Autor Tópico: Existe traficante "ético"?  (Lida 27641 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Existe traficante "ético"?
« Resposta #25 Online: 08 de Janeiro de 2012, 15:50:10 »
Ahhh, hipocrisia o cacete, um bando de gente mentalmente capaze não são responsaveis pelas consequencias dos seus atos?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #26 Online: 08 de Janeiro de 2012, 17:29:36 »
Mas isso simplesmente altera em nada o fato de que a demanda e apenas a demanda viabiliza todos esses outros crimes envolvidos na sua satisfação.

Não entendi isso direito... A demanda é responsável por crimes que nem relacionados ao consumo (ou ao tráfico, vá...) estariam?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #27 Online: 08 de Janeiro de 2012, 17:42:26 »
Se um traficante compra um fuzil e esse fuzil é usado pra um asslto ou sequestro, quem financiou o criminoso?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #28 Online: 08 de Janeiro de 2012, 18:18:02 »
Se um traficante compra um fuzil e esse fuzil é usado pra um asslto ou sequestro, quem financiou o criminoso?

Não é o usuário. Oras, quem poderia imaginar que um traficante usaria o dinheiro para algo errado?

Não se pode confiar em mais ninguém nesse mundo, jesus... :nao3:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 08 de Janeiro de 2012, 18:33:59 »
Mas isso simplesmente altera em nada o fato de que a demanda e apenas a demanda viabiliza todos esses outros crimes envolvidos na sua satisfação.

Não entendi isso direito... A demanda é responsável por crimes que nem relacionados ao consumo (ou ao tráfico, vá...) estariam?

Também*, mas não era isso que eu tinha dito, apenas fiz distinção entre tráfico como meramente "comércio ilegal" e as demais atividades criminosas que dão suporte a esse comércio.

* as gangues de traficantes podem muitas vezes não ser exclusivamente traficantes mas usar dinheiro/estrutura/armas provenientes do tráfico para outros crimes, mesmo que não seja com o objetivo de viabilizar o tráfico, mas pelo "lucro" próprio mesmo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 08 de Janeiro de 2012, 18:40:34 »
A única coisa que você pode estar querendo dizer que faça algum sentido com isso é que a repressão faz com que para satisfazer a demanda as gangues cometam mais crimes além do que meramente comercialização das drogas.

Não, o que eu quero dizer é que é a lei a responsável pela existencia do tráfico e não a demanda em si. Claro que sem demanda não haveria tráfico, não estou dizendo o contrário, mas responsabilizar os consumidores pela violência e pela existência do tráfico é uma grande hipocrisia, dado que nossa sociedade feaz uso de drogas desde sempre e faz de forma indiscriminada até hoje, seja qual for a droga e o quanto ela ajude ou prejudique a pessoa e o meio, de modo que sempre há demanda.

Que a proibição dessas drogas tenha o seu papel, um papel fundamental na questão, não isenta quem financia isso. E simplesmente não é possível dizer que o consumidor não financia.

O "melhor" que se pode fazer é adotar a argumentação do Agnóstico, "ele financia, sim, mas pô meu, dá uma colher de chá para o cara, ele quer só usar a droguinha dele em paz e não tem outra escolha, não seja careta e hipócrita, afinal você usa carro ou ônibus e come carne"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #31 Online: 08 de Janeiro de 2012, 20:06:36 »
A única coisa que você pode estar querendo dizer que faça algum sentido com isso é que a repressão faz com que para satisfazer a demanda as gangues cometam mais crimes além do que meramente comercialização das drogas.

Não, o que eu quero dizer é que é a lei a responsável pela existencia do tráfico e não a demanda em si. Claro que sem demanda não haveria tráfico, não estou dizendo o contrário, mas responsabilizar os consumidores pela violência e pela existência do tráfico é uma grande hipocrisia, dado que nossa sociedade feaz uso de drogas desde sempre e faz de forma indiscriminada até hoje, seja qual for a droga e o quanto ela ajude ou prejudique a pessoa e o meio, de modo que sempre há demanda.

Que a proibição dessas drogas tenha o seu papel, um papel fundamental na questão, não isenta quem financia isso. E simplesmente não é possível dizer que o consumidor não financia.

O "melhor" que se pode fazer é adotar a argumentação do Agnóstico, "ele financia, sim, mas pô meu, dá uma colher de chá para o cara, ele quer só usar a droguinha dele em paz e não tem outra escolha, não seja careta e hipócrita, afinal você usa carro ou ônibus e come carne"

Ele financia, não nego isso, mas não é o responsável por outro cara comprar a arma e puxar o gatilho, não é o responsável pela violência e nem por crimes que outros praticam. Ele é responsável por comprar as drogas ilegais e acaba ai. Jogar a culpa pelo poder e pelos crimes cometidos pelos traficantes em cima dos usuários, como eu disse é hipocrisia.

Quando assistirmos um filme em que os heróis são compulsivos cheiradores de cocaína, onde a violência é generalizada, e tudo isso é aceitável e legal de ser assistido, como existe 1.000.000 de blockbusters de Holliwood, e muitos filmes legais, poderemos ser corresponsáveis pela propaganda e a consequente influência que esse estilo de vida pode ter sobre algumas pessoas com senso crítico de baixíssimo nível e altamente sugestionáveis ( e todos nós sabemos que isso tem aos montes).

Assim você que critica a violência e o tráfico de drogas, acho bom começar a assistir filmes dos Teletubies somente, isso,se lógico, partimos do mesmo ponto de vista explicitado pelo Geo e pelo Barata. Eu não concordaria se alguém dissesse isso que eu escrevi acima, assim como não concordo com o ponto de vista deles.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #32 Online: 08 de Janeiro de 2012, 20:50:36 »
Ahhhhh!!!! Dar dinheiro a um sabido criminoso, que como toooodo mundo sabe, vai comprar armas e comete crimes é equivalente a assistir um filme de ação.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Janeiro de 2012, 21:12:56 »
Ahhhhh!!!! Dar dinheiro a um sabido criminoso, que como toooodo mundo sabe, vai comprar armas e comete crimes é equivalente a assistir um filme de ação.

Não, e não disse que equivalia, disse que se você culpa ou responsaliza o usuário pelos crimes do traficante, essa falácia pode ser usada para qualquer situação equivalente, inclusive culpar alguém por assistir e gostar um filme que faz apologia à violência e às drogas.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #34 Online: 08 de Janeiro de 2012, 21:20:51 »
A droga que chega na mão do usuário só está ali porque atravessou um longo caminho de armas, sangue, corrupção e crimes. Mas de forma alguma o usuário tem responsabilidade alguma sobre isso. ele não sabe, pois aquela droga pode muito bem ter chegado ali através de um ursinho carinhoso mágico, quem pode ter certeza?

Dá licença... vou ali vomitar um pouquinho.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 08 de Janeiro de 2012, 21:28:02 »
De todas as coisas que o Juca poderia ter escolhido para concordar com o Agnóstico, logo essa?  :chorao:

Eu não vou continuar essa "parte 3" do "debate". Só uma curiosidade. E financiar o tráfico como investidor, acionista? Beleza também, ou só se for para se drogar que isenta o cara de culpa?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 08 de Janeiro de 2012, 21:29:50 »
Putz, nessa da parte da responsabilidade por assistir filmes venceu o equivalente do Agnóstico de comer carne e ander de carro ou ônibus.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #37 Online: 08 de Janeiro de 2012, 21:30:34 »

Não, e não disse que equivalia, disse que se você culpa ou responsaliza o usuário pelos crimes do traficante, essa falácia pode ser usada para qualquer situação equivalente, inclusive culpar alguém por assistir e gostar um filme que faz apologia à violência e às drogas.

Afffffff.............. Receptador de carga roubada também não tem culpa então?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 08 de Janeiro de 2012, 21:36:14 »
A droga que chega na mão do usuário só está ali porque atravessou um longo caminho de armas, sangue, corrupção e crimes. Mas de forma alguma o usuário tem responsabilidade alguma sobre isso. ele não sabe, pois aquela droga pode muito bem ter chegado ali através de um ursinho carinhoso mágico, quem pode ter certeza?

Dá licença... vou ali vomitar um pouquinho.

Vai vomitar no vaso e dê descarga por favor. Porque a polícia não sai então prendendo os usuários com a alegação de são os responsáveis e culpados pelos crimes dos traficantes? São ou não são?

Sim os usuários financiam o tráfico e sim sabem que o fazem, mas o ponto é que se de uma hora para outra houvesse uma lei seca, os bêbados financiariam o tráfico, se houvesse uma lei contra os cigarros, os tabagistas financiariam o tráfico e se houvesse uma lei contra a coca-cola os gordinhos financiariam o tráfico. Agora se o traficante negocia drogas, pega em armas, atira contra a polícia, toma conta do bairro, ou faz qualquer outro crime, esse fato é culpa do traficante não do usuário. A culpa do usuário perante a lei é de que comprou a droga, nem do ponto de vista ético me parece que esse fato se sustenta diante de que estás culpando alguém pelo crime do outro.

É claro que é apenas minha opinião e se você ou o Barata deixarem o sarcasmo de lado e sustentar o debate de um modo mais sério, posso até enxergar melhor se estou certo ou errado.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 08 de Janeiro de 2012, 21:37:14 »

Afffffff.............. Receptador de carga roubada também não tem culpa então?

Tem muita culpa.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 08 de Janeiro de 2012, 21:38:40 »
Putz, nessa da parte da responsabilidade por assistir filmes venceu o equivalente do Agnóstico de comer carne e ander de carro ou ônibus.

se você ler com amis atenção verá que eu mesmo digo que não concordo com esse fato.  :ok:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 08 de Janeiro de 2012, 22:49:11 »

E a nossa relação com drogas está longe de ser generalizadamente "simbiótica".

Fui generalista. Estou falando de todas as drogas e em especial as drogas como cigarro e o álcool e as alucinógenas que são proibidas.

Em tempo, não tenho posição definida sobre se as drogas ilegais deveriam ser mesmo ilegais, mas tenho forte tendência à discriminalização do uso e do porte, de modo a desestimular a violência que engloba esse mundo, mas não tenho certeza.

A afirmação "nao haverá sociedade sem religião" é tão correta quanto seu análogo das drogas. Então é simbiótica sim, nao no sentido que todos precisemos, mas que haverá necessariamente pessoas em qualquer sociedade que precisara.

Escolher a batalha que se quer brigar é fundamental, a das drogas é perdida. Mas é claro que isso já foi dito 9000 vezes e para quem pensa assim é uma prova definitiva, para os outros surgirão analogias escrotas com estupro e nao iremos a nenhum lugar

Eu concordo com o Juca
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 08 de Janeiro de 2012, 22:55:11 »

Não é o usuário. Oras, quem poderia imaginar que um traficante usaria o dinheiro para algo errado?

Não se pode confiar em mais ninguém nesse mundo, jesus... :nao3:

Outro ponto interessante é a incrível energia com que aceitam que o surfista que fuma maconha matou a dona de casa é real é a mesma que usam para negar que o cara que compra bens feitos em sweat shops financia a escravidao não é real

Para mim são ambos fdp ou nenhum

Mas isso só funciona para quem pensa assim não há pontos em comum entre os grupos que permitam chegar a algum lugar. Mais um tópico para provar isso
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 08 de Janeiro de 2012, 23:29:26 »
Segundo alguns economistas, os sweat shops talvez sejam a razão da Ásia atualmente não estar numa miséria igual a África. Eu também não vejo como protecionismo, não comprar os produtos mais baratos de mão de obra da Etiópia ou de onde for vá fazer com que os empregados em condições inferiores as de regiões não tão pobres do mundo consiguissem melhores condições de vida e trabalho.

Se for trabalho escravo de verdade, a coisa muda de figura, de qualquer forma, e é sim mais comparável a se comprar drogas, exceto por esse aspecto da escravidão geralmente estar debaixo dos panos (não é claro que o produto seja de mão de obra escrava), diferentemente de todos os crimes associados ao tráfico.

O que me impressiona é fazer essas analogias ao mesmo tempo em que se nega a de comprar mercadoria sabidamente roubada.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 09 de Janeiro de 2012, 19:29:01 »
Cara a analogia da mercadoria roubada também cai pela mesma razão que nao aceitamos a analogia do surfista. Mas já debatemos sobre essa analogia 325 vezes e se nao a aceita nao sera agora que ira aceitar.

Quanto a primeira parte do seu argumento, você tem pessoas que podem dizer o que querem, mas é muito aceito que quem compra diamantes financia genocídio em serra leoa, tanto quanto os eletrônicos ou tênis Nike financiam mao de obra semi escrava.

O fato de fazer algum bem para a economia é tão bacana quanto afirmar que navios negreiros incrementavam a economia portuguesa, é real mas nao se esta discutindo isso

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #45 Online: 09 de Janeiro de 2012, 21:00:54 »
Ora, que quem compra é uma engrenagem principal, sem dúvida, mas há outras várias, como todo o aparato estatal que criou esta situação.

Lembrando mais uma vez que drogas ilegais são vendidas no mundo inteiro, inclusive com mais lucro e para percentual maior da pipulação, mas gangues violentas fazendo o que bem querem, não.

Observem o que diferencia, não os pontos em comum.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 09 de Janeiro de 2012, 22:38:51 »
Bairros de classe média abrigam cracolândias privês,
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1031469-bairros-de-classe-media-abrigam-cracolandias-prives.shtml

Civilizados!

Estão aí os verdadeiros sustentadores do tráfico: Os usuários das classe média-alta e alta.

Ali o Estado não interfere.

Porque?

Eu aprendi que esse argumento de que a classe média ou qualquer consumidor é o responsável pelo tráfico ou são quem sustenta os traficantes é uma grande falácia.

E como voce "aprendeu" sobre isto?

O tráfico existe exatamente por causa da repressão e não do consumo.

O tráfico só existe porque alguém está consumindo drogas. E ele é chamado de "tráfico" em função de sua ilegalidade, pois do contrário, seria chamado de "importação ou produção e comércio de bens de origem vegetal naturais ou semi-industrializados".

Usuários existirão enquanto existir as drogas, e dado nossa relação simbiótica com todos os tipos de drogas, é impossível que elas deixem de existir.

E o "tráfico" só existirá, ao menos na intensidade que hoje se observa, enquanto o uso das drogas for ilegal.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 09 de Janeiro de 2012, 22:45:17 »
[...]
Assim você que critica a violência e o tráfico de drogas, acho bom começar a assistir filmes dos Teletubies somente, isso,se lógico, partimos do mesmo ponto de vista explicitado pelo Geo e pelo Barata. Eu não concordaria se alguém dissesse isso que eu escrevi acima, assim como não concordo com o ponto de vista deles.

Então não assista nem os Teletubies pois eles são obesos e podem influenciar alguma criança a engolir a uma televisão para ficar igual à Lala.

Como qualquer mercadoria, só existe produção e comércio de drogas se houver demanda. E o valor agregado das drogas vendidas para as classes média e alta é muito maior que o valor delas adquiridas pelas classes mais baixas.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2012, 22:50:20 por Geotecton »
Foto USGS

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 09 de Janeiro de 2012, 22:45:24 »
Ora, que quem compra é uma engrenagem principal, sem dúvida, mas há outras várias, como todo o aparato estatal que criou esta situação.

Lembrando mais uma vez que drogas ilegais são vendidas no mundo inteiro, inclusive com mais lucro e para percentual maior da pipulação, mas gangues violentas fazendo o que bem querem, não.

Observem o que diferencia, não os pontos em comum.
Só por que em outros lugares não existem gangues violentas os usuários daqui não são responsáveis pelos crimes praticados pelas gangues violentas daqui?
Enquanto o comércio for ilegal temos alguns responsáveis pela violência: traficantes, estado e usuários. Muda o grau, mas a responsabilidade permanece.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 09 de Janeiro de 2012, 22:46:15 »
O trafico existe porque alguém consome drogas E porque é proibido. Nao fosse proibido iria ser no máximo contrabando.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!