiser pode comprar droga dos traficantes numa boa (ou mesmo investir financeiramente como uma espécie de acionista, sem se drogar ou revender), sem precisar esquentar a cabeça com esses groselhas todas de "conseqüências" de nossas ações.

É tudo culpa de outras pessoas, dos governos, de empresas pouco escrupulosas, ou dos criminosos com os quais fazemos transações consistindo apenas na troca de um bem por uma quantia em dinheiro, sem qualquer uso de violência.

O errado, o que causa as conseqüências ruins, é o governo querendo proibir as drogas, a escravidão, e os roubos, eles existem desde que o mundo é mundo e nunca vão deixar de existir apenas por moralismo-groselha. Anarquia JÁ!

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #106 Online: 12 de Janeiro de 2012, 09:38:48 »

Na visão do Barata, eu sou um completo filho da puta, uma pessoa completamente sem caráter, e talvez ele até esteja certo. Só que essas são opções que eu fiz. Eu sei que é errado pegar de graça ilegalmente algo que alguém teve todo um trabalho e custo para criar. Só que eu pesei as consequências dos meu atos, e achei que o mal que eu poderia causar não era motivo suficiente para mim parar de "piratear". A Microsoft não está falindo por causa dos downloads piratas, os músicos não estão passando fome (pelo menos os que eu ouço...bem, alguns estão mortos...anyway...), pelo contrário, eles se adaptaram e agora tiram a grande parte de sua renda dos shows, e não mais em vendas de CD's, e as gravadoras também estão dando seu jeito de continuar em frente. A industria de jogos eletrônicos também parece estar indo bem, inclusive superando o cinema em faturamento em 2011, então acho que minha meia dúzia de jogos pirateados não mataram ninguém.

Então é isso, somos a maioria um bando de filhos da putas, só que para cada uma de nossas escolhas, existe uma consequência diferente. Vai de nossa consciência pesar e decidir se vale a pena ou não.

Você tem toda razão Di. Não dá pra medir esses atos com uma simples dicotomia entre ser bom e mal caráter. Isso vale para quem compra drogas também. Podemos colocar inúmeras variáveis entre o que é ser bom ou ser mal caráter, e não apelar para o falso dilema como o proposto pelo Barata.

Existem variantes que contribuem muito mais coma violência do que o consumo de drogas. Condicionamento social é uma delas, traficantes de classe média, e são milhares, não costumam ser violentos, não na escala dos traficantes das favelas cariocas. Viciados não tem condições de fazer muitas escolhas morais entre comprar e parar de usar drogas, somente com um penoso tratamento que em grande parte não dão certo.O usuário não puxa o gatilho que eventualmente um traficante pode fazer. Drogas legais costumam ser tão prejudiciais no quesito violência quanto as ilegais, basta verificar que em cidades violentas em que determinaram que os bares fechem mais cedo, o número de homicidios caiu drasticamente. Poderíamos dar um sem número de variantes éticas sobre as drogas e sua relatividade com as mazelas sociais que nos afligem.

Só continuo achando errado culpar moralmente uma pessoa pelo crime de outra. Mais ou menos como um se um erro justificasse o outro.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 12 de Janeiro de 2012, 10:36:06 »
Ok, o Agnóstico venceu, vamos todos comprar produtos de mão de obra descaradamente escrava (que tal re-legalizar a escravidão de uma vez?), e quem quiser pode comprar droga dos traficantes numa boa (ou mesmo investir financeiramente como uma espécie de acionista, sem se drogar ou revender), sem precisar esquentar a cabeça com esses groselhas todas de "conseqüências" de nossas ações.

É tudo culpa de outras pessoas, dos governos, de empresas pouco escrupulosas, ou dos criminosos com os quais fazemos transações consistindo apenas na troca de um bem por uma quantia em dinheiro, sem qualquer uso de violência.

O errado, o que causa as conseqüências ruins, é o governo querendo proibir as drogas, a escravidão, e os roubos, eles existem desde que o mundo é mundo e nunca vão deixar de existir apenas por moralismo-groselha. Anarquia JÁ!

eu preciso realmente argumentar contra isso? O que de "todos nós temos que reduzir nosso footprint de impacto" você não entendeu? Que parte?

Quando digo que "você, como os drogados, também causam violência e problemas" não é para que isso continue sendo feito, mas para que argumentem de maneira racional ao posicionar o impacto que o drogado causa na estrutura como mais uma variável, não mais ou menos relevante que as outros. Ao contrário, quando reconhecemos isso, podemos atuar melhor.

Se você não sabe viver com a consciência dos impactos que suas ações causam aos outros, você (em geral) só pode se tornar hipócrita, fechando os olhos para as suas ações e tendo chiliques com a dos outros.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, 10:40:12 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 12 de Janeiro de 2012, 13:42:33 »
Então sua posição mudou desde as discussões anteriores, pois me parecia ser de que o usuário de drogas simplesmente não tinha com o que esquentar a cabeça, tanto melhor.

Não acho que quem aponta especificamente o caso de se financiar gangues com a compra de drogas está realmente (ao menos não sempre) de olhos fechados para outras questões todas, mesmo que a relação causal não seja tão direta, algo com o qual poderiam deixar de contribuir com a mesma facilidade que poderia fazer um usuário não-viciado em relação às gangues.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #109 Online: 12 de Janeiro de 2012, 14:43:25 »
Na dúvida, não beba nem venda bebidas, não fume nem venda tabaco, não se drogue nem venda drogas. Evite multiplicar o poder paralelo do tráfico e do contrabando.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 12 de Janeiro de 2012, 15:48:27 »
Então sua posição mudou desde as discussões anteriores, pois me parecia ser de que o usuário de drogas simplesmente não tinha com o que esquentar a cabeça, tanto melhor.

Não acho que quem aponta especificamente o caso de se financiar gangues com a compra de drogas está realmente (ao menos não sempre) de olhos fechados para outras questões todas, mesmo que a relação causal não seja tão direta, algo com o qual poderiam deixar de contribuir com a mesma facilidade que poderia fazer um usuário não-viciado em relação às gangues.

Não acho que tenha mudado. Uma que continuo achando que a relação entre o usuário e os assassinatos  evidentemente existem mas são ainda menores ou no máximo similares do que os que havia citado.

O que sempre reclamei aqui foi o julgamento moral absurdo que se faz, que venho chamando há anos de caga regras, que os AMCD vem perpetrando e a insistência em se colocar em um patamar moral a lá hipócritas republicanos enquanto insistem em entrar em negação quanto ao impacto de suas ações, ao mesmo tempo em que fazem Zero de concessão ao caráter dos "maconhistas".
Já até disse que até "assassinato deve ser analisado mediante a um contexto".. Isso ok mas maconhistas são podres fdp que assassinam os outros e não tem o mínimo de caráter

Minha discussão aqui sempre foi essa. Essa retórica me da Nojo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 12 de Janeiro de 2012, 16:14:46 »
Bem, a impressão que sempre tive é que sua entonação é de "que mal faz comprar coisas das gangues, afinal, comemos carne,  usamos veículos com motor a gasolina, e compramos produtos que podem ser produzidos por mão de obra barata demais". Não admitindo a relação, o impacto das ações, mas o minimizando, comparando com ações mais universalmente aceitas e também argumentavelmente mais indiretas em suas conseqüências ruins do que dar dinheiro diretamente a criminosos.

Acho que se realmente temos todas essas coisas como ruins, coisas a se evitar/mudar, faz mais sentido comparar aquelas mais fáceis de se evitar às mais nítidamente erradas e também fáceis de se evitar, do que comparar àquelas de repreensibilidade mais questionável, ainda que se possa repreender a todas com os devidos graus. Não essa coisa de "não se pode condenar alguém que dá dinheiro a gangues enquanto se toma ônibus e come um cachorro quente que é feito de carne que causa aquecimento global". Isso simplesmente soa como tu quoque, como que nada tem qualquer relevância moral, não o contrário.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 12 de Janeiro de 2012, 19:29:00 »
Você está enganado sobre sua percepção

sobre o que é mais evitável ou não, mais uma vez Buck..

Para mim, naquele hipotético exemplo que dei do "bicho grilo fumador de maconha que não compra eletronicos nem roupa de grife" versus "playboy com todos os eletronicos que torra gasolina ... " prefiro o primeiro.

A sua insistencia em achar que um é melhor do que o outro diz mais sobre você mesmo do que sobre o tema que você está argumentando. Não sou eu quem vai julgar se prostituta é necessário para alguém ou não, ou se religião é, ou se a maconha/droga é, ou ter todos os gadgets inuteis, etc.. Isso tem a ver com a perspectiva de cada um e a forma de ser de cada um.

O fato é que, estranhamente (que surpresa!!!) as pessoas acabam sempre achando seu footprint menos perverso do que os outros.

Se o cara não tem grana, vai atacar quem compra os gadgets e tem o carrão. Se o cara compra os gadgets, o errado é quem compra a droga... e aí vai.

Dedo na cara para mim, nesse sentido, só de monge budista (que vive em monastério, não os new age)
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2012, 20:28:57 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 12 de Janeiro de 2012, 20:48:57 »
Que é AMCD?

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #114 Online: 12 de Janeiro de 2012, 20:58:35 »
Você está enganado sobre sua percepção

sobre o que é mais evitável ou não, mais uma vez Buck..

Para mim, naquele hipotético exemplo que dei do "bicho grilo fumador de maconha que não compra eletronicos nem roupa de grife" versus "playboy com todos os eletronicos que torra gasolina ... " prefiro o primeiro.

A sua insistencia em achar que um é melhor do que o outro diz mais sobre você mesmo do que sobre o tema que você está argumentando. Não sou eu quem vai julgar se prostituta é necessário para alguém ou não, ou se religião é, ou se a maconha/droga é, ou ter todos os gadgets inuteis, etc.. Isso tem a ver com a perspectiva de cada um e a forma de ser de cada um.

O fato é que, estranhamente (que surpresa!!!) as pessoas acabam sempre achando seu footprint menos perverso do que os outros.

Se o cara não tem grana, vai atacar quem compra os gadgets e tem o carrão. Se o cara compra os gadgets, o errado é quem compra a droga... e aí vai.

Dedo na cara para mim, nesse sentido, só de monge budista (que vive em monastério, não os new age)

É impressão minha ou você está criticando as pessoas,cuja arrogância faz elas acreditarem que são superiores à aqueles que vivem uma vida diferente deles? Na minha humilde opinião,nem mesmo um monge budista que vive isolado dos "pecados" da sociedade em alguma montanha ou floresta alheia teria o direito de achar que é superior à outras pessoas simplesmente por viver uma vida assim .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 13 de Janeiro de 2012, 00:21:19 »
usei a figura do monge apenas como recurso retórico, algo como "se alguém quer atacar de uma maneira descabida a ação de uma pessoa no que tange o impacto para a sociedade, que primeiro avalie friamente sua própria conduta ou seja um monge, que ao menos pode afirmar que não causa impacto a ninguém"

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #116 Online: 13 de Janeiro de 2012, 09:09:06 »
Mals ae.  Mas como disse antes, imposto é imposto, guerras podem ou não ser justificadas, mas alguém ai justifica o crime? Me mostre algo que eu consumo que venha de trabalho escravo que eu paro de consumir, me mostre que o meu consumo esta fazendo mais mal que bem, a um povo ou país e eu paro. Seja pão, cerveja, televisão e ate internet. Posso argumentar que sem o meu consumo de produtos chineses os funcionários semi-escravos morrem de fome, e se o drogado parar de consumir?Quantas vidas  serão salvas?

Tranquilo. Encontrar justificativas ou não, depende da pessoa e de quem ela quer convencer. Foram justificadas as guerras e ditaduras, mas não me convencem.
Estar dando emprego a trabalhadores em um país e explodindo pessoas em outro é um bom equilíbrio?
Podemos dizer então, por exemplo, que foi graças ao tráfico de drogas que mais bancos não quebraram e a crise não foi tão ruim como poderia ser. Uns 300 bilhões de dólares provenientes de crime organizado circulou em bancos e, segundo a própria UNODC, foi "em muitos momentos, o único capital de investimento em papel-moeda disponível".
Não podemos relativizar só no que nos convém.

E quanto a violência, em regiões onde a milícia expulsou o traficante "tradicional" da área, a violência diminuiu logo depois e milicianos (por enquanto e ao que parece) não comercializam drogas ilegais. Porém, depois da 'lua de mel', a violência começou a pipocar de novo e já sabemos de histórias escabrosas e de assassinatos por desavenças tolas com os moradores. Ou seja, não tem mais comércio de substâncias, mas a violência se mantém. Pena não ter um bode expiatório para jogar toda a culpa nos ombros...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 13 de Janeiro de 2012, 09:50:12 »
Podemos culpar e empalar o surfista.

Brincadeiras a parte, toda essa celeuma é advinda da visão do ato de fumar maconha por algumas pessoas. É visto de uma maneira tão abjeta (o fumar) que simplesmente corrompe todo possível dialogo e faz com que as semelhanças do impacto que os outros exemplos traçados simplesmente nao sejam vistas.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 13 de Janeiro de 2012, 13:28:03 »
[...]

Por mim... "tá" valendo!  :biglol:
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 13 de Janeiro de 2012, 15:15:22 »

Mas obviamente não podem todos estar certos apenas por isso. E não é difícil de fazer julgamentos razoáveis sobre essa questão, que não vão necessariamente isentar todo mundo, mas também não vão livrar a cara de todo mundo da mesma maneira. Apenas com muito malabarismo com lógica é possível equiparar dar dinheiro para gangues criminosas a comprar de comerciantes e fabricantes operando de forma totalmente legal, ou que ao menos tenha aparência de total legalidade, ou comer cachorro-quente, ou andar de carro.

E você concorda por de repente deixar de se abster nos julgamentos com quem julga que precisa comprar um carro roubado ou coisas do tipo. Só quando se paga criminosos para o fornecimento de drogas é que se entra nesse limbo moral.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 13 de Janeiro de 2012, 15:21:10 »

Brincadeiras a parte, toda essa celeuma é advinda da visão do ato de fumar maconha por algumas pessoas. É visto de uma maneira tão abjeta (o fumar) que simplesmente corrompe todo possível dialogo e faz com que as semelhanças do impacto que os outros exemplos traçados simplesmente nao sejam vistas.

Se não me engano, além de mim, pelo menos mais uma meia dúzia daqui seria favorável à legalização ou descriminalização do comércio de pelo menos maconha, apesar de argumentar a mesma coisa quanto a comprar drogas das gangues.

Não tem necessariamente preconceito, é como ser contra quem solta pipa com cerol, mas não ser contra soltar pipa em geral, ou contra quem solta pipa generalizadamente, mesmo que nem se tenha simpatia nenhuma pela brincadeira, até mesmo achando um tanto ridícula para marmanjos.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #121 Online: 13 de Janeiro de 2012, 15:23:21 »
Polícia faz operação para acabar com a 'cracolândia'

http://noticias.uol.com.br/album/120104cracolandia_album.htm?abrefoto=84
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 13 de Janeiro de 2012, 18:22:11 »

Mas obviamente não podem todos estar certos apenas por isso. E não é difícil de fazer julgamentos razoáveis sobre essa questão, que não vão necessariamente isentar todo mundo, mas também não vão livrar a cara de todo mundo da mesma maneira. Apenas com muito malabarismo com lógica é possível equiparar dar dinheiro para gangues criminosas a comprar de comerciantes e fabricantes operando de forma totalmente legal, ou que ao menos tenha aparência de total legalidade, ou comer cachorro-quente, ou andar de carro.

E você concorda por de repente deixar de se abster nos julgamentos com quem julga que precisa comprar um carro roubado ou coisas do tipo. Só quando se paga criminosos para o fornecimento de drogas é que se entra nesse limbo moral.

Não é preciso malabarismo Buck, se você faz uma análise mais profunda do que simplesmente "dinheiro para gangue criminosa". Como já disse e acho que ninguém discorda, não se pode por a culpa da violencia ao usuário (existe desigualdade, falta de presença do estado, corrupção, etc, etc,) e todo esse contexto que deve ser levado em consideração quando se realmente quer entender a causação das coisas, e não argumentar apenas para colocar um rótulo de assassino em um maconheiro e chama-lo de FDP, tantas vezes quanto possível para satisfazer esse T insaciável.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #123 Online: 13 de Janeiro de 2012, 18:34:45 »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #124 Online: 13 de Janeiro de 2012, 19:34:53 »
Essas operações servem apenas para espantar os viciados por alguns momentos. Provavelmente agora a rua Helvétia está tomada por nóias.

Alias, toda essa operação """"Coordenada"""" que nem o Kassab, nem o Alckmin sabem quem comanda está sendo muito criticada pela ineficiência.

Agora não vale mais bomba de gás nem bala de borracha...
CHEGA DE ESTADO PATERNALISTA!
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!