Autor Tópico: Por que duvidam da evolução ?  (Lida 20001 vezes)

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
Re:Por que duvidam da evolução ?
« Resposta #25 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 12:37:28 »
E se queres ser pragmático, procures saber a porção de médicos teístas e que flertam com um cristianismo monoteísta.

Se isso não é suficiente, então prove que é melhor, ao menos ENTRE em medicina.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #26 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 13:24:37 »
Sinto que sem isso você nunca vai saber o que significa um ser biologicamente classificado como metamérico, além é claro, de saber biologicamente o processo intrínseco de uma metamorfose, ou clinicamente o que ocorre num organismo numa metástase, ou porque a metáfora normalmente não é empregada num texto metalinguístico, ou simplesmente o que significa metafísica... Isso tudo porque esse significado não é alguma coisa vulgar que se encontra na internet, mas em canones da medicina, um conhecimento bastante elevado que normalmente os Biólogos e Darwinistas não têm.

Não entendo a associação da medicina com a metafísica e metáforas. E tipos de conversa com "você não leu isto? não debato contigo!" me parece meio bobo - se alguém não conhece algo, explique-o e então debata, oras. Você ainda treina sua capacidade de ensinar. Claro, não é o caso de um autor tão conhecido como Platão.

Enfim, ao ponto principal: "ah, mas a evolução não explica a origem da *vida*!" Há outras teorias que explicam, claro, até algumas em que cometas trouxeram compostos orgânicos. Mas, para seu argumento, não importa: sempre há lacunas onde você pode pôr Deus. Mas, do ponto de vista científico, pôr Deus em algum lugar é lançar mão de uma abominável hipótese ad hoc, e por isso a visão científica não pode ser religiosa. Não é questão nem de estar certo ou errado: é simplesmente contraproducente.

Sassa, o povo aqui é gente boa. Imagino que poucos, se é que há alguém, se acham "superiores" por não acreditar em Deus. Divirta-se nos debates, e se possível se apresente no tópico de apresentações.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #27 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 13:32:07 »
E se queres ser pragmático, procures saber a porção de médicos teístas e que flertam com um cristianismo monoteísta.

Argumento ad hominem. E se fosse assim, ninguém argumentaria contra tantos filósofos, matemáticos e cientistas - se só se poder criticar uma idéia se mostrando MELHOR a esta pessoa. Quem seria melhor que Newton? A não ser que quantidade de namoradas conte na coisa toda. Nesse caso, Newton não seria tão difícil. :P

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #28 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 13:35:08 »
Mas beleza, estou abaixo do nível de todos vocês porque acredito em Deus.!!

Se eu acreditasse nos deuses da tribo Chuma-Chuma do Zimbabue do Sul eu seria de que nível?

Deixe isso de lado, não se entra num fórum Cético no intuito de medir níveis, isso é bobagem. :ok:

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #29 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 13:50:05 »

Argumento ad hominem. E se fosse assim, ninguém argumentaria contra tantos filósofos, matemáticos e cientistas - se só se poder criticar uma idéia se mostrando MELHOR a esta pessoa. Quem seria melhor que Newton? A não ser que quantidade de namoradas conte na coisa toda. Nesse caso, Newton não seria tão difícil. :P

Aí é que está! Não é "ad qualquer coisa", é um argumento real, um fato social, uma verdade.

Se você não acreditar nisso cara, desculpe mas vou te achar MUITO ingênuo....

A medicina normalmente é o curso mais seletivo em relação aos conhecimento das ciências naturais no processo seletivo. Seria coincidência que a grande maioria dos médicos possuam motivações idealistas e nobres e por vezes trancedentais ? Não, não seria. Isso ocorre porque chegam à um nível de conhecimentos suficiente para ponderar o poder e a abrangência das ciências no entendimento dos fenômenos da vida, e intuírem com mais clareza a importância que essa fé, seja no que for, tem na recuperação e na coragem de enfrentar a vida dos pacientes, nos estados físicos mais deploráveis e condições mais extremas de vida.

É por isso que os médicos não vestem a camisa evolucionista-darwinista-sem-fronteiras, porque sabem das limitações teóricas que essas ideias implicam e que pode muito bem ser somente uma teoria transitória. Como se diz as vezes, na prática a teoria é outra.

A grande maioria dos médicos leva uma vida dentro de preceitos cristãos, inclusive no próprio juramento da profissão (que é uma das coisas mais nobres e bonitas que já vi).

Segundo uma lógica estatística, isso seria um descalabro numérico inexplicável ? Não, não é... Os números não mentem...

Isso, meus queridos, é que é ser cético.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2012, 13:53:23 por Sassa_Tip »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 13:56:35 »
A grande maioria dos médicos leva uma vida dentro de preceitos cristãos, inclusive no próprio juramento da profissão. Segundo uma lógica estatística, isso seria um descalabro numérico inexplicável ? Não, não é... Os números não mentem...

Felizmente eu não tenho notícia de responsáveis por testes duplo-cegos rezando pelos resultados...

Realmente, os números não mentem.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #31 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:02:25 »
Não existe médico atualmente mais inteligente que Aristóteles, e ele achava que homens têm mais dentes que mulheres. Logo homens têm mais dentes que mulheres. E quem é você para argumentar contra Aristóteles!

Este me parece seu argumento ao falar dos médicos. Não importa a "capacidade mental" da pessoa, apenas os argumentos em si.

É por isso que os médicos não vestem a camisa evolucionista-darwinista-sem-fronteiras, porque sabem das limitações teóricas que essas ideias implicam e que pode muito bem ser somente uma teoria transitória.

Todas as teorias científicas são transitórias. Ao menos não há argumento que prove o contrário.

Isso ocorre porque chegam à um nível de conhecimentos suficiente para ponderar o poder e a abrangência das ciências no entendimento dos fenômenos da vida, e intuírem com mais clareza a importância que essa fé, seja no que for, tem na recuperação e na coragem de enfrentar a vida dos pacientes, nos estados físicos mais deploráveis e condições mais extremas de vida.

Eu não tenho dúvida disto. Agora, que o objeto a que esta fé se dirige seja real, é outra história. Do ponto de vista científico, é uma hipótese contraproducente. Do ponto de vista filosófico, é algo abandonado. Resta apenas a crença, não intelectual, e sim pessoal, emotiva. O que não é de lá tão ruim para os cristãos: as pessoas que realmente acreditam em Deus não ligam para esses debates. Elas acreditam, e ponto. Não há dúvida. Foi revelado a elas.

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #32 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:06:08 »
A grande maioria dos médicos leva uma vida dentro de preceitos cristãos, inclusive no próprio juramento da profissão. Segundo uma lógica estatística, isso seria um descalabro numérico inexplicável ? Não, não é... Os números não mentem...

Felizmente eu não tenho notícia de responsáveis por testes duplo-cegos rezando pelos resultados...

Realmente, os números não mentem.

Faz o seguinte, pergunte você para um médico qual sua opinião sobre a existência de Deus, sobretudo os que tratam com pacientes terminais, ou então faça uma pesquisa com um espaço amostral suficiente, e depois responda.

Enquanto isso seu achismo é realmente muito irrelevante.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #33 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:07:41 »
...a taxonomia já existia à mais de dois mil anos querido. Não vou discutir rescentismos exóticos e não-classicos com alguém que não tem as bases.

O que entendes por conceitos clássicos? Sejamos pragmáticos e diretos: a taxionomia cladista, pós neo-darwinismo, assentada na filogenia, é um "rescentismo exótico e não-clássico" para você? Queres dizer que o que conta é Platão, cuja filosofia foi um ícone de pensamento clássico mas TOTALMENTE superada pela evolução epistemológica da humanidade? Queres manter o debate com os preceitos de mais de dois mil anos atrás, ou com o que sabemos hoje? Sério, sinceramente, não sei o que pretendes com seu alerta em relação a conceitos "não-clássicos".

Porque você não usas a terceira pessoa do singular ? Por acaso queres denotar linguagem litúrgica ?

Vivo há mais de 30 anos em Florianópolis, e talvez saibas que esta forma pessoal é comum por aqui, mesmo na forma coloquial e falada.

O que pretendo é manter-me com o pé na realidade em relação à suposta "superação" que a ciência da vossa excelência nos mostra e com os "grandes" avanços para a humanidade com a teoria da evolução.

Defina "pé na realidade" e em quais sentidos este difere dos conceitos que lhe citei da biologia moderna.

Primeiro de tudo, você sabe o que significava o prefixo "meta" ?

É claro.

Então você sabe que não existe uma única palavra no português capaz de traduzir, mas que no entanto existe um conceito que liga todas as palavras iniciadas com meta, na medicina, na biologia, na química e mesmo na linguística.. ?

Que conceito é esse??

Qual é o seu ponto? O que queres com isso?

Isso tudo porque esse significado não é alguma coisa vulgar que se encontra na internet, mas em canones da medicina, um conhecimento bastante elevado que normalmente os Biólogos e Darwinistas não têm.

Biólogos e Darwinistas não têm "conhecimento elevado" dos "cânones da medicina"? Primeiro, mais cuidado com sua frívola linguagem. "Darwinista" não é uma singularidade à parte. Um médico pode ou não ser Darwinista, um biólogo idem. Pela estrutura do que escrevestes, o apanágio Darwinista seria algo singular e não associável aos "cânones da medicina". Corrija-se, ou explique-se melhor, de modo a não termos problemas de entendimento, se é que queres sustentar alguma coisa conosco.

Biólogo estuda biologia, médicos estudam medicina. Existem conhecimentos elevados nas duas áreas, mas é inevitável que elas se cruzem em alguns pontos, e nesses pontos, que haja uma comparação de níveis e graus, e em relação aos conceitos intimamente ligados ao funcionamento e a manutenção da vida, a medicina é superior.

Nossa, isso foi uma retratação à sua ortopoiese desatenta? Parece que seus "conceitos superiores" da medicina estão o impedindo de olhar para o que aponto, preferindo olhar para o meu dedo sendo apontado. E então? Como fica sua ideia de que os "cânones da medicina" têm um conhecimento elevado que darwinistas não têm? Ao menos reconheces sua falácia na referida categorização? Não dá para continuar, se ficares deixando as peças soltas de sua argumentação para trás, insistindo em andar com um veículo danificado.

Primeiro, isto é uma grande falácia. Não se vence argumentos com "número de argumentadores" (mesmo supondo que houvesse um número minimamente relevante de pesquisadores que efetivamente sustentam suas pesquisas com preceitos crentes, o que de modo algum é o caso). Então, meu caro médico, nos apresente suas armas de verdade, e pare com os sofismas: quê porção é esta? E, MUITO, mas MUITO mais importante, quais seus argumentos a favor de uma deidade?
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #34 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:09:17 »
Sinto que sem isso você nunca vai saber o que significa um ser biologicamente classificado como metamérico, além é claro, de saber biologicamente o processo intrínseco de uma metamorfose, ou clinicamente o que ocorre num organismo numa metástase, ou porque a metáfora normalmente não é empregada num texto metalinguístico, ou simplesmente o que significa metafísica... Isso tudo porque esse significado não é alguma coisa vulgar que se encontra na internet, mas em canones da medicina, um conhecimento bastante elevado que normalmente os Biólogos e Darwinistas não têm.

Não entendo a associação da medicina com a metafísica e metáforas. E tipos de conversa com "você não leu isto? não debato contigo!" me parece meio bobo - se alguém não conhece algo, explique-o e então debata, oras. Você ainda treina sua capacidade de ensinar. Claro, não é o caso de um autor tão conhecido como Platão.

Mas tem... Sinto-me tentado a explicar a relação, mas definitivamente essa atitude anti-teísta me tira a vontade por perceber que alguns assuntos fundamentais ainda são tratados com uma carga de pre-conceitos, inconscientes talvez, mas tão nocivos quanto os pre-conceitos em geral pra sociedade.

Deixo pra que o interesse e o espírito investigativo do pessoal trabalhe sozinho nesse caso... Se é que querem um dia fazer tal relação, que definitivamente exige um grau de fé a priori na possibilidade de conhecimentos elevados que parece não haver aqui, essa atitude ateísta preconceituosa e generalizarem à fé em qualquer coisa..

Enfim, ao ponto principal: "ah, mas a evolução não explica a origem da *vida*!" Há outras teorias que explicam, claro, até algumas em que cometas trouxeram compostos orgânicos. Mas, para seu argumento, não importa: sempre há lacunas onde você pode pôr Deus. Mas, do ponto de vista científico, pôr Deus em algum lugar é lançar mão de uma abominável hipótese ad hoc, e por isso a visão científica não pode ser religiosa. Não é questão nem de estar certo ou errado: é simplesmente contraproducente.

Sassa, o povo aqui é gente boa. Imagino que poucos, se é que há alguém, se acham "superiores" por não acreditar em Deus. Divirta-se nos debates, e se possível se apresente no tópico de apresentações.

Exato, esse ainda é o ponto, a vida ainda é um fenômeno misterioso e isso é importante deixar claro, que a teoria da evolução e nem as teorias da origem da vida puderam solucionar.

Quando se trata com certas teorias de um jeito pragmático, começa-se a perceber certos padrões, e é justamente o fato de nenhuma delas poderem responder como se deu a origem da vida que as pessoas mais pragmáticas começam a suspeitar de que tal resposta é impossível, e é aí que entra a questão da crença.

Pela aparente impossibilidade de responder-mos à tudo, simplesmente somos práticos: aceitamos que não se pode responder.

Isso torna alguém mais ou menos em algum parâmetro psicológico, social ou biológico ? Não, e o capitalismo não me deixa mentir: existe ricos de todas as ideologias, e em geral a burguesia é economicamente protestante pra ser politicamente correta, a classe média é católica para todos os efeitos e a burguesia mais aristocrática aceita todas as religiões...

De qualquer forma é um erro subestimar ou mesmo desqualificar o teísmo e a crença em Deus..

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:12:28 »
Então vamos lá, eu, que acredito em Deus e possuo essa limitação ideológica, segundo você, e tenho pensamentos obtusos a respeito das leis da natureza devido à um motivo genético, eu, como todos os demais que também acreditam em Deus estão abaixo de você na hierarquia intelectual

Então me diz o que você achou da classificação taxonômica do Platão 

Mas por favor, só o faça se você leu Platão, caso contrário, ...  acho que continuo acreditando nos meus pensamentos obtusos.
Pelo conceito de Divisão de Platão, tanto Vossa Senhoria como o forista Feynmann estariam em igualdade de condições na hierarquia intelectual pois são posições antagônicas em relação ao quesito deus.

Eu somente recomendo não cair naquilo que Whitehead critica no sistema lógico aristotélico, que é a sua imensa capacidade de gerar uma matriz fértil de falácias.

Sinto que você não leu, senão não falaria com tanta convicção que esses nomes bonitos estariam associados apenas ao Darwinismo e ao pensamento do século XIX....

Mais um eurocentrista, colonizado intelectualmente por uma ideologia nacionalista de outrem... E sou eu quem tem pensamentos obtusos....
Que pitoresco.

Afirmas que o forista Feymann é um eurocentrista, colonizado por uma ideologia nacionalista de outrem mas rebate-o usando o conhecimento de um autor de outra nacionalidade que a não a sua (grego), que é em última instância um... europeu e que, ironicamente, forneceu a base do que viria a ser a atual civilização européia.
Caro Geotecton, por eurocentrismo, entenda-se a associação de estados-nação católicos com pretensões expansionistas e colonialistas à partir do século XIV.

Este é o seu entendimento do que seja um 'estado-nação', pois a maioria dos historiadores considera este conceito como advindo das revoluções Estadunidense e Francesa no findar do século XVIII. Alguns outros conceituam-no a partir de critérios fisiográficos (como a integridade e continuidade territorial) e populacionais (coesão linguística e identidade cultural).

Primeiro que a Grécia antiga nunca foi uma nação, mas Cidades-Estado independentes, como poderiam ser "nacionalistas" ?

Sem dúvida. Eu usei a palavra "grego" como expressão retórica. Mas, reconheço, a sua observação é correta em função da explicação incompleta que forneci.

Segundo que a Grécia medieval nunca foi católica

O que é absolutamente irrelevante para a definição de "eurocentrismo" a partir do conceito de "estado nacional", como eu já expliquei acima.

e terceiro que a política de colonização da Grécia é MUITO diferente do restante da Europa ocidental em relação ao expansionismo marítimo.

A Grécia (ou suas cidades-estado, se preferir) há muito tempo perdeu a força político-militar que tinha no oriente da bacia mediterrânea. Mas os grandes legados gregos foram a sua cultura e a sua tecnologia, que influenciaram todos os povos do que viria a ser a Europa Ocidental, começando pelos romanos. Em termos de filosofia metafísica e teologia, que lhes são tão caras, eles forneceram a base das duas correntes filosóficas cristãs (a patrística e, principalmente, a escolástica). Quando da época dos grandes "Descobrimentos via Navegações" (sic), a Grécia nada mais era do que uma pálida chama de vela se comparada ao "farol luminoso" que brilhou à 1700 anos.

O Império Romano foi dividido politica-religiosamente durante um episódio chamado cisma do oriente em que o ocidente continuou a ser administrado por Roma e o oriente por Constantinopla, que viria a ser o Império Bizantino.

O motivo da ruptura foi basicamente um desentendimento acerca da interpretação dos dogmas da igreja bem como da própria administração do Estado, que por um lado (ocidental) considerava a sociedade civil como um todo herdeira do patrimônio cultural do Cristianismo, os Apóstolos como seus representantes, a igreja como uma propriedade privada, enquanto que o outro (oriental) considerava os patriarcas, descendentes diretos de Jesus Cristo pela linhagem paterna de Maria, como representantes da igreja, que era propriedade Estatal.

E?

Se você não conhece as origens do liberalismo na sociedade Cristã organizada do ocidente, e atribui ao Eurocentrismo uma questão puramente geográfica, então acho que existe alguma errado eu ter que elaborar uma resenha mastigadinha pra você, enquanto questiona tão energicamente a validade das minhas afirmações sobre o Eurocentrismo, não ??

Qual é a definição de "liberalismo" para Vossa Senhoria no contexto supracitado?

Pergunto com o objetivo de não mais ofende-lo intelectualmente, visto que deve ser enfadonho, para uma sumidade como Vossa Senhoria, ter que esclarecer aspectos básicos de um período histórico tão conhecido.

Corre pra wikipédia dar uma conferida!!  :histeria:

Obrigado pela sua recomendação. Mas ela é contraditória, visto que Vossa Senhoria já desqualificou a Wiki como uma fonte confiável.  :)

[...]
Mas beleza, estou abaixo do nível de todos vocês porque acredito em Deus.!!

Em "Deus" ou em "deus"?
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2012, 19:37:13 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #36 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:20:21 »
Pela aparente impossibilidade de responder-mos à tudo, simplesmente somos práticos: aceitamos que não se pode responder.

Queres dizer que VOCÊ aceita que não se pode responder. Atitude típica do crente, inclusive, em todas as épocas. É uma ode à ignorância, comportamento totalmente acientífico e que sempre esteve no cerne do reacionarismo das religiões organizadas. Santo Agostinho foi um dos principais "grandes' nomes do cristianismo que se contentava com a ignorância (exatamente como você, pelo que deixou muito explícito acima), e que abominava qualquer forma de perscrutação da natureza. Incrível como o deus das lacunas está muito vivo. Ainda bem que a comunidade de pesquisadores não compartilha de sua fatídica posição de "aceitar que não se pode responder", e faz com o que o conhecimento humano cresça sem precedentes a partir de uma atitude de desafio ao desconhecido, e não de resignação à ignorância.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #37 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:24:38 »

Primeiro de tudo, você sabe o que significava o prefixo "meta" ?

É claro.

Então você sabe que não existe uma única palavra no português capaz de traduzir, mas que no entanto existe um conceito que liga todas as palavras iniciadas com meta, na medicina, na biologia, na química e mesmo na linguística.. ?

Que conceito é esse??

Qual é o seu ponto? O que queres com isso?

Quero me certificar que você realmente saiba o que significa meta antes de ouvir algum tipo de referência à metafísica da filosofia.

Só pra constar...

Isso tudo porque esse significado não é alguma coisa vulgar que se encontra na internet, mas em canones da medicina, um conhecimento bastante elevado que normalmente os Biólogos e Darwinistas não têm.

Biólogos e Darwinistas não têm "conhecimento elevado" dos "cânones da medicina"? Primeiro, mais cuidado com sua frívola linguagem. "Darwinista" não é uma singularidade à parte. Um médico pode ou não ser Darwinista, um biólogo idem. Pela estrutura do que escrevestes, o apanágio Darwinista seria algo singular e não associável aos "cânones da medicina". Corrija-se, ou explique-se melhor, de modo a não termos problemas de entendimento, se é que queres sustentar alguma coisa conosco.

Biólogo estuda biologia, médicos estudam medicina. Existem conhecimentos elevados nas duas áreas, mas é inevitável que elas se cruzem em alguns pontos, e nesses pontos, que haja uma comparação de níveis e graus, e em relação aos conceitos intimamente ligados ao funcionamento e a manutenção da vida, a medicina é superior.

Nossa, isso foi uma retratação à sua ortopoiese desatenta? Parece que seus "conceitos superiores" da medicina estão o impedindo de olhar para o que aponto, preferindo olhar para o meu dedo sendo apontado. E então? Como fica sua ideia de que os "cânones da medicina" têm um conhecimento elevado que darwinistas não têm? Ao menos reconheces sua falácia na referida categorização? Não dá para continuar, se ficares deixando as peças soltas de sua argumentação para trás, insistindo em andar com um veículo danificado.

Falácia ? Isso é um fato, abre o olho amigo... O capitalismo não me deixa mentir. Ou existe um complô, uma conspiração que faz com que os médicos atinjam certas classes sociais sendo mais ignorantes do que a grande maioria de biológos professores?? Não, não existe...

O que existe sim é um sistema bastante estamental, que não permite muita abertura pra mudança de classes, mas esse sistema ainda se funda num processo seletivo baseado em conhecimentos de ciências naturais, chamado VESTIBULAR, que em última analise, é um bom critério pra avaliar o nível de conhecimento científico (sobretudo em ciências naturais, repito) das pessoas.

Quer discutir com a realidade ? Boa sorte... Eu não.

Primeiro, isto é uma grande falácia. Não se vence argumentos com "número de argumentadores" (mesmo supondo que houvesse um número minimamente relevante de pesquisadores que efetivamente sustentam suas pesquisas com preceitos crentes, o que de modo algum é o caso). Então, meu caro médico, nos apresente suas armas de verdade, e pare com os sofismas: quê porção é esta? E, MUITO, mas MUITO mais importante, quais seus argumentos a favor de uma deidade?

Falácia ou não, é um FATO, e os motivos já ficaram bem claros nas respostas anteriores.

Rebele-se amigo, essa é a condição da sociedade atual. Você não concorda (por hipótese que seja também um ateu) com a grande maioria dos médicos, que em última analise são maiores autoridades que vocÊ em ciências naturais (visto terem o crivo do processo seletivo do vestibular), e por isso o que digo é uma falácia ? E ainda quer que eu concorde com vocÊ ?? Vai sonhando.

Isso seria uma boa fuga, talvez sejas um poeta.

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #38 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:28:30 »

Queres dizer que VOCÊ aceita que não se pode responder. Atitude típica do crente, inclusive, em todas as épocas. É uma ode à ignorância, comportamento totalmente acientífico e que sempre esteve no cerne do reacionarismo das religiões organizadas. Santo Agostinho foi um dos principais "grandes' nomes do cristianismo que se contentava com a ignorância (exatamente como você, pelo que deixou muito explícito acima), e que abominava qualquer forma de perscrutação da natureza. Incrível como o deus das lacunas está muito vivo. Ainda bem que a comunidade de pesquisadores não compartilha de sua fatídica posição de "aceitar que não se pode responder", e faz com o que o conhecimento humano cresça sem precedentes a partir de uma atitude de desafio ao desconhecido, e não de resignação à ignorância.

E chamar alguém de crente é uma atitude o que ? Nobre por acaso ?? huahuahhaha ai ai viu...

Tá bom, sou um crente e você um sábio. Papo encerrado, já que o objeto da discussão é o seu égo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:32:04 »

Aí é que está! Não é "ad qualquer coisa", é um argumento real, um fato social, uma verdade.

Não é um ad hominem. É um ad populum, pois o (possível) fato de médicos serem teístas em sua maioria não significa nem que a fé seja um elemento de verdade e nem que deus exista. E Vossa Senhoria tem conhecimento suficiente disto para não usar este tipo de argumento.

A medicina normalmente é o curso mais seletivo em relação aos conhecimento das ciências naturais no processo seletivo. Seria coincidência que a grande maioria dos médicos possuam motivações idealistas e nobres e por vezes trancedentais ? Não, não seria.

Vossa Senhoria já verificou e estimou a possível influência da família ou do meio social na motivação?

Isso ocorre porque chegam à um nível de conhecimentos suficiente para ponderar o poder e a abrangência das ciências no entendimento dos fenômenos da vida, e intuírem com mais clareza a importância que essa fé, seja no que for, tem na recuperação e na coragem de enfrentar a vida dos pacientes, nos estados físicos mais deploráveis e condições mais extremas de vida.

Minha avó materna faleceu nos meus braços e já vi misérias do corpo humano em número razoável. Estes são reais motivos pelos quais eu deva abandonar a minha racionalidade científica em prol de algo... "transcendente"?

É por isso que os médicos não vestem a camisa evolucionista-darwinista-sem-fronteiras, porque sabem das limitações teóricas que essas ideias implicam e que pode muito bem ser somente uma teoria transitória. Como se diz as vezes, na prática a teoria é outra.

Quase todos os médicos que eu conheço são evolucionistas neodarwinistas e muitos são teístas. E eles não encontraram nenhuma objeção nesta postura.

A grande maioria dos médicos leva uma vida dentro de preceitos cristãos, inclusive no próprio juramento da profissão (que é uma das coisas mais nobres e bonitas que já vi).

O seu erro crasso é atribuir ao cristianismo a fonte das virtudes da ética e da moral. Outras formas de manifestações culturais e religiosas já tinham seus preceitos antes do cristianismo. Além disto, Vossa Senhoria ignora o fato de que o cristianismo usa como fonte uma boa parte dos mesmo textos que o Judaísmo, nos quais os exemplos de misoginia, xenofobia, genocídios e intolerância eram abundantes.

Ou devemos "esquecer" isto de forma conveniente?

Segundo uma lógica estatística, isso seria um descalabro numérico inexplicável ? Não, não é... Os números não mentem...

Mais um erro seu. A estatística não é um instrumento para se aferir "verdades".

É mesmo?

Então o ceticismo mudou de endereço.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2012, 18:09:36 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #40 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:33:54 »
Faz o seguinte, pergunte você para um médico qual sua opinião sobre a existência de Deus, sobretudo os que tratam com pacientes terminais, ou então faça uma pesquisa com um espaço amostral suficiente, e depois responda.

Enquanto isso seu achismo é realmente muito irrelevante.

O que o médico ACHA sobre deus é achismo puro mesmo, não me interessa.
Agora você precisa PROVAR que testes duplo-cegos são conduzidos por ACHISMO.

No aguardo,

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:37:13 »
[...]
O que existe sim é um sistema bastante estamental, que não permite muita abertura pra mudança de classes, mas esse sistema ainda se funda num processo seletivo baseado em conhecimentos de ciências naturais, chamado VESTIBULAR, que em última analise, é um bom critério pra avaliar o nível de conhecimento científico (sobretudo em ciências naturais, repito) das pessoas.

Então os candidatos a médicos podem discutir via-a-vis sobre "ciências naturais" com os candidatos a físicos, químicos e astrônomos?

Bem evidência anedótica por evidência anedótica eu digo que a resposta é: Não!!
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2012, 14:43:14 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #42 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:37:34 »
Quem disse que eu não concordo "com a maioria dos médicos" (supondo que isso fosse uma necessidade para qualquer tipo de argumentação relevante)? É você que está afirmando as características de uma maioria que insistes em deixar no plano da crença, como tudo o mais. "Falácia ou não, é um FATO": para quem prefere acreditar, como se determina um fato? Pela crença? Ou pela constatação devidamente embasada?

Sobre a parte mais acima, sugiro que repense nossa linha (se é que já houve uma) de debate. Parece que estás falando com outra pessoa, sobre outro assunto. Capitalismo? Em quê sentido isto se coaduna com a falácia apontada por mim e até agora não resolvida por você? Sabes ao menos que falácia foi esta? Desculpe-me sinceramente se eu estiver equivocado, mas me parece que não entendesses metade do que eu te disse. Isto me decepciona um pouco.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #43 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:38:51 »

E chamar alguém de crente é uma atitude o que ? Nobre por acaso ?? huahuahhaha ai ai viu...

Sabes o que significa ser um crente? És, ou não, um crente?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #44 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:42:36 »

A medicina normalmente é o curso mais seletivo em relação aos conhecimento das ciências naturais no processo seletivo. Seria coincidência que a grande maioria dos médicos possuam motivações idealistas e nobres e por vezes trancedentais ? Não, não seria. Isso ocorre porque chegam à um nível de conhecimentos suficiente para ponderar o poder e a abrangência das ciências no entendimento dos fenômenos da vida, e intuírem com mais clareza a importância que essa fé, seja no que for, tem na recuperação e na coragem de enfrentar a vida dos pacientes, nos estados físicos mais deploráveis e condições mais extremas de vida.

Médico é melhor que os outros porque o vestibular de medicina é mais difícil? Então todo conhecimento do universo esta contido no ensino médio?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #45 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:42:50 »
Citação de: Sassa_Tip em Hoje às 10:45:09
Se você não conhece as origens do liberalismo na sociedade Cristã organizada do ocidente, e atribui ao Eurocentrismo uma questão puramente geográfica, então acho que existe alguma errado eu ter que elaborar uma resenha mastigadinha pra você, enquanto questiona tão energicamente a validade das minhas afirmações sobre o Eurocentrismo, não ??

Qual é a definição de "liberalismo" para Vossa Senhoria no contexto supracitado?

Pergunto com o objetivo de não mais ofende-lo intelectualmente, visto que deve ser enfadonho, para uma sumidade como Vossa Senhoria, ter que esclarecer aspectos básicos de um período histórico tão conhecido.

Ralmente, a ligação ficou meio no ar, mas o que queria deixar clara era a não-ligação da cultura Grega antiga com o Eurocentrismo.

A Grécia sempre teve a política alinhada com a religião Cristã Ortodoxa, e sendo assim, usando em sua constituição de principios do Igualitarismo que se opoe dialeticamente ao Liberalismo na história. Sendo o Eurocentrismo um dos artifícios dos quais a Europa ocidental lançou mão para expandir seu sistema econômico, político e religioso para a américa, isso prova que a Grécia não teve absolutamente nada a ver com o Eurocentrismo, reafirmando a minha afirmação original de que tais ciências coloniais do século XIX, como o Darwinismo, o"psicologismo" são frutos de uma colonização mental e um papagaísmo, um puxassaquismo da civilização Europeia.

[...]

Então os candidatos a médicos podem discutir via-a-vis sobre "ciências naturais" com os candidatos a físicos, químicos e astrônomos?

Bem evidência anedótica por evidência anedótica eu digo que a resposta ta é: Não!!

Respeitando cada um o seu quadrado, podem discutir onde as ciências tem intersecção, em todos os outros campos particulares à cada diciplina, prevalece o especialista, por uma simples questão de respeito.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #46 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:45:43 »

Ralmente, a ligação ficou meio no ar, mas o que queria deixar clara era a não-ligação da cultura Grega antiga com o Eurocentrismo.

A Grécia sempre teve a política alinhada com a religião Cristã Ortodoxa, e sendo assim, usando em sua constituição de principios do Igualitarismo que se opoe dialeticamente ao Liberalismo na história. Sendo o Eurocentrismo um dos artifícios dos quais a Europa ocidental lançou mão para expandir seu sistema econômico, político e religioso para a américa, isso prova que a Grécia não teve absolutamente nada a ver com o Eurocentrismo, reafirmando a minha afirmação original de que tais ciências coloniais do século XIX, como o Darwinismo, o"psicologismo" são frutos de uma colonização mental e um papagaísmo, um puxassaquismo da civilização Europeia.

[...]

Bem evidência anedótica por evidência anedótica eu digo que a resposta ta é: Não!!

Respeitando cada um o seu quadrado, podem discutir onde as ciências tem intersecção, em todos os outros campos particulares à cada diciplina, prevalece o especialista, por uma simples questão de respeito.
Argumento de autoridade?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #47 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:50:21 »

Médico é melhor que os outros porque o vestibular de medicina é mais difícil? Então todo conhecimento do universo esta contido no ensino médio?

Não. No que se refere às suas áreas de conhecimento, à saber, a compreensão da legitimidade e da utilidade da crença em Deus para a manutenção e recuperação das faculdades vegetativas dos indivíduos, sim, nesse caso são autoridades maiores do que os especialistas em cada ciência natural, como biólogos, físicos, químicos, etc...

Não tenha dúvidas que existem conhecimentos herméticos dentro da Medicina. Rebele-se cara, você não sabe tudo que se passa no mundo e nem toda a verdade.

Não tente criar generalizações amigo.

Offline Sassa_Tip

• Nível 06
  • *
« Resposta #48 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:51:54 »

[...]

Argumento de autoridade?

Argumento de respeito.

Esse é o primeiro passinho do aprendiz à qualquer coisa. ;)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #49 Online: 24 de Fevereiro de 2012, 14:52:34 »
Não parece que o (ou a) Sassa_Tip saiba o que são falácias, pelo que vimos até aqui. Espero, sinceramente, pelo bem da não-decepção, estar enganado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!